Livres/Penaltys/Cantos

Bem, acho que não tem sido muito debatido o aspecto das bolas paradas, mais concretamente dos Livres, Penaltys, e os Cantos.

Não compreendo muitas das opções para esta vertente do jogo por parte da nossa equipa. Desde logo na marcação de penaltys, temos como principal marcador Liedson… Parece-me que ele nem 50% de eficácia terá neste aspecto (digo eu).
Acho que os marcadores deveriam ser ou Veloso ou Moutinho (não sei como são os reforços a este nível).

Nos cantos é sempre uma desgraça, muito raramente criamos perigo ou marcamos golos… Gostava de ver como marcadores habituais Moutinho, Veloso e Romagnoli.

Nos livres é que não percebo mesmo. Ultimamente tem sido sempre o Ronny a marcar, ou seja, perigo é também coisa rara… Moutinho parece marcar bem e Romagnoli também, mas gostava era de ver o Veloso a marcar… Demonstrou nos SUb-21 a sua qualidade neste aspecto.

É óbvio que não posso avaliar os reforços quanto a este aspecto. Mas acho que o Vuckcevic marca bem livres, pelos menos marcou um golão desta forma.

De quem se lembra dos tempos do Bobby Robson, os cantos eram um aspecto mto forte da nossa equipa que tem vindo a decrescer até hoje que é praticamente uma nulidade. Não sei se não treinam isso, se é pela equipa ter pouca estatura, o que sei é que devemos ser a pior equipa em cantos ofensivos. Aspecto certamente a melhorar…espero eu (até pq agora temos um gajo com quase 2 metros).

As bolas paradas do sporting tem sido muito mal aproveitadas. Os cantos muito raramente criam perigo, os livres… desde o tempo do andre cruz que nao temos um especialista.

Ainda me lembro daqueles livre á entrada da area, era uma alegria, se fosse o Andre cruz a marcar meio golo ja tava feito :victory:

tão se a esquecer do (aparentemente) maior especialista que temos que é o Vukcevic. para livres à esquerda temos o João…

Nas bolas paradas cantos e livres para a area o mais importante não é quem os marca mas sim quem está para receber a bola e para mim o Sporting nos ultimos tempos não tem tido grandes especialistas com a excepção do Jardel, dou o exemplo do Gil Vicente que nas suas ultimas duas épocas de 1ª Liga (antes do Caso Mateus atleta que passou pelas escolas do Sporting) viveu ás custas de cantos e livres pois tinha dentro da área 3 especialistas em cabeceamentos Gregory, Marcos António e Roversio ´que com seus golos deram muitos pontos ao Gil Vicente que assim conseguia o objetivo da manutenção.

Quem se lembrar do jogo com o Recreativo deve ter visto que a marcação de cantos melhora e não é pouco quando é o Ronny a marcá-los…

Ronny ou Moutinho

Livres

-> a descair para a esquerda do ataque -> João Moutinho (caso seja para cruzar), Romagnoli (caso seja para rematar mais perto da área) ou Ronny (caso esteja um pouco mais longe).

-> a descair para a direita do ataque -> Vukcevic ou Veloso (seja para cruzar ou rematar de perto), Ronny (caso seja para remate de longe);

Penaltys

-> João Moutinho - Já demonstrou que tem uma frieza extrema a marcar penaltys;
-> Miguel Veloso - tem uma óptima colocação de bola e aquele livre pela selecção sub-21 no europeu, não engana…
-> Polga - por ser central, é mais frio e mais forte psicologicamente e já demonstrou que sabe marcar penaltys.

Cantos

Do lado esquerdo -> Izmailov ou Moutinho
Do lado direito -> Vukcevic ou Moutinho

Concordo com tudo na parte dos livres e em parte nos cantos…

Não concordo na parte dos penaltis. Apesar de gostar da maneira como o Moutinho encara o penalti, aparentemente sem grande pressão, não acho que tecnicamente os marque bem.

Gostava de ver o Veloso ou o Vukcevic a marcar os penaltis.

E na questao dos cantos nada de Moutinho a marcar cantos na direita, só na esquerda. A direita fica para o Vukcevic e Veloso.

Para mim, os penalties poderia ser o Romagnoli. O Vukcevic também acho que pode ser um bom marcador. Isto, além dos dois miúdos. Agora Liedson é que não. A sua eficácia nesse tipo de lance é confrangedor.

Não conhecendo a capacidade dos novos reforços para bater os livres/cantos, salta à vista a pobreza que o nosso plantel tem nesse aspecto.

Com a saída de Tello, o seu substituto Ronny, por enquanto, parece-me que ainda assim é o que se apresenta melhor na cobrança desses lances. Quando os cantos são pela direita, como foi o caso do golo contra o RHuelva, julgo que 50% do golo (ou +) deve-se à excelência da cobrança do canto, a bola tensa, fora do alcance do guarda-redes.

Nos cantos, pela esquerda estamos mal servidos, porque na minha óptica tanto J.Moutinho como Romagnoli não os sabem bater, fazendo, normalmente balões que facilitam a intervenção das defesas ou dos guarda-redes.

A mesma opinião tenho em relação aos livres. Julgo que que tanto J.Moutinho como o Roma tem de evoluir neste aspecto. Os livres que saem dos pés deles, apesar de normalmente serem bem colocados não levam a força necessária para bater os guarda-redes. O Ronny bate com bastante mais força, mas não tem a mesma pontaria (o que é normal dada a forma como bate as faltas) que os outros.
Tenho a ideia que o nosso melhor cobrador de falta ainda pode vir a ser o M.Veloso. Vi-o a bater umas 2 ou 3 faltas ultimamente (julgo que na selecção) e ele demonstra bastante capacidades para isso, parecendo-me melhor que os anteriores.

Quanto aos penaltys, o batedor oficial só pode ser o Moutinho.

Não há duvida que no futebol moderno as bolas paradas são um factor muito importante, e nos últimos anos o aproveitamento desses lances no Sporting tem sido muito fraco.

Esta época julgo que estão criadas condições para uma substancial melhoria nesse aspecto, principalmente devido à entrada de vários jogadores altos, factor muito importante na definição do jogo aéreo resultante dos cantos e livres descaídos para as laterais.

No capítulo defensivo espero que os sobressaltos resultantes de termos um guarda-redes como o Ricardo, terminem com o Stojkovic, isto para além do crescimento da defesa com a entrada de jogadores como Gladstone e Had ou mesmo Ronny.

Em relação a parte ofensiva espera-se que Purovic saiba fazer uso dos seus muitos centímetros, pois neste campo Tonel era praticamente o único jogador que incomodava as defesas contrárias nas bolas paradas.

Quanto aos executantes, perdemos o Tello mas pelo que se diz o Vukcevic também é especialista.

Assim para cantos e livres à direita, temos este montenegrino ou Ronny principalmente quando forem livres mais longe da baliza, e ainda há o Veloso.
Para o lado esquerdo há o Moutinho e talvez o Romagnolli mas aqui acho que eles precisam de trabalhar muito.
Nos penaltis pelo que tenho visto preferia o Moutinho, mas parece que o Vukcevic também se safa, agora por favor não metam o Liedson.

Em relação aos livres concordo com os restantes foristas, embora sublinhe a evidência de termos melhores executantes esquerdinos.

Já nos penaltys, acho o Moutinho um pouco melhor que o Liedson, mas não o acho grande especialista. Sem falar nos reforços por desconhecimento, não estou a ver nenhum especialista. Gosto de ver marcar o Polga, que parece concentrado e não acusar a pressão de marcar, mas não sei como seria se tivesse de marcar 10 ou 15 penaltys numa época…

Onde é que viste o Polga a marcar penalties?

Vi contra o Vítória, este ano, e tenho ideia dele marcar também pela seleccção brasileira :think:

Vukcevic marca tudo e bem… :lol:

Pela selecção brasileira era difícil. Talvez no clube dele, no Grêmio.

Na selecção brasileira não marcou (só se foi na fase de qualificação para o mundial, mas não consegui confirmar). Talvez esteja enganado. Não me recordo é se marcou contra o Porto, naquela 1/2 final da Taça de Portugal em que fomos afastados nos penaltys, depois de falhar o J. Moutinho.

Cantos
Moutinho
Romagnoli

Livres
Moutinho
Veloso
Vuk
Romagonli

Penaltis

Romagnoli

Não coloco o Ronny porque creio que não vai ser titular.
Nos livres convém termos vários estilos de cobranças, creio que temos fartura de talento.

Vukcevic
Miguel Veloso

(talvez Moutinho)