Mais um desabafo...

Já cheira mal esta já mais que gasta postura de «somos uns desgraçadinhos» ou «não temos dinheiro para grandes loucuras», já começa a enervar o mais pacato dos santos (sportinguista, bem visto).

Enerva, não porque tenhamos nós «meros» sócios ou simpatizantes (esse bando de «chatarrões» que de acordo com alguns conceituados dirigentes leoninos, está a mais na estrutura do clube) o capricho de pedir o que é incomportável ou de exigir o que é inexigível, mas sim pelo simples facto de olharmos todos para o lado e para cima e ficarmos assim como que… incrédulos. Dois dos principais avançados do futebol cá do burgo (Marcel e Adriano) escapam-nos por entre os dedos. O primeiro, ao que consta, vai para os merdosos e creio nunca ter sido sequer sondado por ninguém do Sporting; o segundo foi hipótese, mas ao que tudo indica, está a caminho do Porto. Nem sequer está em causa a valia de qualquer um desses avançados – até poderiam ser autênticos flops no Sporting - mas tão somente a inépcia de quem dirige o meu clube, verdadeiras andorinhas de fatinho engomado e sapatinhos envernizados, incapazes de se movimentarem nos meandros do mundo das transferências. Já lá vai o tempo em que jogadores dados como certos nos merdosos ou no Porto, vinham parar a Alvalade.

Só existem 2 formas de contratar bons jogadores: ou há dinheiro e se contratam os que têm nome no mercado, ou não há dinheiro e terá de haver ao serviço do clube gente competente e capaz que conheça os principais campeonatos por esse mundo fora, de modo a poder descobrir verdadeiras «pérolas» escondidas, muitas delas ainda em idade de mamar, mas que demonstrem qualidades inatas para a prática do futebol. Infelizmente, no Sporting, não existe nem uma coisa, nem outra e parece estar tudo há espera do milagre do nascimento de Quaresmas e Ronaldos todos os anos, não para brilharem nos relvados, obviamente, mas para… serem vendidos. Não me venham cá com a «treta» de que os jogadores brasileiros, argentinos, africanos, da Europa de leste, etc., que jogam em alguns dos campeonatos de menor expressão por essa Europa fora e não só e que depois são contratados pelos Reais, Juventus, Milões, Barças a peso de ouro, é tudo jogadores incomportáveis para a nossa bolsa; se estiverem atentos, constatarão que a esmagadora maioria deles, nem sequer 3 milhões de euros custaram aos clubes que os contrataram…

Voltando à questão inicial, já não há «pachorra» para aturar este constante derrotismo, esta permanente resignação. Já estou pelos cabelos com frases como «Não andamos a nadar em dinheiro» ou «Não sei onde eles vão arranjar o dinheiro para aquelas contratações», quando o que é facto é que os nossos rivais arranjam sempre dinheiro para tudo e mais alguma coisa, venha lá ele de onde vem. O Sporting é um clube que luta pelo título de campeão nacional de futebol (pelo menos, eu ainda quero acreditar que assim é) a par de mais 2 ou 3 clubes, mas deixou de ser o 2º clube em Portugal para passar a ser o 3º. Não podemos estar invariavelmente a seguir a via da «calimerização», da desigualdade de oportunidades, da teoria da conspiração, sob pena de continuarmos a «ver passar a Banda» e de qualquer dia passarmos de 3ºs para 5ºs ou 6ºs. Há que defender a todo o custo e com unhas e dentes os interesses do Sporting. Se os outros investem em situações financeiras semelhantes ou piores que a nossa, nós também o podemos fazer, senão, que se investigue e desmascare aquilo que poderá configurar um caso de concorrência desleal. Que se descubra de onde vem o dinheiro dos nossos rivais e que se denunciem essas situações fraudulentas; o que não podemos é continuar a curtir o nosso triste fado e malfadada sina, entregando ano após ano «o ouro ao bandido». Os anos passam, as épocas também e cada vez nos afundamos mais.

