Criado nas escolas Leoninas o esquerdino Mário Jorge foi dos primeiros jogadores que apreciei no nosso SCP! Tinha técnica e visão de jogo acima da média! Lembro-me de um autocolante, no frigorífico de casa dos meus pais, que lá ficou muitos anos! Com a tenra idade que tinha pouco percebia de futebol, mas o Mário Jorge era um dos meus favoritos, nem percebia porque não jogava mais na selecção, apenas 9 jogos. Ainda hoje é um case study a sua não convocação para o Mexico 86 (tal como Manuel Fernandes).
263 jogos, 21 golos , 1 Campeonato Nacional, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças com a camisola do Sporting Clube de Portugal são números muito interessantes.
Recordo equipas com Mário Jorge, Carlos Xavier, Fernando Mendes, Morato, Pedro Venâncio, Litos, Lima, todos vindos das camadas jovens!
Para muitos não será um símbolo, mas este Leão de coração, em momentos muito atribulados, não trocou o SCP pelos rivais, e sempre jogou com garra e amor a camisola!
Para mim é um símbolo do que é ser um jogador do Sporting. Um exemplo para os mais novos na Academia.
Encontrei pouca coisa no tubo sobre Mário Jorge. Há sempre os 2 golos no 7-1 ao slbosta :great:
Deixo as imagens de um jogo onde marca um grande golo (1m25s) .
Recordo-me do Mário Jorge no plantel do Márinho Peres, quando fizemos aquele excelente percurso na Taça Uefa caindo aos pés do Inter de Mathaus e Klinsman.
Quanto ao jogo desse vídeo, ainda é anterior ao meu interesse por futebol, mas lembro-me bem do redes Madureira, do nosso central Venâncio, do Oceano (que podia ter resolvido sozinho a eliminatória do jogo com o Inter se tivesse sido mais eficaz no jogo da primeira mão), e do ****** do Rosa Santos.
Sempre foi engraçado observar que o Alentejo sem ter clubes na primeira divisão, conseguia promover vários árbitros para a alta roda. Esse devia ser dos tais que era comprado na mata à frente do restaurante Canal Caveira. :shhh:
Não cheguei a vê-lo jogar, mas era amigo do meu pai e tenho cá em casa uma camisola do Sporting que ele lhe ofereceu. Onze épocas no plantel principal, exceptuando ainda os escalões de formação… Infelizmente, hoje em dia já não há disso…
Abres o tópico no dia em que faço 27 anos e curioso ou não chamo-me Mário Jorge por causa deste jogador… (isto é que é ter uns pais fanáticos pelo Sporting) :mrgreen:
outra curiosidade, também sou canhoto e fez formação a defesa esquerda / médio…
só me falta é o cabelinho e a qualidade futebolistica, claro
Um bom esquerdino, longilineo (hoje já não tanto… :lol:).
Lembro-me do jogo em que foi lançado, (contra o porto)? em que marcou o golo decisivo.
Hoje está ligado ao Estoril. já há muitos anos.
Acho que o jogo de estreia dele foi contra os corruptos em Alvalade(carece de confirmaçao)
Tinha um belo pé esquerdo mas era muito inconstante nas suas exibiçoes
Capaz do melhor e do pior
Tanto jogou a extremo como a lateral
Mais um dos primeiros jogadores da minha caderneta. Ou seja, dos primeiros que me lembro de ver muitas vezes.
Gostava muito do Mário Jorge! Era aquele jogador certinho, muito bom tecnicamente mas com pouca velocidade e a quem só faltava um pouco de “loucura” (leia-se ousadia, irreverência) para apimentar as suas exibições. O que Fernando Mendes (o D.E.) tinha a mais, Mário Jorge tinha-o a menos, dentro de campo.
Foi um prazer vê-lo jogar com a nossa camisola.
P.S. - o vídeo acima do Vidal Pinheiro: ^-^ ^-^ ^-^ :wall: :wall: :wall: :exclaim: :exclaim: :exclaim:
Eu tinha pesadelos, naquela altura, com aquele estádio e com o Armando, o avançado. Esse campo(batatal) e esse homem eram um tormento, cada vez que o SPORTING lá ia!!!
Felizmente, aconteceu 1999-2000 para ficar com outra ideia do Vidal Pinheiro!
“Conheci” o Mário Jorge quando estava a ver a cassete dos 7-1. Lembro-me perfeitamente de um jogador que parecia bastante ágil e rápido, com um toque de bola muito interessante. Não tendo bem a certeza, parece-me que o Mário Jorge, nos 7-1, não jogou propriamente a extremo, mas antes a lateral. Aliás, lembro-me até de, quando primeiro tive conta dele, pensar que era defesa-esquerdo. O corte de cabelo também serviu para atrair a minha atenção mais rapidamente.
Não tem que ver com o tópico, mas a cassete dos 7-1 levou-me a conhecer, tinha eu apenas 8, 9 anos de idade quando a comprei e a vi, outros jogadores: o inglês Ralph Meade, que me deixou muito contente porque era um conterrâneo meu, e porque era estranho um jogador inglês jogar em Portugal, a servir o meu clube. Mas não só: o passa a bola por trás do Vítor Damas, que me fascinou quando vi. Que é aquilo?, lembro-me de dizer quando vi.
Ao vê-lo, ao Mário Jorge, jogar naquele jogo, lembro-me igualmente de pensar que, como o considerava um jogador muito bom, seria feito daquele homem? Será que se tinha tornado numa glória do meu clube?
Resolvi perguntar ao meu pai.
Ò papá, quem é aquele jogador de cabelo comprido preto, novo, que joga no lado esquerdo?
É o Mário Jorge! - respondeu-me.
Era bom jogador? - perguntei eu.
Tinha momentos, mas era jeitoso.
Ahh, ok.
E estava na hora de rebobinar a cassete e de voltar a ver o jogo.
Também eu. E nem sequer sou esquerdino. Mas era o meu jogador predilecto. Conheço um antigo junior do Sporting, dessa geração, que sempre dizia: “o ■■■■■■ do Mário Jorge era o único gajo que passava por mim, pelo espaço que eu lhe deixava para a linha lateral. Tinha uns pezinhos como nunca vi.”.
Foi simples, o Mário Jorge, e o Manuel Fernandes, apenas o melhor marcador do campeonato, pagaram o preço de vestir a verde e branca. É sempre mais dificil para os jogadores do Sporting chegarem à selecção. Veja-se agora o Cedric e o Adrien.
É por este tipo de atitude, continuada há décadas, que a minha ligação à selecção é ténue. A minha selecção é o Sporting! :mrgreen:
Tambem nao cheguei a ver ao vivo este enorme jogador. Uma vez mais agradecer ao CrashVegas por nos proporcionar aberturas de topico com tanta qualidade
Descobri esta referencia dos anos 80, atraves do Almanaque do Sporting e de alguns videos antigos, sendo que ai descobri a importancia dele, jogador dotado de uma tecnica assinalavel, e que foi tal como Manuel Fernandes uma peca importantissima nos 7 a 1 ao enfique, com 2 golos marcados !
Injustamente pelo que se consta da epoca, ele e o Manuel Fernandes nao foram convocados para o Mundial 1986 (o que comprova que existiam interesses obscuros na Federacao), sendo que representou a seleccao nacional poucas vezes, para a sua real valia (nada que supreenda, infelizmente as convocatorias eram mais do mesmo…).
Um verdadeiro Orgulho Leonino, principalmente pelas varias temporadas que vestiu a verde e branca