Crio este tópico para que sejam discutidas várias medidas a ser aplicadas a nível Mundial no Futebol, com o objectivo de tornar o mesmo mais emocionante, mais dinâmico, tentando eliminar de uma vez por todas tanto as estratégias de anti-jogo, como os erros de arbitragens.
Assim, passo a citar algumas ideias:
Em vez de duas partes de 45 minutos. Duas partes de 25 mas em tempo real. O relógio só anda, quando a bola estiver em jogo.
Cartões Vermelhos: Expulsão, mas com possibilidade de substituição por outro (queimando uma das 3 substituições), no entanto a equipa ficaria com menos um jogador durante 5 minutos ou até sofrer um golo.
Ficha de Jogo: 11 jogadores + 12 no banco.
Número de substituições: 3 no decorrer do jogo e 3 no intervalo.
Prolongamento: Uma parte de 5 minutos. Se ainda empatado, nova parte de 5 minutos com golo de ouro. Se ainda empatado, grandes penalidades com uma série inicial de 5, seguida de morte súbita.
Introdução de tecnologia de linha de golo a nível global, tal como existiu no Mundial 2014 e já existe na Liga Inglesa;
Obrigatoriedade de uso do Spray para as barreiras;
Introdução de uma TV junto ao 4º árbitro, que teria acesso à imagem em vídeo. O árbitro poderia parar o jogo e recolher a essa cabine, juntamente com os seus auxiliares para visualizar um lance duvidoso. Cada equipa poderia protestar um lance por jogo, requerendo a visualização do lance. Caso a visualização do lance fosse requerida por uma equipa, além do árbitro e dos auxiliares deveriam estar presentes um representante de cada equipa. Toda e qualquer conversa tida durante essa visualização (quando solicitada por uma equipa) teria obrigatoriamente de ser gravada, seguindo juntamente com o relatório do árbitro sobre o jogo.
Eu também acho que a introdução da tecnologia, já ia mexer em muita coisa. Acho que é necessária e inevitável no futuro.
O spray, já não vai embora, veio para ficar…e bem.
Em relação a novas regras:
Sou de acordo com o aumento do tempo útil de jogo e propunha duas partes de 35min com paragem de cornómetro (tipo futsal). Arrastaria os jogos para duas a três horas, mas para quem paga bilhete…who cares…já não havia queimar tempo e os jogadores já não faziam tanto teatro (porque não valia a pena e pelas repetições ainda faziam figura de ursos).
Propunha que aquando de uma falta, o jogador da equipa faltosa não pode mexer na bola nem impedir a marcação da mesma (tipo andebol). Dá cabo dos nervos de uma equipa que está a perder, quer marcar a falta e a equipa adversária a “passar” a bola de jogador em jogador e a posicionar-se na defesa…
Propunha tambem que as decisões dos árbitros fossem ditas em alti-falante (aquelas dúbias e inclusivé as das repetições, la está, tecnologia no 4º árbitro) para o público saber o que se passou. Em relação aos que defendem que as repetições iam fazer passar muito tempo, acho o contrário. O tempo que passa com os jogadores a reclamar com o árbitro deixaria de existir e verdade desportiva prevalecia. (vide rugby)
Não alterava mais para não desvirtuar muito o futebol do que se pratica atualmente. A nível da verdade desportiva acho que seriam alterações relevantes.
Quanto aos cartões vermelhos, no máximo introduziria um “cartão azul” que seria mostrado ao segundo amarelo e que esse sim deixava a equipa a jogar com menos um temporariamente. Ao terceiro amarelo seria o vermelho e a equipa ficava definitivamente reduzida a 10, tal como hoje em dia. Mas isto implicaria um rigor muito maior na amostragem dos amarelos. Não me parece viável.
6 substituições e 12 jogadores no banco iria prejudicar ainda mais quem tem um plantel curto.
Prolongamento com golo de ouro, absolutamente contra. Os penaltis já são um factor suficientemente aleatório.
Para evitar paragens demasiado longas a reunir tantos intervenientes, o 4º árbitro teria que ter o poder de decidir sozinho ou então juntar uma equipa de 3 a 5 em que teriam de decidir por unanimidade (como na NHL). Ter representantes das equipas só ia contribuir para aumentar a confusão.