Treinador sem qualquer CV apresentável. Sem Títulos. Sem experiencia ao mais alto nível. Olho para o CV dele, e faz-me lembrar o CV do Luis Castro depois de treinar o Porto, quando substituiu o Lopatego. Carreira nas camadas jovens, e 6 meses de experiencia ao mais alto nível.
Pedir resultados para este ano, é para esquecer. É estrangeiro. Nunca teve qualquer tipo de ligação a Portugal, e vai cair de paraquedas no tugão. Primeiro que se adapte a este lamaçal, vai ter que comer muita sopinha ainda.
Bas Dost vai ser fundamental neste processo de adaptação. Á língua, ao Sporting e ao Futebol Português. Vai ser o “treinador” dentro de campo.
É uma aposta corajosa, mas de alto risco de Frederico Varandas. Está a meter a cabeça no cepo por este desconhecido Holandês. É o treinador dele escolhido por ele. A partir de agora, não há Pé Zero como desculpa. Os sócios vão começar a cobrar.
Varandas tem de reforçar o plantel. Há varias lacunas no plantel e jogadores em Sub Rendimento.
Objetivos para este ano… Tentar ficar nos 2 primeiros lugares, e obter a classificação para a Champions. Mas para isso vai ser preciso reforçar o plantel. O Porto está forte. O Braga está forte também, e não tem o peso das competições Europeias. O Benfica também tem jogadores para subir na talela.
[hr]
[hr]
Pese o “CAOS” que foram os últimos 6 meses de Sporting, Marcel Keiser vai herdar uma situação desportiva “positiva”:
Herda um Sporting próximo da liderança do tugão, e com 2 das deslocações mais complicadas já realizadas (Benfica e Braga)
Em jogo na TP e com uma eliminatória “acessível”.
Bem encaminhado para seguir em frente na Liga Europa.
Uma equipa “moralizada” pelo bom empate em Londres.
Tem 2 semanas sem competição para conhecer os cantos á casa.
Está nas mãos dele e de Varandas encaminharem um barco do qual tenho grandes expectativas para este ano. Surpreendam-me.
Ja escrevi noutro tópico que não conheço este treinador, por isso não vou aqui dizer que é bom ou mau. Vou-lhe desejar muita sorte e boas vindas.
É, seguramente, uma aposta arriscada, mas por isso também, corajosa. Se vai correr bem ou mal, só o futuro dirá.
O maior problema, na minha opinião, vai ser o tempo. Se queremos mudar a forma de jogar da equipa, para um futebol mais ofensivo e mais atractivo, isso vai demorar tempo. Ora, nenhum treinador do Sporting tem tempo… e no contexto actual, menos ainda.
Quanto ao resto da equipa técnica, têm sido falados dois nomes mais conhecidos (para mim) e muito interessantes: Patrick Greveraars e Piet Hamberg. Vamos ver o que se confirma.
Gosto MUITO da ideia de se contratar um treinador inserido numa estratégia, 1º definir o perfil e depois encontrar um treinador que se enquadre no mesmo.
Gosto do “suposto” perfil do treinador, não o conheço e avalio o perfil com base no que leio sobre ele.
Não Gosto, ou melhor, desconfio do nome pelo seu “curto” currículo como treinador e muito má experiência recente no Ajax.
Também considero nomes muito interessantes. Sou igualmente favorável que o Tiago Fernandes não fique na equipa técnica. Percebo que se queira um adjunto que já conheça o grupo, mas tenho medo que ele mine o trabalho do treinador. Gosto da pessoa Nelson Pereira, mas tenho reservas sobre a sua capacidade como treinador de guarda redes. Nomes que já vi sugeridos no fórum para este posto e que me agradavam seriam o Will Coort ou o Jorge Vidal. Não sei quem sugeria para observador dos adversários, mas esse poderia ser o elemento que ajuda a mitigar o desconhecimento aparente que o Keizer terá do nosso campeonato, pelo que a sua escolha será muito importante. Não esquecer o preparador físico, peça fulcral na capacidade dos jogadores interpretarem aspectos do jogo como a pressão alta.
O nome Marcel Keizer não me dizia nada. Só depois de ser falado como possibilidade é que percebi que ele existia. O Varandas, com uma aposta destas, arrisca muito. Quer o futuro desportivo da equipa, quer o próprio lugar. Pressuponho que esta escolha seja uma aposta declarada na nossa Academia, até a julgar pelos possível escolha de Patrick Greveraars e Piet Hamberg para a equipa técnica. Se assim for, a reestruturação dos diversos departamentos afectos ao futebol ainda não acabou. Se esta mudança significar uma visão clara, um caminho bem definido, com objectivos palpáveis a nível desportivo, com evolução da nossa forma de jogar, com aproveitamento do talento da Academia, terei paciência para esperar pelo final do contrato para ver se ganhamos o campeonato ou estamos em condições de o ganhar. Mas para essa “paciência”, terão que haver sinais claros de evolução, quer dentro das 4 linhas, quer no funcionamento da Academia e a sua articulação com a equipa A. Esperemos as cenas dos próximos capítulos.
PS - Percebo as reservas e contestação pela escolha. Poucos ou nenhum nomes serão consensuais. Este, nesta fase, não está sequer perto de o ser. Esperemos que, para bem do nosso clube, a cada semana que passe, se torne mais consensual esta escolha.
Obviamente que não é um nome que entusiasme ninguém. Sem palmarés, com pouquíssima experiência na orientação de séniores, a aterrar de chofre com a época em curso e num campeonato onde há muitos anos nenhum estrangeiro se dá bem… Diria que tem tudo para correr mal.
Resta-me acreditar que quem o escolheu sabe o que está a fazer - e que não vai vacilar quando os assobios da bancada chegarem.
É uma aposta pessoal do nosso presidente baseada numa ideia sua daquilo que quer para o futebol do Sporting.
Tenho expectativas de finalmente, passados mais de dois anos, voltar a ver bom futebol por aqui.
Tenho também expectativas de ver o Sporting sofrer muitos e parvos golos.
Só espero que este treinador consiga meter aqueles mimados todos na linha, ou não vai durar muito.