Linux

Como membro de uma comunidade Portuguesa de Linux, gostaria de saber quantos elementos do fórum usaram/usam linux ou unix?

Será que a informação sobre software livre atinge uma grande parte da sociedade ou só apenas se reflecte nos mais jovens que ouvem aqui e ali e experimentam.

As constantes guerras com as patentes e licenças da Microsoft têm provocado algumas migrações para sistemas linux, evitando gastos exorbitantes em licenças. Principalmente para empresas que não podem correr o risco de ter software pirateado.

Para aqueles que trabalham e usam o computador para o fazer, que impacto tem nas vossas empresas o software livre? Têm alguma informação sobre os benefícios/contras?

Senão souberem do que se trata perguntem pois tentarei explicar-vos!

Aqui ficam alguns links:
Opensuse - Distribuição Linux totalmente opensource, com o apoio da Novell.
Ubuntu - Uma das distribuições mais utilizadas nos dias de hoje, com apoio da Canonical.
Fedora - Distribuição bastante conhecida e das mais antigas, com o apoio da Red Hat.
Debian - Uma distribuição estável e boa para servidores.
DistroWatch - Local onde podem ver as centenas de distribuições linux e unix que existem!

Num dos computadores cá de casa tenho uma versão tuga no Linux - a caixa mágica.

Eu tive o Red Hat durante uns tempos, mas já há uns anos. Dava-me jeito para poder trabalhar nos projectos da faculdade em casa. Tinha o RedHat e o windows no mesmo pc.

Quando dizes “contacto” é trabalhar minimamente com Linux, certo? Eu já tive o Linux à minha frente, vi a mexerem no SO, mas não cheguei a mexer-lhe…

E estás agradado? Safaste com isso? Eu pertenço à comunidade openSusePT. O caixa mágica tem como base o Suse, por isso usa o Yast para gerir o computador entre muitas coisas “parecidas”. Com que frequência usas? Raramente? Normalmente custa a largar o windows, mas depois percebemos que podemos fazer tudo o que queremos com linux.

Pois, há uns anos era tudo diferente! Mesmo assim é de coragem ter linux instalado à uns anos atrás, quando ainda não havia muita informação disponível. Agora tudo se tornou mais simples e as distribuições melhoraram bastante… Pode ser que voltes a entrar no mundo do openSource de novo :smiley:

Pois, contacto referia-me a usá-lo mesmo. Utilizá-lo em vez do windows. Há coisas em linux que o windows 2012 (ou talvez 2020) talvez trará!

Já corri vários Live CD’s em Linux e gostei.

Estou a ver se arranjo tempo para por o PC de casa a correr em DualBoot Win/Linux, sendo que para isso estou inclinado para o Ubuntu.

Outro objectivo (mais por graça) é por um SO Linux a correr através de pen USB.

O grande problema para mim é a falta de aplicações credíveis para uso profissional na minha área (arquitectura) sem ter que recorrer a emuladores.

Na lista falta pelo menos um distribuição engraçada e muito leve que é a[url=http://www.slax.org/]http://www.slax.org/[/url]

Tive uns tempos valentes para ter aquilo tudo operacional. Quando instalei da primeira vez, só tinha linha de comandos, n tinha os drivers da placa gráfica, nem do monitor, logo não arrancava o startx. Sem contar que tinha um anti virrus que achava que o boot era um virus, por isso sempre que arrancava o pc, dava para lá uma caixa vermelha a dizer para n continuar.

Além disso costumo usar algumas demos no emprego que estão em imagens em linux, nomeadamente algumas imagens com ambientes de demo da oracle.

Afinal isto está melhor do que eu pensava!

Pois, ubuntu está “na moda”. É uma boa distribuição com base em debian o que lhe dá uma certa estabilidade. Sim, é possível teres um SO Linux a correr num pen USB, coisa que no windows é um difícil mas certamente haverá.

Faltam aqui muitas distribuições!!! Deveria até ter mencionado a maior e das mais antigas (Red Hat) mas como se tornou empresarial não indiquei.A Red Hat criou o Fedora como sendo a sua distribuição openSource.

