Luís Figo

meus caros:

porque o amor é eterno.
porque o amor não se vende.
porque o amor não se diz - faz-se!
porque Figo perdeu a oportunidade de ser feliz…
questiono: Figo é sportinguista…?

Sportinguistas somos nós! Que aconteça o que acontecer cá estamos pelo Sporting. Nem aceito qualquer tipo de comparação com tal personagem a nível de sportinguismo.

Eu já tive oportunidade de dizer o que penso relativamente a este assunto.

Só quem não acompanhou a vida e a carreira do Figo, pode ainda ter algumas dúvidas sobre o tipo de pessoa de que estamos a falar. Festas e Associações de beneficiência? Oh, meus amigos… mas vocês pensam que o “menino” não tem ninguém a tratar da sua imagem? Faz-me lembrar os políticos que aparecem sempre nas feiras para ficar bem no retrato e nos tempos de antena. Aliás, tais empreendimentos até fazem um “jeitaço” a quem tem de gerir fortunas, por causa dos impostos.

Ainda me lembro da birrinha que o “menino” fez quando as coisas não estavam a correr pelo melhor nos jogos da selecção e não teve pejo em dizer “Se é para isto, mais vale não por cá os pés”.

Ele que se lesione mas é para dar lugar na seleção a quem realmente quer jogar e defender com orgulho a camisola das quinas, porque ele só lá vai para se promover e para se servir. :evil:

Vou-me repetir, mas que se lixe.

Eu sou contra a ideia de que qualquer jogador que seja sportinguista tenha obrigatoriamente de colocar o Sporting à frente da carreira. Imaginemos que Moutinho crescerá no Sporting e chegará a altura em que sairá para um campeonato melhor que o nosso. Terá sucesso, brilhará nos melhores palcos e aos 32 anos terá a hipótese de continuar nos melhores palcos ou regressar ao futebol tuga. Passará também a ser um chulo se não regressar para o Sporting? Deverá partir uma perna?

As manifestações de carinho que Figo teve para com o Sporting deveriam ser recebidas de forma positiva e não o contrário. Seria preferível que Figo dissesse que nunca voltaria para o Sporting e a Portugal? Imagino os tópicos que aqui se abririam se isso tivesse acontecido.

Eu acredito perfeitamente que Figo seja sportinguista, não beliscando em nada o seu sportinguismo o facto de ter ido para Itália. É uma decisão legítima de um profissional de futebol que ainda se acha em condições de jogar entre os melhores. Pois que jogue entre os melhores e alimente da melhor forma essa outra paixão que tem que é o futebol. E dessa ninguém fala.

Filipe

em teoria, concordo…
mas a emoção não entra nestas avenidas…

Seria preferível que Figo dissesse que nunca voltaria para o Sporting e a Portugal? Imagino os tópicos que aqui se abririam se isso tivesse acontecido.

Não. Figo faria um papel bom se dissesse: “Amo o Sporting, gostava muito de voltar, mas acima de tudo sou profissional e quero acabar a minha carreira, que é curta, num clube com mais condições económicas”.

Figo faria um papel fantástico se acrescentasse: “O futebol em Portugal está doente, já estava quando saí e agora continua, não voltarei a jogar num país que tem árbitros tão maus e uma Liga tão corrupta como se viu no ano passado”.

Era uma pedrada no charco. Haveria escândalo nacional. Mas ele não é sportinguista o suficiente para o fazer.

Lampiao !

Eu sou contra a ideia de que qualquer jogador que seja sportinguista tenha obrigatoriamente de colocar o Sporting à frente da carreira. Imaginemos que Moutinho crescerá no Sporting e chegará a altura em que sairá para um campeonato melhor que o nosso. Terá sucesso, brilhará nos melhores palcos e aos 32 anos terá a hipótese de continuar nos melhores palcos ou regressar ao futebol tuga. Passará também a ser um chulo se não regressar para o Sporting? Deverá partir uma perna?

As manifestações de carinho que Figo teve para com o Sporting deveriam ser recebidas de forma positiva e não o contrário. Seria preferível que Figo dissesse que nunca voltaria para o Sporting e a Portugal? Imagino os tópicos que aqui se abririam se isso tivesse acontecido.

Eu acredito perfeitamente que Figo seja sportinguista, não beliscando em nada o seu sportinguismo o facto de ter ido para Itália. É uma decisão legítima de um profissional de futebol que ainda se acha em condições de jogar entre os melhores. Pois que jogue entre os melhores e alimente da melhor forma essa outra paixão que tem que é o futebol. E dessa ninguém fala.

100% de acordo

Figo: pesetero ou sportinguista?

Gestor :wink:

Filipe

em teoria, concordo…
mas a emoção não entra nestas avenidas…

Carlos, eu percebo perfeitamente a mágoa de muitos, entendendo que alguns excessos de linguagem se devem a um sentimento parecido com o de marido enganado. Mas também acho que se empolou demasiadamente as tais declarações de carinho para com o Sporting, como se a partir daí valesse o “agora ou vens ou és um chulo!”. Figo, por ser um dos melhores e se declarar sportinguista, passou a ter a obrigação de regressar à base. Não concordo com isso.

É que a partir daí vale tudo. É demagógico dizer-se que se tivéssemos o dinheiro dele faríamos tudo para voltar para cá e terminar a nossa carreira no Sporting mesmo de graça. Isso somos nós que vimos para aqui todos os dias discutir o clube, vivendo a realidade do Sporting de uma forma bastante acesa. Temos os nossos empregos e o máximo que podemos fazer é fantasiar sobre como seria se fôssemos profissionais de futebol e nos víssemos na posição de Figo. Mas será uma fantasia sempre com pouca dose de realismo. Centramo-nos no nosso Sporting mas não sabemos o que é ser posto à prova como Figo será em Itália. Provavelmente até por uma questão de honra ferida, pela forma como saiu de Madrid, Figo quererá mostrar que ainda é capaz de estar entre os melhores. No Sporting isso, infelizmente, não aconteceria.

Continuo a achar que se julga esta decisão de forma algo leviana, simplificando o que não será assim tão simples. Chega-se já ao ponto de cuspir no expoente máximo da formação do Sporting. Por mim continuo a achar que é um dos nossos e a ter orgulho em saber que foi cá que cresceu para o futebol. É certamente o jogador português que mais prazer me deu ver jogar e nunca me hei-de esquecer de o ver com a camisola do Sporting. Quem dera a um qualquer lampião poder dizer isso.

Sinceramente não me interessa mto se ele é ou nao Sportinguista…

Ele é acima de tudo um profissional de futebol e é pensando nisso que gere a sua carreira, como qq um de nós o faria.

Claro que ninguem lhe apontou uma arma á cabeça para que ele varias vezes afirmasse que queria terminar a carreira no Sporting… e é aqui que acho que se estendeu ao comprido.

Acho que o jogador, como alias sempre fez, escolha a opçao que financeiramente ou por outros motivos, mais lhe agrade e nao creio que se possa dizer que é mais ou menos Sportinguista por escolher outro clube que nao o Sporting.

Agora a avaliaçao do seu comportamento está feita e mesmo aceitando a atitude, esta deverá ser levada em conta se um dia no futuro Figo se lembrar de aparecer com a peregrina ideia de se tornar dirigente do Sporting… nessa altura será caso para lhe dizer… “oh meu amigo, nao quis fazer o sacrificio (na optica actual dele) pelo Clube, agora pode ficar a gerir a sua fundaçao e a dar atençao á familia, que aqui no Clube nao há lugar para si”…

Completamente de acordo contigo,Leo =D>

Até que enfim alguem com um bocadinho de sensatez.

