Mais um central: Sim ou Não?

Agora que o inicio da época se aproxima em passos largos, gostave de saber a vossa opinião sobre este tema.
Não vi os jogos do Sporting em Espanha, mas mantenho a opinião que tinha antes dos mesmos, isto é, o Sporting não necessita de mais nenhum central. Tem, à partida, dois centrais que serão os titulares (Polga e Tonel). Para uma lesão (de rápida recuperação) ou um ou outro castigo (também curto) temos o Caneira e o Miguel Veloso.
Confesso que já nem me recordo de ver o Caneira jogar a central, mas será tão fraco como já o pintaram por aí?
Resta o Miguel Veloso. Das duas uma: ou não se acredita nele, e nesse caso para estar a fazer numero no plantel e sem ter qualquer possibilidade de jogar mais vale regressar ao Olivais e Moscavide (para jogar); ou se acredita que ele possa suprimir uma ou outra falta (breve) de um dos centrais ‘titulares’. Claro que se pusermos a questão de o Polga ou o Tonel terem uma lesão ou um castigo prolongado os dados do ‘problema’ se alteram radicalmente… 8)

Eu acho que o plantel está mais que fechadíssimo…

O Miguel Veloso mostrou ser opção, além de termos ainda o Caneira e o Miguel Garcia que podem ‘desenrrascar’ em caso de emergência.

Um enorme SIM.

A dupla supostamente titular não tem argumentos suficientes para a LC. O Tonel é no máximo um central razoável e não tem experiência internacional ao mais alto nível. O Polga é altamente irregular, capaz do melhor e do pior. Nenhum deles é rápido, nenhum deles é particularmente imponente no confronto físico nem dominador no jogo aéreo. E há ainda um outro problema, na maneira como eu entendo o que deve ser uma defesa: nenhum deles tem carisma e voz de liderança sobre os demais companheiros, como tinham André Cruz ou Marco Aurélio.

O Miguel Veloso é um miúdo, tem qualidades, mas não devia estar à boca da titularidade. Caneira e Garcia são de facto soluções que desenrascam. O problema é que com um lote de soluções principais tão curto, o Sporting poderá estar muitas vezes enrascado, e a verdade é que nenhum deles serve para jogar partidas inteiras contra adversários fortes, para mais quando não terão qualquer rotina no lugar.

A decisão de não contratar ninguém é a prova de como o Sporting “navega à vista”. Já se andava a negociar o Caneira (e já se sabia que o Veloso faria parte do plantel) quando o Moisés foi contratado, numa prova de que nessa altura se identificava uma lacuna no centro da defesa. Agora o Moisés foi embora e afinal já não faz falta central nenhum. O que é que mudou?

Em conclusão, não apenas o Sporting deve contratar outro central, como tem que o contratar, e este central tem que ser uma mais-valia em relação aos que já lá estão.

Concordo plenamente com as palavras do FLL.
Como o Veloso se safou é o deixa ver, pode ser que tenhamos sorte :evil:

É claro que a resposta lúcida só pode ser SIM. Não se pode confundir uma fase boa de jogadores medianos, mais ou menos duradoira, com qualidade intrínseca (que nem Polga nem Tonel possuem).
Para além disso, a palavra “desenrascar” deveria ser proibida numa equipa que, na palavra do seu presidente (valha ela o que valer), seria apetrechada de modo a torná-la “uma grande equipa”. Mas como PB já disse que assim está bem e como ele é que responderá pela prestação da equipa, cá estaremos para fazer a avaliação posterior daquilo que à partida me parece um erro grosseiro de avaliação.

E, por favor, Caneira ou (pior ainda) Garcia a titulares nem para o Braga…

Também enveredo pela resposta SIM, conjungando também a opinião de outros foristas sobre a importância de qualidade no sector defensivo sobretudo para competições como a Champions.

Não concordo no entanto, quando referem Caneira como mau central. A verdade é que Caneira estreou-se pelo Sporting em Braga como central e as coisas não correram bem à equipa, mas pelo que conheço da carreira de Caneira, sempre me pareceu um central com qualidade, sendo que é notório no entanto que a sua adaptação como defesa esquerdo, impediu uma certa continuidade de coesão no posto central.

A verdade no entanto é que me parece, que ou caso surja um bom negócio, ou não vem mais ninguém e parece-me que neste momento os dirigentes do Sporting estão mais virados para esta segunda hipótese.

