Este assunto é da Máxima Importância pois somos um Clube Formador que retira Muito e Bom proveito da sua formação mas que pode e deve fazer Mais e Melhor, ainda para mais com o novo projecto de Academias pelo País, que naturalmente aumenta o nosso campo de recrutamento.
Um jogador que saía dos Juniores o que ainda é Junior Deve acima de tudo competir, Jogar, pois só assim poderá provar o seu valor e Melhorar como atleta. Este passo tem custos e podemos correr o risco de perder atletas para o futuro por não existir uma competição intermédia.
Apresento aqui o modelo que será seguido pela AF do Porto e que defendo poderia e deveria ser seguido também em Lisboa e por isso defendido pelo SPORTING.
É uma competição ao estilo das Reservas ou equipas B e por mim poderiamos jogar na Academia.
Gostava de aqui colocar uma votação “Liga intercalar em Lisboa, sim ou não”
e de Ler as vossas opiniões…
Ainda nâo compreendi bem a ideia; mas assim do pè para a mâo parece ser boa iniciativa do pessoal “cà” do norte ! -Se for para dar competiçâo a jogadores em final de formaçâo,que de uma outra forma nâo teriam a oportunidade de se mostrar e de evoluir mais e melhor; seria tambèm uma excelente medida para motivar os juniores que a meu ver ,nâo têm visibilidade suficiente aos olhares da grande parte dos adeptos de futebol!
A A.F. Lisboa não deve ter tempo… já andam é a guardar bilhetes para a Final da Taça, não vá um clube de Lisboa (ou dois…) lá chegar e não haver cadeiras para todos os notáveis…
Ainda ontem, num Vitória - Fóculporto disputado num dos campos secundários do Complexo dos vimaranenses, estiveram mais de 2 mil pessoas nas “bancadas” a ver o jogo. Um jogo que foi transmitido pelo Porto Canal e que foi jogado à chuva, a uma quarta-feira à tarde (15h).
Não foi engano: 2 mil pessoas. Bem mais que se somarmos dois jogos em casa da U.Leiria e da Naval. Ah! E o Vitória jogou com Luciano Amaral, Mrdakovic, Carlitos e Targino ou ainda alguns dos menos utilizados como Radanovic e Moreno. É, decididamente, uma Liga que devia servir como modelo para “campeonato de reservas”.
Acho uma óptima iniciativa que gostava de ver em Lisboa. No entanto, creio que a aproximaria mais do modelo do campeonato de reservas: jogos ao sábado às 15 horas é que era!
Um dos motivos pelo qual gostava de ver os jogos neste horário prende-se com a possibilidade de testar a receptividade das pessoas para este horário. Pelas opiniões diversas que vou ouvindo, a esmagadora maioria dos espectadores preferiria jogos à tarde. Pela afluência aos jogos de reservas, tendo em conta o factor “ver um jogo a feijões”, seria possível estimar a afluência dos jogos da Liga caso fossem de tarde.
É um interesse académico, que podia ser complementado com sondagens à entrada do estádio sobre o assunto…
Jogos Ao Sábado é que não pode ser, esta é exactamante um Ideia que visa rodar e dar minutos em competoção Real a quem necessita, mas prinicipalmente dar aos Clubes possibilidade de rodar jogadores para a própria Liga e não criar mais um troféu para disputar.
Jogadors como Rui Patricio, o Adrien e o Derlei (quando voltar da Lesão) teriam e deveriam passar por uma competição assim,
ou melhor por jogos assim.
Quanto a esse teu horário era apenas e só IDEAL par os Jogos da I Liga e acredita nem necessitas de sondagens…
Telefona pra a SPortTv e diz-lhes que gostas mais da nossa liga do que da Inglesa…eles vão perceber!!!
Se quiserem fazer aqui uma carta conjunta sobre este assunto e onde coloquem os pontos que deveriam ser salvaguardados num projecto deste tipo para Lisboa e ou mesmo zona centro, Eu dispponibilizo-me no final de a fazer chegar em mão à Associção de Futebol de Lisboa.
Ou então a tal petição, pois eu acho que até o Figo assina…
No passdo aconteceu com a criação dos supercabrões e principalmente quando os clubes se transforam em sad´s,
desta vez fazemos ao contrário,
fazemos nós uma fotocópia daquilo que os azuis e branco fizeram, pintamos de verde e branco, melhoramos e :arrow:
Quem ganha com isto somos Nós, A Nossa Formação e Formandos, A própria competição e Claro o SPORTING e a sua equipa principal… :victory:
Esta competição é um belo exemplo daquilo que deveria existir na zona da grande Lisboa também.
Todos teriam a ganhar com isto e o Sporting, em particular, teria ainda mais pois poderia dar minutos mais competitivos a jovens em fase final de formação.
Correcto… Mas isto não é um projecto para um equipa B, será mais na onda das Reservas, jogam Seniores de 1ª ano que façam parte do Plantel, limite de 3 ou 4 “estrangeiros” isto é com mais de 23 ano, por exemplo e juniores, primeiro ou segundo ano,
Tanto faz… jogam aqueles que mais necessitam de jogar…em vez de só treinarem…
E depois por mim, até podem jogar outra vez pelas equipas principais Sábado e Domingo… Pois não há problema em jogar à Quarta e depois ao fim de semana, prinipalmente para quem normalmente não joga…
Não se esqueçam que esta Ideia também vai de encontro as directivas (uefa ou fifa, não tenho a certeza) de ano para ano, ser Obrigatório ter uma maior percentagem de jogadores formandos no Clube…
Ora interessa ter esses jogadores mas Activos e como mais-valias num plantel, que joguem e evoluam e não apenas para fazer número e cumprir leis…
Este ano dou o exemplo:
Rui Patrício, o Pereirinha, o Celsinho, o Adrien, O Paulo Renato, Purovic poderiam ganhar ali competitividade e quando fosse necessario entrar, estariam melhor preparados para jogar na nossa equipa principal…
A AF do Porto esteve muito bem ao criar a liga intercalar e ainda a convidar os dois clubes minhotos da AF Braga. Os da AF Lisboa andam a dormir. Era mais que importante rodar jogadores que temos parados e com alguma incerteza da sua valia para que não fossem testados apenas em situações de primeira equipa.
Eu acho até que todas as Associações de Futebol deveriam ter um projecto semelhante. Como é que a AF Vila Real (por exemplo) quer meter clubes nos principais escalões se não promover a competitividade dentro na região? E o mesmo aplica-se às outras associações. Isto de ter poucos jogos por época está a matar o futebol português.