Lindo

Fantástica crónica de Rui Santos hoje no Correio da Manhã:

Crónica Em defesa de Scolari

*Estes são os cinco argumentos, fundamentados em profundidade, a partir dos quais temos a certeza de que Scolari – outra vez crítico dos críticos – se sentirá apoiado, motivado e em condições de trazer a taça, deixando em delírio os seus generosos patrocinadores.

Rui Santos, Jornalista

Isso é lindo??? :shock:

Que grandessissima palhaçada, bem ao nível do totó que a escreveu.

Independentemente das opções discutíveis que por vezes toma, Scolari está a ser alvo de uma perseguição que começa a raiar o delírio e que assume cada vez mais os contornos xenófobos que, para grande alarido da opinião publicada em Portugal, ele denunciou na entrevista ao jornal brasileiro.

É evidente que a perseguição a Scolari tem a ver com o facto de ele ser um brasileiro que ganha muito dinheiro em Portugal e chama os bois pelos nomes naquilo que antes era uma coutada de meia dúzia de “iluminados da bola”, cuja sapiência ninguém sabe de onde provém. Quando Scolari diz que os críticos não pescam nada de futebol, está a dizer o óbvio.

O que é que o Seara ou o Rui Santos sabem de futebol jogado? Não sabem nada de nada. Tornaram-se “comentadores de respeito” a palrar sobre as incidências do conselho de arbitragem, dos observadores, dos regulamentos e de outras baboseiras que fazem o dia a dia do futebol em Portugal. Ouvir qualquer um deles a esboçar uma análise táctica é algo de confrangedor, em particular no caso do Rui Santos (que até gosto de ouvir sobre os “bastidores”), que vive do jornalismo desportivo.

De cada vez que os críticos abrem a boca a posição de Scolari reforça-se. Não só aos olhos do adepto médio como no seio do próprio grupo (ainda há pouco ouvi as declarações do Costinha e fiquei com a impressão que os jogadores seguem o líder como se de um ayatollah se tratasse, e muito por causa das críticas que vêm do exterior).

A minha opinião é simples: Scolari não me parece ser um grande técnico “de treino”, nem sequer “de banco”, é obstinado, teimoso e às vezes mal educado e perdeu um jogo que jamais poderia perder. Mas é também um homem que tem às suas ordens matéria prima de qualidade muito inferior ao que julgam a maioria dos seus detractores, e é ainda assim (as estatísticas o demonstram) o melhor seleccionador da história do futebol português. A mim não me falta a memória, lembro-me bem do que era a sina perdedora da selecção, e prefiro mil vezes o Scolari aos Oliveirinhas e Artur Jorges que lá andaram, assim como a qualquer das alternativas de nacionalidade portuguesa que hoje estariam disponíveis.

Realmente tb acho uma palhaçada de primeira.
Há por aí muita malta que gostava é que tivesse lá um gajo do sistema a treinar, paciência temos pena.Enquanto o Scolari for o treinador da “nossa” seleção tem todo o meu apoio.

P.S.- O “nossa” que coloquei entre aspas parece que não entra na cabeça de muita gente. O que gostariam é que fosse a seleção dos jogadores do Sporting, do FCP, do Benfica etc… Enfim quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré.

Desculpem lá, meus caros, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Ao centrarem a questão na perseguição a Scolari, pode parecer à 1ª vista que ele tem sido vítima de uma perseguição inquisitorial, o que não é verdade. Se fizermos um apelo à memória acontece é que muitos de nós descobrimos o inevitável: a incompetência não se consegue disfarçar por muito tempo e ele é um flop que, para mal dos seus pecados, não tem estofo para ser criticado e reage grosseiramente naquela língua melíflua que tem o condão de entorpecer os portugueses.

Ora acontece que, com pequenas excepções e exageros condenáveis, de tudo o que Scolari tem sido “acusado” - passe o exagero do termo - nada é falso, quer em matéria de gestão de RH, quer no que toca à convivência com outras estruturas da FPF e só um invertebado como Madaíl pôde não reagir e colocá-lo no seu galho.

