Luís Guilherme

Ter 2 boas alternativas para a direita, não é problema.

O problema é não terem resolvido ainda a falta dum extremo esquerdo destro de qualidade superior.

1 Curtiu

Não há um lance inacreditável que cavalga bem e sofre falta e nada é assinalado?

Gosto do LG por saber que ele tem tudo para fazer grandes jogos. Ontem faltou estarmos melhor na 1ª parte. Depois do nada, já o vejo a sair..

Mas é um excelente reforço.

1 Curtiu

tivessem comprado este e o puto polaco tinhamos aqui dois problemas bem resolvidos, assim ao menos um sabemos que acertamos. no outro podemos vir a ter uma boa surpresa.

É um excelente jogador. Consegue quase sempre criar perigo pela direita ou pela esquerda.

Podia ter sido mais vezes solicitado quer na ala esquerda quer na direita. Algumas vezes estava solto de marcação a pedir a bola mas esquecido pelo nosso portador da bola.

Grande arrancada pelo meio a esticar o jogo e a sofrer uma falta evidente que mais uma vez ficou por assinalar.

A equipa é que tem que criar dinâmicas e situações para colocar o Luís Guilherme de frente para a baliza adversária, recebeu quase sempre a bola de costas e com pressão.

Não acho que tenha estado mal, esteve muito desapoiado na direita, quando recebia a bola já tinha 2/3 adversários em cima e faltava um lateral mais forte a aparecer nas costas. Na esquerda tanto ele como o Geny perdem margem para brilhar. Há que seguir o crescimento, a facilidade com que dribla e arranca ainda nos vai dar muitas alegrias

Está mais competitivo, já entende melhor o processo de fazer de lateral numa defesa a 5 e vem atrás deles. Não há milagres mas tacticamente Está melhor e em termos de intensidade também vai melhorando. Aqui não tenho dúvidas que fizemos uma boa compra. Se conseguíssemos trazer o do Depor para a esquerda para o ano era mel.

É muito bom jogador. Perde-se substancialmente no lado esquerdo do campo.

Faltou-lhe apoio do Maxi em organização ofensiva e uma melhor ligação com o Trincão, por vezes ficou demasiado só sem possibilidade de receber a bola. Ainda assim, apareceu a espaços e ataca bem zonas vazias para finalizar.

Rebentou muito cedo ontem . Para mim é o único que sabe bater cantos..

Tem muita papinha para comer ainda, antes de ser top na equipa se fôr. Espero bem que sim, por aqui já idolatram o miúdo como se fosse abissal, mas ainda falta muito, vamos esperar que evolua, senão…

É atacante, tem de ser um jogador bem diferenciado e acima da média para titular do SCP. Ainda é verdinho, tem de fazer mais.

É, de facto, um lateral com um pulmão acima da média. Consegue fazer vários sprints de alta intensidade por jogo e voltar. E, defensivamente, apesar de sobrevalorizado em algumas áreas - tem problemas a defender 1x1 contra extremos ágeis que não caiam ao primeiro choque - e na leitura de alguns lances sem bola - é bom para o nosso nível. Para além do pulmão é forte fisicamente, rápido QB e muito forte quando o jogo vai para um ritmo mais de duelos. Aliás, em termos estilísticos acho que encaixava bem numa equipa de meio da tabela da Premier League, onde lhe vão pedir menos coisas no ataque e se vai valorizar mais as qualidades que tem.

Em todos esses aspectos é o nosso melhor lateral direito, e é o maior motivo para ser ele o titular.

Quando digo que “não há posicionamento” para ele, o meu ponto é que o rendimento ofensivo dele é abaixo da média em qualquer um deles. Claro que posicionamento para ele num sentido literal, ele está em campo e o Sporting só constrói a 3 numa fase mais inicial (não necessariamente por zona do terreno, mas zona da bola - se está com os centrais ou mais à frente). Ou seja, ele tem de andar noutro lado qualquer, e anda. O problema é que as limitações sempre que tem de pisar o último terço, tirando nos ataques à área, são evidentes.

Estamos a falar de coisas um pouco diferentes aqui, acho. Concordo que o Fresneda faz movimentos frequentes de rutura, e consegue conquistar espaços à conta disso. Faz parte do tal pulmão também, embora ele também tenha alguns timings bons de rutura - embora nisso eu curiosamente acho que o Vagiannidis é melhor, para mim é a melhor qualidade dele. Depois quando recebe a bola nessas situações - que, de facto, são menos vezes do que as que devia, porque o Geny não é muito amigo de passar a bola - é é muito raro dar um seguimento de qualidade, pelas referidas limitações no cruzamento e mesmo na desenvoltura individual com espaço.

Mas como digo, esse é outro ponto. Ao que me refiro aqui é mesmo quando é ele o responsável pela nossa largura, contra uma defesa “composta” e recebe a bola no pé. Aí, a reacção que provoca nas defesas contrárias é a de quem sabe que dali dificilmente vem algo muito perigoso. Não vês os defesas a irem ativamente no 2x1 contra ele (o que depois abre espaços noutros lados) porque isso é completamente desnecessário, dificilmente ele alguma vez vai passar por um defesa só em drible controlado. E isso facilita a que os adversários defendam outras ameaças.

O Amorim chegou a falar nesse ponto no início da época passada, como uma das grandes vantagens de jogarmos com o Quenda e o Geny como os nossos dois alas. Que o facto de termos dois jogadores com aquela ameaça individual dificultava imenso a forma dos adversários nos defenderem, porque tinham de encurtar muito mais rapidamente e levar ajudas, o que depois criava espaços para se explorarem noutras zonas.

Com isto não estou a dizer que o Fresneda teria de ser um Quenda com bola. Claro que não. Se fosse isso e o que é sem bola, era um lateral/ala de 90M (como até dizes depois). Mas para mim ele está no extremo oposto. O Maxi, por exemplo, não é propriamente um prodígio no desequilíbrio. Mas a diferença dele para o Fresneda é claríssima, tanto na qualidade que tem como nas reacções que isso provoca por arrasto aos adversários. E acho que, para o contexto em que jogamos, precisamos de um lateral pelo menos ao nível do Maxi nisso - ou então com outras qualidades ofensivas muito acima da média que criem impacto.

Não te lembras do Nuno Mendes no Sporting? O Konan é natural, sim, eu próprio apesar de ele já ter cá andado não tinha grande opinião formada do rapaz até esta época, e só tenho agora porque tem calhado a ver mais jogos do nosso campeonato este ano.

Mas no caso do Nuno estou mesmo a falar do que fez no ano e um bocado em que apareceu no Sporting até ser vendido ao PSG. Depois transformou-se provavelmente no melhor lateral esquerdo do mundo, mas falo mesmo apenas do que mostrou cá. E já aí se via um nível enorme e toda a perspectiva de se tornar no que se tornou. Criava desequilíbrios regulares, entrava com bola por dentro e por fora, conseguia descobrir colegas em posições vantajosas… O meu ponto é mesmo que o impacto ofensivo dele era muito positivo, apesar dos parcos números.

Certo, mas eu acho que o contexto de carreira dele antes de vir para cá é muito facilmente explicável. O número de jogos sem o contexto dos minutos por jogo passa uma imagem a meu ver algo desfasada da realidade, porque na esmagadora maioria dos jogos não era titular nem sequer entrava cedo. No West Ham então, foram 18 meses na liga mais difícil do mundo em que fez 17 jogos… com 260 minutos. Ou seja, foram 17 jogos mas o total de minutos equivale a menos de 3. E no Palmeiras também não foi assim tão diferente, com a agravante de que era um miúdo de 17 anos aí, e nesses os números demoram quase sempre a aparecer. Basta ver o Quenda, que é um talento absolutamente incrível e que na época passada marcou 3 golos em 54 jogos (e esse com imensos minutos).

Aqui, há a questão de a meu ver estar a jogar de um lado onde sai um bocado prejudicado. Não o acho tão ambidestro como já li noutros lados, de todo, e até podes por essa na lista dos defeitos. Em comparação com o Trincão parece, mas o Trincão está para aí no patamar de ambidestria do Maradona :joy: . Mas, apesar disto, está finalmente a ter minutos regulares e a confiança do treinador e já aos 20 anos, daí ser o melhor contexto para avaliar.

Os “ses” interessam. Especialmente em algo como são as assistências. Se eu mandar um balão parvo para a área e tiver um freak que salta 2 metros e espeta uma bicicleta do centro da área ao ângulo, foi assistência. Ou se tocar ao lado para um colega correr e mandar um balázio - o Faye tem uma assim para o Geny por exemplo, mais assistências que o LG pelo Sporting!

Especialmente numa amostra limitada - e não só, mas isso adensa ainda mais a questão - interessa-me mais ver o que o jogador produz e o impacto que tem no jogo da equipa. Com o Moreirense, por exemplo - onde até jogou na esquerda - criou (ou criou a meias com o Suárez) duas oportunidades claras de golo, e faz a pré-assistência para o nosso primeiro golo num lance que à primeira vista parece normal, mas não tenho qualquer dúvida que se fosse o Geny ou outro extremo mais ‘normal’ na decisão o golo não acontecia. Porque não solta logo a bola no 2x1 mas também não vai no drible sem ver o colega. Conduz o tempo suficiente para fixar o defesa e dar tempo ao Maxi de ganhar uma vantagem maior no corredor, o que permite que seja o central a sair no Maxi e lhe dê todo o tempo e espaço para poder cruzar recuado (boa ação dele também) para o Trincão que finaliza.