Os maus dirigentes não são apenas saloios e boçais que partem os vidros dos carros com garrafas de água mineral; esses para mim até são os menos perigosos porque mostram o que são e não escondem nada a ninguém. Os que me preocupam, são os cultos, de fatinho e gravata e que nos cantam a «canção do bandido» do projecto salvador, qual canto da sereia que nos embala de forma inapelável. Há algum tempo, quando aqui disse que não compreendia o que movia um homem como Roquette que não gosta nem nunca gostou de futebol, a proceder a tão drásticas mudanças no seio de um clube que vive de e para o desporto-rei, chegando mesmo a avançar a explicação de que havia interesses económico-financeiros por detrás do famoso projecto, ia caindo o Carmo e a Trindade. Mais tarde, quando voltei a chamar a atenção de todos os participantes para o por(maior) do apoio de José Roquette a Dias da Cunha, referindo que se fosse o projecto (o genuíno projecto) que estivesse em causa, a direcção de Dias da Cunha, de tão desastrosa que foi, jamais poderia receber os encómios de Roquette, havendo logo aí algo que não batia certo, parece que ninguém percebeu. Hoje, não tenho pudor algum em dizer que Roquette está muito longe de ser o «salvador da Pátria» como muitos o consideram e nem sequer os 2 campeonatos ganhos quando geria os destinos do clube servem de defesa ou atenuante; todos sabemos que esses 2 campeonatos se devem ao inconformismo de Luís Duque. Aliás, foi o próprio Roquette que confidenciou que esses 2 campeonatos, nem sequer estavam previstos no projecto, será que alguém se lembra disso?.. O que estava previsto, era sermos auto-suficientes em matéria de formação, atingirmos o passivo «0» no início do século, não sermos dependentes dos (in)êxitos do futebol, ganharmos 3 campeonatos em cada 5 épocas, etc., ou seja, tudo aquilo que ainda estamos à espera que aconteça.

Entretanto, novos dirigentes, precisam-se. Gente com sangue e ideias novas. Gente que não nos surpreenda com frases como «Não sei onde eles vão arranjar dinheiro para contratações» ou pior ainda: «Não entendo porque é que se dá tanta importância ao futebol neste clube». Como devem calcular, é frustrante tentar ensinar equações diferenciais a quem ainda anda a tentar perceber porque é que 2 mais 2 é igual a 4.

Este foi apenas um desabafo que pode muito bem durar até às próximas eleições porque como já havia referido, este não é o meu Sporting; o meu Sporting recomeçará a partir daí, espero eu… :!:

Tenho muitas duvidas que as eleicoes possam mudar alguma coisa.

A estrutura esta feita para nao haver abalos, mudam os homens que eles querem ,quando eles querem.
E com grande frustracao que eu vejo o meu Sporting nesta situacao.

Ja nao contam connosco como candidatos ao titulo!
Nao sei como ainda temos dirigentes que tem a coragem de atirar areia para os nossos olhos.Vamos ser Campeoes!!
Campeoes onde?
Nao e com a equipa que temos que possamos fazer frente aos nossos rivais.
Digo isto com uma grande magoa!

SCP Always, “entraste” na minha cabeça.
Se calhar, estás a ler os mesmos livros que eu.

Grande Post Always…

Dos melhores que tem aqui aparecido, brevemente vou-lhe dar uma audiência maior…

Tenho medo do que a Jade falou, que por mais vontade que os sócios tenham de mudar as coisas eles não deixem.

Aí não sei o que vai ser do nosso clube.

