É assim, o Pedro Mendes, joga a trinco, porque foi “arrastado” para essa posição, porque a posição de origem dele é a de médio centro puro, ou seja, um médio de contenção, que tanto ataca como defende. Um chamado box-to-box. No Porto ele cumpria essa função e no Guimarães também. Os dois jogam na mesma posição (embora o Manuel Fernandes tenha sido precisamente o contrário, ou seja, tenha começado como trinco e dadas as suas características, tenha avançado um pouco no terreno).
Eu, muito sinceramente, preferia o Manuel Fernandes e há vários motivos para isso.
Prefiro o Pedro Mendes… É mais defensivo, tem mais sentido posicional e é bastante experiente o que daria uma grande ajuda aos nossos jovens jogadores! Precisamos de experiência no meio de tantos jovens!!
Eu concordo contigo na questão da qualidade dos jogadores. O Manuel Fernandes é melhor jogador que o Pedro Mendes e oferece-nos mais soluções.
O problema é que o Sporting neste momento precisa muito mais de um 6 do que de um 8. Por isso acho que fazia mais sentido a contratação do Pedro Mendes por ter já rotinas naquele lugar, ao contrário do Manuel que é um jogador mais anárquico (mas com muito mais talento).
O único período em que o Pedro Mendes deu realmente nas vistas foi quando foi treinado pelo Mourinho, porque antes e depois disso não passou de um médio razoável que é na minha opinião claramente inferior a Veloso ou Moutinho.
No tempo do Mourinho também Postiga conseguiu jogar bem e depois foi o que se viu, independentemente do treinador e do clube… acho que isto deveria fazer despoletar umas quantas luzinhas de aviso. :whistle:
Exactamente. Vão buscar o miúdo ao leiria e não se ponham a inventar. Ficamos com a posição de trinco mais salvaguardada e apliquem o esforço financeiro num central de categoria.
No jogo da selecção contra a Hungria não inventou e fez muito bem o papel dele. Acho que não é só no porto que jogou bem. No Tottenham e no Rangers também o fez sempre bem!!! É certinho, não é jogador de jogar um jogo a 5 e outro a 9… É um jogador que anda sempre na margem do 7.
Celsus, o Pedro Mendes na última época no Guimarães e que lhe valeu a transferência para o Porto era o patrão da equipa do Guimarães. E o homem jogava muito à bola, o jogo passava todinho por ele. Nessa época deu nas vistas e muito. Falava-se de ser potencialmente convocado para a selecção. E foi normal o investimento do FêCêPê nele, tal como se falava no interesse do Sporting e de outros clubes estrangeiros. No FêCêPê deu continuação ao seu jogo, tendo sido capitalizado por pertencer a uma super-equipa que acabou por ganhar muita coisa.
Ele onde jogou, à excepção do Tottenham (por razões estranhas, visto que os titulares do meio-campo tinham menos qualidade e o Mendes cada vez que jogava, fazia sempre boas exibições) e do FêCêPê (onde era titular, mas as estrelas eram outras como o Deco, Derlei, McCarthy), sempre foi considerado uma das traves-mestres da equipa. Foi assim no Felgueiras, no Guimarães, no Portsmouth, no Rangers, até mesmo no início da sua carreira em Londres (até à chegada do Martin Jol, se não me engano).
O Pedro Mendes foi uma trave-mestra em equipas de calibre médio, nunca de grande calibre, até porque o único que de facto se pode chamar de “grande”, ie, no Porto, era um jogador razoável, mas nada de especial.
A sua principal arma é a consistência das suas exibições (como o tig disse, joga com uma regularidade exibicional assinalável). Ora, para isso já lá temos um Moutinho e este, quando em forma, é melhor que o Pedro Mendes e as idades nem são comparáveis. O Veloso é também ele muitos furos acima do Pedro Mendes, então em potencial nem se fala, só que não é tão regular e consistente.
Eu não tenho nada contra o jogador e até acho que o ser “certinho” é uma qualidade importante na posição de trinco e que provavelmente faria melhor o lugar que Adrien, mas estamos a falar de alguém já com 30 anos, que não vai ser melhor do que aquilo que já foi ou é e que no momento actual só fez ainda 4 ou 5 jogos esta época devido a uma lesão que o afastou por 2 meses até há bem pouco tempo… epá, desculpem lá, mas isto cheira tudo a Paredes! ???
Em certo aspecto até concordo com o Paracelsus mas julgo que alguém experiente e português seria muito bom para o ADrien. A experiência e alguns dos truques que lhe seriam transmitidos seriam óptimos e muito bem vindos! O Manuel Fernandes tenho receio que destabilize mas como seria apenas meia época duvido que isso acontecesse. Mas entre os dois preferia o Pedro Mendes apenas pelo factor do Sporting precisar de experiência e alguem que dê segurança na posição de trinco!
Que venha o Manuel Fernandes que, num meio-campo trabalhador como o do Sporting, tem tudo para vingar. O MF no Benfica era obrigado a defender (jogava várias vezes a médio-defensivo), no Sporting, ele tem margem para participar mais nas acções ofensivas e desferir aquele excelente e fortíssimo remate.
Prefiro o M.Fernandes, mas apenas emprestado, pois o seu ordenado deve ser elevadíssimo e o preço do seu passe também.
Vou dizer algo,posso estar a ser injusto, mas sem ter consultado estatísticas do jogador, a ideia que tenho dele é que rara é a época em que não se lesiona com alguma gravidade.Fico um pouco de pé atrás com jogadores propensos a lesões. Agora, estando em forma, é um óptimo jogador, com a vantagem de ter um bom remate, excelente poder de choque, dinâmico sem medo de ter a bola, além disso têm outra característica que admiro muito num jogador, RAÇA.
Quanto ao P.Mendes, sou sincero quando jogava em Portugal nunca me despertou a atenção, achei que era um médio trabalhador mas nada de extraordinário. Ultimamente, vi os seus jogos pela selecção e gostei, foi dos melhores jogadores…mas penso que não é daqueles jogadores que faça a diferença e contagie a equipa. O factor idade também pesa. Comprar o passe por +/- 1,5 milhão e o vencimento durante o contrato, vai fazer dele um investimento mais forte do que aparenta.
Se não me engano o ordenado do M.fernandes deveria rondar o 600mil euros por 6 meses…ou seja 100 mil por mês!
Atenção que ele ainda ontem disse que não se importava de voltar ao Benfica e até lhes dava prioridade…apesar de ser muito difícil nesta altura…ele anda a ver é se alguém o agarra. ;D
Prefiro o P.Mendes,joga mais simples,não inventa e tem mais cuidados defensivos em relação ao M.Fernandes.E a ideia de ter um jogador por empréstimo e ao fim de 6 meses vê-lo ir-se embora também não me agrada.
Qualquer um deles será uma mais valia enorme ao nosso meio-campo,só espero é que venha(m) mesmo
Boa tarde pessoal…
Como em comentarios anteriores falta menos de uma semana para fechar esta janela de transferências e acredito sinceramente que das duas uma ou não virá nenhum jogador contratado mais ou virá apenas o André Santos para completar a posição de Médio Defensivo.
Sou da opinião que nesta altura e como as coisas nos estão a correr desportivamente, emprestimos de jogadores só com opção de compra ou compra de 50% de passe dos mesmos