Marca Carlsberg à margem da polémica, defende especialista
A polémica sobre a Taça da Liga, patrocinada pela Carlsberg, não deve influenciar o retorno da “sponsorização” da cervejeira, defendeu hoje Carlos Liz, especialista em marketing e director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME). Na conferência Sports Marketing 09, organizada hoje no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Carlos Liz considerou que os adeptos separam bem o valor da marca das habituais polémicas em torno do futebol. “Em tese, as pessoas separam muito bem as características próprias do futebol do valor da marca. A Carlsberg tem tanta história que não passa pela cabeça de ninguém misturar as coisas”, disse o marketeer. Autor do estudo “O Futebol, as marcas e os adeptos”, Liz considerou que, apesar do futebol ser um desporto “totalmente imprevisível”, as marcas mantêm a aposta no patrocínio da modalidade. “Só estão no futebol marcas poderosas, que estão há muito tempo no mercado e são apreciadas. Por isso, em tese, creio que a Carslberg não sofrerá qualquer contaminação negativa por isso (a polémica em torno da final da Taça da Liga). Não deve haver contaminação negativa”, concluiu. O Benfica conquistou sábado a Taça da Liga, ao vencer na final o Sporting por 3-2, no desempate por pontapés da marca da grande penalidade, às quais chegou (1-1) através de um golo apontado por Reyes, numa grande penalidade inexistente. O castigo máximo foi assinalado pelo árbitro Lucílio Baptista, que foi e continua a ser muito criticado pelos dirigentes do Sporting, que, entre outras coisas, decidiu abandonar a direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Vamos mostrar-lhes que não é bem assim. vamos boicotar a Carlsberg, mudar para a Heineken, ou outras. Mas vamos deixar de comprar a Carlsberg, para lhes mostrar que não se devem aliar à corrupção que vinga no futebol.
Vamos mostrar-lhes que o Sporting ainda tem muita força.
Para mim, Lucílio não era o árbitro certo para aquele jogo. E se lhe pediram ou disseram para evitar cartões, para tentar fazer da final uma festa bonita, só posso perguntar de quem foi essa linda ideia. Porque dum árbitro duvido que tenha sido, eles sabem que um espectáculo não se defende por não dar cartões, defende-se quando se deixa jogar quando estão a jogar, e se impõe ordem e disciplina quando não estão. E logo aos 2 minutos viu-se que não estavam. E ele deixou jogar, e foi a vergonha que se viu.
Se essa ordem veio por interesses extra-futebol (e não me admirava), acho que sim, boicote à Carlsberg. Provavelmente a pior taça da liga de sempre…
O melhor boicote que podemos fazer é apresentar a equipa que jogou p.ex., a liga Intercalar esta época com juniores e um ou outro “encostado”.
Por exemplo, Veloso seria um bom jogador a apresentar na T. Liga da próxima época.
Bom era a própria Carlsberg abandonar o patrocinio da taça da liga e mudar-se para a camisola do SPORTING, gosto de patrocinios verde e brancos ou com Leões
Mandem lá uns mails para eles pensarem nisso, era um dois em um Brutal, pois entrava dinheiro do nosso lado e saia da liga (chulos)