Quanto ao Fresneda, eu sinceramente acho que vai fazer uma carreira interessante. Mas acho que é um jogador muito mais apropriado a uma equipa média da Premier (ou Serie A, embora aí tivesse de ser uma com linha de 4 e são mais raras) do que à nossa, embora esses contextos até sejam bastante mais exigentes. É tudo uma questão de características e do que cada contexto lhe pede.

Lembro sim, claro, mas o Nuno é um fora de série e apesar das fracas estatísticas via-se que para lá caminhava. É um patamar a que o Fresneda não vai almejar nunca.

Quanto ao resto:

É uma lufada de ar fresco poder discutir futebol e visões diferentes desta forma. Parabéns pela cordialidade. :clap:

Concordo e percebo o teu ponto de vista, só na parte dos “ses” é que temos visões muito distintas: todos os jogadores têm assistências claras com perdidas dos colegas. Então, apesar de entender o ponto, acho que não vale a pena analisar. A menos que fosse algo muito muito frequente e evidente.

Quanto aos minutos, é um factor importante claro, mas existem jogadores que em poucos minutos conseguem fazer mossa, e ele sendo um jovem e cheio de energia, a entrar nos minutos finais, com a técnica e velocidade que tem, já poderia/deveria ter mais assistências, eu nem falo de golo, porque é um aspecto secundário de um extremo. Mas é algo que me deixa apreensivo. Parece que tem “malapata”.

1 Curtiu

Sim, não é um Alisson Santos mas tem cumprido bem, especialmente quando joga sistematicamente pela esquerda - sendo que é melhor pela direita - e ainda se nota alguma falta de sinergia com os companheiros, quer com o Maxi à esquerda, quer com o Trincão quando coincidem no lado direito (ficou patente neste último jogo).

Gostava de ver este menino bater livres diretos…fica a dica

2 Curtiram

@Ghost e @Tanatus2.0 :clap:

Sobre o Nuno Mendes…não se esqueçam quem é que ele tinha na frente para servir. Não era fácil traduzir boas acções em assistências, onde só o Pote fazia golos (por sinal, acho que só teve 1 assistência nessa época).

Sobre o Fresneda, sendo um miúdo em processo de evolução, não acho que seja exigível tanto quanto o público exige. Porém, onde ele falha e, principalmente, da maneira que falha, deixa-me apreensivo. É que não é difícil tirar um cruzamento decente em 5, nem é particularmente difícil fazer um cruzamento atrasado e rasteiro com decência a cada 5 tentativas. Mas eu acho que ele não passa o primeiro homem nem em 10, quanto mais em 5.

Sobre o LG… para mim, é craque. Precisa de algum tempo. Mesmo pela esquerda, ele faz os mínimos. Terá que melhorar, mas para a idade que tem…não foi um mau começo.

1 Curtiu

Não é um Alisson? Não é certamente. Com espaço e no 1x1, não é certamente tão forte. A associar-se com os colegas e a decidir, é muito melhor.

O Alisson tinha uma grande qualidade e um grande defeito. A grande qualidade é que, apanhando um defesa sem cobertura, fazia dele o que queria e passava por ele como manteiga. O defeito é que, apanhando um defesa com cobertura, mesmo estando 1x3 ou 1x4 em vez de 1x1, tentava na mesma ir para a finta de forma individualista e acabava a perder a bola.

3 Curtiram

Era uma graçola.

O utilizador em questão fez questão de vir aqui dizer que este ainda não é tudo isso que dizem mas é o primeiro a defender o Alisson com unhas e dentes, foi por aí.

Ah ok

Não reparei na tua resposta, tens o direito de ter a tua opinião, se achas que o LG já é um crack eu acho que ainda falta mostrar muita coisa e até me surpreendeu um pouco. Já o Alisson, sim, eu considero-o um crack.

Um crack para mim é um jogador diferenciado, que oferece coisas que outros não dão e tendo ainda muitos anos para crescer (começou tarde) acho que será cada vez melhor se continuar a crescer como tem crescido.

Não tenho a mínima dúvida que oferecia neste momento mais ao SCP do que LG pode oferecer por enquanto e para já…e como esta época é «para já» achei parvoíce da grande emprestar o jogador, só isso.

Quanto a números, vai somando e acredita que tem números soberbos de crack mesmo, esta época, é só ver. É até difícil de encontrares igual por cá e até por essa Europa fora, e como factos são factos vou argumentando porque sempre gostei do jogador, ele provou e foi injustiçado por alguém que não deveria ter feito o que fez. Só isto a minha opinião. SL