TÚLIO INCRÉDULO COM INVASÃO À ACADEMIA
Estava no último campo a ver os juniores
Marco Túlio relatou como viveu a invasão à Academia, em Alcochete, naquele que foi um dos seus primeiros dias em Portugal, após ter sido contratado ao At. Mineiro. “Estava no último campo a ver os juniores. Eles entraram e foram diretos aos balneários. Depois soube que estavam a bater nos jogadores com cintos”, referiu o médio brasileiro de 20 anos à rádio ‘98 FM’, confessando ter sido “bem integrado” no Sporting.
Até dia catorze vão todos rescindir. Túlio, Raphinha, o Bruno Gaspar, que ainda não pôs cá os pés, também vai ficar “incrédulo” e vai rescindir. Pqp que isto já irrita.
Isto pode-se fazer uma avaliação simples, a mesma para o Paulinho (melhor, mas penso que com mais idade e certamente com bem mais tempo de Sporting) e se calhar até para o holandês que ainda não se viu grande coisa: é um mau jogador para o escalão e competitividade em que está inserido? Não é. É um talento enorme que dá sinais de poder chegar aos séniores e que tem mais potencial que os que cá estavam (Elves, Mitrovski, Nuno Moreira, Tomás Silva, Diogo Brás, Bernardo Sousa)? Não creio.
Não é surpresa que nem ele nem o De Wit se tenham imposto nas alas, onde já havia boas opções na formação entre séniores (Mitrovski, Elves, Nuno Moreira) e júniores (Diogo Brás).
O holandês ainda pode ter utilidade nalguns jogos em casa como lateral-esquerdo ofensivo, este nem isso porque temos dois bons laterais-direitos nesse escalão (Thierry e João Oliveira).
Convém saber os contornos dos negócios, antes de tirar conclusões. Demos 0 euros pelo Marco Túlio. Ele veio devido a uma dívida do seu antigo clube para com o Sporting devido às transferência do Elias e, como não pagavam, deram-nos a escolher um jogador (como nós fizemos com o Barça no caso do Agostinho Cá e Edgar Ie). Contabilisticamente o valor do Marco Túlio é de 1M, da tesouraria saiu 0.
Não joga? Devemos conhecer e ter visto jogar outro jogador, então.
Mas aí ainda era pior, porque presumo que não tenham renovado a permanência do Paulinho e dado contrato profissional ao Tomás Silva porque lhes apeteceu gastar dinheiro.
É que a 10 o Paulinho é melhor do que ele e o Tomás Silva tem mais potencial. Nem digo o Mitrovski porque acho que pode contar para a direita, sobretudo dado o Diogo Brás não contar, ou o Bernardo Sousa, que é um 10 descarado e tem infinitamente mais potencial que ele.
PS - [member=19350]i0tech ia dizer-te obrigado por esclareceres, mas não creio que tenha sido esclarecedor. É que um perdão de dívida é perda de receita, portanto, é despesa. Se o clube do Túlio saldou uma dívida de 1 milhão que tinha connosco metendo-o no Sporting, perdemos efectivamente 1 milhão de euros sem razão nenhuma. Se for outra coisa que não esteja a ver…
Assim voam 900 mil € do Elias…acrescidos dos ordenados deste Gordo durante 5 anos.
Incompetentes…O problema do Sporting é que em determinado altura até os grandes Sportinguitsas pensam neles e esquecem o Sporting…por issso a minha equipa é o SPORTING E NÃO O BRUNO DE CARVALHO OU O VARANDAS.
SEMPRE FUI DEFENSOR DE BRUNO DE CARAVALHO, MAS ESTENDEU SE AO COMPRIDO E FOI ATACADO POR TODOS OS LADOS…DEVIA TER TIDO UMA POSTURA MAIS DEFENSIVA.
Só para concluir, bastava ver um jogo do Tulio para perceber que o homem é um gordo sem ritmo para a Europa.
Para mim é absolutamente indiferente se pagámos esse valor por ele ou se abdicámos de receber/exigir esse valor por causa dele. Na prática aconteceu a mesma coisa, perdeu-se dinheiro à conta de um jogador que ninguém percebe porque veio.
PS - Digo o mesmo para o De Wit que veio com o Cintra, ainda que esse possa fazer uma perninha a lateral-esquerdo também já tínhamos o Empis (mais ofensivo) e o Abdu Conté (mais defensivo) para o lugar.
Exige-se muito mais critério nas contratações, não digo que não se contrate ninguém como o Tottenham (foram eles, não foram?), mas não se deve contratar mais do que o estritamente necessário.
Sinceramente não me choca devido ao contexto. Se me dissesses que tínhamos dado 1M pelo Wiit sem haver background que justificasse a opção… Aí, eu refilava e bastante. Estávamos numa situação delicada, tínhamos pouco dinheiro em tesouraria para o imediato e tínhamos que reestruturar equipas. Precisávamos de alas para a sub 23 no entender dos técnicos das formações dos escalões da academia e, com ajuda dos empresários, contratamos a baixo custo de comissão e sem gastar um tostão de euro real imediato. Eram demasiados dossiês ao mesmo tempo devido ao clima instalado e optaram pela solução mais simples, talvez, dos empresários.
Não condeno como condenei a contratação do Cissé na primeira época do BdC, por exemplo. Não tínhamos dinheiro na altura para nada e fomos esbanjar 900 mil, em dinheiro mesmo,num jogador de segunda divisão ( era como eu o avaliava na altura)… eu até soube da contratação do Cissé um mês antes prai de ser conhecido mediáticamente e disse isto mesmo a quem me deu a informação.
São contextos e contextos …
Há que perceber também que às vezes é importante receber um ou outro empecilho para criar relação de confiança com empresários de forma a facilitar os alvos que queremos mesmo. Foi algo que critiquei o BdC na altura quando simplesmente se recusava a fazer disto. Com a experiência no cargo lá percebeu que às vezes tem que ser mesmo assim, o mundo perfeito não existe. O negócio é complexo, temos é que minimizar os gastos com empecilhos ao máximo possível, sem entrar em extremismo… Temos sempre que os receber.
(Não estou a chamar empecilho ao Túlio,nem tenho acompanhado a carreira dele na sub 23 nem o conhecia antes, estou a generalizar)
Isso do euro real imediato… dinheiro que não entra é igual a dinheiro que sai. Exactamente igual. Economicamente, não tem diferença absolutamente nenhuma. Perda de receita é o mesmo que despesa.
A conversa das relações de confiança com os empresários… bom, vou é fugir :mrgreen:
Não é, não. Economicamente não é contabilisticamente. Qualquer análise de investimento te pode provar que imediato não é o mesmo que a x anos. O dinheiro parado no banco também é o mesmo daqui a dez anos se não receberes juros… Mas tiveste prejuízo porque já não vale o mesmo. Dinheiro parado, ou dívida parada, é tb uma forma de perder dinheiro porque se tem um custo de oportunidade (de fazer investimentos que resultem em ganhos).
Mas já estamos a divagar e a fugir ao tema. É um tema interessante, sinceramente.
É. Menos interessante é perceber que o Sporting perdoou uma dívida de quase um milhão de euros por um jogador de que evidentemente e logicamente não precisava porque alguém se lembrou disso.
Desde o início que ninguém espera muito do Túlio. Pessoalmente, limito-me a esperar que cresça e se destaque de alguma forma nos Sub23 para que depois o possamos colocar por empréstimo numa equipa onde tenha mais mediatismo e exposição ao mercado.
Desportivamente não vejo grande utilidade nele, o objectivo terá que ser o proveito económico.