Liga dos Campeões: o percurso do Sporting até à fase de grupos

As mudanças na fase de apuramento para a Liga dos Campeões fazem com que o caminho do Sporting para a fase de grupos seja mais acidentado do que no passado: terá de superar dois adversários, e não apenas um, para aceder ao sorteio do Mónaco, em finais de Agosto.

A fase de qualificação passa a contar com quatro eliminatórias, em vez de três. E passa a haver dois acessos distintos: um para os campeões dos países com ranking inferior a 13º; o outro, englobando o Sporting, para os melhores classificados dos países com ranking superior, que não entram directamente na fase de grupos.

A equipa de Paulo Bento vai entrar em cena na 3ª pré-eliminatória, a 28 ou 29 de Julho (1ª mão) e a 4 ou 5 de Agosto (2ª mão). Terá o estatuto de cabeça-de-série, o que evita o confronto com quatro adversários de boa cotação europeia (Shakhtar, Panathinaikos, Celtic e Anderlecht). Os possíveis adversários do Sporting nesta fase são os seguintes:

Sparta Praga (Rep. Checa), Dínamo Bucareste (Roménia), Twente (Holanda), Dínamo Moscovo (Rússia), Sivasspor (Turquia).

Caso o Sporting não supere este obstáculo, tem pelo menos a consolação de continuar na Europa, entrando nos play-off de acesso à Liga Europa, sucessora da Taça UEFA. Caso siga em frente, passa então à quarta e última eliminatória (primeira mão a 18/19 de Agosto, segunda a 25/26), onde terá também estatuto de cabeça-de-série. Isso permite-lhe evitar o Arsenal e o Lyon, e também o Shakhtar e o Panathinaikos, caso estes passem a terceira ronda. No entanto, as dificuldades serão mais nítidas: Estugarda, Fiorentina e At. Madrid estarão, em princípio entre os cinco potenciais adversários, bem como Celtic e Anderlecht, se passaram a terceira ronda.

Se o Sporting for eliminado nesta fase, tem um lugar garantido na fase de grupos da Liga Europa, o que representa pelo menos mais seis jogos. Se seguir em frente, junta-se enfim ao F.C. Porto no sorteio da fase de grupos, onde entrará no segundo pote, tal como o F.C. Porto. Um agrupamento que inclui Lyon (se passar a fase de apuramento) Inter, Real Madrid, CSKA Moscovo e AZ Alkmaar, equipas que seguramente não vão cruzar-se com os leões nesta fase.

Siga para a Liga Europa, que não quero mais goleadas.
E se chegarmos ao play off quer-me parecer que ou temos sorte na equipa, ou apanhados cedo a primeira goleada.

Não quero de modo algum agoirar, mas tenho o feeling que não vamos à Liga dos Campeões.
E tenho receio que nos fiquemos pela 3ª pré-eliminatória, caso apanhemos o Dínamo de Moscovo (que não estará em início de época, como nós)…

Temos a obrigatoriadade de estar presentes na 3 eliminatória, sendo que o Twente seria o adversário ideal. A evitar talvez o Dínamo Moscovo pelo ritmo avançado que terá na altura.

Na 3 eliminatória será mais complicado sendo que o Anderlecht e o Celtic serão os adversários mais acessíveis. Não será fácil mas temos as nossas possibilidades e será uma espécie de ensaio à nossa competetividade para o resto da época.

pois mas há uma perte que nao percebo!!!

aqui no site http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/seedcl2009.html

diz que nós iremos ficar no 2º pote, (pote sujeito a alterações) mas é um pote que, cada clube possui os pontos até ao momento, 04-05, a 08-09

MAs quando entrarmos na epoca 2009-2010, já nao possuimos a epoca dos 25 pontos da final da taça uefa!
quer dizer que sendo assim estariamos no 3º pote!

Mas então a epoca de 2004-2005 afinal ainda conta para os potes?

Sim, ainda conta.

Embora nenhum desses clubes referidos seja um Adamastor, será ainda uma tarefa muito complicada chegar à fase de grupos da Champions. Paulo Bento terá de fazer bem o trabalho de casa… com um pouco mais de treino e de sorte claro.

Uma pergunta apenas: qual o objectivo deste ano para a Liga dos Campeoes? Teremos premios em caso de qualificacao para a fase de grupos?

Temos uma vantagem (se é que o é) pois mantemos a maioria dos jogadores e o treinador pelo que não há grandes mudanças a fazer :think:
A desvantagem é qualquer situação anormal que venha a ocorrer com algum jogador que ainda não tenha assinado (ex. Liedson) e que entretanto queira sair podendo levar à destabilização do plantel (esperemos que não).
Também os reforços anunciados já deveriam ter sido contratados (os morcões é que sabem fazer isto, a meio da época já está tudo contratado! Aqui anda tudo a dormir :sleep:

Estreio-me hoje neste fórum e por isso um abraço a todos os Sportinguistas.

Relativamente ao tema só há uma coisa a dizer: estamos no Apuramento para a CL para ganhar, que é afinal como devemos estar em qualquer competição. Este ano é mais dificil (infelizmente cabe-nos sempre a fava, quando se alteram as regras) mas também devemos encarar esta participação como uma oportunidade de limpar a má imagem que deixamos o ano passado. Entrar para ganhar, de peito aberto, sem medos e sem desculpas. Senão que sentido faz andarmos nos grandes palcos? :mrgreen:

SL

È certo que as dificuldades aumentaram , mas nao podemos desanimar !- Creio que vai haver desenvolvimentos positivos nas mexidas do nosso plantel ! - Vamos assistir a uma purga ,onde elementos instaveis vao sair ou mudar de atitude e tenho fè que que a equipa realmente seja reforçada nas posiçoes em que è mais carenciada ! - Por outro lado temos contra o curto periodo de preparaçao ,que me parece ser insuficiente para atingir elevados niveis de preparaçao fisica e de nao haver ainda o entrosamento ideal entre novos e antigos elementos ( mas aqui jà è uma imagem de marca do P.Bento …lol) !- Mesmo assim acho que vamos passar esta 3 prè e depois logo se verà no play off de acesso aos grupos !

Estou muito confiante na passagem ao play-off. O resto vem depois, uma eliminatória de cada vez.

Se evitarmos a fiorentina , celtic e atletico , acredito que podemos passar. Se forem os anteriores , serao eliminatorias renhidas.

leio aqui comentários que são de arrepiar… nem lampiões ou andrades seriam tão “simpáticos”. :-\

acho que estas eleições fizeram mal a muita gente!

quanto à champions… espero que cheguemos lá e que façamos melhor que no ano passado (onde tivemos, no nosso grupo, o vencedor da champions e o vencedor da taça uefa).

fds que mentalidade.
fujam dos grandes desafios , é a melhor maneira de resolver os problemas.
Prefiro mil vezes jogar com o barcelona e ir ganhando experiençia ( temos muitos putos no plantel ou nao ) e ganhar mais guita ( Cl da guita ) do que andar a jogar na liga europa com o metalist e esses cacetes todos

Eu não gostava de jogar contra a fiorentina ,mas o espetaculo devia ser do melhor

fds que mentalidade.
Ganhar experiencia? Mas isto agr por acaso somos o Braga, o Nacional, ou o grande Sporting Clube de Portugal?

Temos que ir à Liga dos Campeões. Não irmos para não apanharmos goleadas não pode ser desculpa! Isso não foram resultados normais, aliás, temos é de limpar a face… Sermos eliminados já em Agosto, era muito mau presságio para o resto da época… posso não gostar do PB, mas quero ganhar sempre.

Não é nada fácil, ainda para mais num estado de preparação muito embrionário.
Este acesso à LC é mesmo um presente envenenado.
O pior nem é não chegar lá.
Em anos recentes, Boloni e Peseiro provaram o fel de falharem logo o primeiro objectivo.
O resto das duas épocas foram falhanços completos, em toda a linha, com o segundo a ser despedido, entrando…PB.

Sim, porque toda a gente pode admitir, sem qualquer margem para dúvida, que os jogadores e treinador do Sporting já têm bastante experiência nessas andanças europeias e estão mais que preparadíssimos para chegar a uma Liga dos Campeões e bater-se de igual para igual com Barcelona, Chelsea e Inter…

Posso ter exagerado um bocado no que disse acima. Claro que o objectivo de um clube como o Sporting tem de ser vencer e não simplesmente “ganhar experiência”. Mas também é preciso descer à terra e perceber que há que trabalhar muito para atingir esses objectivos e que isso não se consegue de um dia para o outro…

Eu sei que o que estou a pedir, paciência, é algo que nós, adeptos sportinguistas, estamos fartos de ter… O problema é que pouco ou nenhum trabalho ÚTIL tem sido feito nos últimos anos para ser atingido o patamar de equipa sólida de Liga dos Campeões… E os anos vão passando… Assim, concordo que não haja paciência que aguente… :inde:

Outra solução é então apostar na Liga Europa para ganhar… Também se ganhava experiência pelo caminho, prestígio… Mas não era a mesma coisa… Logo pelo aspecto monetário!

cumps,
ADNR