Já disse noutro tópico, mas este jogo tem o feeling do jogo contra o Porto em agosto
Tenho a sensação que somos equipa que chega para eles mas jogando contra uma equipa de “autor”, temos de saber muito bem o que fazer em 2 aspetos:
1 - Na pressão alta, temos de ser muito mais coesos, agressivos e até matemáticos na pressão. O Marselha teve muitas dificuldade contra o Real Madrid quando eles pressionaram homem a homem, com encaixe total no 442 da saída deles mas acho que não vamos ter capacidade para isso. Eu acho que devíamos abdicar de pressionar alto e deixar o Marselha ter a iniciativa e não deixar ativar o 3 homem livre estando mais recuados e compactos, mas depois preocupa-me porque defensivamente não estamos coesos nem sabemos quando devemos ativar a pressão. Isso foi um problema contra o Porto. Por isso, talvez uma abordagem mista seria o melhor, mas era preciso ter uma equipa com maturidade e experiência para esse plano.
2 - A transição ofensiva é onde podemos ganhar o jogo. O Marselha é uma equipa com fraquezas em defender e por vezes, mesmo sem pressão, os defesas fazem erros e conseguindo ativar rápido a transição, vamos criar muitos problemas pois eles também fazem contra pressão. Trincão e Quenda podem ser decisivo neste jogo, pois vai pedir muito 1 para 1. Mas tal como o Porto, se falharmos um 3 para 1, esqueçam lá isso
Entrava com
Rui Silva
Fresneda Debast Inácio Maxi
Hjulmand Simões
Quenda Trincão Pote
Suarez
Prefiro não dizer quanto fica, tenho o feeling que vamos ganhar mas se não soubermos o que estamos a fazer isto pode ser um jogo tipo Ajax há uns tempos …
Vai ser um jogo extremamente complicado, especialmente tendo em conta que o Marselha está em grande forma e nós fracassamos demasiado nesta competição. A vitória neste jogo é, apesar disso, obrigatória, senão é praticamente impossível chegarmos ao playoff.
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, na manhã desta segunda-feira, mais um treino de preparação para a recepção aos franceses do Olympique de Marseille, marcada para as 20h00 desta quarta-feira no Estádio José Alvalade e referente à terceira jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Os Leões voltam a treinar esta terça-feira, às 10h30, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.
Mais tarde, às 19h00, Rui Borges e um jogador estarão presentes na conferência de imprensa de antevisão, que vai ter lugar no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.
Duas equipas em momentos distintos, um Marselha quem vem confiante contra um Sporting que tem sido cada vez menos “equipa”, com muitos jogadores mais preocupados com o individual do que com o coletivo, com sérios problemas defensivos, emperrado nas dinâmicas e inconsequente nas bolas paradas, é caso para estar preocupado, mesmo que este tipo de jogos não seja preciso “incentivos” os maus sinais estão lá. Gostava de um equipa transfigurada 180⁰. SL
boa análise no geral e particularmente neste parte.
o Sporting simplesmente não tem argumentos coletivos para lidar com a construção do marselha. tirando trincão e suarez não temos particularmente perfis pressionantes na frente e tirando hjulmand também não temos propriamente perfis capazes de encurtar rápido e impedir a combinação que solte o terceiro homem. o treinador nem a nível nacional consegue montar uma pressão funcional que encaixe no adversário( veja-se braga ou porto, que até o tiago margarido condicionou melhor) quanto mais contra o de zerbi. além disso dificilmente teremos capacidade de ter protagonismo com bola durante períodos largos do jogo, até porque não é essa a filosofia de jogo da equipa nestes jogos.
o caminho para a vitória no nosso contexto passa por duelos e transições. super jogos de maxi e fresneda( faz todo o sentido neste jogo) a superiorizarem-se no duelo individual, de hjulmand a valer por 2 e dos jogadores da frente a atacarem campo aberto. vamos ter saídas ao longo do jogo e teremos de ser super eficazes para ganhar o jogo.
( é um bocado deprimente ter de ser este o plano de jogo para uma equipa de valia individual semelhante, em casa. mas é o estado onde estamos)
Falas de coletivo e depois descreves características individuais. Então mas não temos os melhores jogadores da Europa e arredores? Como não terem “perfis capazes de…”?
Pessoal desculpem o off topic mas preciso da vossa ajuda.
Já não vou a Alvalade a uns anos. Surgiu me um trabalho em Lisboa e consegui tirar a noite para ir ver o jogo contra o Marselha.
Vou sozinho, alguéM me pode indicar onde se costumam encontrar os grandes sportinguistas antes do jogo e que horas aconselham a ir visto ser um jogo de champions e casa cheia?