Tópico bastante interessante e que dará, com certeza, pano para mangas.
Já tive algum contacto com algumas versões Linux, mas nada de muito profundo.
No entanto é uma questão que face aos custos do licenciamento Microsoft (para não lhe chamar outra coisa), assume cada vez mais importância, e não é só na Administração Pública é para todas as empresas, merece muita atenção de todos, desde os utilizadores até aos gestores de topo.
Como não me enquadro em nenhuma das facções referenciadas, Linux ou Windows lovers, tento perceber, de facto qual a melhor estratégia a seguir no sentido não só de reduzir custos de licenciamento, como também, evitar ao máximo uma certa dependência que se gera em torno de alguns fabricantes de software.
Quanto à questão da redução de custos, se me parece pacífico a mudança da maioria das estações de trabalho numa empresa, nomeadamente aqueles que utilizam produtos básicos como folhas de cálculo, processadores de texto ou internet, para Linux, a mudança de servidores e estações que trabalhem com aplicações especificas não me parece tão fácil e barata.
No fundo existe aquela ideia, a meu ver bastante deturpada, que com o Linux tudo é de borla já que é opensource. A verdade é que não é assim, segundo sei e agradeço que me corrijam caso esteja errado, as distribuições mais viáveis não são de borla, sendo no entanto mais baratas que o Windows. Isto sem contar os custos inerentes a uma mudança Windows-Linux, nomeadamente formação, não só para utilizadores, mas, principalmente, para os técnicos de informática das empresas.
Outra questão que a mim me faz uma certa confusão é justmente a faceta ‘opensource’ do Linux. Aqui, correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira, parece-me que empresas que optem por uma solução Linux a toda a linha, isto é, desde servidores a estações de trabalho, estarão, com certeza mais vulneráveis a ataques de peritos nesta área, a não ser que tenham elas também, peritos na área de segurança em Linux, o que me parece que por enquanto não haja muita oferta no mercado.
Ao colocar estas questões, não me interpretem mal, não estou a defender o Windows e o actual ‘status quo’, é apenas uma tentativa de partilhar ideias que tenho e discuti-las com pessoas que percebe-se terem mais experiência no assunto.
Não tenho dúvidas que uma disseminação cada vez maior do Linux, só tratrá beneficios a todos os utilizadores de computadores no mundo, sejam pró-Windows ou pró-Linux, e neste aspecto quero poder dar o meu contributo para essa mudança, que apesar de todas as questões que pûs, acredito que seja, principalmente uma mudança de hábitos, o que só por si, também não é fácil.