Luis Suárez

Situação difícil. Quem é pai percebe bem. Só de pensar …..

4 Curtiram

https://x.com/playmaker_PT/status/2051665443958460827?s=20

1 Curtiu

Muitos de nós, aqui, às vezes somos mesmo muito injustos.

É verdade que os jogadores ganham mais dinheiro numa época do que nós alguma vez ganharemos em vida.

É verdade que têm uma vida privilegiada, viajam por lugares que nunca conheceremos, comem em restaurantes de haute cuisine, fazem férias de luxo, têm os filhos a estudar nos melhores colégios, moram em casas que custam milhões, não se preocupam com os desafios que os comuns mortais têm que vencer diariamente.

Mas, no fundo, no fundo, são humanos como nós.

Têm as mesmas dores, passam pelos mesmos problemas familiares, sofrem as mesmas doenças que lhes encurtam a vida.

Já pensaram nas dores que o Nuno Santos e o Daniel Bragança devem sentir quando jogam?

Já pensaram como fomos injustos com o miúdo João Simões que andou a jogar quase uma época com um dedo do pé partido?

Ou como somos exigentes com o Luis Suarez quando o homem está a passar por um problema dramático como este que agora se soube?

Ou quantas vezes insultámos o Capitão sem sabermos se a gravidez da esposa e a gestação do seu bebé estavam a correr bem ou mal?

Ou quando somos injustos com o Morita que, pelo visto, lutou/está a lutar contra uma doença do foro psicológico?

Pois é!

8 Curtiram

image

:eyes:

2 Curtiram

Já agora, se a gravidez da esposa do Pote correu bem ou se está a correr bem criar as 2 filhas.

3 Curtiram

Já. Mas posso-te dizer que é bem mais dramático o caso de quem tem exactamente o mesmo problema e todos os dias tem de se levantar da cama para ir trabalhar a receber o SMN. Ou quem tem de se levantar da cama cheio de dores e vai dar o coiro para uma obra…

Os gajos têm os mesmos problemas que o resto dos comuns mortais. A diferença é que não têm os mesmos problemas que o resto dos comuns mortais. Faz parte.

1 Curtiu

Ok, mas são afetados pelos problemas como os comuns mortais.

Isto é tudo relativo, há aqueles para quem perder 1€ é terrível, há outros a quem perder 100.000€ faz diferença.

Até o CR 7 que deve ser o desportista mais rico do mundo, admitiu que a morte da filhota o afectou de tal forma que o seu desempenho desportivo se ressentiu.

O Robert Enke suicidou-se porque não conseguiu lidar com a perda da filha.

E as pessoas não são todas iguais.

2 Curtiram

É evidente que sim. Têm problemas como os outros têm. Felizmente para eles, também têm muito mais dinheiro para lidar com esses problemas. Casos há de pessoal que está sem ver os filhos aos anos e não tem sequer dinheiro para andar a lutar para ter oportunidade de os ver.

1 Curtiu

Mas isso é como tudo.
Há sempre alguém que está pior que nós.

Não ia por aí.

Não é tanto o que algumas celebridades dizem “Gostaria que todos pudessem ser milionários por um dia para perceberem que o dinheiro não é a resposta nem a salvação”… Em muitos casos muito dinheiro é um fardo (é como tudo, há quem o saiba utilizar bem, óbvio).

Problemas psicológicos estão fora do radar do dinheiro. É algo que o dinheiro não cura. Nem isso nem a morte.

4 Curtiram

Amigo o dinheiro nao da mais felicidade ou dor.

Para um pobre comprar um citroen novo a felicidade se for preciso é maior que um rico comprar um porsche.

Nao é por ai!

Os sentimentos nao mudam com o valor da conta bancaria.

Cenas familiares a nao ser que sejam sociopatas afetam de igual maneira, seja a pensao de alimentos 200 euros ou 200 mil.

Filhos sao filhos

3 Curtiram

Discutível. Um gajo que ganhe o ordenado mínimo não pode pagar um terapeuta a 65€/hora que é o que hoje em dia é standard por aí. Quanto muito paga a um psiquiatra para o encharcar de comprimidos, o que a meu ver, em muitos casos é pior do que encarar o problema e tentar resolve-lo pela raíz.

Creio que não me fiz entender. Não estou a dizer que o jogador sofre mais ou que o jogador sofre menos. Como bem notou o @SliSliSlimani , há sempre alguém que está pior que nós.

Este tema começou porque o @Hemgê disse que “muitos de nós, aqui, às vezes, somos mesmo injustos”.

Ao que eu respondi que “é bem mais dramático o caso de quem tem exactamente o mesmo problema e tem de se levantar da cama para ir trabalhar e receber o SMN”. Por acaso, quando o disse nem me estava a referir ao caso do Suarez e sim ao caso do Bragança e do Nuno Santos.

Mas o caso do Suarez é igual a tantos outros. E sim, é injusto para o jogador. É igualmente injusto para os outros que estão no mesmo problema e, infelizmente, nem sequer têm dinheiro para contrariar o problema e acabam a perder a esperança de algum dia ver os filhos.

Dito isto, se somos injustos? Pá, se calhar somos. Somos injustos com estes, como somos injustos com a generalidade das pessoas.

