Lojas Chinesas

Já há muito tempo que me causa espanto , a impunidade e falta de fiscalização em que funcionam as lojas chinesas em Portugal , para se ter como exemplo , os restaurantes de nacionais , cafés , padarias , o queijinho da serra , o docinho da terra , etc … , são todos fortemente fiscalizados pela ASAE , já chegaram a fazer autênticos “check points” a controlar comerciantes portugueses que levavam pão bolos , etc… (vi na tv um que foi feito à entrada da ponte 25 de Abril) , esta acção da ASAE já levou ao fecho de vários negócios tradicionais por não terem supostamente as condições de higiene conforme as normas comunitárias. :cartao:

Ao mesmo tempo pasme-se pululam pelo território nacional lojas chinesas que de lojas só têm o nome , que aparentemente parecem fora do raio de acção da ASAE , será que são território chinês?

Nestas lojas alem de produtos contrafeitos , como pastas de dentes que eu já vi à venda e outros , misturam produtos alimentares com todo o tipo de produtos , facturas nem vê-las , não há comprovativos dos lotes e origem dos produtos , estes alem da marca muitos nem têm a rotulagem em português

Como se vê agora do caso do leite adulterado chinês , já foram apanhados vários produtos em Portugal com a substância melanina , um dos quais vi à pouco foi em Lisboa num supermercado chinês , o jornalistas da rtp , disse que já estava na caixa com vários produtos , mas a ASAE que chegou na hora não o deixou saír com os produtos , mas ele acabou por mostrar uma lata de um produto dos tais para crianças que já tinha comprado antes.

É caso para perguntar , para não se ser incomodado pela ASAE neste país será que tem que se ter um BI chinês?

Ao invés de outos como os ciganos que andam a sofrer uma marcação cerrada , como se explica isto?

Enfim, como a minha mãe tem um restaurante na baixa, prefiro não comentar esses senhores porque senão ainda levo um aviso da moderação >:D

[b]Leite/China: Loja chinesa no Porto continua a vender produtos com leite em pó apesar de afirmar nunca os ter tido [/b]

26 de Setembro de 2008, 12:54

Porto, 26 Set (Lusa) - As embalagens de “Milk Drink”, com leite em pó oriundo da China, foram hoje retiradas de um “supermercado” chinês sito na Praça da República, Porto, tendo um dos seus funcionários garantido, à Lusa, “que nunca tinham comercializado” qualquer produto com aquele componente.

“Nunca vendemos nada com leite em pó, eles (proprietários) são muito cuidadosos”, sustentou o funcionário quando confrontado com a existência de produtos com leite em pó, de origem chinesa, cuja comercialização foi, quinta-feira, proibida pela União Europeia.

[b]No entanto a agência Lusa constatou, no local, que vários produtos “suspeitos” foram retirados e outros etiquetados com legendas em português.

Algumas das novas etiquetas deixaram de mencionar a existência de leite em pó na composição dos produtos embora a legendagem sobreposta ao chinês, em inglês ou francês, referisse a sua existência como componente do produto.

Estes produtos, que a Lusa adquiriu e fotografou, continuam a ser vendidos no supermercado chinês já com novas etiquetas, em português, de acordo com o que obriga a legislação comunitária.[/b]

Quinta-feira, ao fim da tarde, a Lusa encontrou vários produtos com leite em pó na sua composição a serem comercializados naquela loja de artigos chineses da Praça da República, Porto, designada Supermercado Chen.

Confrontado então pela agência Lusa, o proprietário daquele “supermercado chinês” assegurou que iria “continuar a vendê-los”.

A Comissão Europeia anunciou quinta-feira que vai impor um embargo total aos produtos para crianças provenientes da China sue sejam considerados de risco.

Três medidas estão previstas nesta fase, que deverão entrar hoje em vigor.

Todos os produtos provenientes da China que contenham mais de 15 por cento de leite em pó, como biscoitos ou chocolate, serão submetidos a testes de qualidade. Prevê-se também fiscalizar os produtos deste tipo que já se encontrem no mercado europeu

Em Portugal, o controlo da importação destes produtos cabe ao Gabinete de Planeamento e Políticas e a fiscalização à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

O Ministério da Agricultura emitiu quarta-feira um alerta de controlo à importação de produtos lácteos de vários países asiáticos, após a contaminação de leite ocorrida na China, que já matou quatro bebés e intoxicou outros 53 mil.

O alerta, que se estende a derivados do leite vindos Taiwan, Hong-Kong, Singapura e Japão foi emitido pelo Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério e dirigidos a todas as direcções-gerais de Agricultura e Pescas e regiões Autónomas.

Incluídos no alerta estão os produtos derivados do leite, que contenham leite, soro de leite, leite em pó, leitelho (produto residual da transformação de leite integral em manteiga), natas, manteiga, caseína de leite (uma proteína) e caseinatos do leite (proteínas).

Recentemente foi revelado que produtos lácteos produzidos por pelo menos 22 empresas chinesas continham melamina, um composto químico com alto teor de nitrogénio que perturba o funcionamento do sistema urinário.