Neste momento vivemos uma fase de euforia potenciada pelos pasquins atrás da qual muitos vão atrás. É óbvio que os sportinguistas têm motivos para sorrir alguma coisa, mas quando vejo por exemplo Miguel Veloso ser promovido a grande revelação por fazer o seu primeiro jogo em condições contra o Recreativo fico obviamente preocupado.

Tal como alguns já o disseram antes o Sporting não têm garantias no eixo da defesa. A coisa mais próxima com um central certinho e que não causa surpresas chama-se tonel. Polga é a caixa de surpresas do costume, tanto saca uma boa fase como abre o livro do disparate meses seguidos. Veloso começou agora, e assim como vi como todos um grande jogo com o Huelva também vi um puto a fintar avançados sem ninguém nas costas para cobrir.

Para a liga é capaz de chegar, para a CL não, a não ser que tenhamos sorte. Mas além do central devia ter vindo um avançado realmente comprovado. Oxalá Bueno venha provar, senão temos um buraco ali também, sobretudo quando Liedson estiver ausente.

Eu penso que tal como o FLL todos nós gostaríamos que o Sporting contratasse não apenas um grande central mas também um avançado daqueles que entrassem de caras na equipa e que a tornassem mais forte e experiente de forma a dar-nos outras garantias especialmente na LC.

A questão que se põe é se o Sporting pode ou não chegar a jogadores desses e não querendo desenterrar a discussão aqui lançada pelo Jubaverde centrada no nome de Crespo, a realidade é que o Sporting tentou chegar a Contreras que é quanto muito um jogador de segunda linha e foi ultrapassado por um pequeno clube espanhol.

Basta olhar para os nomes dos reforços desencantados este Verão por Carlos Freitas para perceber que não há dinheiro para mais do que jogadores medianos ou em fim de carreira, portanto compreendo a opção de Paulo Bento que parece confiar em Veloso e percebeu que Ronny era um jogador de contar, sendo assim achou preferível apostar numa defesa que a época passada deu boa conta de si, arriscando-se a ficar com uma segunda linha muito jovem, o que será na minha opinião cada vez mais o caminho a seguir e se tivermos em consideração que na lista dos emprestados há mais três ou quatro centrais, já para não falar dum Carriço de quem se diz maravilhas, então realisticamente aceito a decisão tomada.

O que eu não posso é estar a criticar o despesismo que nos trouxe à situação financeira actual e depois pedir a contratação de grandes jogadores que se pagam muito caro

A questão levantada já me tinha ocorrido e, confesso, não tinha uma resposta taxativa para ela.

Depois de ler as opiniões anteriores, em particular a do meu velho companheiro de lides noutros fóruns, to-mane, parece-me que a opção tomada acaba por ser a menos má.

Se, de facto, o plantel precisa de um central com características completamente diferentes dos centrais que temos, a verdade é que sem dinheiro não há palhaços. A opção Moisés, para a maioria de nós desconhecida, poderia ter sido aquilo a que se chama a “oportunidade”. Vinha de uma equipa de 2ª linha europeia (com breve passagem pelo Brasil), mas que mesmo assim jogou a fase de grupos da liga dos campeões duas ou três vezes enquanto ele lá esteve. E foi considerado por duas vezes o melhor central do campeonato russo. Vindo a “custo 0”, um falhanço não teria grandes consequências em termos financeiros, porque podia sempre ser transferido no mercado de Inverno, ou no final da época, recuperando boa parte, ou a totalidade, do investimento.

Dentro das limitações orçamentais existentes, parece-me o perfil que melhor se podia arranjar (não falo da qualidade do jogador em si mesmo, porque não o conheço). Nesta fase penso ser difícil encontrar uma alternativa dentro dos mesmos parâmetros. E para vir mais um para fazer número, mais vale estar como está. Como já foi dito acima, para consumo interno deverá chegar. Mas para a LC, mesmo com o tal central, quer queiram quer não, muito vai depender do sorteio onde, em regra, costumamos ter pouca sorte.

Eu penso que tal como o FLL todos nós gostaríamos que o Sporting contratasse não apenas um grande central mas também um avançado daqueles que entrassem de caras na equipa e que a tornassem mais forte e experiente de forma a dar-nos outras garantias especialmente na LC.

A questão que se põe é se o Sporting pode ou não chegar a jogadores desses e não querendo desenterrar a discussão aqui lançada pelo Jubaverde centrada no nome de Crespo, a realidade é que o Sporting tentou chegar a Contreras que é quanto muito um jogador de segunda linha e foi ultrapassado por um pequeno clube espanhol.

Basta olhar para os nomes dos reforços desencantados este Verão por Carlos Freitas para perceber que não há dinheiro para mais do que jogadores medianos ou em fim de carreira, portanto compreendo a opção de Paulo Bento que parece confiar em Veloso e percebeu que Ronny era um jogador de contar, sendo assim achou preferível apostar numa defesa que a época passada deu boa conta de si, arriscando-se a ficar com uma segunda linha muito jovem, o que será na minha opinião cada vez mais o caminho a seguir e se tivermos em consideração que na lista dos emprestados há mais três ou quatro centrais, já para não falar dum Carriço de quem se diz maravilhas, então realisticamente aceito a decisão tomada.

O que eu não posso é estar a criticar o despesismo que nos trouxe à situação financeira actual e depois pedir a contratação de grandes jogadores que se pagam muito caro

Escuso de escrever o que penso, está aí tudo… parece que o que se quer é que a aposta na formação seja só nos jogos da pré-época e eu pensei que estávamos a falar de realidades e não de utopias de novo.
Se é para ir buscar o Cannavaro, ou o John Terry ou o Ayala, então acho que ainda dá para abrir uma vagazinha. :arrow:

Claro que se surgir uma boa oportunidade não se vai recusar, mas a minha opinião é que não é necessário uma busca activa e desesperada de um central.

Como a grande maioria aqui diz, sim. Polga tem a sua síndrome do “contrato” e tanto pode fazer exibições imaculadas como borrar a pintura toda e “enterrar” a equipa. (Já agora um aparte. Já notaram na fraqueza medonha de Polga nos lances atacantes?? Em 3 anos de Sporting nunca fez um golo em bolas paradas… o mais próximo que esteve disso foi num Sporting x Belenenses, salvo erro em 2004/05, quando o jogo estava 0-0 aos 80 e picos e num canto do Viana, aparece o 31 e ele. Mas obviamente quem marcou foi o Liedson. Esse jogo acabou 2-0 acho eu, pois o Lourenço ainda marcou outro levando o Estádio a uma das maiores euforias que me recordo nestes 3 anos).

Depois há o Tonel. Como todos aqui, adorei a sua segunda volta (tal como a do Polga), ainda por cima com dois ou três golos de belo efeito, dois deles essenciais. Um em Belém que marcou o início da nossa recuperação e outro contra os Boabostas em Alvalade. Mas falando dos aspectos defensivos (que é o que realmente importa), é um jogador muito bom quando está concentrado e quando tem laterais e um guarda-redes que lhe transmitem a confiança necessária. Mas quando a moral não está assim tão em alta, é vê-lo a fazer uma tripla de horror com Polga e Ricardo (lembre-se o jogo da Amadora, após o jogo do título).

Não é uma dupla que me dê confiança ao máximo, muito menos ao imaginá-los a defrontarem equipas de calibre mundial na LC. Mas com uns resultados positivos neste início de época, pode ser que o Polga se lembre que afinal há títulos para vencer e se esforce ao máximo.

Ainda há Miguel Veloso, mas a juventude (sinónimo de inexperiência) e alguma lentidão não me fazem crer que seja uma opção viável a quando de uma lesão ou castigo dos outros dois. Preferível seria deslocar Marco Caneira para o eixo da defesa e jogar com Ronny na lateral.

Não me parece que o Sporting vá comprar alguém. Parece-me até utópico sonhar com um defesa de alto calibre, dadas as nossas condições. Mesmo assim, um jogador que gostaria de ver no Sporting (apesar do seu passado horrível), era Fernando Meira. Sempre foi um defesa que apreciei bastante e tal como o nosso velho capitão Beto, é bastante versátil. Além disso o seu grande Mundial, só lhe veio confirmar qualidade, mas também aumento do valor do passe e assim… nada feito.

Há mesmo que aceitar o facto de que vamos manter a dupla Polga/Tonel o ano inteiro. Apenas espero que façam o seu melhor e que ajudem o Sporting a conquistar um título, pelo menos, que a fome já aperta.

O que eu não posso é estar a criticar o despesismo que nos trouxe à situação financeira actual e depois pedir a contratação de grandes jogadores que se pagam muito caro

Continua a confusão recorrente entre “grande jogador” e “jogador caro”.

Para se conseguir um grande central ou avançado não é preciso comprar alguém já conhecido ou de valor muito elevado, isso é de facto outra conversa, a tal do jubaverde, mas não é esta.

A questão aqui aqui se coloca é que o Sporting andou a procurar um “avançado para ajudar o liedson” e um central para servir de “rectaguarda ao polga e ao tonel” quando o que devia ter procurado era um novo liedson e um naybet para encostar um polga ou um tonel.

É isso que se discute aqui.
Algum dos jogadores referidos era uma superestrela paga a peso de ouro? Não, embora Liedson não tenha sido barato.

Mas lá está, para poder fazer isto era preciso agir de forma muito mais profissional no mercado, coisa que o Sporting não faz porque tudo o que faz está centrado numa única pessoa que se limita a receber menus.

-Acho que deviamos comprar mais um central de categoria!!!..por causa da liga dos campeoes!!!

Eu acho que não precisamos de comprar novo central.
O Tonel é um “relógio suiço”, o Polga é outro desde a chegada do Paulo Bento, o Miguel Veloso é, potencialmente, o nosso melhor central, porque além de defender quase tão bem como os outros (só de cabeça fica a perder ligeiramente para o Tonel) tem outra (melhor) capacidade para sair a jogar.
Aliás deixa-me um pouco surpreendido ver aqui dito que por o Veloso ter feito um jogo bom não se pode achar que ele já é um grande jogador.
Colegas de forum: ainda o João Moutinho era suplente das camadas jovens (atenção, que eu adoro o Moutinho) e já o Veloso se assumia como um verdadeiro líder da equipa em campo.
O Miguel Veloso tem tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo da sua posição. Com 20 anos apenas caminha a passos largos para isso. Tenham confiança no miúdo.
Para terminar a questão é, e se dois dos três estiverem impedidos de jogar? Aí há a solução Miguel Garcia (também não há-de ser por jogar 3 ou 4 vezes nessa posição que vai haver azar), ou então o miúdo que estiver em melhor forma nos juniores. Caneira a central, não.

Caneira a central, não.

Exactamente!!!

Caneira a central, nunca.

Nem o Caneira, nem o Miguel Garcia.

A vir um central terá de ser alguém que faça realmente a diferença no imediato. Nunca uma esperança ou alguém para o banco.

Eu penso que tal como o FLL todos nós gostaríamos que o Sporting contratasse não apenas um grande central mas também um avançado daqueles que entrassem de caras na equipa e que a tornassem mais forte e experiente de forma a dar-nos outras garantias especialmente na LC.

A questão que se põe é se o Sporting pode ou não chegar a jogadores desses

O que eu não posso é estar a criticar o despesismo que nos trouxe à situação financeira actual e depois pedir a contratação de grandes jogadores que se pagam muito caro
Até vou abstrair da questão do investimento acrescido para uma "grande equipa europeia" (notar que a única verba que o Sporting pagou a outro clube por um jogador neste defeso foram os 750 mil euros do Abel...).

Fico-me pela questão do “poder chegar” a determinados jogadores, e aqui, tal como o Mauras já disse, há uma diferença significativa entre o que é um “grande jogador” e um “jogador caro”.

Os grandes jogadores a preços razoáveis andam aí para quem os saiba encontrar. É uma questão de haver o engenho de descobrir onde eles estão e o olho para lhes detectar as qualidades antes que eles se tornem conhecidos e por isso caros.

Detenho-me em dois exemplos de bons jogadores que encaixariam no perfil de central que o Sporting precisava. O gigante Rachid Jaidi, capitão da selecção da Tunísia, foi descoberto no Esperance de Tunes pelo Bolton, que o trouxe a custo zero em 2004. E o Rozenhal, titular da selecção checa, foi contratado há um ano pelo PSG por pouco mais de 1,5 milhões de euros. Qualquer um deles era titular no Sporting de caras, e como eles outros haverá. É preciso é levantar o cu da cadeira e ir para o terreno observar, em vez de escolher a banha da cobra directamente do catálogo dos empresários.

