Magazine Especial Liga dos Campeões

Deve deixar-nos orgulhosos a reportagem feita pela UEFA sobre as melhores academias europeiras. Falam, naturalmente, na do Sporting, como tal recomendo a visualizaçao da mesma reportagem. Se alguem conseguir aqui colocar o excerto da parte do SCP, agradecia visto nao ter encontrado nenhuma referencia no youtube.

Para alem da do SCP, tambem fazem referencia 'as seguintes escolas:

Roma; Ajax; Barcelona; Lyon; Real Madrid; Arsenal; Manchester United

PS. Vi a reportagem foi na SportTV.
PS2. Se este topico fizer mais sentido estar na secção da formação, mudem-no :beer:

A do Sporting é melhor que essas todas. Compete apenas com a do AJAX. Todas as outras aí mencionadas, funcionam com o método"rapto".

Nao é bem assim… fazes ideia de quantos jogadores jogam na principal liga espanhola que foram formados no Real Madrid?
todas essas escolas sao mesmo muito boas, o unico caso que se pode chamar de rapto, seriam as do Manchester, a juntar ao Chelsea e ao Arsenal. Todos os outros formam jogadores que tenham jogado exclusivamente la, e que sao hoje grandes valores.

Pessoalmente, senti um orgulho enorme em ter visto o Sporting no meio daquelas equipas todas… e único representante português. 8)

Se é para falar de escolas também tem que se falar dos clubes franceses. Isso é formação de qualidade. Nantes, Auxerre, etc.

A formação do Manchester United é uma comédia, formam muito lá isso formam mas na grande maioria são jogadores medianos e dificilmente têm qualidade para jogarem na 1ª equipa deles.

Para mim a melhor é a do Ajax e depois vem a nossa.

No artigo e video do site da Uefa fazem referência apenas à do Lyon , à do Barcelona , à do GRANDE SPORTING e à formação na Escocia …

Fiz o upload para o YouTube … aqui fica :

[youtube=425,350]- YouTube

Ps: Inicialmente , fiz o upload do video inteiro (Lyon , Barça , Sporting e Escocia) , mas foi rejeitado pelo YouTube por ser demasiado longo(quase 17 mins) , se quiserem ver as outras 3 partes(Lyon , Barça e Escocia) tambem posso fazer o upload … é só dizerem .

Ps1: duas coisas que não gostei na parte do Sporting …

1- Suinão a falar … porra , metiam o CR7 ou o Nani … agora o Suinão(bem … pelo menos elogiou) … enfim .
2- Ohhhh Sr. Carlos Dias … aquilo que mais se destacava no CR7 quando foi para o Sporting eram os caracois grandes ? que têm os caracois grandes a ver com futebol e com o assunto da entrevista(formação de jogadores/talentos) ? :hand: :naughty:

Figo? Futre? Quaresma?

Pessoalmente acho que nao somos a melhor academia do mundo, mas temos uma formaçao muito boa, ao nivel dos melhores da europa, mas apenas conseguimos produzir extremos, que para mim mostram que teem uma boa relaçao com a bola como diz o senhor carlos dias, mas hoje em dia, no futebol moderno um jogador tem de ter muito mais que isso para ser um grande jogador, eu acho q formamos jogadores talentosos, mas eles teem que sair daqui para se tornarem em algo muito melhor, para iniciarem um outro processo de aprendizagem. Ja que estamos a falar em escolas, eu acho que somos uma “escola secundaria”, mas chega a uma certa idade que os jogadores teem q sair e alargar os seus horizontes, irem para outra escola, a escola nao termina nos juniores, um jogador so fica completo a meu ver aos 23 anos. E nos seniores os nossos juniores nao aprendem nada, vejo o Moutinho exactamente igual, ao que quando começou a jogar pela equipa principal, o Veloso ainda regrediu e tenho muitos outros casos.

Não somos a melhor academia do mundo?
Isso é quase crime, vindo de um sportinguista. Que outro clubve no mundo, a não se rtalvez o ajax, formou tantos jogadores campeões, que se tenham distinguido a n´+ivel europeu e mundial, e que continua a produzir valores a um ritmo anual? Nem as canteras do real madrid e barcelona…

Fiz este topico onde esta um comparativo da formacao de alguns clubes:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=10467.0

Penso que o Ajax e o Barcelona estao a nossa frente a nivel de criacao de talentos…

Acredito que os vamos ultrapassar.

