Tenho de concordar com tudo o que foi dito nos últimos posts.
Como disse o Paulo Duarte, há muita banda por aí que de música não percebe um corno. Limitam-se a mandar uns ‘powerchords’ na guitarra, grunhir umas coisinhas… Mas a maioria também têm consciência da sua falta de qualidade e apenas tocam por pura diversão. (Falo da área metálica, que é aquela que conheço melhor)
Mas depois também temos as tais bandas covers… Os Mortallica, por exemplo. São óptimos músicos, conheço-os pessoalmente [o guitarrista solo até foi professor de um dos meus amigos]. Conseguem ‘esgalhar’ faixas de Metallica com uma perna às costas…
E eu pergunto: Mas estes tipos não terão qualidade suficiente para viver da música? Qualidade têm. Não têm é maneira de se desenvolver no underground. Não há espaço de manobra, não há ninguém que arrisque… Prefere-se muito mais lançar ‘bandas’ que têm um prazo de validade já conhecido, que toquem músicas manhosas com letras sobre relações amorosas falhadas… Tanta banda que ganhou os seus troquinhos sem ter nada de especial… Excesso, Millenium, Dzrt, 4taste.
E onde estão as oportunidades que estes tiveram para outro tipo de bandas? Nem sequer falo de grupos extremos que tocam Black e Death Metal, pois estes são estilos que em qualquer canto do mundo têm muita dificuldade em se desenvolver, por falta de público e de editoras capazes. [E, repito, as bandas deste tipo têm pleno conhecimento sobre a situação.]
Conheço muita boa gente que tem um talento inacreditável, seja a tocar guitarra, baixo, piano, bateria, saxofone… Whatever. Mas acabarão por nunca contribuir com a sua genialidade…
Podemos estender isto a outros campos artísticos… Na literatura, então. Quantos vultos da escrita não morreram na miséria, sendo consagrados post-mortem como os melhores de sempre?
Não há uma cultura artística em Portugal, é a minha opinião. Conheço um rapaz que está emigrado em Londres [O Yazalde pode confirmar isto ou não] que me diz que em Inglaterra são raros os jovens que não são incitados a praticar o seu lado artístico.
E por cá? Pelo que me dá a entender, os jovens, na sua maioria, vão para escolinhas de futebol e pouco mais. Mesmo sem ter qualquer tipo de talento. [Será por isso que tantas modalidades portuguesas estão carenciadas? I do think so.]
E também posso falar da Suécia, concretamente de Gotemburgo. [Paracelsus, se quiseres também podes dar o teu parecer acerca do que vou dizer.] Os suecos têm um inúmero lote de bandas de música pesada que têm sucesso a nível planetário. Falo de grupos como Opeth, Arch Enemy, In Flames, Soilwork, Dark Tranquility, At The Gates, Amon Amarth… E por aqui me fico.
O Death Metal Melódico praticado em Gotemburgo é tão famoso que foi cunhado com o nome de ‘Gothenburg Style’.
Não estou por dentro da cultura sueca, mas leva-me a crer que por lá também existe uma cultura artística implementada.
Pequenas grandes diferenças…
[Depois também temos aqueles programas tipo Ídolos… Prometem tudo e mais alguma coisa, mas depois temos vencedores nisso a fazer coro num programa rasco da manhã televisiva.]