Quando leio no Forum dos adeptos do Sporting, pessoas a desejarem que ele tenha lesões graves e afins, percebo melhor porque é que o Srº António Figo me diz que não gostava de ver o filho regressar a Alvalade, porque já sabia que no primeiro jogo que lhe corresse mal, não iria surportar estar a ouvir chamarem-lhe chulo, etc…

Tinhas razão Srº António, o melhor para ele é mesmo continuar no estrageiro. Nós sabemos como ele sente o Sporting, quantos ao que os outros pensam, que se lixem…
Luís Figo desejo-te do fundo do coração toda a sorte mundo na tua nova aventura. Para o ano sou Interista. Grande Abraço, do Nuno do Amazónia.

Algum de voçês sabe por acaso se o Sporting lhe fez alguma oferta em concreto para voltar? Se o fez, sabem se tinha pés e cabeça e se seria minimamente digna de um jogador como o Figo?

EU SEI que o Sporting andou no mercado a tentar angariar umas coroas para poder pagar ao Figo, mas será que eles tiveram sucesso nessa angariação?

Estão aqui a desrespeitar um jogador, que quanto a mim foi o melhor jogador Português de sempre e tenho orgulho de ele ter sido do sporting e ser um GRANDE SPORTINGUISTA.

Ser Sportinguista não significa colocar sempre os interesses do sporting à frente dos pessoais. Eu não coloco e não admito que haja alguém que diga que é mais Sportinguista que eu.

Fez muito bem em ir para o Inter. Vai ganhar bem. Vai para uma liga profissional, sem Pintos, Orelhas e Valentins. Vai jogar entre os melhores.
Volte quando entender, se entender voltar. Estará sempre nas minhas melhores memórias.

Para se ser Sportinguista não é preciso ser-se cego ou fanático, baste ser-se inteligente e eis que surge a diferença para os outros…

De hoje em diante serei Sportinguista e adepto do Inter.

Falam aqui do contrato com o Benfica quando tinha 16 anos, mas o que não referem é a forma como ele foi tratado pelo nosso clube nessa época.

O Rui Costa recebeu um cheque do Sporting de 90mil contos para vir para o Sporting, com o Pinto, o Pacheco, o Sousa e foi o Pai dele que rasgou esse cheque, senão ele vinha para o sporting. Mas esse é um grande Benfiquista… :arrow:

Estão aqui a desrespeitar um jogador, que quanto a mim foi o melhor jogador Português de sempre e tenho orgulho de ele ter sido do sporting e ser um [b]GRANDE SPORTINGUISTA.[/b]

Bota GRANDE nisso…

Ser Sportinguista não significa colocar sempre os interesses do sporting à frente dos pessoais. Eu não coloco e não admito que [b]haja alguém que diga que é mais Sportinguista que eu.[/b]

sobretudo o Figo… esse não pode dizer de certeza. :slight_smile:

Desculpa lá Aranha mas essa parte final é uma enorme treta. Esse raciocínio é o mesmo que o daquele tipo que passou a vida fora de casa na empresa na qual é CEO, para a qual vive, a qual ama acima de tudo e não vê mais nada na vida e depois quer convencer alguém dizendo “o facto de eu nunca ter passado tempo nenhum com eles não quer dizer que eu não goste dos meus filhos”. Patranhas.

Obviamente que tu não colocas mas tu não és o Figo, não és rico como o Figo nem estás em fim de carreira como o Figo. O que é que o Figo vai ganhar para Itália que já não tenha ganho antes? És capaz de me explicar? Dinheiro, apenas e tão só.

Qual era o interesse pessoal do Figo? Se o interesse pessoal do Figo era, até ao final da carreira, ganhar sempre mais e mais que o dissesse! Quem veio falar em desejos de ir para Inglaterra ou regressar ao Sporting foi ele! Que dissesse desde o início que é como os outros: que por mais que tenha mais quer, nesta sociedade de comilões insatisfeitos que só pensa em ter mais e mais.

Quanto ao Rui Costa nem compares. Quem dera ao Figo ter as mesmas razões (Veiga e Vieira) para não regressar. Ficava menos mal na foto, ficava menos… igual aos demais.