Moutinho, Veloso, Carriço, Patricio…Afinal não são só extremos… :inde:

Realmente o Simão a falar… era dispensável !

para ti devem ser jogadores de classe mundial, para mim nenhum ainda mostrou qualidades sequer para jogar num GRANDE, com regularidade, e por alguns jogarem é que estamos neste miseravel lugar.

Acho vos uma piada ao dizerem que o Sporting forma jogadores a nivel mundial beu beu beu. Apenas tivemos um jogador formado, que chegou a melhor jogador do Mundo. E depois? Ha tantos clubes que formam jogadores que chegaram a melhores do mundo. Neste momento de classe mundial so formamos mesmo o CRonaldo, que para mim ja o disse é um jogador normal/bom, nada do outro mundo. Para mim o Sporting é a melhor escola Portuguesa disso nao tenho duvidas, mas ainda tem um longo caminho para se tornar a melhor da Europa. Como é que podemos falar de boa escola, se 80 a 90% dos nossos juniores acabam a jogar na IIB… se olharem para as do Real Madrid ou para as do Barcelona, facilmente podem ver que abastecem quase a primeira liga ESPANHOLA.

Quanto à primeira…No coments! :inde: Qualquer dia vens dizer que o macaco suazo é o melhor do mundo… :inde:

Quanto à segunda, nós não abastecemos o leixoes, o trofense, entre outros que agora não me lembro…?! Mais, não temos o Fonte no Arsenal, ex-juniores em França, Itália, Espanha, e depois Suiça, Luxemburgo e demais…?!

Não digas isso a sério. É que para o ano se for justa a votação vais passar a ter dois e depois vais ter (ou devias ter) que pesquisar que equipa no mundo é que formou nos últimos 20 anos dois dos melhores jogadores do mundo.
Não te digo se a do Sporting é melhor que a do Barcelona, é subjectivo (eu acho que é, sou sportinguista e como não consigo ver diferenças assim tão grandes digo que a do Spoting é melhor).

Os jovens do Sporting terminam na IIB porque em Portugal existe uma coisa que acho impressionante. É que um jogador do Sporting (ou ate do benfica) que seja emprestado depois da formação já começa a soar que não vai sair dali nada… nem sempre se conseguem impôr enquanto que mal ou bem no Sporting ainda vão jogando e crescendo.

Parece que ali no tópico do Pereirinha diziam que ele foi mandado vir de volta para o Sporting porque não jogava o suficiente no clube em que estava. Ou seja o Pereirinha não tinha valor suficiente para uma equipa de escalão inferior mas numa que luta pelo titulo nacional até é capaz de ser útil (eu acho esquesito, e agora aqui não criticando o jogador mas quem não apostou nele).

Quanto aos jogadores que o Sporting formou, de classe mundial existiram 3 que eu tenha visto jogar (Figo, Cristiano e Quaresma), depois existem Veloso, Moutinho Yanick, Patricio, Nani, Simão, Carriço, Adrien… que alguns já são jogadores para equipas grandes europeias, outros virão a ser se evoluirem bem. Vamos ver o que dará o tal de Rui Fonte (que a formação não é só nossa), vamos ver o que dará Paim, Caiado (que já não é nosso mas eu tenho esperanças no rapaz mas do pouquicimo que conheço…), e outros que já terminaram a sua formação, para além desta última fornada o que sairá dali.
Eu não tenho dúvidas nenhumas de que a formação com os problemas financeiros que temos será a solução, e nós formamos melhor que os nossos concorrentes e mesmo com este treinador medroso damos mais oportuniades à miudagem, o que a mim deixa-me bem mais tranquilo que ir-se comprar com o saco cheio de rebuçados com que costumamos ir comprar aos camiões.

Agora que nós com recursos praticamente só internos, temos feito um trabalho impressionante e ao nível dos melhores do mundo acho que é inquestionável.

