Eu tenho o Clix como servidor de internet, que julgo ser na relação qualidade/preço o melhor que anda por aí. Gostava que alguém me dissesse se é possivel ligar mais que um PC à net com a ligação do Clix, o que é necessário fazer, quais as vantagens disso, e sobretudo quais os problemas/inconvenientes…
Arranja um router, que irá difundir o sinal por quantos computadores quiseres.É claro que quantos mais tiveres ligados, mais lenta se torna a net em cada PC.
Tens 2 formas.
Uma delas (se quiseres ligar apenas 2 PCs), é de criares uma pequena rede doméstica, ligando esses 2 PCs entre si com cabo próprio, onde 1 deles está ligado à Net. A partir daí, podes partilhar a ligação da Net com o outro PC.
A outra (melhor, quanto a mim), é utilizares um router e criares uma rede interna. Os routers destinam-se a ligar 2 redes distintas. Numa ponta do router fica a Internet e na outra, a tua rede interna. Se pretenderes maior versatilidade em matéria de ligações, podes inclusive adquirir um router wireless (sem fios) que te permite optar entre uma ligação física e uma ligação sem fios aos PCs.
PS: Também sou da tua opinião em relação ao Clix.
Tenho Sapo ADSL Wireless e funciona muito bem, os 2 computadores (ou os 3, se tiver o portátil conseguem ter boas velocidades.
PS: não estou em zona Clix :arrow:
PS: não estou em zona Clix :arrow:
Está para muito breve.
Já testei as duas soluções com um PC e um portátil. Um com net, o outro ligado por cabo de rede; e mais recentemente os 2 ligados a um router (por Ethernet). Ambas funcionam muito bem.
Trabalhas na Clix?PS: não estou em zona Clix :arrow:Está para muito breve.

Podes-me dizer daqui a quantos anos é que o meu “sítio” se tornará numa Zona Clix? :lol:
A Solução com um Router é a melhor do ponto de vista de segurança. Se tiver funcionalidade de Firewall, melhor ainda. :idea:
Trabalhas na Clix?PS: não estou em zona Clix :arrow:Está para muito breve.
Podes-me dizer daqui a quantos anos é que o meu “sítio” se tornará numa Zona Clix? :lol:
Não trabalho no Clix mas sim na Sonaecom. Vou tentar saber notícias da tua zona.
Obrigado.Trabalhas na Clix?PS: não estou em zona Clix :arrow:Está para muito breve.
Podes-me dizer daqui a quantos anos é que o meu “sítio” se tornará numa Zona Clix? :lol:Não trabalho no Clix mas sim na Sonaecom. Vou tentar saber notícias da tua zona.

Creio que Viseu é Zona Clix. Mas eu não moro propriamente em Viseu, moro a 10Km (cód. 3505-106)

PS: não estou em zona Clix :arrow:Está para muito breve.
Bem… como tenho de ficar pelo menos um ano com a Sapo não me fará diferença no inicio (e ai Jesus com o cancelamento da conta, que pelo que leio costuma demorar), mas fico contente porque vamos ter mais alternativas no ADSL
PS: e quanto ao SmartTV ?
E a velocidade é, digamos… aceitável :?:
PS: não estou em zona Clix :arrow:Está para muito breve.
Bem… como tenho de ficar pelo menos um ano com a Sapo não me fará diferença no inicio (e ai Jesus com o cancelamento da conta, que pelo que leio costuma demorar), mas fico contente porque vamos ter mais alternativas no ADSL
PS: e quanto ao SmartTV
?
O meu ano com a Sapo acaba já em Setembro. Como é isso do Clix aqui para os tugas de 2ª?
E a velocidade é, digamos... aceitável :?:
A velocidade é determinada pelo acesso. Qualquer um dos esquemas tem prós e contras, mas nenhum tem implicações em termos de velocidade (pelo menos o do router).
COM CABO DIRECTO:
Vantagens:
- Mais simples e rápido de montar e configurar.
- Mais barato
- O PC que executa a partilha, acede à Net por modem, o que não exige grandes configurações.
Desvantagens:
- Muito limitado (só para 2 PCs).
- O PC que recebe a partilha da Net só pode aceder a ela se o PC que executa a partilha, estiver ligado.
COM ROUTER:
Vantagens:
- Muito versátil. Permite construir uma rede interna com vários PCs, todos eles a acederem à Net e configurar restrições, limitações, etc.
- Ligações independentes. Cada um dos PCs acede à Net, independentemente dos restantes estarem ligados ou não.
- Mais segura.
Desvantagens:
- Um pouco mais difícil de configurar.
- Mais cara (especialmente se optares pelo router wireless).
Espero ter sido um pouco mais esclarecedor… 8)
E a velocidade é, digamos... aceitável :?:A velocidade é determinada pelo acesso. Qualquer um dos esquemas tem prós e contras, mas nenhum tem implicações em termos de velocidade (pelo menos o do router).
COM CABO DIRECTO:
Vantagens:
- Mais simples e rápido de montar e configurar.
- Mais barato
- O PC que executa a partilha, acede à Net por modem, o que não exige grandes configurações.
Desvantagens:
- Muito limitado (só para 2 PCs).
- O PC que recebe a partilha da Net só pode aceder a ela se o PC que executa a partilha, estiver ligado.
COM ROUTER:
Vantagens:
- Muito versátil. Permite construir uma rede interna com vários PCs, todos eles a acederem à Net e configurar restrições, limitações, etc.
- Ligações independentes. Cada um dos PCs acede à Net, independentemente dos restantes estarem ligados ou não.
- Mais segura.
Desvantagens:
- Um pouco mais difícil de configurar.
- Mais cara (especialmente se optares pelo router wireless).
Espero ter sido um pouco mais esclarecedor… 8)
Antes de mais, obrigado pela ajuda.
Desculpa lá, mas estas coisas têm de me ser explicadas como se explicam a um miudo de 6 anos… :oops: :oops: :oops:
Se bem entendo, eu que tenho o Clix até 20 Megas, posso ter dois PC’s a aceder à net, ao mesmo tempo, sem, em principio, perder grande (ou nenhuma) velocidade é isso :?:
Antes de mais, obrigado pela ajuda. Desculpa lá, mas estas coisas têm de me ser explicadas como se explicam a um miudo de 6 anos... :oops: :oops: :oops: Se bem entendo, eu que tenho o Clix até 20 Megas, posso ter dois PC's a aceder à net, ao mesmo tempo, sem, em principio, perder grande (ou nenhuma) velocidade é isso :?:Completamente. Isto é, em relação à velocidade, se tiveres vários computadores ligados ao mesmo tempo, a velocidade terá que ser partilhada entre os vários e claro que ressentirás isso. Mas para uma navegação normal com 2 PCs ligados, não há diferença.
Antes de mais, obrigado pela ajuda. Desculpa lá, mas estas coisas têm de me ser explicadas como se explicam a um miudo de 6 anos... :oops: :oops: :oops: Se bem entendo, eu que tenho o Clix até 20 Megas, posso ter dois PC's a aceder à net, ao mesmo tempo, sem, em principio, perder grande (ou nenhuma) velocidade é isso :?:Completamente. Isto é, em relação à velocidade, se tiveres vários computadores ligados ao mesmo tempo, a velocidade terá que ser partilhada entre os vários e claro que ressentirás isso. Mas para uma navegação normal com 2 PCs ligados, não há diferença.
Yes! Yes! Yes!
Obrigado Luisito :!: