Tenho dúvidas. Tenho muitas dúvidas. O 11 inicial dos três grandes é equivalente mas o Benfica tem um plantel mais completo.
Para isso era preciso treinador.
Como é óbvio, aliás se a diferença a época passada era ligeira, este ano basicamente temos o Ioannidis/Vagiannidis, e o Suarez pelo Gyo, ou seja tudo mais ou menos na mesma.
Onde perdemos mas preferimos ignorar é na dimensão física dos plantéis, foi isso que mudou principalmente, os lamps com Ivanovic, Rios, Lukebakio acrescentaram dimensão física, mesmo Sudakov é muito mais capaz que o Kokcu, e o Dedic veio acrescentar, só perderam mesmo no Carreras, ainda assim gosto e já gostava do Dahl antes sequer de ir parar á Roma.
O Porco é uma equipa quase nova, onde mantiveram a malta com capacidade física, Samu, e agilidade/velocidade no Pepê e William, tudo o resto era “dispensável”, lá está, muito se falou no Mora por fisicamente ser pouco relevante.
Mas se preferirmos ficar na ilusão podemos continuar a assumir que o Pote vai desiquilíbriar, que o Morita vai ganhar duelos quer defensivos quer ofensivos entre outras questões como lesões que se continuarem tão certeiras (Dios e Maxis), aí estamos na merda, exatamente por no se salvaguardarem características de topo em todas as opções, são teoricamente competentes mas depois no campo, nos duelos aí a teoria não ajuda em nada.
Ter os dois avançados centro a fazer isso traz outros problemas. E não significa ter maior poder de fogo, porque a bola tem de ser recuperada e tem de chegar à área.
Se meteres ali dois homens, alguém tem de tapar o buraco no meio-campo. Que muita vezes já existe, exactamente pelos dois homens ali. O Trincão vai lá tapar o buraco. O Pote idem. Para jogar com dois homens declaradamente na frente e que não sejam Derleis ou Liedsons (ou em certa medida um deles ser o Gyokeres), terias de mudar muita coisa. Quase tudo.
Ou encurtas as linhas para diminuir o buraco, ou se tem um 8 que peeencha mais o espaço. Estou curioso para ver qual a solução do RB, se é que o vai fazer mal. Qual achas a melhor solução?
Ou o Slimani, ou o Teo Gutierrez. O último que o fez por cá foi o JJ. Depende das dinâmicas que queiras imprimir na equipa e como coloques as peças.
Encurtar linhas já tentas e demasiadas vezes tens buracos. Ainda contra o fcporto foi assim. E tens alguém com essa missão, seja ou não a melhor solução. Isto não é só meter dois a pressionar.
Isso do 8 a ter mais espaço para cobrir também é daquelas coisas… jogadores com uma capacidade e disponibilidade tão grandes não são fáceis de encontrar e são caros. E também não são omnipresentes, portanto vais sempre existir espaço. Pode é ser menor.
Não sei qual a melhor solução, porque não sei o que o treinador pretende. ou o que está disposto a arriscar. Para já, parece disposto a arriscar uma dinâmica coletiva mais previsível e deixar depois nos pés e cabeças dos jogadores o desequilíbrio. É tão válido como outra qualquer, desde que ganhe. Depois é uma questão de gosto de cada um.
Não concordo com esses dois nomes.
Lá está, o JJ sacrificava peças e zonas no campo para compor a coisa. E tinha uma estratégia de fora-de-jogo muito bem preparada. Ah, e um William Carvalho.
Eu não gostava de ver o Suarez, todo balanceado pelos golos na seleção ter de baixar novamente para apoiar um avançado.
Estratégia essa feita em cima do joelho depois de o presidente lhe ter tirado o Carrillo… Sacrificava algumas coisas que compensava noutras. A tal dinâmica.
Permite-me discordar… Célebre?!
Eu chamo aquilo de pesadelo catastrófico com uma pitada de insanidade do maior teórico que há memória no futebol português (é ver o currículo dele), não esquecendo a masterclass habitual do guarda-redes que o Sporting tinha na altura.
Não fosse a carnificina de Munique e esse era disparado, o pior jogo de toda a história do clube… Todas as modalidades incluídas!!!