Lista de Propostas para Melhorar o Futebol

Crio este tópico para que sejam discutidas várias medidas a ser aplicadas a nível Mundial no Futebol, com o objectivo de tornar o mesmo mais emocionante, mais dinâmico, tentando eliminar de uma vez por todas tanto as estratégias de anti-jogo, como os erros de arbitragens.

Assim, passo a citar algumas ideias:

• Em vez de duas partes de 45 minutos. Duas partes de 25 mas em tempo real. O relógio só anda, quando a bola estiver em jogo.

• Cartões Vermelhos: Expulsão, mas com possibilidade de substituição por outro (queimando uma das 3 substituições), no entanto a equipa ficaria com menos um jogador durante 5 minutos ou até sofrer um golo.

• Ficha de Jogo: 11 jogadores + 12 no banco.

• Número de substituições: 3 no decorrer do jogo e 3 no intervalo.

• Prolongamento: Uma parte de 5 minutos. Se ainda empatado, nova parte de 5 minutos com golo de ouro. Se ainda empatado, grandes penalidades com uma série inicial de 5, seguida de morte súbita.

• Introdução de tecnologia de linha de golo a nível global, tal como existiu no Mundial 2014 e já existe na Liga Inglesa;

• Obrigatoriedade de uso do Spray para as barreiras;

• Introdução de uma TV junto ao 4º árbitro, que teria acesso à imagem em vídeo. O árbitro poderia parar o jogo e recolher a essa cabine, juntamente com os seus auxiliares para visualizar um lance duvidoso. Cada equipa poderia protestar um lance por jogo, requerendo a visualização do lance. Caso a visualização do lance fosse requerida por uma equipa, além do árbitro e dos auxiliares deveriam estar presentes um representante de cada equipa. Toda e qualquer conversa tida durante essa visualização (quando solicitada por uma equipa) teria obrigatoriamente de ser gravada, seguindo juntamente com o relatório do árbitro sobre o jogo.

Não a tudo, menos ao spray e à tecnologia.

Eu também acho que a introdução da tecnologia, já ia mexer em muita coisa. Acho que é necessária e inevitável no futuro.
O spray, já não vai embora, veio para ficar…e bem.

Em relação a novas regras:

• Sou de acordo com o aumento do tempo útil de jogo e propunha duas partes de 35min com paragem de cornómetro (tipo futsal). Arrastaria os jogos para duas a três horas, mas para quem paga bilhete…who cares…já não havia queimar tempo e os jogadores já não faziam tanto teatro (porque não valia a pena e pelas repetições ainda faziam figura de ursos).
  • Propunha que aquando de uma falta, o jogador da equipa faltosa não pode mexer na bola nem impedir a marcação da mesma (tipo andebol). Dá cabo dos nervos de uma equipa que está a perder, quer marcar a falta e a equipa adversária a “passar” a bola de jogador em jogador e a posicionar-se na defesa…
  • Propunha tambem que as decisões dos árbitros fossem ditas em alti-falante (aquelas dúbias e inclusivé as das repetições, la está, tecnologia no 4º árbitro) para o público saber o que se passou. Em relação aos que defendem que as repetições iam fazer passar muito tempo, acho o contrário. O tempo que passa com os jogadores a reclamar com o árbitro deixaria de existir e verdade desportiva prevalecia. (vide rugby)

Não alterava mais para não desvirtuar muito o futebol do que se pratica atualmente. A nível da verdade desportiva acho que seriam alterações relevantes.

• Quanto aos cartões vermelhos, no máximo introduziria um “cartão azul” que seria mostrado ao segundo amarelo e que esse sim deixava a equipa a jogar com menos um temporariamente. Ao terceiro amarelo seria o vermelho e a equipa ficava definitivamente reduzida a 10, tal como hoje em dia. Mas isto implicaria um rigor muito maior na amostragem dos amarelos. Não me parece viável.

• 6 substituições e 12 jogadores no banco iria prejudicar ainda mais quem tem um plantel curto.

• Prolongamento com golo de ouro, absolutamente contra. Os penaltis já são um factor suficientemente aleatório.

• Para evitar paragens demasiado longas a reunir tantos intervenientes, o 4º árbitro teria que ter o poder de decidir sozinho ou então juntar uma equipa de 3 a 5 em que teriam de decidir por unanimidade (como na NHL). Ter representantes das equipas só ia contribuir para aumentar a confusão.

De resto está certo.

Jogo passava a ser 70’ de tempo real
Tecnologias à balda
Spray
paragens para porrada como no hóquei

Só haver fora-de jogo quando o jogador que recebe a bola, no momento do passe, estiver na grande área.

Só concordo com o spray e a tecnologia de linha de golo…