[i]Nao acho que lhe fique bem esta postura de vitima, mas tamben nao penso que seja por culpa propria. Nao sei o que voces acham da maneira que ele tem de se exprimir falando da si como se fosse de outra pessoa. O Ricardo isto, o Ricardo aquilo, o Ricardo… Esta maneira de falar expoe o mau estado psiscologico que atravessa. Falando de si proprio como se se tratasse de outrem da a crer que esta desligado da realidade (Nao tem a minima confianca em si proprio).
Ja faz algum tempo que eu tinha falado da importancia do aspecto psicologico e do seu impacto positivo ou negativo, e neste caso, negativo, no desempenho dos jogadores.
Partindo deste principio e estando convicto que o Ricardo sofre de despersonalização / desrealização resultante duma depressao e dum estado de ansiedade (a pressao exercida pelo caso Baia), nao o posso criticar tao severamente como alguns aqui o fizeram. Para mim ele esta doente e precisa de ajuda.
Fica aqui a definicao do mal, que no meu ver, esta a minar a vida do nosso guarda-redes.[/i]
A desrealização é a alteração da sensação a respeito de si próprio, enquanto a despersonalização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. Contudo ambas podem acontecer simultaneamente. A classificação norte-americana não distingue mais a desrealização da despersonalização, encarando-as como o mesmo problema.
Contrariamente ao que o nome pode sugerir, a despersonalização não trata de um distúrbio de perda da personalidade: este problema inclusive não tem nenhuma relação com qualquer aspecto da personalidade normal ou patológica.
O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. O indivíduo que experimenta a despersonalização tem a impressão de estar num mundo fictício, irreal mas a convicção da realidade não se altera. A desrealização é uma sensação e não uma alteração do pensamento como acontece nas psicoses onde o indivíduo não diferencia realidade da “fantasia”. Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real. É comum a sensação de ser o observador de si próprio e até sentir o “movimento” de saída de dentro do próprio corpo de onde se observa a si mesmo de um lugar de fora do próprio corpo.A ocorrência eventual das sensações de despersonalização ou desrealização é comum. Algumas estatísticas falam que aproximadamente 70% da população em geral já experimentou alguma vez esses sintomas, não podendo se constituir num transtorno enquanto ocorrência esporádica. Porém se acontece continuamente ou com freqüência proporcionando significativo sofrimento, passa a ser considerado um transtorno. A severidade pode chegar a um nível de intensidade tal que o paciente deseja morrer a continuar vivendo.
O diagnóstico desse transtorno dissociativo só pode ser feito se outros transtornos foram descartados como as síndromes psicóticas, estados de depressão ou ansiedade, especialmente o pânico. Nessas situações as despersonalizações e desrealizações são comuns constituindo-se num sintoma e não num transtorno à parte.
[i]Nao sou medico nenhum, mas passei por momentos dificeis que me levaram a consultar e a seguir terapias comportamentais e cognitivas durante longos anos. Nao foi facil para mim mas tive a oportunidade de passar muito tempo a pesquisar sobre o mal do seculo XXI e compreender a importancia duma boa saude mental. Uma mente sa num corpo sao e vital para que o rendimento professional seja o melhor. O bem estar futuro dele nao passara com certeza pela mudanca de campeonato e ate pode accentuar o seu mau estar (Um fobico que tenta fugir da causa principal da sua fobia). Acho realmente que a unica coisa que lhe pode trazer a paz interior e uma conversa com o principal factor de ansiedade, o Vitor Baia.
Peco desde ja desculpa aos que acharem isto estranho mas assim como eu nao posso afirmar a 100%, embora esteja convicto a 100%, que e deste mal que o Ricardo sofre, tamben voces nao podem afirmar que nao o e.[/i]