Linux

Já agora pessoal, que distro aconselham para portatéis?
Atenção que tenho wireless, e pretendo continuar a ver filmes, ouvir musica e sacar cenas.

No meu portátil tenho Ubuntu… o wireless funciona na perfeição, já a questão da multimédia tem que ser instalada depois, por causa das questões das licenças.
Mas tens uma distribuição de Linux, o Linux Mint, que é baseada em Ubuntu mas já vem com todas as opções multimédia instaladas, além de ter algumas melhorias de raiz em termos gráficos… e tem um ambiente de trabalho verde e tudo! :slight_smile:
O link para o site é o [url=http://linuxmint.com/]http://linuxmint.com/[/url].

Para ver filmes há montes de players diferentes, para o audio aconselho-te a instalação do Amarok e no que toca a sacar tens, entre outros, o Azureus para bittorrents e o aMule que é um equivalente do eMule.
As configurações são ligeiramente diferentes, mas encontras na net montes de tutoriais e howtos de como o fazer.

Thanks! Vou ver se nas próximas noites me entretenho com isso.
Estou farto de andar com o XP sem lincenças.

Já agora, tens um site excelente para quem utiliza Ubuntu, que explica passo a passo como fazer muitas das coisas necessárias para se ter uma máquina com Linux ‘always bombating’: http://www.ubuntuguide.org

openSUSE totalmente verdinho! :smiley:
Está para sair uma nova versão (10.3) em Outubro, entretanto sairão as alphas, betas e Release Candidate.

Como o migo disse, neste momento só se paga numa distribuição linux quando se quer ter suporte da empresa representante da distribuição. O software que menos gosto no linux é mesmo o OpenOffice. Parece um pouco arcaico. Mas como uso KDE, kOffice é bem melhor.

No entanto, para quem começa a dar os primeiros passos,já existe muitas comunidades e fóruns, inclusive Portugueses, com bastantes tutoriais e respostas a dúvidas já colocadas por outros utilizadores.

Tal como o Mpcco referiu, para quê pagar licenças com microsoft quando se pode ter linux instalado num computador que apenas serve para utilizar software tipo Office e utilizar a Internet? No entanto, servidores linux e unix (ainda mais) são mais estáveis que servidores Microsoft. Se fores verificar, quase todas as empresas de hosting (como a deste fórum) deve ter servidores linux que são muitos mais baratos que os servidores unix. No entanto, os “buracos no sistema” normalmente existem devido ao software/aplicações que se usa (software para fóruns, portais, erros de programação de acessos a base de dados, má encriptação etc etc).

Um dia estaremos todos a teclar usando LINUX :smiley:

Existe algum programa tipo AutoCad compativel com o caixa magica??

Não existe AutoCAD para Linux. No entanto pode usar AutoCad no Linux, usando um emulador do Windows (chamado wine). Já existem na net alguns tutoriais para isso, no entanto pode-se tornar um pouco lento.
Mas existem outras alternativas de CADs para Linux:
:arrow: BricsCAD (penso que é pago mas muito semelhante ao autoCAD)
:arrow: QCAD

Tens aqui uma lista de software CAD para Linux: Best Open Source Mac Software Development Software 2023
e aqui também: LUnIx . . . CAD & Linux

Penso é que nenhum terá a qualidade do AutoCAD. Mas como nunca usei autoCAD, nem nenhum destes programas não te posso dizer grande coisa.

Dificilmente encontrarás para Caixa Mágica informações, mas como já disse, caixa Magica é baseado em Suse, pelo que não difere muito a maneira de instalar e configurar.

De qualidade profissional, que eu saiba, não.

Existem uns, fraquitos, e outros mais utilizáveis mas pagos mas nenhum para uso sériamente profissional, nomeadamente na àrea de arquitectura porque para electrónica e alguma mecânica safam-se

Falou-se em tempos do lançamento duma versão básica pela Autodesk, mas aparentemente fizeram um acordo com a microsoft e nunca mais se soube nada.

Tens sempre a hipótese de o por a correr com um emulador tipo o Wine. Nunca tentei, já li quem tenha feito com já li que é muito difícil e algo instavel.

Para 3d há o Blender que tem uma curva de aprendizagem algo inclinada. Quem o usa gosta. Eu nunca me entendi com ele (Versão Win), mas também não me esforcei muito!

Tenho duas partições virtuais com Ubunto e Fedora. Uso-as para testes de drivers e brincadeiras.
No trabalho é tudo Windows e Solaris.

Quais são as diferenças entre as especificidades de windows e linux??sinto-me tentado a testar o sitema linux no meu computador,mas confesso que a minha ignorância me assusta,sempre que tento dissolver alguma duvida entre estes 2 sistemas sou bombardeado com muita informação cruzada e acabo por me perder…Por exemplo,uma pessoa que tenha 1 pc em casa ligado à net,que faça bastantes downloads e jogue uns joguitos e veja uns filmes de vez em quando,qual o sistema mais indicado para usar??Eu uso 1 windows xp “Jack Sparrow” , que à conta de uma aldrabice consigo as licenças , será que vale a pena mudar para linux??O sistema linux melhora o desempenho da máquina??

Desculpem lá se o texto está confuso mas são 6h26 da manhã e eu cheguei agora a casa assim um bocado aparentado com o Soares Franco(com os copos :beer:)

Se gostas de jogar continua com Windows.

Linux é mais leve que Windows, até PCs mais antigos ganham nova vida com este SO.

Se tens um computador velho em casa e queres aproveitá-lo para navegar na net instala Linux.

Mas voltando atrás, se queres jogar Windows é o melhor.

Recupero o topico para partilhar um site com umas e-magazines giras para quem se quiser ambientar

Site: http://fullcirclemagazine.org/
Magazine: Full Circle | An Independent Magazine For The Ubuntu Linux Community.

É totalmente orientado ao Ubuntu e seus derivados mas é uma ajuda na descoberta do Linux.

Depende. Se ele gostar de jogar apenas World of Warcraft por exemplo, corre melhor (na minha experiência) em Linux com o wine do que em windows. Football Manager igual.
Obviamente que se for para experimentar tudo o que há de mais recente e com as opções dos gráficos no máximo esquece. Refilar com ATI e Nvidia por causa disso.

Vamos com calma, não podemos agarrar no Ubuntu e po-lo a correr num 486 sem mais nem menos. Depende muito da distribuição. Mas sim, Linux é mais rápido que Windows em tarefas equiparáveis e, dado que no mundo F/OSS (Free/Open Source Software) o que há mais é opções, consegues dar vida a qualquer computador com a distribuição certa.

Para dar uma ideia, eu corro esta brincadeira ([url=http://www.youtube.com/watch?v=JVeeY1UIKj4]- YouTube)na boa num Ubuntu “Feisty Fawn” em cima de um Centrino 1.5, Radeon 9200 Mobile, 512Mb RAM. Nem me atrevo a testar o Vista.

Sim, no global, sim. mas como disse, depende dos casos. Eu gosto de jogar e só uso linuche :slight_smile:

Só usava Linux no meu desktop (usava pois de momento só uso o laptop). Quando usava o Speedtouch bem que me deu umas dores de cabeça, mas lá consegui pôr aquilo a funcionar.
Basicamente o Ubuntu, gosto bastante, também expermentei outros nomeadamente durante algum tempo o Linspire, para mudar um pouco de ares (Gnome). Mas nunca encontrei melhor alternativa ao Ubuntu (aquele pormenor de enviarem os cd’s gratuitamente é assim que lá vão).

Ah já agora tal como disse no princípio não uso Linux no laptop e uso um Vaio recente, alguma distro com boa compatibilidade com os Vaio, já expermentei o Ubuntu mas ainda não está lá. Gostava de colocar também aqui o Linux a correr, no entanto neste caso seria sem abandonar o Windows.

Pois essa é uma das coisas que me está a fazer retardar uma experimentação mais a sério!

Pois, no global e no que toca a jogos, Windows, neste momento, é melhor. Com Windows nunca pensas (ou precisas de ver uma lista do cedega) se o jogo é compatível ou não com o teu SO.

No meu caso Linux não me serve.

Resuscito este tópico pois finalmente instalei uma distribuição de Linux que verdadeiramente me agrada.

2 anos depois, fiz os backups necessários e formatei o meu Toshiba para instalar o Fedora 11. Poderia te-lo feito daqui a uns 13 dias, altura em que sai uma nova versão., mas optei por despachar a coisa e não me arrependo. Depois vejo se posso fazer uma actualização.

Entretanto aqui vão as minhas primeiras impressões:

• instalação rápida e simples, instalei o sistema numa partição única e não enfrentei qualquer tipo de problemas;

• a internet wireless foi configurada quase de imediato, felizmente já não uso aqueles acessos à net das operadoras móveis que tanto trabalho me deram à 2 anos e cujos obstáculos não consegui ultrapassar;

• achei um bocado complicado a instalação dos codecs para ler mp3 e divx, compreendo a razão de não os incluir na distribuição por serem codecs proprietários, mas era porreiro que o modo de instalação fosse mais simples. Felizmente encontrei na net umas instruições para ajudar na instalação dos packages que funcionou à primeira;

• vou ver se agora exploro a área de desenvolvimento, nomeadamente instalação de um ambiente para desenvolvimento em Java e .NET.

Entretanto estou aberto a dicas de aplicações que valham a pena instalar. Sejam para ouvir música, ver vídeos, animar o desktop, etc.

Linux rula muito, não estivesse eu tão dependente da Adobe e Autodesk por causa da fac, e já tinha posto uns patins à microsoft.