Livros de Futebol

Gostaria que me pudessem dar alguns titulos de livros sobre futebol.
Uns que tenham conhecimento que são bons livros, outros por conhecimento de leitura, etc.

Livros de psicologia do futebol, de formação, tacticas, jogo, futebol no seu todo com algumas complexidades.

Se alguém conhecer bons livros relacionado com alguns temas, agradecia.

Bom, do ponto de vista técnico não te sei recomendar.

Mas relativamente a livros directa ou indirectamente relacionados com bola tens vários que recomendo.

1. o livro do freitas lobo, magos do futebol ou parecido, difícil de encontrar. Uma boa história das principais equipas, jogadores e sistemas de jogo que fizeram a história do futebol, sem teres de levar com a vozinha à Ricardo que o homem tem.

2. A biografia do Bobby Robson. Excelente, sobretudo a parte inicial. A parte relativa ao Sporting não é muito elogiosa para nós, é o preço a pagar por termos tratado mal o homem. Mas é um livro giro para se perceber como funciona o mundo do futebol, e sobretudo perceber a diferença entre um verdadeiro manager e o treinadorzeco à portuguesa.

3. Não me recordo do título mas há um livro que tenho sobre a história do futebol em Lisboa muito giro, com fotos incríveis dos primórdios.

4. Há um já velhinho mas curioso, mas até é mais para interessados em sociologia que em futebol: a tribo do futebol, do desmond morris, em que ele analisa o futebol numa perspectiva tribal. Recordo-me deste pois foi o primeiro livro de bola que tive.

5. A biografia do maradona. Ainda só li um bocado e parei, mas parece-me tão interessante ou mais que a do Robson. O homem chama os bois pelos bois, e é giro ver expresso naquelas páginas o mesmo “mau feitio” de génio que o pibe sempre mostrou.

Há mais mas estes são os que me lembro agora.

“Golpe de Estádio” dum jornalista chamado Marinho Neves, que levou uma sova pouco depois do lançamento do livro, só aí dá para ter uma ideia do conteúdo da obra.Nunca li mas já algum tempo que ando à procura.

4. Há um já velhinho mas curioso, mas até é mais para interessados em sociologia que em futebol: a tribo do futebol, do desmond morris, em que ele analisa o futebol numa perspectiva tribal. [b]Recordo-me deste pois foi o primeiro livro de bola que tive.[/b]
:o =D> desmond morris rules
Gostaria que me pudessem dar alguns titulos de livros sobre futebol. Uns que tenham conhecimento que são bons livros, outros por conhecimento de leitura, etc.

Livros de psicologia do futebol, de formação, tacticas, jogo, futebol no seu todo com algumas complexidades.

Se alguém conhecer bons livros relacionado com alguns temas, agradecia.

Muito bem. Sempre a querer evoluir. Um dia ainda teremos um Ultra a comandar tecnicamente o Sporting. :lol:

Relativamente ao Golpe de Estádio, que li há muitos anos, o outro dia um forista perguntou-me se o tinha em PDF. Na altura não o tinha mas aviso que o vi em download PDF no btuga.

O autor do golpe de Estádio é Marinho Neves. Deram-me a dica de que Marinho Neves seria o autor do blog que postei aqui há uns dias, com inúmeras revelações de histórias de corrupção e falcatruas no futebol em geral e no Sporting em Particular, infelizmente remetido para a área de utilizadores registados. Podem lá ir sacar o endereço e encontrarão inúmeras histórias.

3. Não me recordo do título mas há um livro que tenho sobre a história do futebol em Lisboa muito giro, com fotos incríveis dos primórdios.

Eu tenho. Chama-se «História do futebol em Lisboa (de 1888 aos grandes estádios)» de Marina Tavares Dias, edição Quimera.

Boas ilustrações. Vale a pela comprar. :wink:

Crazy, existem uns livros do Jorge Castelo (na Fnac há) muito bons, acerca da teoria do futebol. O do Freitas Lobo, que o Mauras referiu, também é excelente.

O Freitas Lobo é um homem que percebe muito de futebol e isso pode-se ver pelos textos que estão no site dele, é um pequeno livro aquele site.

www.planetadofutebol.com :arrow:

Não quero deixar de referir um livro que já li há uns anos e que me marcou muito…

“Entre os vândalos - O futebol e a violência” de Bill Buford

Um relato de um jornalista americano que durante 8 anos acompanhou algumas claques e hooligans de clubes ingleses (incluindo o célebre jogo de Heysel), chegando mesmo a envolver-se em confrontos e a ter que fugir da polícia no meio dessas claques…

[]'s

Paulo X: esse tipo de livros eu conheço, mas gostava mesmo de sondar os temas que referi.

Sporting: Já conhecia o site e tem de facto artigos muito interessantes e são de facto de guardar e analisar.

Obrigado aos restantes pelas dicas … vou continuar a procurar algo que me interesse.

Relativamente ao Golpe de Estádio, que li há muitos anos, o outro dia um forista perguntou-me se o tinha em PDF. Na altura não o tinha mas aviso que o vi em download PDF no btuga.

Eu tenho esse livro em PDF…

Para quem quiser dar uma vista de olhos…Golpe de estádio!!!

http://web.archive.org/web/20020605042305/http://www.golpe.estadio.50megs.com/

Boa tarde companheiros.

Preciso de oferecer um livro a um amigo meu que está , e vai continuar por uns tempos, acamado num hospital. (Acidente de mota)

Ele nem é de ler muito…mas tem algum interesse por futebol e carros.

Dentro disso procurava aqui sugestões de livros para lhe poder oferecer amanhã quando o for visitar.

O único que me surgiu na mente foi a Biografia do Ferguson…mas acho um bocado cara (23€).

Agradeço as vossas sugestões. :great: :beer:

Se o teu amigo se safa bem com o Ingles, e segue a Premier League, da uma olhadela no “Tales from the Secret footballer”. Muito conhecido em UK, relata historias passadas por um jogador da Prem (que continua incognito apesar de haver teorias de quem seja). Serve para passar o tempo, e encontras bastante barato no Amazon. Tens aqui o link com varios formatos de leitura (exceptuando pdf): [url]http://www.filedropper.com/talesfromthesecretfootballer-anon[/url]

Se queres algo mais fora de brincadeira (mais ‘teorico’ por assim dizer), experimenta o Soccernomics. Tens aqui o link para dares uma vista de olhos a ver se e de interesse: xa.yimg.com/kq/groups/23525044/1262928679/name/Socceronomics.pdf

Edit: Um pequeno engano em relacao ao primeiro. Ja sairam 2 da ‘coleccao’, e o primeiro e o ‘I am the Secret Footballer’. O link que pus e o do segundo (mas da para ter uma ideia do estilo).