Até ao momento, a melamina já levou à morte de quatro bebés, havendo cerca de 53.000 intoxicados na China, 13.000 dos quais hospitalizados, 104 deles em estado grave e outros 40.000 sob vigilância médica.

LYL/JZV/PL.

Lusa/Fim.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/afd8384a1e510ca4d6abf2.html

Agora tambem se pode juntar mais uma infracção a estas lojas chinesas , adulteração de rótulos. :twisted:

Yo kero un BI jines pa faje negóxio en Potugah. :lol:

Eu também não sei explicar a falta de fiscalização sobre as lojas chinesas em Portugal, mas se toda a população portuguesa for tão burra como eu, que só à terceira cabeçada é que deixei de comprar produtos nas lojas chinesas, está encontrada a explicação para o seu sucesso comercial:

1ª ida a uma loja chinesa: um relógio por mil paus - deixou de funcionar após uma semana

2ª ida a uma loja chinesa: um rádio despertador por mil paus - deixou de funcionar após 3 dias

3ª ida a uma loja chinesa: uma máquina de barbear por 9 euros, partiu-se uma peça logo na primeira vez que a usei, tive que sair à pressa comprar uma gilette com metade da barba feita, o que é uma coisa sempre bonita de se ver

Conclusão: se toda a gente for pelo menos tão burra como eu, efectuará compras em lojas chinesas pelo menos 3 vezes na vida. Se houver gente mais burra do que eu, efectuará compras ainda mais vezes antes de desistir, por isso o negócio das lojas chinesas continuará a florescer.

Quanto ao modo de funcionamento das lojas, em Portugal as coisas nem estão assim tão mal como isso. Há dias entrei num supermercado na Chinatown aqui de Chicago e por momentos pensei que estava num filme do Indiana Jones. Num espaço de 50m2 vendiam sapos vivos, tartarugas vivas e peixe fresco ao lado de detergentes, chocolates e todo o tipo de bugigangas. Uma verdadeira dor de cabeça para a ASAE.

Chamem-me racista à vontade, mas os chineses são porcos por tradição e desafio alguém a provar-me o contrário. Ainda no outro dia desço à cozinha da minha residência e estava um chinês sentado numa mesa de perna traçada, com as patas descalças em cima do mesmo sítio onde cortamos e pômos a comida, em amena cavaqueira com outro grupo. :inde:

Reconhecer traços culturais identitários não é racismo, Eddie. E sim os chineses são uns porcos da pior espécie, e não o são como o eram os portugueses há décadas devido à pobreza e ao atraso, mas são porcos por tradição mesmo. Uma das tradições seculares da China é cuspir para o chão. De tal modo que o cioso governo chinês proibiu a população sob pena de prisão de cuspir para o chão durante os Jogos Olímpicos para não dar má imagem do país.

Eu mesmo entrei uma vez numa loja de chineses para comprar um transístor (ainda não avariou, tive sorte, mas também pouco usei :lol:) quando de repente, vejo o dono a passar ao meu lado e a cuspir para o chão do próprio estabelecimento. :o Não refeito do choque, vou para o balcão para pagar, e eis se não quando a esposa - presumo - do dono, que tinha um bebé, se decide a mudar a fralda numa mesa mesmo ao lado do balcão de atendimento aos clientes. :o Escusado será dizer que nunca mais lá pus os pés. :lol:

Acho que sou mais burro que o Eddie, já comprei mais vezes coisas nas lojas chinocas do que ele, só que, provavelmente o dinheiro que paguei ao todo em todas as minhas idas, foi menos que a soma dos produtos que o Eddie comprou. :twisted: :twisted: :smiley:

Bom, o que é certo é que comprar coisas no chines, só mesmo tretasinhas de 2/3 euros.

Mas faz-me confusão o aumento de lojas chinesas, cá em Castelo Branco, só numa das avenidas principais, existem 3 lojas (chegou a haver 4), e uma delas é Hipermercado, bem maior que um Lidl.

No inicio do aparecimento destas lojas perdia-me um bocado por lá, a comprar bugigangas
Agora deixei-me disso.
No entanto tenho, e isto na mesma loja de chineses (quem conhece o Centro Comercial das Palmeiras, em Oeiras deve saber onde é a Loja da Maria, uma loja chinesa que tem de tudo) 2 situações bem diferentes. Uma em que fiz um vistaço num casamento onde fui com uns sapatos lá comprados por 5€ e que pareciam forrados do mesmo tecido da saia que levava. Foii por acaso mas os sapatos eram lindos. Por 5€ os sapatos e 10€ uma malinha de cerimónia fiz um brilharete. :slight_smile: :slight_smile:
A outra, nas férias precisava de uma pilha para a balança da casa de banho, daquelas rectangulares. Custava lá 1€ contra os cerca de 5€ no supermercado. Decidi-me pela da loja da Maria.
A bendita da pilha durou 1 semana. As que comprava no super duram mais de um ano…
Vejam só quanto não me custou esta pilha…

Já ouvi dizer que esses chineses recebem subsídios do governo chinoca para implementarem negócios no estrangeiro e assim aumentar a exportação. Eles ganham pelo que vendem e ainda recebem um subsídio por cada produto que vendem. Ganham a dobrar.

