Liga dos Campeões | 3.ª Jornada Fase de Liga | Sporting CP vs Olympique de Marseille [22/10 | 20h00]

Já disse noutro tópico, mas este jogo tem o feeling do jogo contra o Porto em agosto

Tenho a sensação que somos equipa que chega para eles mas jogando contra uma equipa de “autor”, temos de saber muito bem o que fazer em 2 aspetos:

1 - Na pressão alta, temos de ser muito mais coesos, agressivos e até matemáticos na pressão. O Marselha teve muitas dificuldade contra o Real Madrid quando eles pressionaram homem a homem, com encaixe total no 442 da saída deles mas acho que não vamos ter capacidade para isso. Eu acho que devíamos abdicar de pressionar alto e deixar o Marselha ter a iniciativa e não deixar ativar o 3 homem livre estando mais recuados e compactos, mas depois preocupa-me porque defensivamente não estamos coesos nem sabemos quando devemos ativar a pressão. Isso foi um problema contra o Porto. Por isso, talvez uma abordagem mista seria o melhor, mas era preciso ter uma equipa com maturidade e experiência para esse plano.

2 - A transição ofensiva é onde podemos ganhar o jogo. O Marselha é uma equipa com fraquezas em defender e por vezes, mesmo sem pressão, os defesas fazem erros e conseguindo ativar rápido a transição, vamos criar muitos problemas pois eles também fazem contra pressão. Trincão e Quenda podem ser decisivo neste jogo, pois vai pedir muito 1 para 1. Mas tal como o Porto, se falharmos um 3 para 1, esqueçam lá isso

Entrava com

Rui Silva

Fresneda Debast Inácio Maxi

Hjulmand Simões

Quenda Trincão Pote

Suarez

Prefiro não dizer quanto fica, tenho o feeling que vamos ganhar mas se não soubermos o que estamos a fazer isto pode ser um jogo tipo Ajax há uns tempos …

1 Curtiu

Vai ser um jogo extremamente complicado, especialmente tendo em conta que o Marselha está em grande forma e nós fracassamos demasiado nesta competição. A vitória neste jogo é, apesar disso, obrigatória, senão é praticamente impossível chegarmos ao playoff.

Preparação para o Olympique de Marseille

Por Sporting CP
20 Out, 2025

Equipa Principal

Leões treinaram em Alcochete

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, na manhã desta segunda-feira, mais um treino de preparação para a recepção aos franceses do Olympique de Marseille, marcada para as 20h00 desta quarta-feira no Estádio José Alvalade e referente à terceira jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Os Leões voltam a treinar esta terça-feira, às 10h30, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.

Mais tarde, às 19h00, Rui Borges e um jogador estarão presentes na conferência de imprensa de antevisão, que vai ter lugar no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.

lá estarei, cantarei, enquanto der para sonhar com a vitória, sonharei, mas caramba… vou sem fé nenhuma… quero tanto estar enganado

Sobre o jogo, no momento de forma em que estamos, acredito muito pouco numa vitória.

O Marselha neste momento é a melhor equipa de França. À frente do PSG.

Tudo a Alvalade!

la estarei para os apoiar…em Alvalade mandamos nós!

1 Curtiu

Tem que ser para obriga-los a pagar pelo que nos fizeram à 3 anos atrás.

1 Curtiu

não percebo é porque é que não fomos buscar o De Zerbi quando se falava que ele estaria com intenções de sair do Marselha

2 Curtiram

espero uma resposta do CRL.

Tudo o que seja um onze sem os melhores, será uma desilusão e também um alerta muito grande para o que se seguirá depois.

Duas equipas em momentos distintos, um Marselha quem vem confiante contra um Sporting que tem sido cada vez menos “equipa”, com muitos jogadores mais preocupados com o individual do que com o coletivo, com sérios problemas defensivos, emperrado nas dinâmicas e inconsequente nas bolas paradas, é caso para estar preocupado, mesmo que este tipo de jogos não seja preciso “incentivos” os maus sinais estão lá. Gostava de um equipa transfigurada 180⁰. SL

E pagavas lhe tu os 6,6 milhões que ele ganha por ano?

boa análise no geral e particularmente neste parte.
o Sporting simplesmente não tem argumentos coletivos para lidar com a construção do marselha. tirando trincão e suarez não temos particularmente perfis pressionantes na frente e tirando hjulmand também não temos propriamente perfis capazes de encurtar rápido e impedir a combinação que solte o terceiro homem. o treinador nem a nível nacional consegue montar uma pressão funcional que encaixe no adversário( veja-se braga ou porto, que até o tiago margarido condicionou melhor) quanto mais contra o de zerbi. além disso dificilmente teremos capacidade de ter protagonismo com bola durante períodos largos do jogo, até porque não é essa a filosofia de jogo da equipa nestes jogos.
o caminho para a vitória no nosso contexto passa por duelos e transições. super jogos de maxi e fresneda( faz todo o sentido neste jogo) a superiorizarem-se no duelo individual, de hjulmand a valer por 2 e dos jogadores da frente a atacarem campo aberto. vamos ter saídas ao longo do jogo e teremos de ser super eficazes para ganhar o jogo.
( é um bocado deprimente ter de ser este o plano de jogo para uma equipa de valia individual semelhante, em casa. mas é o estado onde estamos)

2 Curtiram

Não, pagava a SAD facilmente.

Falas de coletivo e depois descreves características individuais. Então mas não temos os melhores jogadores da Europa e arredores? Como não terem “perfis capazes de…”?

:joy:

4 Curtiram

Futebol moderno.

:rofl:

excelente estratégia do guru do marketing, assim quando estiver a dar o highlights do marselha ninguém vai perceber que somos nós

5 Curtiram

Não acredito num bom resultado.

1 Curtiu

Isso nãonera muito diferente ao que pagavas ao Amorim… valores brutos, claro.

Pessoal desculpem o off topic mas preciso da vossa ajuda.

Já não vou a Alvalade a uns anos. Surgiu me um trabalho em Lisboa e consegui tirar a noite para ir ver o jogo contra o Marselha.

Vou sozinho, alguéM me pode indicar onde se costumam encontrar os grandes sportinguistas antes do jogo e que horas aconselham a ir visto ser um jogo de champions e casa cheia?

saudações leoninas

1 Curtiu

Roulotes… Entrar no estádio? mais ou menos 1 hora antes.