Independentemente de questões financeiras, o que fica sem resposta é esta pergunta: onde é que está o central com experiência de LC que o Sporting considerava necessário quando contratou o Moisés?

Esta questão já está mais que debatida mas reforço a ideia de que o SCP não tem pessoal de categoria para ir ao mercado achar reforços. Nós não somos o único clube do mundo que passa por dificuldades financeiras porra. Todos passam. Mas de todos esses há uns que “pescam” melhores que outros. Temos o caso aqui da vizinhança, o SlBosta… nós também podiamos ter ido buscar o Miccoli. Mas fomos buscar o Manoel. É uma questão de ter pessoal competente na matéria do “Search” por esse mundo fora. (Não quero dizer com isto que os que trabalham na lixeira sejam melhores, mas…)

Obviamente SIM. Basta ver a quantidade de lances aéreos perdidos pela nossa defesa. Cerca de metade das bolas que chegam à nossa área pelo ar são cabeceados por adversarios, é um rácio demasiado mau para uma equipa que se pretende de qualidade. A defesa não tem peso nem altura para enfrentar equipas fortes fisicamente. Era necessário um grande defesa central, nem que fosse só em tamanho, e não deve ser tão dificil assim encontrar um, o Sporting teve ao longo da década de 90 sempre bons defesas centrais. Ir procurar no mercado de leste, no mercado nórdico, não esquecer que este lugar é o que precisa de menos qualidade técnica, não precisa de fazer fintinhas e adornar os lances, é necessário um “Phill Babb” que tire a bola dali. Polga é demasiado inconstante, Tonel tem apenas qualidade média, Veloso é um puto que tem ainda que comer muita broa.

Parece-me que a idade e a experiência da muita coisa que já vivi no Sporting não conta muito para estas análises mas, meus amigos ainda agora a procissão vai no adro. Toda a gente embandeira em arco pq se ganhou, e muito bem, dois torneios mas por amor de Deus a competição a sério ainda nem sequer começou.
De há uns anos para cá, com a abertura e exploração de um mercado de Inverno, criado precisamente para o suprimento das carências de plantel das equipas devido ao aumento das exigências competitivas, que se pode dizer que o plantel de Agosto e o de Março de uma mesma equipa apresentam substanciais diferenças, quer nas esperanças quer nos nomes que fazem parte da equipa base. Por vezes, nem o treinador é o mesmo que iniciou a época pelo que dizer que esta defesa serve os interesses competitivos do Sporting e não admitir a necessidade imediata de um reforço qualitativo neste sector é tapar os olhos e dar o salto para o desconhecido. Basta que se faça uma pequena análise sobre a qualidade dos nossos defesas com um pequeno esforço de sensatez como o Alemid fez, e com a qual concordo, para se colocar em sérias dúvidas o desempenho da equipa no auge da época que se avizinha.

Agora o que me parece mais assombroso é que se radique o problema na falta de $$$ crónica, que ao que me lembro já existia qd foram dispendidos 3,5M€ por 50%(!!!) do passe desse colosso chamado João Alves e mais 1M€ por essa divindade em forma de jogador chamado Wender, e não se tenham criado modos de se corrigir e rentabilizar estes autênticos, e não únicos, flops de modo a atenuar e amortecer a aquisição de um jogador POTENCIALMENTE capaz de chegar e ser titular. E, por adição, de não se ter utilizado nenhum dos 20 e tal jogadores colocados em outros clubes, e fruto da formação do Sporting, para contrabalançar uma eventual contratação.

Quanto à limitada abrangência dos mercados de prospecção, não me vou pronunciar sobre isso por já ter sido suficientemente debatido aqui o Forum - quem se lembraria no Sporting de alguma vez ir à Suiça recrutar Senderos ou à Finlândia buscar Hyppyas ???

Continuamos a ficar pela metade da análise, a da constatação da pobreza, mas a esquecer a parte importante que é o verdadeiro trabalho de prospecção.

PS
Como disse atrás em outro post, e se torna óbvio, se PB diz que está contente assim e não quer mais reforços é a sua capacidade de análise que está em jogo e irá ser julgada em tempo próprio. Mas, para dizer a verdade, quem não pôs na lista dos despachos, por exemplo, Deivid, João Alves, Custódio e Garcia, deixa-me com a pulga atrás da orelha!