O SCP é Campeão Nacional. E é-o tendo tido como PL’s jogadores como Paulinho, Sporar e TT.
Isto pode levar alguns a defender que não podemos estar assim tão mal na gestão deste sector.
A primeira coisa que quero dizer MUITO CLARAMENTE é que discordo totalmente desta ideia. Aliás, considero-a até irresponsável e ficarei muito atento se algum forista desconhecido a defender. Para mim, difundir esta ideia é tão lesivo dos interesses do SCP que ficarei logo desconfiado de que estamos perante um infiltrado. E dos piores…
O SCP não foi Campeão com contributo relevante do nosso lote de PL’s, o SCP foi Campeão apesar da fraqueza desse sector essencial.
A força do SCP assentou num espírito de grupo fantástisco sob a liderança de um treinador competente onde se destacou a solidez e rigor do sistema apresentado (que os rivais só tarde começaram a conseguir contrariar) e ainda sobre o rendimento estratosférico dos nossos alas, dos nossos laterais e do nosso meio-campo.
A cereja crucial no topo do bolo (e que decidiu o campeonato – o que dá logo nota da grande importância disto) foram os golos decisivos em finais de jogos que o Coates marcou, fazendo o trabalho que deviam ter sido os nossos PL’s a fazer.
Considero esta situação absolutamente irrepetível!
Ou seja, considero que se não entrar um PL com capacidade goleadora e skills para fazer, porque é a sua especialidade, o que fez o Coates num ano de fezada, estamos condenados ao insucesso!!!
Vamos analisar o lote de PL’s dos 3 grandes para percebermos quão inacreditavelmente má é a nossa situação comparativa. E vamos fazer esta análise avaliando ao mesmo tempo o grau de perigosidade de todos os PL através de uma estatística que nos dá o número de golos e assistências, descontando penalties, por cada 90 minutos de jogo jogados na 1ªliga.
SCP:
Paulinho – 0,597
Tiago Tomás – 0,299 (amostra pequena)
FCP:
Taremi – 1,133 (amostra pequena)
Toni Martinez – 1,047 (amostra pequena)
Evanilsson – 0,603 (amostra pequena)
E ainda estão à procura de um 4ªPL porque não se sentem confortáveis apenas com 3 bons PL’s. Fala-se no Morelos que é um verdadeiro craque.
SLB:
Vinicius – 1,016
Seferovic – 0,999
Darwin – 0,805
Waldschmidt – 0,515
Para além destes ainda têm o Gonçalo Ramos, o Pinho e ainda estão a contratar o Yaremchuk…
Eu, sinceramente, tenho até dificuldades em encontrar palavras para exprimir o que sinto perante isto. Isto já não é apenas incompetência. Já não é apenas desleixo.
Isto é algo tão mau que tenho dificuldade em qualificar.
Não sei se há no dicionário palavras para descrever isto…
A diferença qualitativa e quantitativa é tão assombrosa que fica complicado fazer mais comentários. Mas que brincadeira é esta?
Não posso conceber que o Amorim (treinador indiscutivelmente competente) não esteja ciente desta falha. Não acredito que não a queira resolver.
Pergunto:
Quem é o responsável por isto?
Reparem neste ranking onde também se vê bem a nossa fragilidade relativa e se percebe ainda melhor a gravidade da situação:
Taremi – 1,133 (amostra pequena)
Jonas – 1,111
Toni Martinez – 1,047 (amostra pequena)
Vinicius – 1,016
Seferovic – 0,999
Slimani - 0,978
Bas Dost – 0,915
Darwin – 0,805
Cardozo - 0,762
Liedson – 0,739
Marega – 0,701
Montero – 0,670
Evanilsson – 0,603 (amostra pequena)
Paulinho – 0,597
Waldschmidt – 0,515
Postiga – 0,424
Tiago Tomás – 0,299 (amostra pequena)
Perante esta monstruosidade, tenho 2 perguntas?
Depois do episódio da troca do Dost pelo Jesé, esta direção já pode parar de brincar aos PL’s?
Durante quanto tempo mais vão gozar com os Sportinguistas em relação a isto?
Se até ao final do mercado não for contratado um PL de números, de garantias, estaremos perante aquilo que eu considero um CRIME CONTRA O SPORTING!
PS:
E isto é ainda mais de lamentar quando, neste momento, até considero que o SCP tem um belo plantel. Resolvendo esta situação, ficaríamos tão bem…
TRABALHEM!