Depois, em relação às comparações com outras campanhas anteriores, os ao colocarem-se as opções entre Scolari e a escola dos treinadores serviçais fazedores-de-jeitos da escumalha futebolística nacional, parece-me extremamente redutor face à vasta oferta de mercado. Uma prospecção feita com bom senso e critérios limpos teria conduzido a um treinador de valor reconhecido (não adianto nomes para não suscitar polémica adicional) que não auferiria mais do que o sr. Scolari, certamente.

Apenas uma nota final. Refere o meu caro amigo FLL o visível reforço da posição de Scolari no seio do grupo face às “injustiças” de que tem sido alvo. Ora, na minha perspectiva, esse é um facto absolutamente dentro da normalidad de qq grupo muito mais ainda neste onde a docilidade canina de quem usufrui de benesses de titularidade que não merece obsta a que possam - alguns deles - morder a mão que lhes deu o pão tão benfazejo. Ele os uniu com dádivas que alguns deles sabiam não ser merecedores e portanto, nesta matéria, “a Oeste nada de novo” como diria Remarque.

Quem é o Rui Santo, pseudo intelectual e projecto de jornalista!?

Que palhaçada.

Scolari faça o que fizer será sempre criticado. Mesmo que ganhe o Mundial.

Porquê? Porque Scolari escolhe quem quer e poe a equipa em campo como quer, deixando a opiniao destes pseudo-entendedores de lado, o que os frusta.
Eles gostavam era de Oliveiras que ligavam a toda a porcaria que diziam, que mudavam de esquema se assim dava na cabeça destes frustados.
Eles queriam dois avançados? Ele os dava. Dava porcaria? Paciencia, os intelectuais diziam que era azar. Somos humilhados na Coreia, mas como a selecçao era como eles queriam, nem faziam muito barulho. Era má forma e azar.

Scolari vai à primeira final de Portugal e entra a ganhar no Mundial e é uma porcaria. Porquê? Porque nao convoca quem estes idiotas querem que ele convoca. Porque Scolari nao tem medo destas pessoas e defende o grupo com unhas e dentes, porque dá o corpo às balas pela Selecçao. E ainda por cima sabe fazê-lo muito bem.

Que Portugal ganhe o Mundial, nao apenas porque sou português e porque ficaria muito feliz com isso, mas também para esses pseudo-entendidos em futebol se enfiarem no buraco de onde vierem, e nao querem protagonismo a toda a força.

Quem é o Rui Santo, pseudo intelectual e projecto de jornalista!?

É o da Sic Noticias. Acho que é o tal do contador das vendas de jovem promessas por parte de FSF.

Mais um que se acha muito. Acha-se muito bom.

Acho que esta pseudo guerra já vem de à tempo atrás em que começou as trocas de palavras entre o presidente da federação e o jornalista. Isto ainda vai ter muito pano para mangas :wink:

O que eu acho piada é que os jornalistas estão a ser iguais ou piores que o Scolari.

Dizem que o Felipão não sabe aceitar as críticas. E os que dizem isso sabem?? :slight_smile:

Só espero que Scolari faça uma boa campanha com a Selecção Portuguesa, com toda asua convicção e com a mente sã das escolhas que fez para partir a cara a esses senhores. O homem não se pode “zangar” com os jogadores por terem atitudes menos correctas, não pode dar um passo à frente é logo criticado. Foi criado um ódio ao homem, não sei por quê…

Será que esse Rui Santos é um dos que defendia a ida de Quaresma aos AA, do Baía!?

A quantidade de gel que mete no cabelo já deve estar a afectar os neurónios ao Rui Santos…

Tendo Rui Santos sido um dos visados das declarações de Scolari a um jornal brasileiro é normal que agora nunca mais largue a canela.

Acho que neste domínio ninguém sai limpo: nem os que o atacam de forma demente nem o próprio Scolari.

A mim o que me interessa e preocupa é o seguinte: vejo em Scolari um treinador capaz de montar uma verdadeira Opus Dei num balneário mas vejo também um estratega muito limitado e facilmente manietado por um qualquer otto rehaggel que ande por estes torneios.

Ou seja: vejo-o a chegar sempre mais longe que qualquer zé do bigode tuga que por lá andou antes mas a nunca ganhar nada a não ser à custa do génio individual de um ronaldo (nazário).

... A mim o que me interessa e preocupa é o seguinte: vejo em Scolari um treinador capaz de montar uma verdadeira Opus Dei num balneário mas vejo também um estratega muito limitado e facilmente manietado por um qualquer otto rehaggel que ande por estes torneios.

E é aí mesmo que se desfez o mito do supremo intocável, que Scolari gostaria de manter “ad eternum”.

Não sei o que move, e se algo move, muitas das forças que, dizem, se opõem a Scolari por ele ter ferido de morte interesses instalados.
Eu, sinceramente, tirando a clubite dos adeptos do fcp que vociferam contra as escolhas de Scolari (muito em parte empolado pelo “affaire” Baía), típico caso da conclusão certa pelos motivos errados, a mim parece-me é que há tanto de paranóico no “grupo dos perseguidores” como no “perseguido e seu grupo”, opinião que reforcei depois de ouvir as previsivelmente favoráveis declarações de Costinha sobre a valia de Scolari e o trabalho feito em prol da selecção portuguesa.

NOTA COMPLEMENTAR
… sobre alguns comentários anteriores.
É perigoso e empírico juntar conceitos de valor feitos ao personagem Scolari com o desejo de sucesso da selecção. Quem relaciona conceitos tão distintos tem potencial para associar e confundir coisas ainda mais perigosas como sucesso com competência e crítica a um estrangeiro com xenofobia.

... A mim o que me interessa e preocupa é o seguinte: vejo em Scolari um treinador capaz de montar uma verdadeira Opus Dei num balneário mas vejo também um estratega muito limitado e facilmente manietado por um qualquer otto rehaggel que ande por estes torneios.

E é aí mesmo que se desfez o mito do supremo intocável, que Scolari gostaria de manter “ad eternum”.

Não sei o que move, e se algo move, muitas das forças que, dizem, se opõem a Scolari por ele ter ferido de morte interesses instalados.
Eu, sinceramente, tirando a clubite dos adeptos do fcp que vociferam contra as escolhas de Scolari (muito em parte empolado pelo “affaire” Baía), típico caso da conclusão certa pelos motivos errados, a mim parece-me é que há tanto de paranóico no “grupo dos perseguidores” como no “perseguido e seu grupo”, opinião que reforcei depois de ouvir as previsivelmente favoráveis declarações de Costinha sobre a valia de Scolari e o trabalho feito em prol da selecção portuguesa.

NOTA COMPLEMENTAR
… sobre alguns comentários anteriores.
É perigoso e empírico juntar conceitos de valor feitos ao personagem Scolari com o desejo de sucesso da selecção. Quem relaciona conceitos tão distintos tem potencial para associar e confundir coisas ainda mais perigosas como sucesso com competência e crítica a um estrangeiro com xenofobia.

Nao so’ os porcos que estao contra ele pois a orcalhada tambem o querem de fora porque nao levou mais jogadores da instituiçao, para mim Portugal pode ter os melhores jogadores do mundo mas o problema e’ que eles nao tem a mentalidade de um Figo nem o apoio da FIFA, ou seja se ganharmos o campeonato do mundo era um escandalo e de certeza que muita gente na FIFA ia perder empregos, ja’ o primeiro jogo deu para ver que estao protegidos e por exemplo Portugal sofreu umas 30 faltas e nao vi o CR nem o Figo a serem protegidos como as vedetas brasileiras o estao a ser.

A crónica do Rui Santos, jornalista que não aprecio especialmente, é mordaz e parece-me perfeitamente justa, escrita de forma inteligente e bastante simples para o Scolari entender milhó! :arrow:

Acho que Rui Santos foi genial e dificilmente poderia ser melhor…

Foi simplesmente perfeito.

Tudo o que possa vir vem por mesquinhez e por rassabiamento pessoal. Como comentador das tricas do futebol português ainda o como, agora na realidade ele de futebol percebe ZERO.

A mim quanto mais batem no brasuca mais tenho a certeza que é uma coisa boa.

No dia em que esse Rui Santos perceber alguma coisa de futebol passarei a ter em conta as suas opiniões e críticas sobre o assunto.
Até a essa data quaisquer comentários vindos desse senhor terão menos valor que os comentários feitos pela minha avó sobre a matéria. :slight_smile: