Crio este tópico para lançar a discussão de mais um possível exemplo de gestão criminosa de uma posição específica dentro do plantel da equipa profissional de futebol do SCP.
A quem achar que a criação deste tópico é precipitada, deixem-me que vos refira que estamos a 19/07/2023, já a pouco mais de 20 dias do início do campeonato sem um único 6 credível no plantel. Tendo em conta que esta posição é chave em qualquer equipa e que é necessário treinar e ganhar rotinas, mesmo que um craque fosse apresentado hoje, já não vinha cedo.
Mas se somarmos a isto as notícias surreais e inquietantes de que está a ser considerada a possibilidade de não vir ninguém, acho que só um crédulo irresponsável pode confiar cegamente nos nossos dirigentes e treinadores.
Os mesmo que só ao fim de quase 3 anos perceberam que AFINAL era mesmo preciso mais um PL de categoria…
Já agora pergunto:
Quem é que tinha razão no caso da gestão do lote de PL’s do SCP?
Era eu ou era toda a estrutura profissional de futebol do SCP junta?
Porque é que a estrutura de futebol profissional do SCP toda junta não consegue ver o que eu e qualquer pessoa com um mínimo de noção vê às cegas.
Dá sequer para quantificar o nível de incompetência que vai dentro do clube?
Isto é inimaginável!
O rei vai nú!
E bom…
A situação repete-se agora.
Pergunto: Como é isto possível neste clube? Como podem ser cometidos erros tão básicos e tão grosseiros numa organização que movimenta centenas de ME por ano? E porque é que temos que aturar esta INCOMPETÊCIA ano atrás de ano?
A estrutura profissional de futebol do SCP dá-nos a todos a sensação de que somos muito inteligentes e muito especiais por comparação com as capacidades deles.
A contratação de um médio é obrigatórias (assim com a de um ala direito).
Essugo e Mateus são miúdos, incógnitas ao mais alto nível. Deviam ser o 5º e 6º médios do plantel (eu até ponderava emprestar Mateus).
Bragança vem de uma lesão gravíssima.
Pote não é médio para o nosso sistema de meio campo a 2.
É fundamental e urgente a chegada de um médio de grande valia, para ser titular. Um substituto de Mateus Nunes.
Pelo contrário, parece-me urgente a chegada de um ala direito. Um jogador para fazer o lugar que o Quaresma fez ontem. E que em jogos em que precisamos de recuperar o resultado seja capaz de ir à frente (como o Reis fez ontem em alguns momentos).
Mas isso não pode ser um ala direito. Tem de ser alguém que defenda primeiro e ataque depois (nem mesmo um defesa direito padrão). Ai o lugar no 11 será o Juste, encaixa muito bem, podia vir outro jogador claro, mas não me parece prioritário.
Duvido muito também que em condições normais jogamos na esquerda com alguém com o MR e na direita igual ao mesmo tempo.
O Juste de cristal? Não em parece que possamos contar com o Juste para titular ao longo de uma época. Se o RA mudar para o 4x4x2 não podemos jogar com 4 centrais, temos de ter um defesa/ala direito bom defensor mas que suba e provoque desequilíbrios na frente.
Não é um 4-4-2 que está a pensar.
A equipa fica assim no momento defensivo, fecha com uma linha de 4. Não há cá laterais para o momento ofensivo, até pode ser para desiquilibrar suba um deles pelo corredor (tipo Juste ou MR), mas normalmente é um central que se junta ao meio campo para construir e fechas com 3 centrais atrás.
No momento defensivo é um 4x4x2 e no atacante é um 3x4x3 onde vamos precisar que os 2 centrais possam subir à vez. Reis é capaz de o fazer pela esquerda mas o Quaresma ou mesmo Diomande e até Juste não o fazem com a qualidade e capacidade de desequilíbrio que um ala pode oferecer.
Ontem o RA adaptou um central a lateral, o que me parece mais indicado é ter um ala que posso faze de 3º central se necessário.
Penso que a possivel contratação do espanhol vinha nesse sentido.
Isso por acaso é verdade. Quem lá andava a defender o indefensável, que não era preciso e tal agora acha muito bem que se tenha feito este investimento num jogador que aparentemente há uns meses atrás não era preciso.
Basicamente não era preciso porque o Amorim dizia que não era preciso e tinha o melhor avançado de Portugal, agora como o Amorim acordou para a vida (já era tempo) já passou a ser preciso.
Depois no fim dizem “agora é fácil falar”
Meses e meses a dizer-se o que está mal e depois fazem-se de surpreendidos, parece que estão a jogar à roleta russa e não entendem como é que as coisas podem correr mal.
Falta tanta coisa para termos um plantel com o mínimo de requisitos para um clube como o Sporting.
Na minha opinião, Urgente:
GR
Ala Direito
Ala Esquerdo ( Nuno Santos, assumia-se claramente como extremo, poupando um investimento no ataque)
Mas principalmente 2 médios, abdicava das outras posições, para assegurar dois médios.
Tenho a convicção que contratar um médio não basta, aliás o ano passado quando faltava Ugarte ou Morita, tínhamos de recorrer ao Pote e alterar bastante as dinâmicas da equipa sacrificando o melhor marcador.
É um tópico que faz sentido e, infelizmente, podia-se fazer outro igual para os laterais e para a baliza.
O nosso plantel atual é centrais, três jogadores ofensivos onde jogam todos melhor na mesma posição e o Gyo. O resto é braga-tier (ou pior).