Liverpool na CL - vergonha

Nada que já não se esperasse. Notícia de “O Jogo” de hoje:

Lugar assegurado para o Liverpool

A UEFA deverá anunciar hoje a atribuição de uma vaga especial ao Liverpool, que lhe permitirá defender o título europeu conquistado em Istambul. Os “reds” iniciarão a participação na terceira pré-eliminatória e se passarem à fase de grupos “despromovem” o FC Porto e eventualmente o Sporting nos potes do sorteio

O Comité Executivo da UEFA já decidiu abrir uma excepção aos regulamentos segundo os quais nenhum país pode ter mais do quatro representantes na Liga dos Campeões e vai mesmo permitir que o Liverpool defenda o seu título europeu na próxima época, apesar de ter acabado a Premier League em quinto lugar e de não ter sido inscrito na “Champions” pela Federação inglesa. Mesmo sem o voto favorável dos 14 membros do Comité, a decisão foi tomada com a bênção do presidente Lennart Johansson, e deverá ser anunciada hoje.

Ao contrário do habitual, os detentores do troféu não entrarão directamente na fase de grupos, iniciando a competição na terceira pré-eliminatória, que assim contará com três equipas inglesas (Liverpool, Manchester United e Everton). Se conseguirem apurar-se, e graças ao quinto lugar que ocupam no ranking da UEFA, os “reds” entrarão no primeiro pote do sorteio da fase de grupos, o que levará à descida do FC Porto para o segundo pote e do Sporting para o terceiro (desde que os leões ultrapassem a última pré-eliminatória). Também prejudicado será o campeão da Eslováquia, que terá de disputar mais uma ronda de acesso do que estava previsto, mas como compensação será atribuído um lugar extra na Taça UEFA a uma equipa eslovaca.

Segundo a Imprensa inglesa, os responsáveis do Liverpool estão satisfeitos com a decisão, entendendo que é justo entrar em competição na terceira pré-eliminatória. De resto, se tal não acontecesse, a direcção do emblema de Anfield estava pronta a ameaçar a UEFA com uma falta de comparência ao jogo de atribuição da Supertaça Europeia com o CSKA de Moscovo, ponderando também não participar no Mundial de clubes, marcado para o próximo mês de Dezembro no Japão.

Inseri os negritos não porque sejam as consequências desta decisão para os clubes portugueses o que me leva a classificar esta atitude da UEFA e do seu ditadorzeco de serviço como vergonhosa. A questão é que todos sabemos que se o que se está a passar com uma equipa do campeonato inglês se estivesse a passar com uma equipa do campeonato português ou romeno a atitude da UEFA seria escudar-se no estrito cumprimento das regras. Mas, tal como no “Triunfo dos Porcos”, todos os clubes / países são iguais, mas há uns mais iguais que os outros. Os mais iguais são os que trazem mais receitas publicitárias e mais dinheiro para os cofres da UEFA. Qualquer justificação desta atitude em termos de justiça desportiva é de uma incomensurável hipocrisia.

Inacreditável.
Eu, como já disse num post anterior, até penso que o vencedor da Champions League deveria ter lugar na competição da época seguinte. Mas isso apenas se JÁ tivesse sido previsto no regulamento.
Alterar o regulamento para que este ano o Liverpool possa ir à Champions League é imoral. As leis e regulamentos nunca devem ter efeitos retroactivos, seja para o bem ou para o mal.
Como disse, acho que esta regra deveria existir, mas ao ser criada agora, só deveria incidir sobre o vencedor do ano que vem.
SHAME YOURSELF, Lennart Johansson

qual é o problema? teriam este discurso se isto acontecesse com o Sporting? o campeão deve defender o título - tão simples quanto isto. é uma situação imoral? e não seria imoral a situação contrária?

qual é o problema? teriam este discurso se isto acontecesse com o Sporting? o campeão deve defender o título - tão simples quanto isto. é uma situação imoral? e não seria imoral a situação contrária?
Não deves ter lido bem o que escrevi. Eu concordo totalmente contigo. Apenas não concordo que a lei tenha efeitos retroactivos. Fazer leis a pensar directamente no benefício de uma entidade é fazer valer o "quero, posso e mando". Eu por mim, esta lei deverá existir, mas deverá ser aplicada apenas a partir da próxima época desportiva.

Até, porque se assim for, o Sporting deverá sentir-se muitíssimo prejudicado, já que o ano passado o campeão europeu foi português e então deveriam ter existido 3 equipas portuguesas na Champions League.

O Porto como campeão europeu e mais duas equipas como representantes de Portugal.

Não deves ter lido bem o que escrevi. Eu concordo totalmente contigo. Apenas não concordo que a lei tenha efeitos retroactivos. Fazer leis a pensar directamente no benefício de uma entidade é fazer valer o "quero, posso e mando". Eu por mim, esta lei deverá existir, mas deverá ser aplicada apenas a partir da próxima época desportiva.

tens razão. desculpa a rapidez com que te li.

Simplesmente vergonhoso!!! :x

Pois vergonho é mesmo a palavra adequada, por outro lado estamos a falar da UEFA, daí isto parecer tudo normal, demasiado normal! :arrow:

Lá vamos nós para o 3º e o porco para o 2º! :?

Concordo com esta medida, e acho que podiam aproveitar para fazer com que passasse a ser sempre assim, em vez de ser uma excepção à regra. Parecia-me algo ridiculo que um campeão não pudesse defender o seu titulo…

Inacreditável. Eu, como já disse num post anterior, até penso que o vencedor da Champions League deveria ter lugar na competição da época seguinte. Mas isso apenas se JÁ tivesse sido previsto no regulamento.

O vencedor tem direito a defender o titulo, está nos regulamentos. O que tambem está nos regulamentos é que o máximo de equipas que um pais pode inscrever é de quatro, se é claro, tiver ranking para isso.

O problema é que foi a primeira vez que o vencedor da LC, não conseguiu o acesso directo no seu campeonato. A Federação Inglesa podia ter evitado isto se tivesse informado a UEFA que em caso de isso acontecer inscreveria o Liverpool em vez do 4º classificado. Eles no entanto foram mais “espertos” e percebendo que ninguem ia aceitar que o Liverpool não podesse defender o titulo, forçaram esta situação e conseguiram que a UEFA, furasses os seus proprios regulamentos, permitindo a inscrição de 5 equipas.

O Liverpool no entanto vai ter de enfrentar 3 pré-elimatórias o que os obriga a começar a disputar jogos oficiais já no principio do mês de Julho, mais concretamente no dia 12, atentendo a competitivade da liga inglesa e elevado numero de jogos que se disputam em inglaterra por época, mais os jogos das selecções e LC, não sei se terão pernas para uma época tão longa.

O dmalmeida já expressou bem o que penso em relação a esta situação. A regra que impedia o vencedor da Liga dos Campeões de automaticamente disputar essa competição na época seguinte era realmente aberrante, mas ninguém forçou a UEFA a implementá-la. Se existia, só tinha de ser cumprida, até para evitar danos colaterais. Ao voltarem atrás, estão a demonstrar que as suas próprias regras se vão adaptando às circunstâncias, fragilizando a credibilidade da própria instituição.

Pelos vistos, não é apenas cá no burgo que existem amadorismos. Lá fora também há boas mostras de incompetência.

O vencedor tem direito a defender o titulo, está nos regulamentos.

Errado. Não é assim na CL, e também já o deixou de ser no Mundial. Daí…

o vencedor da LC, não conseguiu o acesso directo no seu campeonato

E leiam com atenção a transcrição, por favor. Foi aberta uma excepção aos regulamentos, não foram mudados os regulamentos. No dia em que isto acontença com um clube português ou romeno os regulamentos serão cumpridos, no dia em que estiver em causa um grande espanhol, inglês ou italiano a UEFA limpar-lhes-á o traseiro tal como o fez desta vez.

E leiam com atenção a transcrição, por favor. Foi aberta uma excepção aos regulamentos, não foram mudados os regulamentos.

Corrijo-me a mim próprio. A ser verdade o que ouvi na Sport TV, os regulamentos foram alterados de modo a que o vencedor da próxima edição da CL e os das seguintes possam defender o título. Foi aberta uma excepção para que isso possa acontecer com efeitos retroactivos, isto é, esta época.

Isto é uma completa VERGONHA mas totalmente previsível:

• os regulamentos são para CUMPRIR. Não é possível querer passar uma imagem de credibilidade e imparcialidade quando se criam excepções convenientes ou alterações à lei consoante quem por ela é afectado.

• a excepção é conveniente pq o Liverpool vai investir 25 milhões em reforços. Logo tem de ir à CL. La famiglia…

• a vergonha ainda se adensa mais pq o Liverpool é campeão da Champions League sem sequer ser campeão no seu país (uma vergonha que vem detrás), agora vai à CL sem sequer se qualificar segundo as regras vigentes para todos os outros. Chega a ser cómico.

• a CL é uma farsa. Deixou de ser a Liga dos Campeões para ser a Liga dos Cabrões-com-muito-dinheiro-e-interesses-que-não-podem-ficar-de-fora. Antigamente sim havia uma liga dos campeões. Isto agora não é nada logo isto é apenas mais um pormenor.

• que me digam que no “tempo dos violinos” fazia sentido um campeão europeu defender o seu título eu aceito: as equipas mantinham-se, os jogadores permaneciam, havia uma continuídade com pouca mudança logo era de facto o campeão que defendia o seu título. Hoje em dia, já nem na supertaça europeia se mantêm os jogadores, com resmas de recém-chegados a defender um título para o qual nada fizeram, quanto mais quando chegar a hora da nova CL. É ridículo.

• uma última questão: se fosse uma equipa portuguesa acham que a UEFA abria excepção?

I rest my whole case.

Concordo a 100% com o Mauras e sei muito bem que a Uefa não abriria uma excepção caso fosse uma equipa portuguesa. :x
Eu concordo que o campeão europeu possa ter direito a disputar a competição no ano seguinte sem precisar de se qualificar, o que eu não concordo é que se abram excepções assim de repente. Se o Liverpool ficou em 5º lugar no campeonato azar o deles, tivessem ficado melhor classificados. :evil:
Isto é tudo muito injusto, porque para o Liverpool participar na pré-eliminatória, uma equipa terá que sair (uma de um país menos cotado), já para não falar nas restantes consequências após o seu mais que provável apuramento para a competição. :evil:

O Liverpool no entanto vai ter de enfrentar 3 pré-elimatórias o que os obriga a começar a disputar jogos oficiais já no principio do mês de Julho, mais concretamente no dia 12, atentendo a competitivade da liga inglesa e elevado numero de jogos que se disputam em inglaterra por época, mais os jogos das selecções e LC, não sei se terão pernas para uma época tão longa.

Segundo o que está no post inicial, isso não é bem assim. O Liverpool vai disputar a 3ª pré-eliminatória, ou seja, a última - a mesma que o Sporting vai disputar.

Tem que disputar as 3 eliminatórias, começa já em Julho e à conta disso teve que cancelar uma digressão ao Oriente que estava marcada para essas datas! :arrow:

Tem que disputar as 3 eliminatórias, começa já em Julho e à conta disso teve que cancelar uma digressão ao Oriente que estava marcada para essas datas! :arrow:
Então o que veio n"O Jogo" de ontem e está transcrito aqui no post inicial está mal, já que refere que os "reds" iriam disputar a 3ª pré-eliminatória.

A ser como dizes, então eles vão disputar a 1ª pré-eliminatória.