Marco Silva - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Pois se tu percebes, eu não percebo a entrada do Capel. Essa do esticar o jogo e ganhar falta preciosas deve de ser noutro planeta, porque neste ele nem isso consegue há meses. Se a opção era reter a bola, circular, entrava um médio. Se a opção era tapar a baliza, metia um médio. Se queria sujeitar-se ao chuveiurinho (não vejo a utilidade nisso), metesse um central. Trocar um jogador que meteu em sentido o adversário, por muito rebentado que estivesse, metendo um que abriu uma auto-estrada desde que entrou e se portou como um juvenil no lance do golo adversário, eu não percebo.

Não posso culpar o treinador por a equipa não ter aliviado a bola, por ter sofrido na única situação de verdadeiro sufoco na área (antes disso só mais um ou dois lances, um dos quais muito perigoso e não deu em nada por aselhice pura) ou por em dois lances após o nosso golo a equipa não conseguir aguentar a bola. Mas com o golo marcado, nem a equipa se organizou de forma apropriada, nem geriu bem a substituição a fazer.

Aqueles fdp foram uma equipa pequena durante 90 e tal minutos. Nós nem conseguimos gerir o jogo como uma equipa madura, nem conseguimos ser uma equipa pequena durante 5 minutos. É mais que um problema contra equipas pequenas, que esse foi resolvido dentro dos 90.

O meu problema nem é com o título, que quanto a esse sempre tive a mesma opinião: não se sai de coma para correr 40 quilómetros. O meu problema é que a equipa ontem segurou-se pela defesa e uma enorme dupla a meio-campo. A ganhar o jogo, desmoronou-se tudo.

Os pontos que se perderam… bem, já lá vão. Foram o suficiente para haver insatisfação com a prestação global da equipa, que tinha obrigação de fazer mais e melhor em vários jogos. Isto ainda em Dezembro. Por isso a minha surpresa na altura quando me apercebi da onda de elogios a um “trabalho fantástico” de um treinador, que supostamente tinha à disposição um conjunto de jogadores mediocres e que muita sorte o Sporting tinha ( e muito mérito por parte de Marco Silva ) em estar em todas as frentes e atrás do Braga e Guimarães, que não havia matéria prima para mais.

Conforme se provou nestes 2 últimos meses, havia e há condições para fazer melhor do que se fez. E tem sido feito.

Eu acho que o Sporting tinha também todas as condições para ganhar o jogo de ontem. Todas. E não fez totalmente por isso. Principalmente porque faltaram 2 ou 3 jogadores essenciais. Quer dizer, estavam dentro de campo, mas longe do seu rendimento habitual.

E no banco não havia soluções ao mesmo nível. Nem de perto.

Eu acho que acima de tudo, foi visivel no derby a maior experiência de um treinador relativamente a outro, bem como a diferença de maturidade das 2 equipas. Não vou penalizar o treinador por ser um miudo nestas andanças, quando a equipa não tendo feito muito, ainda assim fez o suficiente para ser superior e merecer ganhar o jogo ( sendo que o empate se aceita perfeitamente ) e só tem um jogador ( Nani ), habituado a ganhar e a jogar em jogos desta exigência ( e nem Nani correspondeu ).

Acima de tudo o que aconteceu ontem foi a habitual vaca lampiónica…mas se tiver que apontar algo no nosso lado…não acho k seja termos sido anjinhos no fim…o nosso golo foi aos 87m…o adversário era o benfica! Era impossível estar até ao fim sem deixar jogar…até parece que o Benfica nessa fase teve 3 lances de golo! Mentira…marcou no único lance de perigo!
A apontar algo tem de ser ás opções do técnico…já não é a primeira vez que reparo nisso…ás vezes tb é preciso defender um resultado…quando o JJ no fim coloca o Derley e manda tudo para a frente…a opção do Marco tinha de ser colocar um central ou um trinco…NUNCA entrar o Capel…não se compreende…

Mais um jogo a dominar, muito consentido pelo adversário, mas novamente a inoperancia de conseguir traduzir o dominio em golos. Resmas de cruzamentos para as mãos do redes ou dos defesas centrais que além de serem fortes nesse capitulo, estavam sempre em superioridade numérica. Se houve uma fase na época que encantavamos com o pendor e criatividade ofensiva, essa fase desapareceu. Equilibrou-se a equipa, dando mais atenção aos excessivos erros defensivos mas perdeu-se o ataque.
Mostramos ontem que podiamos competir de igual para igual (esquecendo as deferenças de orçamentos) dentro do campo. Faltou aquela ansia de querer ganhar. Viu-se a preparação mental dos jogadores adversários. Andaram a pastelar grande parte do tempo à espera que um erro ou um lançe feliz desse o tal golinho para encavar o Sporting. Após se verem em desvantagem, tanto o chiclas como a equipa transformaram-se e o Sporting que até à altura era dominador, tornaram-se dominados e com a manta a andar de um lado para o outro para tapar buracos. Tudo seria mais fácil se durante os 90 minutos não andasem a pastelar à jogar o jogo que convinha ao Benfica. As substituições tardaram. Uma equipa que está a sete pontos, a jogar em casa, perante os adeptos, tem a obrigação de tentar mais. Se a táctica inicial não está a romper a defensiva contrária, tem que se atempadamente alterar a forma de jogar e criar dificuldades novas ao adversário. Marco Silva ficou à espera. É o único erro que lhe aponto.