Mauras,

mas quem te disse a ti que o sporting queria que ele voltasse? Tens algum dado sobre isso? Está o teu sportinguismo a assumir…

Gosta de dinheiro? Também eu e desconfio que também tu. E depois? Está em fim de carreira e ainda tem quem lhe ofereça uma pipa de massa. É bom para ele e fez muito bem. Tomaramos nós uma oportunidade como ele tem.

Essa de que ele tem muito dinheiro e devia vir de graça para o sporting porque já tem dinheiro que chegue, é um argumento que só pode vir mesmo de um grande fanatismo ou de um Sportinguismo cego. Desculpa lá Mauras…

Por mim se ele quiser acabar a carreira no sporting com 34 anos, que venha. Talvez o Sporting lhe faça alguma oferta :wink:

Figo é rico.
é sportinguista - diz ele…
teve a oportunidade de o demonstrar - agora…
quis mais milhões…
não me venham com tretas de sportinguismo figuista: os homens assumem-se nos momentos chave.
Figo faltou ao encontro com a História…
não passa de um pesetero - ainda que vos custe, defensores figuistas…

Figo é rico. é sportinguista - diz ele... teve a oportunidade de o demonstrar - agora... quis mais milhões... não me venham com tretas de sportinguismo figuista: os homens assumem-se nos momentos chave. Figo faltou ao encontro com a História... não passa de um pesetero - ainda que vos custe, defensores figuistas...

O DC tambem o e’ e no entanto esta’ doido que o Sporting cubra as garantias para o nome dele sair do banco.
Que eu saiba ate’ agora o unico rico que fez pelo um clube e’ o gajo do Chelsea os outros compram camisolas como eu.

Há sportinguitas que usam argumentos e raciocinios lampiónicos que jamais utilizarei.

Quando leio no Forum dos adeptos do Sporting, pessoas a desejarem que ele tenha lesões graves e afins, percebo melhor porque é que o Srº António Figo me diz que não gostava de ver o filho regressar a Alvalade, porque já sabia que no primeiro jogo que lhe corresse mal, não iria surportar estar a ouvir chamarem-lhe chulo, etc...

Tinhas razão Srº António, o melhor para ele é mesmo continuar no estrageiro. Nós sabemos como ele sente o Sporting, quantos ao que os outros pensam, que se lixem…

Se o “Sr. António” não gostava de ver o filho regressar ao Sporting, porque já sabia que lhe iam chamar de chulo, é porque tem a consciência pesada, ou não será? Que eu saiba, nenhum jogador que entra em Alvalade e veste a camisola do Sporting, tem receio que lhe chamem “chulo”, aliás, nem sequer lhe passa isso pela cabeça, logo, porque passará na cabeça do “Sr. António”? Se isso acontece, é porque tem peso na consciência por conhecer o filho que tem. Nunca ouvi nenhum adepto do Sporting chamar chulo ao Yazalde, ao Jordão, ao Manuel Fernandes, ao Balakov, ao Fernando Gomes, nem mesmo ao Figo quando saíu de Alvalade da forma que saíu.

O Figo não passou a ser o Diabo por não querer acabar a carreira no Sporting e continuar a “chular” até ao fim os clubes por onde passa (veja-se a dificuldade que o Inter teve em negociar com ele pelo facto de não querer abdicar do principesco ordenado que auferia no Real). O Figo quando saíu de Alvalade da forma que saíu, já levava um “bonita folha de serviços”, logo não saíu propriamente com asas de anjinho, até porque de anjinho tem muito pouco. Esta foi apenas a cereja em cima do bolo.

Como sportinguista, é-me irrelevante que o Figo venha ou não a ter êxito no Inter; como português e adepto da selecção nacional, desejo que desapareça de lá o mais depressa possível, porque quem é jovem e tem o futuro pela frente, precisa do precioso espaço que ele está a utilizar para se promover, depois de ter passado para 2º plano no Real.

E já agora, pegando nas tuas palavras, eu sei como SINTO O SPORTING; quanto ao “Sr. António” e ao Figo, que se lixem… :!: