Eu penso que tal como o FLL todos nós gostaríamos que o Sporting contratasse não apenas um grande central mas também um avançado daqueles que entrassem de caras na equipa e que a tornassem mais forte e experiente de forma a dar-nos outras garantias especialmente na LC.
A questão que se põe é se o Sporting pode ou não chegar a jogadores desses
O que eu não posso é estar a criticar o despesismo que nos trouxe à situação financeira actual e depois pedir a contratação de grandes jogadores que se pagam muito caro
Até vou abstrair da questão do investimento acrescido para uma "grande equipa europeia" (notar que a única verba que o Sporting pagou a outro clube por um jogador neste defeso foram os 750 mil euros do Abel...).
Fico-me pela questão do “poder chegar” a determinados jogadores, e aqui, tal como o Mauras já disse, há uma diferença significativa entre o que é um “grande jogador” e um “jogador caro”.
Os grandes jogadores a preços razoáveis andam aí para quem os saiba encontrar. É uma questão de haver o engenho de descobrir onde eles estão e o olho para lhes detectar as qualidades antes que eles se tornem conhecidos e por isso caros.
Detenho-me em dois exemplos de bons jogadores que encaixariam no perfil de central que o Sporting precisava. O gigante Rachid Jaidi, capitão da selecção da Tunísia, foi descoberto no Esperance de Tunes pelo Bolton, que o trouxe a custo zero em 2004. E o Rozenhal, titular da selecção checa, foi contratado há um ano pelo PSG por pouco mais de 1,5 milhões de euros. Qualquer um deles era titular no Sporting de caras, e como eles outros haverá. É preciso é levantar o cu da cadeira e ir para o terreno observar, em vez de escolher a banha da cobra directamente do catálogo dos empresários.
Independentemente de questões financeiras, o que fica sem resposta é esta pergunta: onde é que está o central com experiência de LC que o Sporting considerava necessário quando contratou o Moisés?
Os grandes jogadores não são assim tantos e ainda por cima baratos então já estamos a falar de verdadeiros achados.
Por exemplo eu acho que se era para ir buscar um pé de milho como esse tunisino então mais vale apostar nos miúdos.
Eu acho que o Veloso e o Semedo têm qualidade, é verdade que são inexperientes mas se não jogarem não crescem nesse capítulo.
O Paulo Bento parece não gostar muito do Semedo, mas é evidente que confia no Veloso, vamos ver como ele se safa quando exposto a desafios mais exigentes.
Outra questão aqui colocada já foi explicada pelo próprio Paulo Bento, ou seja quando o Moisés foi descartado ele já tinha concluído que o Ronny era um jogador para contar e sendo assim com o Caneira também garantido considerou que já não era necessário outro central.
Estou certo que se fosse para contratar um central de grande classe, ele como todos nós recebê-lo-ia de braços abertos, mas como não é, o Caneira é um jogador com o mesmo perfil dum Moisés por exemplo, um jogador experiente que pode competir com Polga e Tonel por um lugar no centro da defesa, pelo menos foi nisso que o nosso treinador acreditou. Daqui por uns meses veremos se tinha ou não razão.
Eu continuo a dizer, gostava muito que tivessem contratado um patrão para aquela defesa e um avançado de peso para emparceirar com o Liedson, mas não há dinheiro para tanto e não houve engenho para inventar meios para tal, não é essa a politica vigente. Sendo assim acho muito bem que se aposte na prata da casa, embora no caso do avançado não haja muito por onde apostar