O trabalho do Marco Silva neste jogo tem de ser dividido pelas duas partes.

Se por um lado acho que teve uma excelente abordagem inicial ao jogo, apostando num jogo mais fechado e mais à espera de ver como o adversário se ia comportar do que propriamente entrar à bruta (o que poderia ter sido fatal neste jogo dadas a abordagem manhosa ao jogo por parte do jorgum). Conseguimos anular por completo o Benfica, apesar de também não termos feito grande coisa. Mas era importante segurar o jogo na 1ª parte para se dissipar o nervosismo e para testar o adversário (alguns podem dizer que não era preciso 45 minutos para perceber que o benfica só queria o empate, bastava ver o 11 inicial - mas são opiniões e cada um tem a sua).

Na 2ª parte esteve péssimo, horrível, é que não consigo encontrar palavras. Foi de uma pequenez tremenda. Nós somos o Sporting Clube de Portugal e sabiamos que só a vitória nos poderia colocar de novo na luta pelo título. Tinhamos obrigatoriamente que arriscar, mas mantemos a mesma toada do toca e foge. Apareciam 2 jogadores a atacar cruzamentos na área (também continuo sem perceber o porquê de jogar para o Montero como se lá estivesse o Slimani). O João Mário raramente aparecia em zonas de finalização. Estavamos mais preocupados em não sofrer do que em marcar, e o golo acaba por chegar num lance fortuito numa situação que poderia ter sido repetida até à exaustão durante o jogo. Os jogadores que o Benfica apresentou ontem eram tão mediocres que o Montero por 3 vezes conseguiu roubar a bola ao Jardel a aparecer por trás dele. O AA e o Samaris então são sofríveis. Dificilmente nos próximos tempos vamos ter a possibilidade de defrontar um Benfica em nossa casa tão medíocre como o de ontem - tirando o Luisão e no limite Jonas, nenhum daqueles jogadores tinha lugar na nossa equipa titular. Fomos pouco ambiciosos, porque se tinhamos pressionado mais a saida de bola na 2ª parte os golos tinham surgido mais cedo porque os erros iam acumular-se. Chegava a dar pena ver o Montero sozinho a pressionar os 2 centrais e o lateral. E estes mesmo assim conseguiam falhar. O Nani sempre que apertava com o Maxi fazia dele uma cabaça. O Eliseu se o Carrillo tinha apostado mais na sua finta longa e velocidade tinha-o partido vezes em conta, ainda para mais com um diz que é uma espécie de extremo do lado dele (Alan Jonas). Mas para quê, se depois não havia linhas de passe? Não havia jogadores para criar oportunidades? Só começámos a criar real perigo quando aos 50 e tal minutos o Marco Silva (ou o próprio Cedric) perceberam que o Alan Jonas é uma nulidade completa e o Cédric pode subir no terreno à vontade sem grandes preocupações. E depois entrou o Talisca, que conseguiu ser ainda pior que o Alan Jonas. A precisarmos de ganhar e só aos 75 minutos é que entra o Mané, para o lugar do Carrillo que estava a começar a ganhar alguma confiança, quando eu nem nos meus piores sonhos imaginei que a nossa solução para ganhar fosse trocar um extremo por outro extremo. E a culminar, mais um golo sofrido no último minuto (é o 5º esta época já, acho). É a nossa forma de jogar, diram alguns. É a falta de jogadores de 10 milhões, dirão outros. Pois, eu acho que após tanto tempo de treino é inadmissível os nossos jogadores não conseguirem segurar o caralho da bola no pé nestas situações. Partir o jogo é meio caminho andado para situações destas. Incrível como até um Belenenses ou o Paços de Ferreira conseguem fazê-lo eficazmente e nós não.
Faltou ambição ao treinador. Nesta situação tinha de ser mais ambicioso e arriscar. Porque para nós tanto nos fazia o empate como a derrota. A única hipotese de o resto da época não ser para cumprir calendário era ganhar hoje. E ao longo do jogo sempre nos mostrámos satisfeitos com o empate.