É pena não colhermos os frutos da nossa excelente capacidade como formadores. Vejam, por exemplo, esta colecção que vai sair na A Bola. Dos 12 jogadores, 5 são formados em Alvalade. E que benefícios colhemos nós? Nenhuns. Mais benefícios colheram os outros, ainda por cima, rivais directos.

A mim ver essa reportagem da Uefa não me deixa minimamente orgulhoso porque só prova que o clube em si trabalha bem os jogadores até aos 17/18 anos, mas que depois é verdadeiro descalabro…

Que me interessa mim que andemos a formar jogadores que depois chegados a séniores ou vão lá para fora e progridem ou que então fiquem cá e o seu desenvolvimento é completamente estagnado? É verdade que o nível lá de fora é mais forte e propicia melhor desenvolvimento individual, mas continuo a achar que trabalhamos mal nesse aspecto porque não aproveitamos minimamente na vertente desportiva os talentos que criamos… Isto já para não falar quando são os nossos rivais a usufruirem dessa aposta!

Concordo mas se fores ver quase tds os grandes clubes formadores acabam por ter dificuldades nas equipas seniores, pq apostares em equipas jovens tem 1 preço e o SCP e outros clubes tem pago com pontos a inexperiencia de ter Rui patricio na baliza ou olhares para o banco e veres pereirinha e adrien como principais opções.

Repara, melhores academias da europa (na minha opinião): Ajax, desde a lei bosman nunca + se conseguiu impor na holanda na minha opiniao actualmente temos equipa + competitiva que eles; em frança tens o Auxerre talvez a melhor do mundo titulos… 0! Em inglaterra penso que o West Ham dá cartas mas raramente acaba nos 10 primeiros, dps temos o barça e o Lyon que conseguem (fruto de mto $) consiliar a formação com jogadores experientes.
O SCP consegue ter uma equipa competitiva com jogadores da formação pq em Portugal não há $ e isso equilibra e mto a balança, agora em campeonatos onde existe $ apostar demasiado em formação é meio caminho andado para perder competividade.

É um facto que a lei Bosman foi um marco que favoreceu essencialmente as equipas com maior poderio financeiro! Agora dizer que foi só isso que tramou o Ajax é injusto, já que ao nível de treinadores eles não voltaram a ter treinadores da mesma craveira dos que haviam tido antes e até ao nível de jogadores formados cairam muito… Sairam de lá Snejder, Babel e Van der Vaart e pouco mais!

O facto é que a utilização da Academia deveria permitir-nos dominar a nível nacional e, já que tendo de vender para fora, ao menos que fosse salvaguardado o não retorno ao país para os clubes rivais! E atenção, que há muito jogador que poderia hoje em dia dar cartas e que à conta de falta de trabalho específico físico em condições não tiveram uma chance… Perderam eles e perdemos nós, clube!

É verdade, mas nós, penso eu, estamos a falar de jogadores com qualidade e não de rejeitados que nem chegam a cheirar o túnel de Alvalade. Muitos desses jogadores formados no Real, nunca chegaram a jogar na equipa principal do Real. De qualidade, no Real, tens o Casillas e o Guti. Estou a falar de jogadores bons e não de talentos que carecem de confirmação. Alías, na história do Real, a maior parte dos jogadores é “sacada” ao rival, Atlético.

A grande vantagem do Ajax em relação ao Sporting é que a Holanda fica no centro da Europa, e eles conseguem recrutar jogadores jovens por toda a Europa Central. O Ajax tem uma tradição de formação, mas quantos desses jogadores são holandeses? Se formos a ver a equipa deles esse ano dos jogadores que subiram dos juniores, quantos são holandeses, Vermaelen e Vertonghen são belgas, Lindgren e Bakircioglü são suecos, Mitea é romeno, Krohn-Dehli é dinamarquês, Manucharyan é arménio.
E outros grande nomes por eles formados Ibrahimović - sueco, Mido - egipcio, Galasek - checo, Chivu - romeno, etc,etc.

O Sporting só em anos recentes tem apostado nas contratações de estrangeiros para a formação, e como aqui ao lado só temos a Espanha e esse mercado é proibitivo, só nos resta atacar o mercado africano e sul-americano, porque o mercado centro-europeu já tem dono.