Slax é baseado em Slackware pelo que está tudo dito! Slackware!!! :smiley:

Antigamente tudo era uma dor de cabeça o que levou muita gente a desistir! Agora não! Tudo muito mais fácil e algumas marcas de computadores já vendem computadores com linux instalado. Está tudo a mudar :slight_smile:

Não sendo evangelista, eu só uso linux (Ubuntu agora, quando era jovem Gentoo e mais jovem ainda Red Hat) em casa. Sinto-me muito mais confortável. A única coisa que me prendia no windows há uns tempos era os jogos, coisa que agora, nos jogos que me interessam, não tenho esse problema graças à evolução do wine.

O resto é tudo melhor, na minha opinião.

Cheers!

Andei a mexer no OpenSUSE por uns dias mas não me habituei e voltei ao Windows (aliás, para a semana compro um “novo computador” e um Vista Home Premium OEM).

Penso que é uma boa alternativa para usar nas escolas, universidades e pela própria administração pública (que curiosamente preferiu o software pago da Microsoft. Enfim…)

Aproveito para dizer que acho aquelas guerrinhas nos foruns entre Windows-Lovers e Windows-Haters uma completa tontice.

Sempre foi uma das coisas que quis aprender mas nunca tive oportunidade.
Um dia quem sabe possa instalar no pc. Qual o programa que aconselham?

Ubuntu.

Eu pouco uso o Caixa Mágica dado que está instalado no comp do meu pai. No entanto fui eu que lho instalei e ele dá-se bem com o SO, o unico senão que diz existir é não poder utilizar o AutoCad.

Joao10, de facto não é um programa. É sim um sistema operativo, algo tipo o Windows. Vão existir mil e uma opiniões sobre qual a melhor distribuição de linux. Eu prefiro openSUSE. Há quem prefira ubuntu. Estas duas distribuições são as que têm mais “admiradores”. Depois haverá quem diga Debian (o verdadeiro), ou até slackware, embora estes últimos mais virados para utilizadores um pouco mais experientes e mais dedicados a servidores. Mas entre as distribuições mais “user friendly”, talvez o melhor seja escolher entre ubuntu e openSUSE.

MadeiraLion, também não sou a favor das guerrinhas! No entanto, acho que são necessárias algumas “bocas” e pequenas guerras para alertar o consumidor sobre aquilo que está a usar e o que pode ganhar com outros sistemas operativos. Só assim nos apercebemos dos montantes elevadíssimos de licenças pagas à microsoft pelas entidades do estado (que saem do nosso bolsinho :p).

Penso que hoje em dia toda a gente sabe das vantagens e desvantagens do Windows e das várias versões de Linux, por isso não é preciso entrar dia sim-dia não em longos e aborrecidos debates com bocas a torto e direito que ao fim de várias horas (ou dias) não chegam a nenhuma conclusão.

Todos os sistemas operativos tem as suas virtudes e defeitos.

Ah, e se eu fosse presidente da Microsoft faria exactamente a mesma coisa (levante a mão quem não faria o mesmo).

Isso sim, Linux é um excelente sistema operativo.

Tópico bastante interessante e que dará, com certeza, pano para mangas.

Já tive algum contacto com algumas versões Linux, mas nada de muito profundo.

No entanto é uma questão que face aos custos do licenciamento Microsoft (para não lhe chamar outra coisa), assume cada vez mais importância, e não é só na Administração Pública é para todas as empresas, merece muita atenção de todos, desde os utilizadores até aos gestores de topo.

Como não me enquadro em nenhuma das facções referenciadas, Linux ou Windows lovers, tento perceber, de facto qual a melhor estratégia a seguir no sentido não só de reduzir custos de licenciamento, como também, evitar ao máximo uma certa dependência que se gera em torno de alguns fabricantes de software.

Quanto à questão da redução de custos, se me parece pacífico a mudança da maioria das estações de trabalho numa empresa, nomeadamente aqueles que utilizam produtos básicos como folhas de cálculo, processadores de texto ou internet, para Linux, a mudança de servidores e estações que trabalhem com aplicações especificas não me parece tão fácil e barata.

No fundo existe aquela ideia, a meu ver bastante deturpada, que com o Linux tudo é de borla já que é opensource. A verdade é que não é assim, segundo sei e agradeço que me corrijam caso esteja errado, as distribuições mais viáveis não são de borla, sendo no entanto mais baratas que o Windows. Isto sem contar os custos inerentes a uma mudança Windows-Linux, nomeadamente formação, não só para utilizadores, mas, principalmente, para os técnicos de informática das empresas.

Outra questão que a mim me faz uma certa confusão é justmente a faceta ‘opensource’ do Linux. Aqui, correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira, parece-me que empresas que optem por uma solução Linux a toda a linha, isto é, desde servidores a estações de trabalho, estarão, com certeza mais vulneráveis a ataques de peritos nesta área, a não ser que tenham elas também, peritos na área de segurança em Linux, o que me parece que por enquanto não haja muita oferta no mercado.

Ao colocar estas questões, não me interpretem mal, não estou a defender o Windows e o actual ‘status quo’, é apenas uma tentativa de partilhar ideias que tenho e discuti-las com pessoas que percebe-se terem mais experiência no assunto.

Não tenho dúvidas que uma disseminação cada vez maior do Linux, só tratrá beneficios a todos os utilizadores de computadores no mundo, sejam pró-Windows ou pró-Linux, e neste aspecto quero poder dar o meu contributo para essa mudança, que apesar de todas as questões que pûs, acredito que seja, principalmente uma mudança de hábitos, o que só por si, também não é fácil.

Como qualquer migração acarreta custos. Mas a longo prazo, de uma forma genérica, compensa. E é uma questão de permitir escolha nos SI de Portugal. E foi por isso que fiquei extraordinariamente revoltado quando o Bill Gates veio cá e o Sócrates só andou a bajulá-lo. Ridículo. >:D

Todo o software é livre. As distribuições que tu pagas são as que ou têm software não livre incluído :naughty: ou aquelas que vendem suporte. Estas últimas é que deviam ser, na minha opinião, a aposta portuguesa. O custo de apenas o suporte continua a ser muito inferior a suporte+licença+office+etc. A liberdade que permite também é totalmente diferente.

Pelo contrário!!! O ser FOSS (Free/Open Source Software) é meio caminho andado para que as vulnerabilidades graves sejam corrigidas em tempo útil, muitas vezes em poucas horas, e que um patch esteja rapidamente disponível. (Ao contrário de algumas de Windows que foram descobertas há anos e ainda estão por resolver)
Peritos na área de segurança em Linux há imensa oferta, obviamente, dado que neste momento no mercado de servidores linux não é esta coisa esotérica como é, ainda em Portugal, no desktop.

Eu não acredito que as pessoas vão mudando utilizando a evangelização. Acho que na altura em que Linux no Desktop for um produto superior, como eu acho que já é, e as empresas que vendem computadores começarem a investir em Linux, como a Dell nos estados unidos e em breve por cá, a HP em breve, etc, tudo se vai precipitar para uma divulgação mais abrangente. As pessoas irão deixar de achar que é um bicho de sete cabeças, este tipo de tópicos deixarão de ter sentido e tudo será mais competitivo e melhor para o consumidor final.

Fã inveterado e a escrever de um PC com Linux esta mensagem!! :lol:

Sou utilizador assíduo (ou seja, instalado em todos os meus PCs seja de trabalho ou não) desde há 3/4 anos para cá, apesar de já trabalhar com Linux em servidores há cerca de 10 anos.

Neste momento, a minha distribuição de eleição é o Ubuntu em Desktop porque está com um aspecto gráfico agradável, funciona tudo muito bem logo na instalação padrão e o gestor de pacotes (Synaptic) é fenomenal.
Claro que estou sempre a experimentar novas distribuições, para ver se surgem novas propostas superiores.

Depois de alguns esforço e de uma bela ajuda do Windows (por estar sempre com problemas e viroses), convenci membros mais velhos da família a colocarem Linux nos seus PCs, neste momento tenho 3 PCs de familiares com Linux e estão completamente satisfeitos… a única queixa é em relação ao Office, pois como são pessoas mais velhas já não têm paciência para se habituarem a um novo software. Nada que o CrossoverOffice não resolva, apesar do OpenOffice não ficar em nada atrás do Office.