BBC? Bale, Benzema e Ronaldo? É um 4-4-3 híbrido se preferires, com o Di Maria atrás destes 3. Um 4-2-3-1. Mas esta conversa das tácticas é um pouco inútil, o que interessa é a dinâmica e as movimentações.
Quatro defesas, três médios e três avançados? Várias. A maioria até. Obviamente, cada uma é diferente, pela filosofia e pelos jogadores. Ao contrário de outros sistemas, é também uma ideia que deve alterar-se surante o jogo. Os posicionamentos, especialmente neste modelo, não podem ser rígidos.
Infelizmente, na maioria dos casos em Portugal, passa-se precisamente o contrário. Mas não por falta de conhecimento dos treinadores.
Todas as equipas que usam o 4x3x3 usam-no como sistema de base. São bastantes. Depois, dentro desta base, trabalha-se dinâmicas e metamorfoses consoante momentos de jogo e adversários. Mesmo a própria filosofia muda um pouco, depende sempre da abordagem que se faz ao próprio jogo.
Não sei se o Sporting vai apostar na base do 4x3x3, ainda só temos um jogo e não dá para retirar uma ideia consistente. Creio que vai utilizar dois sistemas tácticas, o 4x2x2x2 a defender e o 4x1x4x1 na parte ofensiva. Diria que será a base do 4x2x3x1, que se modifica tanto a defender, como a atacar. Logo se vê as ideias do Marco.
Eu confesso que nisto de avaliar sistemas tácticos não sou um grande conhecedor. Perguntei aquilo com base em algumas análises que ouço de treinadores e ex-jogadores internacionais que às vezes aparecem em programas da eurosport ou BBC. Quase todos são unânimes em dizer que jogar com apenas 3 médios é suicídio numa competição como a LC. A excepção é o Barcelona, que é várias vezes mencionado por ser das poucas equipas que usam um 4-3-3 declarado e impõe o seu futebol.
Normalmente, as equipas optam pelo duplo pivot num 4-2-3-1. Mesmo as mais fortes.
Quero deixar bem claro, que me assumo um noob nesta questão. Sei ver as coisas, mas o que digo é baseado sobretudo no que ouço.
Já agora (não sei é o tópico para isto) mas acham que o sistema com 5 defesas ou 3 defesas, que tanto furor tem feito no mundial, vai ganhar raízes na Europa?
Acham que o Sporting tem jogadores para uma solução dessas?
A maioria, e as melhores equipas. Agora, é óbvio que o 4-3-3 é apenas a base. As melhores equipas desdobram-se em vários esquemas durante o jogo, consoante o momento de jogo.
Entramos com o pé direito, embora tenha sido só um jogo treino um dia após uma sessão de treino intenso e depois de uma viagem é sempre uma vitória e com uma exibição qb. Parece certo que o estilo de jogo se irá manter relativamente à época passada, Marco Silva também irá priveligiar a posse de bola, coesão defensiva e jogo pelas faixas laterais tal como com Jardim. Aqui o que poderá diferir serão as dinâmicas e a qualidade individual dos jogadores. Neste ponto parece-me claro que até ver este plantel tem mais e melhores opções que o da época passada especialmente a meio-campo.
Marco Silva deverá insistir imenso nas combinações atacantes e jogo exterior a fim de o caudal ofensivo aumentar e aumentem consequentemente as situações de finalização.
Depende do que eles estão a falar. Se estão a falar de um 433 ou de um 4231 tipo caricas estáticas de jogo de computador ou de íman num quadro de balneário, pois sim, têm toda a razão. Na base, um deriva do outro, tal como o “famoso” losango deriva do 433. E ninguém lhe chama 433. Mas se num 433 um Cruyff vem buscar a bola, é no fundo um losango, com dois avançados abertos que fluem para a baliza. E que a defender fecham as alas.
Defensivamente são diferentes, se estamos a falar de um 433 de triângulo invertido. Defensivamente tem tendência para ser um 4141 ou 343. Isso depois pode alterar muitas coisas, tanto na forma como se defende, como na forma como se sai para o ataque. Mas a atacar a grande mudança é mesmo no comportamento do ponta, que num 4231 acaba por ser mais estático, não desce tanto. Contudo depende dos jogadores.
Ingleses a falar do 433 é como argentinos a falar do Pelé ou brasileiros do Maradona. :mrgreen:
Muita confiança e muito crédito para o Marco Silva. Qualidade tem. Inteligente é. Da minha parte, terá todo o apoio necessário quando a bola não entrar, desde que o futebol seja agradável. Os resultados chegarão, estou certo, com futebol.
Fiquei de pé atrás com a substituição do Leonardo pelo Marco, embora resignado visto que pouco mais haveria a fazer, mas vi o jogo nos Açores e fiquei agradado com as primeiras ideias. Como no ano passado começamos a época a criar pouco perigo no ataque, mais preocupados em assimilar processos e em criar uma equipa organizada e consistente. Apenas um erro defensivo, por sinal muito grave que deu em golo, mas o resto do jogo tranquilo, com uma percentagem de posse que não deve ter andado longe dos 80%, linhas de passe para todos os gostos… Veremos agora que vai começar a complicar e se exige uma maior criação de situações de finalização. Mas foi claramente positiva a primeira impressão.
2-1 a uma seleção dos Açores? Um grupo de gajos que se juntou para dar uns toques com o Sporting?
Este gajo não tem mão no grupo. 2-1 foi uma vergonha.
Espero que o Vitor Pereira não se comprometa ate Outubro.
E a imitação do sistema do Jardim na primeira parte?
Claro que é ironia!
Precisamente para chegar ao ponto fundamental que escreveste: “…mas o homem está a trabalhar desde dia 1 de Julho. Não é uma avaliação precipitada?”
Para o bem e para o mal.
Vamos dar tempo ao tempo