LUIS SOBRAL: Quando for grande quero ser jornalista.

Leiam esta perola no “menosfutebol”:

Manifesto: um documento frágil destinado ao esquecimento
[ 2005/01/21 | 10:29 ]

Luís Sobral
O manifesto esta quinta-feira apresentado por Benfica e Sporting é um documento frágil e por isso terá o destino menos desejado pelos presidentes dos dois clubes de Lisboa: o rápido e merecido esquecimento.

  1. Os dois primeiros parágrafos, com politólogos e palavras difíceis, devem ter afastado a maioria dos leitores, o que não é eficaz.
    Morph: Ficamos a saber que a maioria dos portugueses sao burros…

  2. O ponto sobre a verdade desportiva é intrigante: ficamos a saber que
    Benfica e Sporting defendem que não existe verdade desportiva no futebol português, só não sabemos desde quando e quem são os responsáveis. Ou seja, no essencial uma ideia vaga, sem sustentação. É possível que o problema tenha começado apenas depois da vitória do Benfica na Taça de Portugal. Ou uns dias depois do último título do Sporting. Não sabemos
    Morph: Nao tivesse o DC nomeado publicamente o PdC e o major…a ultima frase explica bem o porque deste artigo.

  3. O pedido de uma fiscalização única para as contas, seja lá o que isso for, é algo que qualquer pessoa em qualquer actividade poderia legitimamente exigir. Fica a dúvida se a referência ao futebol de formação não será uma forma simples de tentar aumentar os activos das SAD¿s. Mais uma vez, o manifesto não esclarece.
    Morph: Todos poderiam exigir, mas nunca ninguem o exigiu. Ha de facto muitas pessoas a quem isso nao interessa…

  4. Apesar de aparecer lá para a frente, percebe-se que a arbitragem é o ponto fundamental do documento. Em resumo, Benfica e Sporting pretendem que a arbitragem seja independente da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol. Seria criada uma estrutura autónoma, fiscalizada por um órgão à imagem do Conselho Superior da Magistratura.
    Morph: Obrigado pelo esclarecimento. Ate parece que so ele sabe ler, enfim.

  5. Passariam também a existir uns que nomeavam os árbitros e outros que os classificavam, recorrendo para isso a todos os meios tecnológicos disponíveis. Esta ideia faz sentido. Mas o assunto não se esgota aí.
    Morph: Pois nao o que se esgotou foi o teu cerebro, se e que tens um! Ja agora podia ter explicado as outras medidas que devem ser tomadas.

  6. O sítio onde está a arbitragem é razoavelmente indiferente. O problema, subentende-se, é os árbitros não serem suficientemente independentes e imunes a pressões. De facto, esse problema parece existir. Até pelo que se percebe da operação «Apito dourado», a classificação e promoção dos árbitros não está suficientemente blindada. Também já tivemos suficientes exemplos de que os observadores são pouco competentes. E sabemos que a justiça desportiva aplicada no futebol profissional não está à altura do exigido.
    Morph: “…de facto esse problema parece existir…”. Apesar da maioria dos portugueses estar fora do alcance do manifesto, quem nao parece estar dentro e o Sobral…ai vinho deixa o homem!

  7. Antes de procurar mudanças muito profundas, talvez fosse mais correcto exigir a renovação séria das pessoas que estão na arbitragem, na disciplina e na organização do futebol português. Muitas andam por cá há demasiado tempo, o que implica vícios e proximidade excessiva. Por que não pedir a uma empresa especializada em recursos humanos que recrute, com base em critérios de competência, os conselheiros, observadores e demais responsáveis da Liga?
    Morph: De preferencia uma agencia sediada no norte.

  8. Outro passo simples seria escolher os árbitros do futebol profissional com base em exames rigorosos e independentes. Hoje em dia, a Liga aceita a classificação que em parte é gerada a partir de jogos da Federação ou por observadores cuja qualificação se desconhece. Isso não faz qualquer sentido, é como se uma empresa tivesse de aceitar empregados em vez de os recrutar livremente. De uma lista de 50 ou 70 saíram, depois de apurado processo de selecção, os 20 ou 30 necessários. Uma medida simples e exequível.
    Morph: E e este cromo que fala em rigor e independencia. E uma insulta a inteligencia…

  9. Todas as mudanças que impliquem pessoas melhor preparadas, formação e profissionalização custarão dinheiro. Mas sobre isso Benfica e Sporting nada dizem.
    Morph: O que custa dinheiro, e muito, e os campeonatos serem decididos nos tuneis de accesso aos balnearios. Isso sim custa muito dinheiro! Este palhaco queria mudancas estruturais tao significantes a custo zero! E depois diz que a maioria dos tugas e que e burra…

  10. O pedido de um tribunal desportivo é desajustado e o manifesto não é capaz de explicar para que serviria.
    Morph: E tu nao es capaz de explicar porque e desajustado. Critica barata!

  11. O desejo de ver a Liga como a casa dos clubes, último dos pontos, acaba por ser irónico. O organismo que tutela o futebol profissional vive uma situação precária há nove meses e nem um só dirigente sentiu necessidade de resolver um problema chamado Valentim Loureiro. No fundo, a fragilidade da direcção da Liga parece interessar em primeiro plano aos clubes. Benfica e Sporting incluídos.
    P.S.: Um manifesto que se pretendia sério ataca os «bem pensantes». Para Benfica e Sporting, são eles que fazem a opinião publicada, «não, felizmente, opinião pública». De facto, é aborrecido ser criticado.
    [i]Morph: Essa da situacao precaria de ha 9 meses e a cereja em cima do bolo. Precaria e a situacao do presidente dele, arguido no processo apito dourado.

Mas consegiu dizer uma verdade: “De facto, e aborrecido ser criticado.”

Ha de facto cabroens que nao percebem puto de nada… :roll:[/i]

Esse gajo é um porkista nojento.

Meus Caros,

Tinha a ideia que este era um indefectivel Benfiquista …

Meus Caros,

Tinha a ideia que este era um indefectivel Benfiquista …

Se é disfarça bem. Desde que “acompanho” a sua carreira (quando se tornou director do Maisfutebol) que nunca deixou de defender o dono…

É muito raro este animal dizer algo que não me dê a volta ao estômago. Tenho a impressão que é mais um tripeiro primário, mas mesmo que não seja, é anti-Sporting de certeza.

O Sobral é tão portista como o Escobar atacado pela bola quadrada não é sportinguista :).

O Sobral é super-benfiquista mas crítico, embora em alguns jogos comentados na TVI não disfarce a costela, embora só quem saiba e esteja atento o sabe.

Independentemente do acerto do que ele diz (mtas vezes diz parvoices) era tempo de as pessoas neste forum colocarem a REMOTA HIPÓTESE de que um jornalista PODE TENTAR fazer um trabalho sério, isento de clubismos, mesmo que o seu ponto de vista nos pareça errado, aliás nada mais normal pois ainda está para nascer quem dá opiniões sempre condizentes com a nossa em tudo e mais alguma coisa.

Acho muito triste esta tendência de tentar encontrar “clubismos” em tudo o que é opinião escrita, que redunda em ridículos como este de andar convencido de que o Sobral é… portista.

Mas eu já vi de tudo, posso dizer-vos que uma certa vez o Sobral escreveu um texto a cascar no benfica de alto a baixo e surgiam lampios a ofendê-lo e a chamá-lo tripeiro… os seus próprios confrades :).

E que tal a hipótese de… existir um jornalista que apenas pensa diferente de cada um de nós e o escrever, sem que a sua opinião seja motivada por clubismos? Devo estar a sugerir algo aberrante eu sei… os jornalistas são todos LADRÕES… não escapa um … :slight_smile:

Já desconfiava que ele era lamp embora até goste de ler os seus “Bilhetes” agora aquele site é ainda mais vermelho do que o pasquim, é com cada doente :shock:

O Sobral é tão portista como o Escobar atacado pela bola quadrada não é sportinguista :).

O Sobral é super-benfiquista mas crítico, embora em alguns jogos comentados na TVI não disfarce a costela, embora só quem saiba e esteja atento o sabe.

Independentemente do acerto do que ele diz (mtas vezes diz parvoices) era tempo de as pessoas neste forum colocarem a REMOTA HIPÓTESE de que um jornalista PODE TENTAR fazer um trabalho sério, isento de clubismos, mesmo que o seu ponto de vista nos pareça errado, aliás nada mais normal pois ainda está para nascer quem dá opiniões sempre condizentes com a nossa em tudo e mais alguma coisa.

Acho muito triste esta tendência de tentar encontrar “clubismos” em tudo o que é opinião escrita, que redunda em ridículos como este de andar convencido de que o Sobral é… portista.

Mas eu já vi de tudo, posso dizer-vos que uma certa vez o Sobral escreveu um texto a cascar no benfica de alto a baixo e surgiam lampios a ofendê-lo e a chamá-lo tripeiro… os seus próprios confrades :).

E que tal a hipótese de… existir um jornalista que apenas pensa diferente de cada um de nós e o escrever, sem que a sua opinião seja motivada por clubismos? Devo estar a sugerir algo aberrante eu sei… os jornalistas são todos LADRÕES… não escapa um … :slight_smile:



Desculpa (-te) Mauras, mas se nao ves, pelo menos neste artigo, nenhum clubismo ou tendencia, entao nao sei do que precisas. Se nao e tendencioso entao trata-se dum ataque ao Sporting, dos lamps nem falo. Se com este artigo, o Sobral, queria fazer uma critica construtiva entao explica-me estas palavras:

“É possível que o problema tenha começado apenas depois da vitória do Benfica na Taça de Portugal. Ou uns dias depois do último título do Sporting. Não sabemos”

Quem se diz jornalista tem o dever de isencao e imparcialidade, pelo menos e o que eu penso.

Não acho que seja ridículo achar que o homem é portista, é um puro exercício de dedução lógica, ainda que falhado. Paciência, não se pode acertar sempre. :slight_smile: A verdade é que não ligo o suficiente aos jornalistas para me preocupar com a filiação clubística deste ou daquele. A excepção é mesmo este senhor, devido às alfinetadas (essas sim, completamente ridículas e despropositadas) que a sua “isenção e profissionalismo” o obrigam a distribuir sempre que fala no Sporting. Mas pronto, já deu para perceber que é porque a azia tem mais anos do que eu pensava.

Eu não disse que era ridículo, vejam se me entendam:

o que estou a dizer é que as pessoas têm de começar a colocar a REMOTA hipótese de, quando lêem a opinião de um jornalista com a qual discordam colocarem em cima da mesa as seguintes hipóteses:

a) é incompetente
b) é estupido
c) tem um ponto de vista diferente do meu, mas aceitável.

Isto tudo ANTES do tradicional “o gajo é do penafiel LOGO a sua opinião está feita em função disso”.

É por isso que depois surgem precipitações como achar que o Sobral é tripeiro qd toda a gente sabe na área que o homem é mega lampião.

Mas pronto, como eu já vi o meu pp clube através do seu pasquim quadrado chamar tripeiro ao jornalista mais fanático do Sporting que eu conheço só pq escreveu qq coisa sobre a possibilidade de Fernando Santos não ficar e a relação de isso com a saída de betencourt… enfim já vi de tudo.