Literacia Financeira em Portugal

Sabe o que é a diversificação? O que são juros? E como funcionam? Faça o teste que a Gallup fez para a S&P para saber se tem os conhecimentos financeiros que precisa. Conheça a sua literacia financeira.

A literacia financeira é cada vez mais importante. Mas nem todos a têm. Por isso, a Gallup realizou um inquérito para a Standard & Poor’s Ratings Services, no âmbito do Global Financial Literacy Survey, que o coloca à prova. São apenas cinco questões sobre poupança e investimento. Teste os seus conhecimentos.

Negócios.pt

[b]1. Suponha que tem algum dinheiro de parte. É mais seguro colocar esse dinheiro num negócio ou investimento, ou coloca-lo em vários negócios ou investimentos? [/b] A) Um negócio ou investimento B) Múltiplos negócios ou investimentos C) Não sei

2. Suponha que nos próximos 10 anos os preços das coisas duplicam. Se o seu rendimento também duplicar, será capaz de comprar menos do que consegue hoje, o mesmo que hoje ou mais do que o que consegue comprar atualmente?

A) Menos do que consigo comprar hoje
B) O mesmo que consigo comprar hoje
C) Mais do que consigo comprar hoje

3. Suponha que precisa de pedir emprestados 100 euros. Qual é o montante mais baixo a devolver: 105 euros ou 100 euros mais 3%?

A) 105 euros
B) 100 euros mais 3%
C) Não sei

4. Suponha que põe o dinheiro no banco por dois anos e o banco concorda em adicionar 15% ao ano ao valor da sua conta. Irá o banco adicionar mais dinheiro à sua conta no segundo ano do que o faz no primeiro, ou irá adicionar o mesmo valor nos dois anos?

A) Adiciona mais dinheiro no segundo ano do que no primeiro
B) Adiciona o mesmo valor em ambos os anos
C) Não sei

5. Suponha que tem 100 euros numa conta de poupança e o banco adiciona 10% ao ano à sua conta. Quanto dinheiro irá ter a sua conta após cinco anos se não retirar o dinheiro dessa conta?

A) Mais de 150 euros
B) Exatamente 150 euros
C) Menos de 150 euros
D) Não sei

TESTE AQUI

Só 26% dos portugueses que responderam a estas questões no inquérito da S&P conseguiu acertar em todas as respostas. No Iémen só 13% o fizeram, já na Noruega, Dinamarca e Suécia, 71% conseguiram responder acertadamente. A nível mundial, um terço deu as cinco respostas certas.

[hr]

Q1 - 100% - 15
Q2 - 55,5% - 27

5 em 5 :mrgreen:

embora me pareça que as perguntas poderiam ser mais “cuidadas”

Porra eu falhei na 3.

1. Suponha que precisa de pedir emprestados 100 euros. Qual é o montante mais baixo a devolver: 105 euros ou 100 euros mais 3%?

A) 105 euros
B) 100 euros mais 3%
C) Não sei

Mas que raio de pergunta é esta?

Eu respondi “não sei” porque depende do acordado entre as partes.
Pelos vistos a resposta é “100 euros mais 3%”.

É o juro legal?

Bah… este teste é uma cagada.

Acerto as respostas todas e o resultado diz-me que acertei 4 em 5. ^-^ :lol:

5 em 5 mas essas perguntas, vai lá vai, se elas servem para atestar o que quer que seja…

Não apenas as perguntas poderiam ser mais cuidadas como é claramente um teste de conhecimentos matemáticos e não financeiros. Não que isso seja problemático, mas sobre a parte de gestão financeira tem pouco (os factores de decisão é que importam avaliar nesta vertente, por exemplo perguntar como distribuir o salário mensal nas diferentes vertentes, que tipo de aplicações financeiras existem e quais as mais adequadas consoante o risco que se pretende correr, como organizar as poupanças consoante o tipo de despesas que estejam planeadas no curto, médio e longo prazo).

A pergunta não está muito bem formulada, mas basicamente eles querem saber qual é o resultado numericamente mais baixo… É 105 ou é 100+3% disso (de 100)?

É uma pergunta matemática, não um problema financeiro por assim dizer.

Falhei na 1ª questão. Eu sou uma pessoa muito conservadora no que toca a gastar dinheiro e portanto eu só investiria num negócio ou investimento de cada vez. De resto acertei em todas as outras (4 em 5).

O conservador diversificaria o investimento, dado que reduz o risco.

De certa forma sim, mas eu sou uma pessoa que só investiria em algum negócio se tivesse a certeza absoluta que o mesmo seria bem sucedido, pois não gosto de correr riscos.

O investimento menos arriscado é investir no mercado (SP500, fundos de índices, fundos globais), ou em obrigações do governo americano/alemão se estivermos a falar em mercados de dívida. A não ser que tenhas conhecimento razoavelmente aprofundado das empresas e indústrias em que queiras investir, estás sempre melhor a investir no mercado do que a escolher as tuas empresas. Se toda a gente no século passado tivesse posto o dinheiro no SP500 em vez de escolher os seus investimentos, havia muito mais milionários hoje, mesmo depois da bolha do dotcom e da crise de 2008.

Isso não é ser conservador, é não ser investidor. Pq negócios de certeza absoluta só os Depósitos a Prazo…

Já nem esses são de certeza absoluta.

Até 100.000€ ainda são. Ainda…

Infelizmente é verdade. Eu, por agora, sou uma pessoa demasiado céptica para me arriscar no mundo dos negócios.

Porra, então mas isso não é para apurar a literacia financeira caraças…
Isso é uma pergunta para quem anda no 4º ano de escolaridade…

Acertei 5 de 5, mas partilho a opinião do Paracelsus.

edit
grr na votação daki enganei-me e coloquei menos quando queria colocar igual.

Já posso substituir a ministra das finanças, sem martelar as contas respondi acertadamente a todas as perguntas colocadas.

Ver aqui pessoas a dizerem para investirem nisto ou naquilo, quando neste momento a única coisa segura são bens físicos arte, casas, terrenos, ouro, prata, tudo o resto que esteja sujeito à depreciação e aos humores dos mercados é um investimento no escuro.

Só relembro este conselho do meu avô, o dinheiro é riqueza até deixar de o ser.
Agora quem tem terreno não passa fome, quem tem casa tem abrigo e quem tem ouro tem segurança.

5/5

O ouro também tem estado pelas ruas da amargura nos últimos 5 anos, está aliás hoje em dia no nível mais baixo neste período:

A prata está mais ou menos parecida com o ouro. Ainda assim, o ouro tem uma valorizacão média na ordem dos 20% em 10 anos (ou seja, valoriza 2% ao ano, o que nas condicões actuais é melhor que estar num banco, mas não muito melhor).

A conclusão é: não há nada seguro. Meter debaixo do colchão é inseguro porque pode ser roubado, meter em bens como o ouro é inseguro porque pode desvalorizar, meter em bens como casas é inseguro porque podem desvalorizar, meter em aplicacões financeiras com mais ou menos risco é inseguro porque podem desvalorizar, meter no banco em depósitos tradicionais até 100 000€ é inseguro porque o banco pode falir e o estado pode também falir e não ter capacidade para os restituir (ainda assim, é esta a opcão mais segura de todas).