Diria que a comunicação é consistente naquilo que deve ser consistente. Temos conteúdo dinâmico, interativo, e que até consegue chegar a vários targets. Temos comunicação personalizado para cada um dos canais trabalhados, e sabemos mais ou menos atuar em todos.
Começamos a olhar para o que se faz lá fora e trazer cá para dentro. O YouTube tem sofrido um crescimento ridículo, e o Instagram idem aspas. Há 3/4 anos tínhamos 700k, já vamos com 1.2M.
Apesar disto, continuo a achar que a qualidade dos conteúdos, nomeadamente ao nível visual, pode e deve aumentar. Ainda não estamos ao nível de alguns clubes nesses aspetos, aliás, em termos de audiovisuais, o próprio Braga faz conteúdo que eu ainda não vi o Sporting fazer.
Sinto também que apesar de imenso conteúdo criativo, as vezes falta aquele pequeno rasgo. Mas temos melhorado montanhas nisso. Não me posso queixar. Provavelmente ainda não temos também capacidade para produzir in-House tudo o que queremos.
Os rivais investiram primeiro que nos na modernização dos seus canais de comunicação. E nem só de redes sociais se fazem esses.
O Benfica por exemplo tem um website atrativo, funcional, moderno. O nosso, apesar de para la caminhar, ainda não consegue ser o que eu acho que o Sporting merece ter. A loja associada ao site ainda é um trabalho em progresso também.
Somos um clube sem aplicação móvel. Apesar de existir cada vez mais uma resistência às aplicações e às descargas das mesmas, acho que é algo que deve ser feito. No máximo, a criação de uma webapp.
Devemos começar a olhar para as redes emergentes (ou já estabelecidas diria eu). TikTok por exemplo. A geração jovem (que o Sporting neste momento não tendo estatísticas para comprovar precisa de captar pois é onde tem shortage) é onde anda, sendo que esses vídeos até são muitas vezes, dependendo da sua “viralizaçao” muitas vezes transportadas para outras redes e propagam a visualização - integração com os reels do Instagram.
A nossa comunicação mais corporativa/empresarial - nomeadamente para os sócios - tem que ser melhor trabalhada. Temos múltiplos erros dados em material, muitas vezes importante, postado no website em forma de comunicados, etc, sendo que a forma como intercedemos perante os media e também a nossa transparência é muitas vezes insuficiente.
Temos muito a melhorar.