Mas a verdade é que eu olho para o NS ou para o DB e não penso: “coitadinho, o gajo anda a jogar cheio de dores”. Não o penso porque a maioria deste pessoal tem uma vida altamente privilegiada. Chegam aos 27 ou 28 anos e, se tiverem juízo, têm a vida feita. Não precisam de se chatear com mais nada. Fazem aquilo que gostam.

Longe de mim desejar-lhes dores ou lesões. Mas a verdade é que tenho bem mais pena do Zé ou do Manel que desde os 27 ou 28 anos se levantam da cama todos os dias com dores e têm de o continuar a fazer até aos 60 ou 70 para ir trabalhar e fazer uma coisa que, muitas vezes, não gostam.

Aliás, não raras as vezes, são estes Zé’s e Manel’s que dão palmadas nas costas dos jogadores e lhes permitem levar a vida privilegiada que levam.

Vai lá pedir para eles o darem de imediato, a ver se o fazem…

Não cura, mas ajuda porque pelo menos tens meios (€) para o combater.

2 Curtiram

Quem é a merda de ser humano que priva os filhos de ver o pai/mãe? A não ser que o dito progenitor seja um verdadeiro vaso de merda/psicopata/agressor(a)/etc não é justificável de modo algum. Se tem problemas com o pai dos filhos que os resolva ou ignore.

Agora privar os filhos do outro progenitor? Foda-se!

Muito forte é o Suarez se, perante tal situação, consegue ainda assim render o que rende no Sporting. Há que lhe tirar o chapéu! 3 anos sem ver os filhos não é brincadeira nenhuma.

4 Curtiram

Compreendo o que dizes .

O dinheiro é um facilitador para a resolucao de alguns problemas.

E entendo que se quiserem os jogadores reformam-se e teem a “vida feita” enquanto que nos mortais temos que na mesma trabalhar para pagar contas, entendo o que dizes.

Enfim o Sporting como instituicao deve estar ciente destas situacoes e auxiliar os seus funcionarios. Sejam atletas ou jardineiros ( nao no sentido pejorativo tenho familiares que foram jardineiros) pelo menos quero acreditar nisso.

Para mim discutível é a eficácia de um terapeuta, seja ele barato ou caro, numa pessoa depressiva ou com problemas psicológicos (mas isso é outro assunto longo, e atenção que eu não duvido que haja alguns profissionais com capacidade). No fim resumir-se-á a medicação ou a ausência dela, para pobre e rico, com possíveis desfechos variados para ambos.

Convém não misturar aqui conceitos.

Sendo rico e percorrendo a via de rico, muitas vezes com os inerentes custos para manteres esse estilo, precisas de continuar a ser rico. E ricos sem escrúpulos só se interessam por uma coisa: mais dinheiro.

Estamos a falar de consciencialização, problemas psicológicos e depressões. Pessoas com esses problemas podem continuar a gastar milhares de notas em presentes, viagens, bebida, terapeutas e comprimidos… que lá na cabeça continuarão uma merda. Sozinhos. Penso que é isso que estávamos a falar.

1 Curtiu

Os ricos tem problemas que pobres nao tem, como amigos de circunstâncias, interesses etc

1 Curtiu

Cada caso é um caso.

Se a depressão for causada por traumas ou condicionamentos que alterem ou inibem comportamentos, pode-se tomar os anti-depressivos que se quiser, mas não se vai resolver o problema.

É como ter uma infecção e só tomar medicação para baixar a febre.

Certo, mas isso faz-me colocar algumas questões.

Por exemplo, se o Zé ou o Manel de hoje para amanhã começarem a receber 6000 euros mês, com os mesmos problemas e dores, tendo tido todas esses anos de trabalho, deixas imediatamente de ter pena deles?

Fazemos ideia de como era a vida do Suarez na Colômbia, ou do Faye (por exemplo) antes de vir para a Europa? Sabemos se era pior ou melhor que a do Zé e do Manel? Ou bem pior, até?

E se não temos pena destes porque ganham muito e o Zé e o Manel estão pior, onde desenhamos as linhas? Quando conseguem um grande contrato? E as pessoas que estão pior que o Zé e o Manel? Porque SMN é um luxo comparado com sítios onde se ganha dólar por dia e se vive sem electricidade e água canalizada… Ou sítios onde caem bombas dia sim dia não. Porquê ter pena do Zé e do Manel?

Não sei, desligar a empatia quando as pessoas têm sucesso num sistema que nenhum de nós escolheu e não foi desenhado para termos sucesso parece-me cruel.

Desligar a empatia por malta que faz mal a outros, ou quer fazer mal a outros, pelos sociopatas deste mundo, isso entendo. Agora por estes gajos que tiveram a sorte de saber dar uns chutos numa bola (e provavelmente não tiveram uma infância normal para lá chegar), só por ganharem mais que eu?

Eu também ganho mais que outros. E esses outros também ganham mais que outros. Se me disseres, ter empatia por um jogador milionário porque teve danos financeiros de 2 ou 3 mil euros, claro que não. Agora por questões de filhos, de família, de perdas… O dinheiro não muda essas.

5 Curtiram

Meus caros, estava longe de pensar que um post meu ia espoletar uma tal reflexão de natureza sociológica.

Sad James Corden GIF by CBS

5 Curtiram