Luis Suárez (Watford) - Marca

Dessa lista só se aproveita o JM até o mesmo se manter fiel.

imo, eu nao estou a ver que clube europeu consegue alguma coisa sem contratar estrangeiros…mas se nao vierem mais do que os tais 3 ou 4, será sinal que a formação está a dar frutos bem maduros, muito bom isso.
Para mim, dizer que o porto venceu campeonatos e passou a ser a melhor segunda equipa muito por culpa propria , não faz sentido quando sabemos que foi necessário criarem o chamado " sistema " justamente pra ajudar essa equipa a chegar onde chegou.
e a era azul, para mim, deu-se inicio logo em 77 , mesmo sabendo que o porto passou a ter mais titulos nos anos 90, salvo erro. Escrevo estas coisas sem certezas, apenas pedaços do que oiço ou leio.

1 Like

Fazia-lhes um pack jeitoso Vietto + Doumbia bora lá Watford.

Em primeiro lugar, quem lê o teu texto até fica com a ideia que ter jogadores estrangeiros era coisa quase inédita no Sporting. Pior fica quando falas dos angolanos e moçambicanos nos anos 70.

O nosso melhor marcador de sempre nasceu em Angola. Uma das lendas do nosso clube, como jogador titulado, treinador titulado, capitão e até pelo facto de ter ficado na história do Estádio de Alvalade, nasceu em Moçambique. O jogador com mais jogos pelo Sporting, lenda do Sporting, nasceu em Moçambique. O jogador que detém o recorde de golos num só jogo nas competições europeias, nasceu em Angola. A melhor equipa de sempre do Sporting tem contribuição inglesa. Nos anos 50 tinha um reforço húngaro vindo de Espanha.

O Sporting nunca foi um Clube fechado a jogadores estrangeiros. Até nem teria lógica, pois o futebol em Lisboa e Porto começou com muitos estrangeiros.

Sim, a partir dos anos 80 a cena massificou-se. E não apenas aqui, mas por todo o lado.

Mas mesmo que fosse agora um plano, uma intenção nova, não passa de um romantismo.Que eu me lembre, apenas há uma equipa em campeonatos minimamente reconhecidos (e minimamente competitivos em competições internacionais) que faça algo semelhante e mesmo assim já nem é no seu estado mais purista, que é o Athletic. Conheces mais algum? Nem Ajax, nem Barcelona, nem Dínamo. E falamos de 4 clubes que têm muito mais estrutura para o fazer. Conheces a forma como o Athletic recruta? A sua base de recrutamento? As décadas que leva em actividade? E de vez em quando já sai fora do penico.

Mesmo que o Sporting quisesse fazer, não tem qualquer possibilidade de o fazer. Porque pura e simplesmente não tem estrutura capaz de o fazer, não tem plantel capaz de o aguentar, não tem sequer formação neste momento capaz de alimentar a equipa A e suprir as lacunas do plantel principal. Alguma vez o Sporting tem um jogador capaz de fazer o que um Suárez ou outro estrangeiro, desde que com qualidade, tem de fazer? E não apenas para esta posição. Não há. E menos ainda caso quisesses continuar com uma politica de apenas formação e emagrecimento do número de estrangeiros nas próximas épocas.

Irreal. Não há plantel que o aguente, não temos formação para o alimentar. E mesmo que isso se fizesse como regra para todos os clubes, teríamos dificuldades e nem o 3º estaria facilmente ao alcance no início da época.

Daqui a 5 ou 6 épocas, sem vender mais que um ou dois jogadores formados no Sporting durante esse tempo e falamos. Antes disso, acho impossível ter uma equipa competitiva.

E não me venham com a cena da defesa da formação e tal, que não a defendem mais que eu ou colocar um sistema de formação como base de qualquer clube. Agora, na prática, caso fosse para todos, já seria complicado. Só nós… nem classificação para a UEFA.

“Só merda” mas por sinal até foram campeões europeus. São excelentes jogadores e provaram-no enquanto cá estiveram. Quem nos dera ter jogadores como o William e o João Mário todos os anos…

1 Like

Foram campeões Europeus e os que agora lá estão no plantel também o vão ser.
Mas de qualquer forma estes gajos que aqui andam neste fórum estão contentes com aqueles que precisam de 17 anos para ganhar um título. Vocês não regulam bem. Assim vai um clube que entra numa fase de miséria decadente por culpa de pessoas do próprio clube. Um clube que tem as maiores guerras entre pessoas do mesmo clube é só triste e decadente. Ver o vídeo do Pedro Barbosa que intrasigentemente cagou para tudo e disse mesmo “ya mancha o clube dever 10M ao braga”. Os outros clubes não são devedores? O LFV? O sistema? Mas pronto ele para ganhar algum lá vai rebaixar o clube dele. Querem um clube forte? Se vocês não são fortes? Nem a saber ser, saber estar, nada. Uma vergonha autêntica de adeptos.

acho que conseguia melhor Camacho + Doumbia let´s go Watford

Eu já sabia que a conversa da Selecção vinha à baila…mas eu quero é que a Selecção se f…, pelo Sporting não fazem nada.
Eu quero é campeões no Sporting clube de Portugal…algum rato desses foi?
Tira-lhes o Ronaldo e mais uns da Selecção e eu quero ver o que eles ganham…BOLA.

Queres campeões mas metes o Liedson na tua lista? Sure, sure…

Tivéssemos nós 10 Liedson´s…
Mas ok, façam lá um 11 de gajos só da formação e daqui a 2 ou 3 épocas falamos.

Eu hoje em dia, e especialmente depois de Alcochete, só apoio o Sporting Clube de Portugal.
Quero é que os jogadores,Presidentes,treinadores se lixem todos.
Estou-me completamente a cagar se é da formação ou se vem do Japão, para mim joga o melhor e o que der mais pelo clube.

4 Likes

mais nada 100000000 % de acordo

0 contratações?

Suicídio por completo.

Não há clube no mundo que adote essa política irrealista. Agora o que faz sentido sim é minimizar as contratações apostando dentro de casa, mas para isso é preciso ter uma estrutura como deve ser e não às meias tabelas como temos actualmente.

2 Likes

Isso já é desviar a conversa. Eu não pedi um 11 da formação. No entanto, estar a desvalorizar a formação quando essa foi a grande base do nosso plantel na última vez que conseguimos lutar pelo título é manifestamente injusto, para mim.

Para além disso, com a taxa de acerto que costumamos ter a nível de contratações, a aposta em prata da casa tem de ser sempre uma realidade. Todos os anos formamos jogadores com qualidade, há sempre um ou outro com nível suficiente para a equipa principal (o que acaba por abrir espaço para contratações mais urgentes).

1 Like

Então concordamos em parte.
Eu também não desvalorizo a importância da formação, o que eu disse foi que nos últimos tempos os melhores jogares para mim eram estrangeiros.
E os que não eram estrangeiros, não eram da formação : João Pinto e Bruno Fernandes.

1 Like

Junta ai o Ilori…

Pague 3 leve 0…e eu estou a falar de qualidade

Só discordei porque acho que em 2015/16 não foi esse o caso.

Isto é a cena do copo meio cheio ou meio vazio :grin: :grin:

Se em 2015/16 se não tivéssemos cá o Slimani, Bryan Ruiz, etc também estávamos bem fod… :sweat_smile:

E isto tudo tem a ver com uma equipa só de formação porque…

Sabe lá ele. Pôs pouco tabaco :frowning: