Marcus Edwards

Mexeu com o jogo ontem mas não pode falhar aquele golo. Vai dando bons sinais

Não sei até que ponto, já que o Rúben anda a testar novas soluções, uma delas não poderá ser o 3x5x2, com um meio-campo mais criativo (Morita, Mateus e Pote), com o Trincão e o Edwards ‘vagabundos’ lá na frente… É gajo para dar ‘chocolate’. Difícil, se calhar até utópico, mas era capaz de ser engraçado…

Não achei nada gordo. Achei que está rápido, com bom tempo de arranque. Falhou no golo, mas já estava muito perto do guarda redes. Quem eu achei com excesso de peso foi o Paulinho, mas também não prejudica muito.

1 Curtiu

Na verdade excluindo a ausência do Ugarte (que acho que vai jogar sempre que estiver disponível), o onze pode ser esse e permite essas variações. Só em teoria, no papel, é que a linha de 3 no ataque está toda alinhada, com todos exatamente no mesmo plano e em “fila diagonal”.

Há sempre movimentos complementares, se um procura a profundidade os outros baixam, e vice-versa, para confundir marcações. Se um pede a bola no espaço, tem de haver quem peça a bola no pé, etc.

A questão da linha de 3 em vez do 1x2 é que defensivamente os “avançados laterais” da linha de 3 podem acompanhar os laterais contrários (coisa que não conseguiram contra o City, porque um era o Sarabia e o outro um Pote acabado de regressar de lesão). A diferença é mais a defender. Porque a atacar nunca os 3 estão no mesmo plano no terreno, há um que procura a desmarcação, outro que procura receber no pé… depende de onde está a bola, quem é que está mais perto da mesma, se há espaço nas costas ou não…

PS - De qualquer forma, acho que o Paulinho vai ser titular e o Edwards solução sobretudo para mexer com o jogo na segunda parte vindo do banco (ainda que existam tantos jogos — até novembro então… — que todos vão ter minutos no onze).

Nunca o será. Tem passada curta e está longe de ser particularmente rápido. Terá sempre um tecto mais baixo por isso, visto que não é particularmente difícil ganhar-lhe em distâncias longas e até no corpo a corpo no drible. Já acontece em Portugal, se fosse para um Bundesliga ou Premier ia passar mal a tentar desequilibrar. As condições físicas dele tornam o jogador com potencial reduzido para ter impacto noutro patamar. Tem mais do que qualidade para ter impacto num grande em Portugal, mas não me parece de todo que vá cumprir essa profecia de fazer um ano ou dois aqui e sair por uma batelada para um clube perto do topo nas grandes ligas. Ou a acontecer seria um negócio fantástico, mas duvido muito que não fosse dar flop.

Fisicamente é frágil, não é atlético, ao mesmo tempo a agilidade que tem torna o interessante, mas percebo, a questão física neste momento distância o de esses que mencionaste, que sendo magrinhos sempre foram umas bestas físicas, quer na velocidade, intensidade, até na disputa eram e são muito difíceis de ganhar, o Edwards por nao ser tao forte fisicamente tem outras valias, a agilidade e capacidade técnica em espaço curto são 2 delas, mas sim tem de evoluir muito, acredito que vá acontecer.

Essa é muito boa,por ser de baixa estatura e de passada curta não vai dar jogador. O Messi, Insigne, Salah, entre outros riram-se bem

1 Curtiu

Tem todos um poder de aceleração e capacidade de aguentar o choque que o Edwards não tem. Esses são todos rapidíssimos. O Edwards é em espaços muito curtos mas raramente consegue adiantar uma bola e passar por um defesa numa distância maior. Seja pela falta de força no corpo a corpo ou pela pouca aceleração. Em Portugal não é dramático porque há defesas como Esgaios, Grimaldos, João Mários, Yan Coutos, etc. Numa liga de outro nível ia ter dificuldade em ter impacto.

