O que gostas na música do Século XXI e o que não gostas? Achas que esta década que passou e a actual foi/é uma boa época da música? Ou estamos a assistir a um declínio da qualidade musical? Gostas dos artistas do Século XXI? Cativam-te? E do século passado?
Bem, decidi abrir um debate sobre a música do Século que agora decorre. Elogiem-na ou critiquem-na segundo a vossa opinião.
A minha análise.
Prós:
Mais Artistas de boa qualidade, tanto a nível nacional como a nível internacional. (Muitas vezes ficam obscuros face às grandes editoras e tudo isso).
Muito melhor acessibilidade à música que no Século XX.
Maior (excessiva até) diversidade de estilos de música.
Contras:
Demasiado Comercial e fútil (A que faz sucesso obviamente).
Grande parte dos bom artistas de hoje nunca têm nem terão uma oportunidade para fazer sucesso.
Existência de um canal que basicamente controla a mente dos consumidores (MTV)
Muitas ocorre a inexistência de talento musical para ter sucesso (Ex: One Direction, PSY, Justin Bieber etc)
A maioria das letras só fala de Sexo, amor ou festa ( Pouca diversidade de temas cantados).
Depende dos gostos, depende dos artistas, depende das músicas, enfim, não gosto de generalizar.
Provavelmente, hoje em dia torna-se mais complicado arranjar boa música se não se souber bem onde procurar. A quantidade de “lixo musical” é enorme, e então entre as musicas e artistas mais populares, que têm mais sucesso de momento…é bem grande.
Ainda assim, continua a existir muito boa música, para todos os gostos. É preciso é saber procurar, porque tirando 1 ou outro caso pontual, a esmagadora maioria não chega aos canais de tv, rádio, nem têm uma divulgação por ai além, tornando-se mais “desconhecida” do público em geral.
Actualmente é mesmo só a questão de existir + “lixo” misturado com as boas músicas. Porque depois qual é que é a melhor época, depende dos gostos.
Há muito mais acesso mas há muito mais lixo. As editoras só se preocupam o que é comercial e não pela boa música
Não acho que a MTV tenha grande controlo sobre os consumidores de música neste momento, acredito que tenha acontecido talvez entre 2000 e 2005 ou pouco mais que isso mas actualmente a MTV já mal passa música :wall:
E a relevância disso? Zero, nomes de estilos são usados em conversas de treta para tentar passar mais ou menos o tipo de som à pessoa que nos está a ouvir, na hora de ouvir música interessa zero, acho.
Foi só um aparte , a música continua excelente como sempre, há mais artistas na ribalta e tendo qualidade é mais provavel chegarem “lá” agora do que era nos anos 90 por exemplo.
Quanto ao tópico é certo que hoje é mais “fácil” fazer música e mostrar ao mundo, e isso é bom porque só assim certos artistas são reconhecidos, quem me dera a mim que nos anos 60/70/etc tivesse havido essa facilidade, de certeza que muita coisa boa não se tinha perdido sem ser reconhecida. Mas por outro lado, é claro que tem a consequência de dar mais voz a coisas menos boas, é normal, não é por haver pior música hoje em dia, é por ser mais fácil mostra-la.
Não, mas houve várias páginas num tópico qualquer em que se esteve a mandar bitaites de um lado para o outro. Ainda me lembro que lá pelo meio o @Rodrigo até disse quais eram os artistas preferidos dele deste século e tudo.