Com o aproximar do final da época e aproxima-se também o fim de uma brilhante carreira. Um dos melhores jogadores portugueses de sempre, se não o melhor, anunciou que está na hora de pendurar as chuteiras.
Formado no nosso clube, jogou em mais três clubes (Barcelona, Real Madrid, e Inter) e em todos estes conquistou títulos, para além de ter sido considerado o melhor jogador do mundo (Bola de Ouro e FIFA World Player). A nível da selecção fez 127 jogos e marcou 32 golos. É, assim, o jogador português mais internacional de todos os tempos.
Embora não tenha gostado de o ver a festejar um golo contra o Sporting não me esqueço principalmente dos seus festejos na final da Taça Uefa quando foi o golo do Sporting e ainda dos grandes jogos que fez a nível da selecção nacional sendo que o golo que marcou à Inglaterra no EURO 2000 irá para sempre ficar na minha memória.
Obrigado Luís Figo, o futebol fica mais pobre com a tua despedida dos relvados.
O melhor jogador português que vi jogar. Fica para a história algumas decisões na sua carreira, umas mais egoístas que outras, mas acima de tudo algo que ninguém pode negar e esquecer é a classe que este homem transbordava cada vez que tocava na chicha. Que craque!
Enquanto jogador foi do melhor que tive oportunidade de assistir. Não digo que foi o melhor jogador português que já vi jogar porque na realidade Cristiano é um jogador fantástico que já conseguiu imensas coisas e que possivelmente não ficará por aqui.
No entanto, era um jogador que dava gosto vê-lo jogar quando se via que a sua equipa estava de rastos e era ele que assumia sempre o controlo e levava a equipa para a frente, sendo um 7, um 8 e um 10 em campo. A época de 99/00 mostrou isso tanto no Barça, como na selecção! Nesse ano foi claramente o melhor do Mundo, embora não o tenha sido reconhecido como tal.
Esquecendo aquilo que ele fazia dentro dos campos, a sua mulher deve estar agradecida aos deuses por ele não querer acabar a carreira num qualquer desses países do Médio Oriente sob pena de ao ser tão mercenário não conseguir resistir à tentação de ganhar mais algum dinheiro com a sua venda a algum xeique como se de um cavalo se tratasse. E é esta a visão que eu associo a forma como ele tratou o Sporting… :arrow:
É um jogador que a mim não me diz nada, e muito antes do festejo do golo contra nós; já se tinha percebido que não é grande Sportinguista e que o Sporting é um clube para ele como para mim o Arsenal ou Barcelona…vou acompanhando à distância mas não me envolvo.
Como jogador foi “classe A” sem dúvida, e tem o grande mérito de finalmente destronar o Eusébio lampião como o único jogador português considerado o melhor do mundo. Depois de Figo já não falam tão frequentemente do amante de camarão.
Mesmo tendo jogado ao mais alto nível, também se percebe que os últimos 2 ou 3 anos já foram para encher chouriços, preferiu o dinheiro a uma retirada que o levaria a ser o nosso maior símbolo de sempre, e não o condenando, as escolhas são dele e tem direito a fazê-las, não sou também “obrigado” a prestar-lhe a reverência que mereceria se tivesse mais amor ao nosso clube.
Grande jogador, que apesar de tudo ainda fez mais de 100 jogos pelo Sporting.
Merece respeito por ter envergado a nossa camisola e mais nao seja pela dedicatória ao Cherbakov no galinheiro.
Se é um grande sportinguista, isso agora…
Jogador que me merece todo o respeito e que ficará na historia do futebol mundial como um dos melhores de sempre.
Foi pragmático na forma com geriu a sua carreira, fica marcado pela forma como trocou Barcelona por Madrid, mas isso não lhe retira o brilhantismo de uma carreira fabulosa conquistando títulos em todos os clubes que representou.
Enquanto profissional do Sporting, foi capitão de equipa, conquistou uma taça de Portugal e vestiu a camisola leonina 129 vezes fazendo 16 golos ao longo de 4 épocas.
A par de Paulo Futre foi dos jogadores portugueses que mais prazer me deu ver jogar.
O melhor português que tive oportunidade de ver jogar (não considero que Ronaldo tenha atingido ainda o mesmo brilhantismo). Um jogador que, quando arrancava a sério no auge da carreira, era praticamente imparável.
Já na fase do Real Madrid, o golo que mais me marca é um onde recebe a bola pouco depois do meio-campo, na zona central, e vai driblando os adversários com simulacões de corpo e pequenos toques de vólei na bola até marcar o golo. Genial! (só é pena é não encontrar esse momento :shifty:)
E aqui, apesar da fraca qualidade dos vídeos, é possível ver algumas das jogadas mais geniais de sempre:
Como jogador, um dos melhores que vi jogar.
Quando estava no seu auge era mesmo um jogador de classe.
Como homem diria que não tenho por ele a mesma admiração. Aí acho mesmo que a sua classe tem nota bem negativa.
Um dia cheguei a pensar que pudesse voltar a Portugal para terminar a carreira no Sporting. Consoante os anos foram passando, fui-me apercebendo que isso não passava pela cabeça do Figo, com pena minha.
Reconheço tudo o que foi enquanto jogador de futebol, um dos melhores que vi jogar. Teve uma carreira excelente, pensada ao milímetro, foi feliz em todos os lugares por onde passou.
Acredito que o futuro passe pelo Dubai ou Estados Unidos. Ele saberá o que é melhor para si.
Sempre demonstrou uma enorme inteligência dentro do campo e sempre foi um “estratega” fora deste, tanto nos investimentos que foi fazendo como no trajecto que seguiu na sua carreira.
No meio da enorme admiração que nutro por ele, encontra-se a mancha das celebrações do golo do Inter. Obviamente senti e não gostei, no entanto, neste caso particular separo as águas.
Os meus parabéns pela genial carreira, melhor do mundo.