Os factos que eu tenho é que ele trabalhou meio ano com JJ e agora meio ano com Peseiro e nenhum deles o achou merecedor de tempo de jogo. Mesmo tendo custado uma pipa de massa, que é sempre um argumento que faz pressão nos treinadores para o utilizarem e justificarem o investimento.
Mas diz-me lá qual é a tua opinião? Achas que o Wendel é um injustiçado e que teve azar nos treinadores que lhe calharam? Com o Mihajlovic ia ser ele e mais 10? (eu aqui até sou capaz de concordar, tendo em conta os reforços que nos preparávamos para assegurar… era bem capaz de ser ele e mais 10)
Em nenhum momento o Jorge Jesus afirmou que o Wendel andava a treinar mal e o Jorge Jesus sempre partilhou as suas opiniões sobre os atletas. Logo, isso prova zero. Depois, era um atleta que estava a chegar do Brasil, apanhou uma equipa que estava já em grande rotação, era muito complicado saltar logo para o jogo, sobretudo com um treinador tão conservador como o Jorge Jesus.
A minha opinião é que jogamos um futebol bastante fraco, frouxo e sem dinâmica. E que é desonesto falar que o jogador é isto e aquilo, quando nem joga. Sobre os treinos, ao que parece, sabes zero. Também sei zero. Sei o que escrevi no início do parágrafo e esse argumento sustenta a opinião que merece oportunidades.
Foi encostado pelo JJ por ter sido uma contratação da direção não do treinador, e agora foi encostado pela estrutura para justificar a má gestão do passado.
No meio disto está um talento enorme a ser desaproveitado e desvalorizado.
Este jogo da Taça podia ser uma oportunidade para o Wendel se mostrar, mas pelos vistos teve problemas com os voos e não chegou na data combinada.
Se o Wendel está lixado com isto, então que faça algo muito rapidamente para mudar a situação. É que quando o Sturaro chegar deve ser ele e mais 10.
Pá, se até o Petrovic tem tido tempo de jogo, só posso concluir que o Peseiro não esteja mesmo nada contente com o Wendel. E peço desculpa se estiver a ser injusto, mas não acredito que seja só pirraça do treinador para com o atleta.
Ao menos já admites que há ali implicância do treinador, menos mau. O que sabemos é que o Wendel quando jogou, esteve razoavelmente bem e que os que têm jogado, têm contribuído para um mau futebol. O rapaz já merecia mais oportunidades, o José Peseiro podia ter razão no comportamento táctico se víssemos uma boa dinâmica na equipa, mas ninguém vê isso.
WENDEL CASTIGADO
SPORTING 09:34
Por
Redação
Wendel esteve ausente dos trabalhos do Sporting durante toda a semana passada, devidamente autorizado pelo clube a viajar para o Brasil, devido ao falecimento da sua avó, Maria Isabel. O médio brasileiro, contudo, falhou a data exigida para o regresso, segunda-feira, depois do voo que o traria do Rio de Janeiro para Lisboa ter sido cancelado devido ao furacão Leslie. A verdade é que, à chegada à Academia, Wendel foi informado de que teria de se apresentar... nos sub-23.
A decisão, apurou A BOLA, partiu diretamente da administração da SAD, liderada por Frederico Varandas, com o aval de José Peseiro. Wendel, claro está, foi apanhado de surpresa pelas novas instruções mas… cumpriu. Treinou-se ontem às ordens de José Lima, repete o programa hoje e, segundo dados recolhidos pelo nosso jornal, estará incluído nos sub-23 pelo menos até final da semana, não havendo ainda indicações dadas ao jogador sobre o seu regresso aos trabalhos da equipa principal do Sporting.
Temos o italiano até Maio e continuam a fazer crer que vai ser alternativa credível.
Ainda continua lesionado. Depois vai precisar de recuperar a força no tendão. Depois precisa de uma pré época. E depois ainda tem de ganhar ritmo de jogo.
Para termos o italiano a níveis aceitáveis ainda vão ser necessários 2/3 meses, o que vai parar a Fevereiro.
Vamos ter Sturaro por 3 meses? É essa a tua justificação para se queimar um grande talento?
O que se passa com Wendel é mais que óbvio e é vintage Sporting. Assumimos a despesa e a integração de um talento na Europa, depois desvalorizamos o jogador para de seguida ser vendido a outra equipa (FC Porto) onde depois valoriza-se para render 40 a 50M.
Wendell é só mais um caso de incompreensão entre analises de adeptos VS treinadores.
Vários casos ano após ano, treinador após treinador.
Até aceito que por vezes um treinador embirre com um jogador ou que as características dos jogadores não sejam de acordo com as necessidades da equipa. Mas, mudando de treinador essas condicionantes também mudam. Não sendo problema do treinador, resta apontar culpas aos jogadores. E ai também me causa confusão porque em ambientes de outras equipas até são frequentemente os melhores jogadores dessas equipas. Ou seja, existe uma dúvida permanente vista pelos olhos dos adeptos da não utilização dos atletas.
Podemos especular mas quem realmente sabe da valia do atleta para a equipa será sempre o treinador. Os treinos servem exactamente para ver se as características dos atletas dão algo de positivo à equipa no seu todo. Para Jesus provavelmente Wendell não tinha andamento para a posição 8 e para Peseiro, Wendell não lhe dá garantias no seu duplo pivot. Isto sou eu a especular. Por boas características que Wendell tem, interessa é o que pode emprestar à equipa. Por exemplo, Joavane tem uma característica excelente para abanar os jogos mas lançado de inicio, essa característica prejudica a equipa, sendo preferível entrar no decorrer da partida, novamente eu a especular.
Portanto, o voo foi cancelado e ele foi castigado. Sim senhor, bravo! Imagino que tenha sido castigado por não ter decidido vir a nado ou batido as palmas e acalmado o furacão. Artigo absolutamente ridículo, inverossímil e o Sporting deveria esclarecer esta situação.
Entretanto, o mau atitude e pouco profissional está a treinar com o sub23, não mandou bocas, não mandou nenhum treinador apanhar no rabinho, não escreveu anda nas redes sociais, nada. Já sei, está-se a cagar e por isso não protestou.
Mas sabes o teor das exigências do empresário dele, na reunião com a SAD?
Se calhar o agente do Wendel acha que ele é um Modric e que tem de jogar sempre, mereça ou não…
Anda a brincar com a sorte já há muito tempo. Mas pronto, neste momento todos andam a brincar com ela e o maior exemplo disso é o treinador que também devia ter guia de marcha e ninguém lha passa…
Sabes que críticas foram feitas ao Wendel, comparando, por exemplo, com jogadores como Misic ou Petrovic, ou até do recém-chegado Gudelj? Não estou a falar do fórum, estou a falar da generalidade da imprensa e de outros comentadores desportivos noutros canais, normalmente nenhum desses meios é afecto a jogadores do Sporting?
E repito, não venham com a cena dos treinos que o JJ até dizia que o rapaz dava o litro. Mas passa da lista de 30 da canarinha para suplente do Misic. Como é que se gerem expectativas?
Houve acordo sim senhor. Depois é que deixou de haver. Mas sim, o Pepe esteve com os dois pés em Alvalade, aprovado pelo treinador, com acordo entre as 3 partes e depois, já andava o Pepe a dizer a toda a gente que ia assinar, caiu tudo por terra.
Não estou nos treinos para aferir do empenho e do préstimo que pode dar à equipa. Também sei que cada treinador pode ter uma determinada visão global para a equipa. Se bem que com Peseiro, é para rir, isto…
O factual é que a equipa não joga um charuto, há substituições demoradas e pouco acertadas e sempre que o Wendel foi chamado mostrou sim que poderia acrescentar algo.
Agora se não encaixa no duplo pivot ferrolho enferrujado que faz o sonho do Peseiro, é outra história. E aí a culpa volta a ser, também, do Peseiro.
Mas como já vi um trio Misic, Petrovic, Gudelj , que tinha apontado ironicamente, ser posto em prática já nada surpreende.
Epah vai ver o jogo contra o Belenenses no ano passado e contrao Maritimo este ano, não se viu um prodigio mas demosntrou melhores promenores que o Misic em todas as oportunidades que teve.
Por mim seria o Wendel e o Gudelj a jogar no meio campo, mas o treinador prefere o Perna de pau do Battaglia, não quer um jogador que agarre na bola ca de tras e a leve para a frente como o Wendel ja demonstrou saber fazer.
Quanto á questão dele ir muito ao Brasil, secalhar quer ver a familia e estar com o filho, secalhar era boa ideia trazer a familia do jogador para Portugal como fazem alguns clubes aqui na Europa, mas isto só sou eu a dizer que não precebo nada de futebol, deixo essas questões para os iluminados como tu…
Continua-se a estupidez e está-se a queimar este gajo. Está aqui à 9 meses, tem mais qualidade que muitos titulares no entanto lá anda ele no banco, bancada ou sub-23. Enfim…