Marco Silva - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Apenas condeno teres tirado o Nani pelo Capel, de resto, percebo perfeitamente tudo o que se passou durante o jogo. Ainda não perdemos com nenhum dos rivais, fosse na Taça ou no campeonato, não pode ser um acaso.

Continuemos a crescer nos próximos anos, esta base promete coisas bonitas.

Só espero que o discurso dado na conferencia de imprensa seja só para não rebentar ainda mais com a moral dos jogadores.

Têm que abrir a pestana e não se deixarem comer desta maneira. Já chega de culpar a sorte, que os tenham no sítio e facam-se homens de uma vez por todas !

Andámos 90 minutos a tentar passar por eles, mesmo embora várias ofertas, não conseguimos fazer mais que um golo. Já desde o raio do jogo com o Arouca da 1a volta que aprenderam que a tática do cruzamento para a área não funciona connosco, seja com slimani, seja com outro qualquer.

E eles tentaram jogar a bola durante esse tempo mas não deixámos, mas um golo daqueles mancha por completo o jogo quase perteito feito lá atrás.

Só serve de licão para o resto da temporada, aprender dói, mas quero ver se aprendem de vez.

OK, mas o que me entristece ainda mais é que “esta base” para o ano não vai lá estar. Ou achas que Nani, WC ou mesmo Carillo vão estar no nosso plantel? Sinceramente, esta era uma hipótese perfeita de ganhar a esses arrogantes filhos da p…!!! É o preço de jogarmos com um plantel jovem…não há ratice, experiência para ganhar estes jogos e consequentemente campeonatos! Estou ainda de rastos!!! Como diz um Forista, saímos da mesma maneira da Taça dos Galegos, da Champions e agora do Campeonato…espero que não aconteça o mesmo na Taça de Portugal!

Em relação a treinadores: lição do jasus! Foi jogar para o ponto e fez aquilo que mais dói ao Sporting: meter o autocarro…é assim que nos tiram pontos e o resto é conversa! Ele já percebeu que a melhor forma de nos tirar pontos é colocar o bloco baixo, fixar os nossos extremos e secar o 10! Conseguiu, pena que o Marco não tenha sido tão astuto e explorado melhor as deficiências do Eliseu…, mas isso são outros quinhentos! É tão frustrante quando penso que podíamos estar a 4 e voltamos a estar 7!!! uhrrrr e para o ano, não temos Nani, WC, entre outros…estava um dia perfeito para a vitória - grande ambiente! Parabéns aos adeptos - somos os maiores! Orgulho de ser do Sporting!

Agora que isto já está um pouco mais calmo, vou deixar a minha opinião.

Muitos colocam a culpa do empate em Marco Silva… Ok, cada um tem o direito à sua opinião. Respeito mas não concordo, de todo.

Jogamos contra o campeão em título, uma equipa mais que mecanizada, onde cada jogador sabe perfeitamente o que tem de fazer em campo. Já tinha dito aqui no fórum que, defensivamente, são muito fortes. Este jogo provou isso. Dominamos o jogo por completo, anulando toda e qualquer iniciativa ofensiva do adversário.

E só a sorte nos tirou a vitória. Sim, porque um golo aos trambolhões é pura sorte. Muito falam que foi a mesma sorte que tivemos em Braga… Puro engano. Em Braga jogamos para ganhar, desperdiçamos optimas oportunidades de golo e marcamos um golo de classe. Paracendo que não, tem imensas diferenças.

E eu pergunto: Marco Silva tem culpa em quê? Tirou Nani e meteu Capel? Mas o Capel chegou a tocar na bola? Será que o Nani iria tocar? Queriam que metesse o Sarr? A sério? O Sarr? Esse mago das bolas cabeceadas com os olhos fechados sabe-se lá para onde.

Vaca… Vaca lampiónica. Nunca a substimem.

Pois a sorte tirou-nos a vitória aos 94.
Mas a competência (ou falta dela) tirou-nos a vitória até aos 94.
Foi um jogo que teve sempre ao nosso alcance. E que não ganhamos, por demérito. E porque o sonecas para variar bateu uma sorna forte até aos 78mins.

São opiniões. A equipa estava bem, a dominar o adversário e as soluções do banco não são propriamente fantásticas. Eu próprio dei por mim a pensar que substituições ele iria fazer e não consegui.

Apenas lhe aponto um erro.

Já nos descontos o JJ mete o derley e o marco mete o Capel ao mesmo tempo.
Era altura de fazer o que as papolias fizeram todo o jogo, quebrar ritmo.
Deixava o JJ fazer a substituição dele e na proxima paragem (mesmo correndo o risco que já não houvesse nenhuma) fazia então a substituição mas não podia meter o capel. Naby ou Rossel lá para dentro. ^-^

De resto não foi por ele que deixamos de ganhar.

Isso não é verdade. No tópico do jogo já se criticava as mexidas na equipa, como também se criticava a dinâmica. Eu cheguei a escrever que tinha que meter o Tanaka no lugar do João Mário, por exemplo. Dar um abanão no jogo, mostrar que queríamos ganhar, o jogo estava propício a isso e não o fez.

A culpa não morre apenas no Marco, é extensível a todos. Mas, o Marco é quem treina a equipa, é quem ordena, por isso, é o principal culpado do empate. Ainda por cima, não é uma situação nova e isso incomoda. A mim incomoda.

:arrow:

No final do jogo, disse eu e se tivéssemos ganho, como estivemos a 30 segundos de o fazer.

Já critiquei duramente o treinador por alguns jogos em que a equipa nem os serviços mínimos cumpriu e apresentou níveis de intensidade miseráveis.

Pelo jogo de ontem, não posso.

Se não ficarem é porque são transferidos e isso implica dinheiro para reforçar o plantel com jogadores de qualidade. Não vejo sair a base da equipa, naturalmente que 3/4 alterações existem sempre num plantel, mas a maioria deles vão-se manter e na próxima época o Marco não terá as dores de crescimento que teve no arranque desta época.

Eu acho que qualquer substituição que faça entrar o Capel é contraproducente, ainda para mais quando sai um dos poucos elementos que sabe segurar a bola com critério e entra um dos poucos que não o sabe - de todo. Para mim, é um erro claro e em teoria.

Na prática, não foi por aí que acabámos por nos deixar empatar.

Tivemos alguma felicidade como marcámos, tivemos alguma infelicidade comoo sofremos.

Mas fomos uns passarinhos do caraças, o golo do Benfica nasce duma bola metida nas costas da defesa, através dum balão dum gajo que nem sequer estava de frente para o jogo, e toda a gente demorou uma eternidade a reagir, permitindo ao Jonas ganhar algum espaço para agitar a defesa e iniciar o lance do golo.

Continua a dificuldade em controlar um jogo e os seus momentos. Desde Coimbra. Desde os particulares, na apresentação ou no Egipto.
Ontem exagerou
Duas substituições preparadas com o jogo 0-0 e mantidas com o jogo 1-0 ao cair do pano. Até aproveitou a boleia de uma substituição-chiclas

Pareceu uma pastilha elástica a ser mascada pelo outro.
Agora que vai desaparecer o efeito de mártir nas mãos do ditador, dou uma semana para o intocável começar a ser, finalmente, criticado na imprensa. Por arrastamento, virão os emprenhadores, que já perceberam que não será às cavalitas dele que irão derrubar o gaiato.
A pastilha fez balão… e rebentou!

Vai ser complicado perder 3/4 titulares. Talvez se pudesse ter sido mais pragmático e ter deixado sair 1/2 (William? Slimani?) já este ano. Para o ano com Nani e William a sair, e ainda a puderem sair mais… fica complicado.

Mas é o caminho que temos que percorrer. Ser um clube que vende jogadores por milhões significativos é bom, e nos últimos anos isso nem sempre tem sido fácil. Chato é ter de vender mais que 2 (como possivelmente acontecerá) jogadores da base da equipa.

Importa, de entre os titulares, segurar pelo menos o rede, dois centrais, os dois laterais, um dos médios (presumido que entra um 6 e… Gauld), um dos extremo e o ponta-de-lança (aí pode sair Montero ou pode sair Slimani… o outro tem rotação e jogos suficientes para que quem saia não seja visto como uma “referência”, seja um ou outro). 8 jogadores. Já era bem bom. Com Mané a entrar para o lugar do Nani (acredito na sua explosão!) e Gauld para o de Adrien. Já para William… será muito complicado arranjar substituto. Não sei se no mercado iremos buscar alguém melhor que o Wallyson, ou mais capaz que o Rosell (que já está ambientado, e que acredito que bem fisicamente ainda pode surpreender muita gente).

Mais uma vez, a mostrar toda a sua ingenuidade e a sua falta de “calo”. Inacreditável estar quase 80 minutos a olhar para o ar. Não sabe preparar a equipa para os grandes jogos e é sempre passivo naquele banco. Uns dizem que é o seu estilo, eu digo que é falta de tomates. Ontem aquele jogo a partir do nosso golo já não podia existir mais, tinha de estar sempre parado. Ele que vá aprender alguma coisa de jeito com TREINADORES de futebol. Fartinho desta abécula!

Não acredito na explosão do Mané, aliás tenho muitas dúvidas que não tenhamos de fazer um esforço financeiro para substituir o Nani. Quanto ao resto, creio que se mantivermos 7/8 jogadores conseguimos aguentar boa parte da base da equipa, não é preciso mais do que isso. O Jorge Jesus todos os anos sofre rombos significativos e consegue ser competitivo e é isso que se exige a um treinador do Sporting.

Sobre a proposta de plantel, deixei no tópico feito para o efeito, aquilo que é a minha ideia de plantel para sermos campeões no próximo ano.

Mexeu tarde na equipa. Tinha colocado Mané no lugar de JM por exemplo e nunca tirado Carrillo no momento em que começava a aparecer no jogo, ainda para mais com o gordo do Eliseu com um amarelo.

Depois de termos marcado, muito mal na gestão do tempo. Aceita-se a substituição de Montero mas nunca quando a bola ainda está a meio campo, à espera de o jogo recomeçar. Devia ter esperado que a bola saisse.

E na última substituição, nunca fazê-la ao mesmo tempo que a equipa que está a perder! Esperava que a bola saísse novamente e ai sim fazia a substituição. E até compreendo a entrada de Capel: é um jogador que, com a bola nos pés, é capaz de esticar o jogo facilmente, guardar a bola e ganhar faltas preciosas longe do nosso meio campo. Mas numa altura em que se esperava o chuveirinho típico de equipas pequenas que vão jogar a Alvalade, Sarr teria sido uma melhor opção.

No entanto, tenho que reconhecer que é fácil falar depois de o jogo acabar. Ou se tivéssemos ganho, nem sequer se falava nisto, quase de certeza.

Completamente. Tu vez o que é um treinador a sério - Mourinho - a gerir uma vantagem mínima em Birmingham sentindo que a equipa estava em “serviços mínimos”, sentindo o perigo e como era CRUCIAL a jornada para o Chelsea, e depois vez como este aprendiz de adjunto faz desde que a equipa se colocou em vantagem…

Inacreditável.

Espero estar enganado, mas daqui a uns meses, este hype todo vai passar e vai tudo cair na real, que afinal MS não é assim o príncipe encantado que diziam que tinha chegado a Alvalade…
A equipa tem os mesmos problemas desde o início, e olhando a qualidade desta equipa, não fica assim tão aquém do benfica desta época… Tanto tempo perdido, com jogadores que foram indicados ( e bem, pela estrutura, exemplos de Tobias, Gauld já merecia mais minutos, etc etc ). Ter Montero contra Luisão e Jardel e fazer cruzamentos e despejar bolas na área… 10 cantos contra 1, e eles no canto que têm, quase criam mais perigo que nós…
Parece-me que a equipa vive muito do talento dos jogadores ( Nani e Carrillo, os principais). Quando não há nem um nem outro, é um total marasmo de ideias… é preciso mais, Marco…

Sinceramente não sei como este jogo pode server para elogiar o MS. Dominámos??? Sim, mas porque o benfica consentiu e fazia parte da estratégia deles. Grave é com este domínio consentido praticamente não fomos capazes de criar situações de perigo. Jogámos o jogo inteiro praticamente sem ninguém na área, já que o Montero tinha que sair da área para conseguir ligar o nosso jogo e ninguém aparecia na área. Se passarmos a jogar com um verdadeiro nº10 ou como o Montero nessa posição esta situação pode ser resolvida. Num jogo em que só a vitória interessava e com o adversário a abdicar de atacar, tardou em fazer as substituições quando praticamente não tínhamos dinâmica ofensiva. O nosso aproveitamento nas bolas paradas foi nulo e neste tipo de jogos é fundamental (como ficou provado).

As alterações depois do golo não fizeram sentido nenhum. No mínimo o Rossel tinha que entrar para conter o chuveirinho final. Tínhamos que ser adultos e queimar tempo. Resumindo, o benfica fez em 6 minutos aquilo que o Sporting demorou 87 minutos a fazer.