Repito: NUNCA mais vamos ter a possibilidade de jogar numa situação de desnível tão grande a nosso favor contra o Benfica. E desperdiçámos uma oportunidade única de lhes aplicar uma lição de futebol daquelas. E pelo caminho hipotecámos qualquer centelha de esperança para este campeonato.

E por fim: METE A JOGAR O RYAN GAULD CARALHO!!!

Da forma que estava este jogo, com um verdadeiro “10” tenho a certeza que a história seria outra. Mas pronto. Como diria o Mourinho, falta “balls” ao treinador para apostar num miudo de 19 anos que tem tanta qualidade que era a 100% uma aposta ganha.

Mas foi preciso chegar a Janeiro para perceber que o pé esquerdo do Tobias vale mais que o Mauricio e Sar juntos (btw, jogão ontem!). portanto, baby steps…

Reavstone,

Concordo com a tua análise, mas a verdade é que o futebol é uma cena do caraças, já viste que, mesmo com o Marco a não optar por fazer outro tipo de alterações (tb acho que o Mané devia ter entrado para o lugar do Adrien - e mais cedo), a verdade é que tivemos tudo para ganhar o jogo.

E só não o conseguimos por duas razões:

1.ª burrice em não conseguir segurar a bola/queimar tempo.
2.ª estarmos frente à equipa mais cagada que existe…

Situações completamente diferentes.
O sporting perder pontos na fase final do jogo tem sido recorrente. Já perdi a conta aos jogos em que aconteceu.
Agora em vez de apresentares um caso isolado, diz-me la onde é que ao chelsea aconteceu o mesmo.

Ainda agora é que vi o lance melhor, do golo do Benfica, e é impressionante…

O Capel alivia, o tipo do Benfica bate a bola de costas para a nossa baliza e 4 (quatro!) dos nossos jogadores continuam a correr em frente, como se ainda estivessem a atacar, como se ainda tivéssemos a posse de bola!

4 :arrow: Quatro!

Dentro da área estamos 1v1, sendo que o Benfica tem 2 jogadores para uma segunda bola (Jardel + 1), enquanto nós só temos um (William), que mesmo assim reage a passo, defendendo com os olhos…

Que infantilidade tremenda. Duma equipa de 10 jogadores de campo, 5 simplesmente abdicaram de defender no último lance do encontro.

Isto é completamente inaceitável.

[hr]

Acho que vou precisar dum bocado de aguarrás para me purificar… :mrgreen:

Marco Silva não é o melhor treinador do mundo, nem o pior. É um treinador que tem que crescer e aprender. Cometeu alguns erros, e ontem não foi excepção. Na substituição erra, não por causa da substituição, mas pelo seu timming. Capel por Nani não está certa nem errada. Era uma substituição que lhe fazia sentido. Por Capel já ter aquecido, por estar pronto a entrar. Não foi por Capel que sofremos o golo. Teria Sarr ou Rosel evitado o golo? Duvido muito. Mas futurologia do passado não é a minha praia. Posso estar enganado.

Mesmo as substituições tardias, durante o jogo defendi que era necessário mexer, mas quando me perguntavam o que faria, não soube responder. Trocar Adrien ou João Mário por Tanaka? E se perdessemos o meio campo, a culpa era de quem? Montero por Tanaka e JME por Mané? acrescentaria assim tanto? retirar Cedric, William Carvalho? Jefferson por um extremo? Nesse caso o golo não existiria.

E quem diz que manteve as substituições, independentemente de estarmos a ganhar ou empatados, há alguma certeza disso? Sabem quem é que o MS iria tirar para lançar Tanaka e Capel?

Já houve momentos em que não gostei do trabalho de Marco Silva. este não foi um deles. Fez o que pode com as armas que tinha.

Agora, começar já a preparar o jogo com o Belém.

Criticar a equipa por sofrer um golo conseguido com jogadores em fora de jogo, em que a bola é jogada pelo menos uma vez com a mão é quase surreal.

Esquece. Há que descarregar em alguém. :inde:

Pois viste agora, eu comecei logo aso berros na altura. Aquela porcaria é inadmissível. Um jogador alivia, perde e corre em frente, quando deveria estar a ajudar a fechar o flanco. Não em venham com cansaço, tinha acabado de entrar. Se os outros estavam cansados, ele não. Duvido que o Nani fizesse aquela trampa.

Depois disso, é superioridade numérica no lance por parte do adversário desesperado. O treinador adversário pode vir com as trampa que quiser sobre como meteu a equipa a jogar após o golo e tal, que aquela situação fomos nós que lha demos. O meio-campo deveria ter sido reforçado, o William deveria ter ficado mais fixo, a menos que a ideia fosse o “centrem, que a gente corta” (provavelmente o mais arriscado de tudo).