Essa é que é essa… :frowning: :cry:

Hoje, não tenho pudor algum em dizer que Roquette está muito longe de ser o «salvador da Pátria» como muitos o consideram e nem sequer os 2 campeonatos ganhos quando geria os destinos do clube servem de defesa ou atenuante; todos sabemos que esses 2 campeonatos se devem ao inconformismo de Luís Duque. Aliás, foi o próprio Roquette que confidenciou que esses 2 campeonatos, nem sequer estavam previstos no projecto, será que alguém se lembra disso?... O que estava previsto, era sermos auto-suficientes em matéria de formação, atingirmos o passivo «0» no início do século, não sermos dependentes dos (in)êxitos do futebol, ganharmos 3 campeonatos em cada 5 épocas, etc., ou seja, tudo aquilo que ainda estamos à espera que aconteça.

Tirando a parte sobre Luís Duque (que tenho quase a certeza não estava cá aquando do segundo campeonato, e que lançou dinheiro janela fora após o primeiro - o que ele fez não se designa de investimento, mas de dissipação), aqui está uma posição que não é muito popular, e que te vai valer umas observações do género “Se calhar preferias o Sousa Cintra”, estou de acordo. A generalidade dos dirigentes que passaram pelo Sporting têm aura de competentes e grandes financeiros, mas quase sempre encararam o Sporting como um “hobby”, quando não como uma chatice com duração tão curta quanto possível, a abandonar ao primeiro pretexto.

E deixo mais uma para me flamarem à vontade. O camionista é um burgesso e um mafioso, mas em termos de capacidade de motivação da massa associativa e mesmo em termos de gestão, apesar de ter a 4ª classe, deixa a milhas os nossos aristocráticos dirigentes.

E deixo mais uma para me flamarem à vontade. O camionista é um burgesso e um mafioso, mas em termos de capacidade de motivação da massa associativa e mesmo em termos de gestão, apesar de ter a 4ª classe, deixa a milhas os nossos aristocráticos dirigentes.

Tens fato a prova de fogo?.. :lol:

Ate concordo ao nivel da capacidade de motivacao, ele esta por natureza mais proximo do povao que a malta do fato e gravata, mas na gestao, acho que é melhor deixares que o gajo saia do poleiro para veres exactamente o resultado final de todos aqueles golpes de rins,se calhar nao é tanto capacidade mas outra coisa…

na gestao, acho que é melhor deixares que o gajo saia do poleiro para veres exactamente o resultado final de todos aqueles golpes de rins,se calhar nao é tanto capacidade mas outra coisa...

Eu bem sei que o camionista não faz milagres (só mesmo lampiões para pensarem que milhões nascem do zero) e que deve andar a fazer muita trafulhice com as contas. Agora compara por exemplo o sucesso da MediaMarkt (cujas instalações imagino estarem alugadas pelo Glórias, mas em que a renda deverá ser tanto mais alta quanto for a facturação) com o fracasso da Alvaláxia, e vês para onde estou a apontar.

E deixo mais uma para me flamarem à vontade. O camionista é um burgesso e um mafioso, mas em termos de capacidade de motivação da massa associativa e mesmo em termos de gestão, apesar de ter a 4ª classe, deixa a milhas os nossos aristocráticos dirigentes.

Tens fato a prova de fogo?.. :lol:

Ate concordo ao nivel da capacidade de motivacao, ele esta por natureza mais proximo do povao que a malta do fato e gravata, mas na gestao, acho que é melhor deixares que o gajo saia do poleiro para veres exactamente o resultado final de todos aqueles golpes de rins,se calhar nao é tanto capacidade mas outra coisa…

Pois é, o amigo Angel hoje acordou com impulsos suicidas… :lol:

Concordo com o Jmlima quando diz que o resultado final da gestão do Orelhas se verá no final. Mas atenção que o mesmo se aplica à gestão dos “bonitinhos” do Sporting, e segundo tenho sabido a factura do passivo também vai ser bastante pesada, maior do que o anunciado.

O que o Angel diz em matéria de mobilização é óbvio, assim como é óbvia a maior competência e à vontade do Orelhas em termos desportivos. E antes que me falem em credibilidade, também vos digo que, em termos de poder negocial e “peso” junto da banca (em particular o BES), vale mais meio LFV do que dez Dias da Cunhas ou Soares Francos.

...Agora compara por exemplo o sucesso da MediaMarkt ...

Nao conheco, por isso nem me posso pronunciar.

... E antes que me falem em credibilidade, também vos digo que, em termos de poder negocial e "peso" junto da banca (em particular o BES), vale mais meio LFV do que dez Dias da Cunhas ou Soares Francos.

Uma questao, o BES nao pertence a familia do Roquete?

  1. nem mais Always

100% de acordo!

E deixo mais uma para me flamarem à vontade. O camionista é um burgesso e um mafioso, mas em termos de capacidade de motivação da massa associativa e mesmo em termos de gestão, apesar de ter a 4ª classe, deixa a milhas os nossos aristocráticos dirigentes.

Uma vez alguém escreveu neste fórum que as reuniões do Orelhas com a banca eram um espectáculo (para os bancos :lol: ). Quanto à mobilização dos adeptos, é tudo populismo que espero nunca ver no futuro do Sporting (temos ali eleições à porta, veremos…).

Entre o que temos tido em Alvalade e o Orelhas, e sabendo o que sei hoje, não queria nenhum (óbvio, eu sei).

Será que o último presidente competente que tivemos foi João Rocha? isto quer dizer que se calhar não há mais ninguém com capacidade (eu diria vontade) de gerir o clube.

Tenho muitas duvidas que as eleicoes possam mudar alguma coisa.

A estrutura esta feita para nao haver abalos, mudam os homens que eles querem ,quando eles querem.
E com grande frustracao que eu vejo o meu Sporting nesta situacao.

Ja nao contam connosco como candidatos ao titulo!
Nao sei como ainda temos dirigentes que tem a coragem de atirar areia para os nossos olhos.Vamos ser Campeoes!!
Campeoes onde?
Nao e com a equipa que temos que possamos fazer frente aos nossos rivais.
Digo isto com uma grande magoa!

Mas tem de mudar. Temos todos de fazer força para que mude, dê lá por onde der, senão… :frowning:

Veiga e o orelhas não são gestores: são bandidos. Isto é claro.

Mas o que de facto me faz impressão é capacidade do Sporting não ter capacidade de descobrir bons jogadores baratos. Se Acdémica, Nacional o fazem, porque nós não conseguimos? Ou há gente a mamar comissões, ou então já somos tomados como ingénuos e apanhamos sempre a tarifa máxima…

... Se Acdémica, Nacional o fazem, porque nós não conseguimos? Ou há gente a mamar comissões, ou então já somos tomados como ingénuos e apanhamos sempre a tarifa máxima...

É obio que quando pos o nome de um grande no negocio o preco deve subir 100%… Mas os clubes pequenos tambem contrata muito mau jogador, ve bem quantos brasileiros passaram pelo nacional nos ultimos anos e quantos sairam acima da media… Aquilo é um entreposto onde os empresarios poem jogadores atras de jogadores a rodar, individuos que ninguem conhece para verem se ha um ou dois que pegam e que depois se vendem a um grande, um clube como o Sporting nao podia ter entrar nesse tipo de coisas em que a um dado momento os empresarios sao donos do clube pelo simples facto de que sao donos de mais de metade da equipa…

So assim por alto o plantel do nacional tinha no inicio da epoca:

11 brasileiros
11 Portugueses
2 Argentinos
1 Suico
1 espanhol

dos quais 13 eram jogadores novos, e no fim da epoca anterior sairam 16 jogadores dos quais 10 eram brasileiros, e quantas vedetas sairam desse lote? 0 , Adriano era o melhorzinho…

Caro Always,

sauda-se o teu regresso depois de uma ausência notada.

Pego neste teu parágrafo para tecer um comentário que me parece destacar outra componente, quiçá complementar, da tua teorização.

Já cheira mal esta já mais que gasta postura de «somos uns desgraçadinhos» ou «não temos dinheiro para grandes loucuras», já começa a enervar o mais pacato dos santos (sportinguista, bem visto).… :!:

De ha´muito que o Sporting tem vindo a denotar crescentes dificuldades em se movimentar no mercado, apesar de contar com os préstimos de uma grande carola como Cácá-mão-de-gelatina. O aumento da procura face à oferta de qualidade disponível têm tornado a contratação de jogadores, mais ou menso “conceituados” 8) , num campo de feroz batalhar, que só o engenho, arte, persistência e disponibilidade de tempo para trabalhar soluções inventivas pode ultrapassar com um mínimo de sucesso.
As dificuldades têm apresentado formas várias, sendo a redução do scope da pesquisa, e do campo de recrutamento, a que mais tem ocorrido, ultimamente. Esse afunilamento tem também como implicação a convergência perigosa de quase todos os negócios para as mãos de 2 ou 3 agentes/comissionistas, com tudo o que de suspicioso se possa levantar por trás desses negócios.

E é aqui que o ponto fulcral da minha análise se revela. Não sei se devido às crescentes dificuldades “enervarem” os nossos mui distintos e capazes gestores, como uma tarefa maçadora com que a muito custo há que lidar, opta-se invariavelmente pelo caminho e procedimento mais cómodo: o mexer e remexer dos contratos com os elementos que melhor representante dos seus interesses têm e que mais dificuldade podem apresentar na sua substituição qualitativa. Essa tem sido a regra, ficar-se com o que se tem, mesmo que indesejável. A contratação de alguém novo acarreta invariavelmente uma descida no nível global da equipa (espera-se o rendimento de Abel e Romagnoli embora em boa verdade esses nem devessem contar para esta análise já que são emprestados).
A teoria da economia de esforços, amplamente praticada pelos gestores da nossa SAD prevê que se faça tudo, hoje em dia, para esquecer afrontas e desmandos disciplinares porque mandar embora gajos de peso e contratar substitutos dá um trabalho lixado. Assim, Polga é convidado para renovar, apesar de todo um passado que se escusa de relembrar. Deivid, vai pelo mesmo caminho da premiação de uma atitude inqualificável com mais um reforço da sua posição no grupo.
Toda a contratação do Sporting, ou mesmo dispensas, conforme se pode ver pelos casos Barbosa, RJorge, Hugo e as novelas Beto, Silva, Pinilla e até mesmo Semedo, são casos de parto penoso, difícil e sangrento. A celeridade e poder de decisão, hoje um verdadeiro “must” na arte de chegar primeiro e comprar melhor é coisa que não consta na cartilha de negócios dos gestores leoninos.
Resta-nos, por isso, este arrastar de pés até ao último minuto do último dia do fecho das inscrições para saber, ao melhor estilo Orson Wells, qual o retumbante nome com que nos vão presentear… ou não!

O perigo vem, pois, deste “hábito” tornado postulado. Conforme costumo bastas vezes dizer, parafraseando Kant: “consciências habituadas são piores que consciências perversas”. Sacudamos, pois, o hábito, como o monge!!!

saudações leoninas para todos
um abraço especial ao Always

Mas o que de facto me faz impressão é capacidade do Sporting não ter capacidade de descobrir bons jogadores baratos. Se Acdémica, Nacional o fazem, porque nós não conseguimos? Ou há gente a mamar comissões, ou então já somos tomados como ingénuos e apanhamos sempre a tarifa máxima...

A mim também me faz impressão a pouca memória. O nome Liedson não te diz nada?

Os outros conseguem bons jogadores? Todos os anos devem-se estrear 100 novos jogadores desconhecidos na 1ª liga (5/6 por equipa), desses quantos realmente são bons? Agora há todo este “bruááá” com o avançado da Académica, contudo há 2 anos houve um exactamente igual com o Adriano do Nacional, qual a diferença entre um e o outro?