1 Curtiu

Discordo contigo na parte da aceleração, até porque tu mesmo te contradizes, se há coisa que o edwards tem é aceleração, o que não tem é capacidade de choque e velocidade de ponta…

Ele vai competir nos 400metros ou vai para o futebol?:thinking:

Mas o futebol não é uma modalidade atlética e as capacidades físicas não interessam? Gosto bastante do Edwards, simplesmente vejo-lhe limitações no capítulo físico que me impedem de achar que algum dia vá ter nível para ser um jogador com impacto em campeonatos de topo.

Tem alguma aceleração, mas é mesmo em espaços muito reduzidos, mais pela mudança de direção e baixo centro de gravidade do que propriamente pela rapidez. Aceleração é no arranque evidentemente, mas não se pode cingir isso a 2/3 metros e dizer que é boa. Tem alguma, ajudada por outros atributos (como os que referi), que o ajudam a conseguir criar em espaços curtos. Fechando esses metros iniciais (e não é assim tão díficil de o fazer, especialmente mais perto da linha), ele torna-se relativamente fácil de anular porque não tem uma explosão por aí além, no corpo a corpo é batido facilmente e não ganha em distâncias largas. Isto são atributos indispensáveis para alguém com a estatura dele conseguir ter impacto em campeonatos de topo. E é por isso que acho o tecto dele bem mais reduzido do que muitos aqui. E isto interfere pouquíssimo no que eu acho dele enquanto jogador para a liga portuguesa e na capacidade de ter nível para um grande cá. A liga é fraca, está longe de ser composta por super atletas como uma Ligue 1, Bundesliga ou Premier e, por isso, tem um bom espaço competitivo.

Concordo mas depende, se quiserem tirar o melhor do jogador e o colocarem na zona central, seja como 10, falso 9 ou até médio, acho dificílimo de desarmar exatamente porque não podes pressionar a queima, visto que é muito muito ágil, forte no drible curto, na linha sim acho que tem menos opções.

Como disse, temos muitas opções de qualidade mas nao para este sistema, seria bom jogarmos com 3 médios e ataque móvel mas para isso teria de abancar o Coates provavelmente.

É sabido que o Edwards tem uma personalidade introvertida , mas parece que a amizade com Saint Just e com Fatawu Issahaku está a fazer bem, tornarando o Ed mais à vontade com grupo mais extrovertido e alinhar nas brincadeiras, reparem no 8Min51s.

2 Curtiram

Tem de fazer o mesmo protocolo de reforço muscular que o Ronaldo fez quando chegou ao Manchester na 1x…

1 Curtiu

Este gajo é tão desvalorizado porque no fórum? Por já não ser brinquedo novo?

Tou farto de ler cenas como “os nossos suplentes são Edwards(entre outros) , como querem ser campeões?”

Isto faz me uma confusão tremenda e desvalorizam este gajo por não termos uma alternativa ao Little Paul.

É juntamente com o Porro, Pote e MN o nosso jogador mais diferenciado e no 1 vs 1 é talvez nosso jogador mais forte.

Volto a dizer que para mim neste momento era titular a 9, não desgostei nada de o ver ali contra a Roma.

3 Curtiram

Esquece.

O pessoal anda extremamente nervoso e com uma atitude completamente depravada da realidade.

3 Curtiram

Houve uma altura em que justificava os 8M - 50% do passe por
A - é o substitudo do Sarabia
B - Facilmente é vendido por por 50M€ para a Premier League

E agora dizem que não é suficiente ?

O Edwards é bom jogador. Não é pelo Edwards, jogando o que sabe e pode, que o Sporting perde títulos. Não nesta liga. Mas para mim o Edwards anda armado em brincalhão com a bola. E não me aprece que tenha feito o melhor nas ferias para estar minimamente na linha de partida.

2 Curtiram

Porque o pessoal fica nervoso a ver os rivais a golear, nós com um calendário tão complicado e o Edwards não teve uma grande pré época.
Mas há uma série de fatores a considerar, para começar tivemos os adversários mais complicados da pré época, praticamente todos assim do nível de 14 equipas da nossa liga.
Depois há jogadores que lidam pior com cargas de treino intensas.

É esperar para ver o que acontece as próximas semanas.

Se o Edwards tivesse num rival já era temido…o pessoal não tem noção

2 Curtiram