Não entendo as criticas ao MS.

O Sporting fez um jogo de grande maturidade. Foi um partida para homens de barba rija, e os nossos miudos mostraram enorme raça. O Benfica fez zero. Aos 80 minutos não tinha cantos, nem remates efectuados à nossa baliza.

O MS preparou bem o jogo, e reduziu o Benfica a nada. Aquele empate resulta de uma acaso e não teve nada que ver com táctica ou substituições. Repito nada.

Temos equipa e temos treinador. Não temos de ter medo do futuro.

Por aquilo que disseste dum jogador em específico, imaginei logo que alguma coisa me tinha escapado. Mas admito, depois do modo como sofremos o golo, o pouco apetite que tinha usei-o para jantar e evitei ver resumos e análises ao jogo.

Mas vi o teu post e fui procurar. É demasiada gente à boleia naquele lance, simplesmente demasiado. Mas admito que estou fartinho das borlas que andam a dar ao gajo, que joga sempre mesmo quando já não joga um peido há meses.

Se não o conseguem negociar, não vale a pena andar a dar-lhe umas abébias quando ele não faz o suficiente para as merecer…

Subscrevo @Nuno :great:

Parece-me que a equipa vive muito do talento dos jogadores ( Nani e Carrillo, os principais). Quando não há nem um nem outro, é um total marasmo de ideias... é preciso mais, Marco...

Isto é realmente o mais preocupante.
É como se o treinador andasse um pouco perdido no meio disto tudo, insistiu no André Martins, até um acaso ( ausencia forçada) o obrigasse a por o Joao, insistiu no Sarr até um acaso (ausencia forçada) o obrigasse a por o Paulo, o caso de Tanaka nem sei o que pensar sera falta de coragem ou ele acha Montero mais eficaz? Em todo o caso parece-me que o racio minutos jogados-golos/assistencias ja merecia outra coisa.
Repete os mesmos erros, Maribor, schalke, benfica, como se não tivesse percebido porque perdemos esses pontos. As bolas paradas ( tirando o jogo do braga) são geralmente uma nulidade. Ele parece avançar ao sabor do acaso, em vez de provocar os acontecimentos.
E para azar nossa do outro lado estava um treinador, que aprendeu muiiiito com os proprios erros! Fez o jogo que lhe competia, as substituiçoes que devia e acabou por merecer a sorte que teve.
Enfim,pro ano ha mais… agora é concentrar na taça, no segundo lugar, e na LE.

:arrow: :arrow:

Mais uma vez (e para variar) uma excelente análise Nuno :great:

Eu vejo aqui malta a comentar o que as lamparina (nao) fizeram como mérito do Sporting. Não houve mérito nenhum n do Sporting, nem do Marco. Aliás, se houve foi uma lição do Jasus ao Marco. Só interrompida por um caramelo do Jefferson.
Os orcs abdicaram de atacar. Ponto. Porque quando queriam, chegavam lá. Confortávelmente.
Não foi por nós. Foi pelo Jasus. Que percebe do que faz, e sabia qual a melhor maneira de dar a volta a este Sporting básico do Marco.

Percebia se olhasse para as estatísticas, que muitos adoram puxar quando convém, e ver Sporting 15 remates, 10 a baliza. Benfas 1 remate.
Agora andar a passear a bola in consequentemente como é apanágio para mim não é ter mérito, ser competente e/ou ficar orgulhoso.

Fodasse do outro lado estava o André Naojogaumapeida. E a MC. E mesmo assim chegou para o nosso meio campo.

O Marco quis mostrar que queria ganhar a partida, quando acordou da sorna.

Depois de olhar para os 11 de ambos os lados. E depois do jogo acabar. Não há desculpa para não ter ganho por uma diferença de 2 golos.

Ps. Espero que com este jogo tenha aprendido a não voltar a colocar AM, ou JM naquela posição. E se o fizer que treine com eles outras valências. Tipo rematar a baliza…coisa pouca.

As bolas paradas são uma nulidade?

Então vamos a factos:

Schalke fora-marcámos 1 golo de canto
Maritimo-Marcámos 1 golo de canto
Schalke-Marcámos 1 golo num livre lateral
Vizela-1 golo de canto e 1 de livre lateral
Nacional-1 golo de canto
Famalicão-1 golo de canto
Braga-1 golo de livre directo
Arouca-1 golo de canto

Portanto mesmo sendo “fracos nas bolas paradas” temos 9 golos marcados nesse tipo de lances,deve ser pouco…

Ele sabe tanto que não lhe ganhou um unico jogo…