Não sei se é mesmo assim, mas já ouvi isso de muitas pessoas.

também já ouvi algo parecido, o governo ajuda na imigração e no estabelecer da loja para que depois se possa exportar para essa loja! os filhos da mãe são espertos!!

Segundo li na altura, puseram lavatórios nos wcs propositadamente para os olimpicos…

Não seria de admirar, até por uma razão muito simples : a localização das lojas não responde de maneira alguma à distribuição habitual dos e/imigrantes que se concentram na maioria dos casos (à escala nacional) nos principais aglomerados urbanos. No caso de Portugal (e não só : vi algumas no fundo do fundo da Escócia há um ano), é de estranhar que cidades médias e pequenas, ou ainda sítios de praia, tenham lojas daquelas. Como presumo que a comunidade chinesa de Castelo Branco não tem mais ninguém além dos vendedores das lojas, posso deduzir que a implantação deles não resulta de um processo individual, ou então ficavam onde há mais Chineses - qualquer emigrante de qualquer nacionalidade em qualquer país de acolhimento sabe disso.

Ajuda do governo, não sei, há que ter cuidado com a interpretação. Mas difusão espacial organizada a um nível superior, não-individual, julgo que sim.

As lojas chinesas prosperaram devido à crise económica. As pessoas sabem que 95% do que lá se compra é de má qualidade (e o que é melhor custa mais caro), mas como não há dinheiro vai lá tudo. Mas há tantas lojas chinesas que já se está a atingir o ponto de saturação. Ao pé de onde eu moro fecharam duas que ficavam a 100-200 metros uma da outra.

Quanto aos preços baixos, não há grandes mistérios. O transporte de mercadorias por mar custa meia dúzia de tostões. Transportar um par de calças do Extremo Oriente para a Europa, por exemplo, pode custar tão pouco como 7 cêntimos, um telemóvel 15 ou 20, graças à capacidade dos navios de carga, que permite transportes em larga escala. Nem é preciso subsídios. Como na China os custos de produção são baixíssimos, podem mandar vir coisas de lá e vendê-las cá ao preço da uva mijona. Nem é preciso subsídios.

Um dia que as coisas melhorem, as pessoas afastar-se-ão mais das lojas chinesas. Até lá, é um comércio legal, que deve ser respeitado e fiscalizado como os outros, nem menos, nem mais. Se fizerem merda, pagam. Se não, deixem-nos estar.

O pior é que nenhum deles passa a porcaria de uma factura, logo impostos nem vê-los.

Sim, não há nenhuma cumunidade chinesa cá, creio que para além das ditas lojas, o máximo que se vê é um ou outro restaurante. Quanto ao que o Atlantian diz, não sei se isso de receberem subsidios é verdade, a unica coisa que sei é que não fazem mesmo IRS nem têm Contribuições Autarquicas.

Há tempos correu o seguinte rumor cá: Consta que uma senhora, deixando o marido no carro à espera, entrou nuam loja chinesa, com o fim de aquirir algo. O marido ao ver que a mulher se estava a demorar, e que os chineses tinham fechado à porta da loja, telefonou à policia. Eles lá arrombaram a porta, e deram com a mulher deitada numa cama inconsciente e já com o cabelo rapado. Consta que a “preparavam” para crimes de tráfico de orgãos.
Enfim, rumor ou não, não me lembro de alguma vez ter sido desmentido.

podia ser pior, podia ser para fazer chop suey :rotfl: :rotfl:

Sem dúvida que os chineses são porcos - histórias como as que o Eddie conta ouvi eu aos montes em Inglaterra.

Sobre as lojas chinesas, acho que nunca comprei nada numa aberta em Portugal. No estrangeiro há lojas boas no domínio de alimentação, nas várias Chinatowns que existem pelo mundo nunca comprei nada.

É um mito. Já apareceu uma reportagem na sic por causa disso e tudo.

Mesmo que peças, eles não passam facturas? :xock: :xock:

Passa ali na zona do Martim Moniz/Almirante Reis ás 18:30 e vais que que são bem mais do que os donos das lojas e dos restaurantes…

Uma coisa é certa, podem ser porcos e vender produtos sem qualidade, mas isso é lá com eles e com quem compra os produtos deles… nunca ouvi foi falar em chineses a assaltar e a roubar, portanto, por mim podem por cá ficar que não me chateiam nada e de vez em quando até aprecio um porcozinho doce. :slight_smile:

:arrow: :arrow:

Por mim não me faz a mínima diferença que cá estejam, porque só compra os produtos deles quem quer (eu não compro), e enquanto eles estiverem na deles, sem incomodarem os portugueses (ao contrário de uma grande parte dos emigrantes (imigrantes?) de outros paises que vêm para cá roubar e criar conflitos), podem-se manter por cá. Agora, realmente não fazia mal nenhum o Governo fiscalizar um bocado aquelas lojas…