Liga dos Campeões | 1ª Mão Quartos de final | Sporting CP 0-1 Arsenal FC [07/04 | 20h00]

As reacções dos jogadores Leoninos

Por Sporting CP
08 Abr, 2026

Equipa Principal

Iván Fresneda e Rafael Nel falaram após a partida com o Arsenal FC

No final da partida da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal com o Arsenal FC, que os ingleses venceram por 0-1, Iván Fresneda e Rafael Nel falaram aos órgãos de comunicação social e analisaram o desafio a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League.

Iván Fresneda (zona de entrevistas rápidas da Sporting TV)
"Fica um sabor muito amargo, mas é apenas a primeira mão. Temos um segundo jogo em Londres na próxima semana e vamos com tudo.

O mínimo devia ter sido o empate. Merecíamos muito mais, tivemos oportunidades para marcar algum golo. Sofremos nos últimos minutos, é futebol. Já ganhámos no último minuto, acontece. Há que melhorar para a segunda mão e a eliminatória está em aberto.

Somos uma grande equipa, já o demonstrámos na fase de liga e na anterior eliminatória. É óbvio que esta eliminatória é muito difícil e um bocadinho mais depois desta derrota, mas a eliminatória está aberta. Temos de ganhar o próximo jogo, vamos lutar.

Nós vamos acreditar e os adeptos também, de certeza. Todos juntos vamos tentar a dar a volta a esta eliminatória."

Rafael Nel (zona mista)
"O 0-1 deixa tudo em aberto para disputar o jogo em Londres. Foi um jogo competente da nossa parte. Infelizmente, levámos o golo no final, mas acho que a eliminatória está em aberto e vamos disputar o jogo lá com tudo o que temos.

Quando entrei, tinha o pensamento de tentar ajudar a equipa com um golo. Infelizmente, não consegui, mas dei tudo lá dentro e foi continuar a fazê-lo.

Se troquei algumas palavras com Viktor Gyökeres? Sim. Disse-me que estava feliz por mim e eu também estou sempre feliz por ele. É um ídolo para mim e vou vê-lo na próxima semana.

A eliminatória está em aberto e não temos nada a temer. A equipa está confiante e vamos disputar bem o jogo lá.

Campeonato? Temos de nos focar em nós. O foco da equipa está no jogo com o CF Estrela da Amadora. Vamos perceber as dinâmicas deles e encarar o jogo como qualquer outro."

https://x.com/playmaker_PT/status/2041640642330112345?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041639280838111323?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041631796283011131?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041629339750477833?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041627856149545182?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041627037001982261?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041625609680400797?s=20

https://x.com/playmaker_PT/status/2041624249169858932?s=20

Um nojo completo!! Que filhos de mil putas!!!

Para termos hipóteses mais reais a este nível, mais até do que uma abordagem mental mais arrogante e mais assertiva, falta-nos uma equipa mais capaz do ponto de vista físico.

Ontem, o SCP fez o jogo possível.
Teve alguma qualidade com bola, tendo em conta a forte oposição de um grande adversário.
Mas nunca conseguiu empurrar o adversário para trás ou pressioná-lo junto à sua área para o obrigar a perder bolas sucessivas.
E isto tem uma razão que vai para além da estratégia.
A equipa não tem capacidade física para fazer uma grande pressão contra equipas de qualidade.
Não temos banco. Jogadores como Trincão, Pote e Geny jogam demasiados minutos para aquilo que podem e têm mesmo que, nem que seja subconscientemente, se poupar durante os minutos de jogo. Não dá para fazer pressão alta e andar a correr atrás dos adversários de forma consistente nestas condições.

Perdemos muito com isto.
Muito mesmo.

Ontem era um jogo de 4s de final da champions em nossa casa.
Uma oportunidade que poucas vezes temos na nossa história de ir a umas meias-finais desta competição e nunca fomos capazes de por o Arsenal nas cordas, fazendo uma pressão forte na defesa deles. Eles fizeram na nossa e ganharam bolas atrás de bolas que depois puderam gerir.
Isto é que tenho que lamentar e a razão é esta.

Temos uma frente ofensiva massacrada fisicamente.
Sai o Pote, tem que entrar um jogador da B…
E não pode sair mais ninguém da frente porque temos medo de fazer downgrade demasiado grande…

Não ter UMA ÚNICA opção credível ao quarteto da frente e jogar contra um colosso físico que pode fazer entrar vários craques frescos, torna-se muito complicado.

Teria seria completamente diferente ter tido Ioannidis, Nuno Santos, LG e Quenda a entrar como opções.
Daria liberdade aos titulares para jogar 60 ou 70 minutos sempre em alta rotação e a fazer forte pressãi alta na defesa deles e depois ainda entrariam jogares de qualidade idêntica para fazer um forcing final redobrado nos últimos minutos.
Mas não, é esta merda…

Em vez disto, tivemos que fazer um jogo onde não nos sentimos capazes de pressionar para poupar forças e onde, ainda assim, chegámos ao final do jogo em sofrimento.
Não é surpresa sofrer nos últimos minutos num jogo com este cenário.

Ou seja:
Temos um plantel bom no papel, mas bem mais fraco na realidade porque vários jogadores são propensos a lesões e também não temos uma estrutura capaz de manter o plantel minimamente apto.

Se não recuperarmos 2 ou 3 jogadores ofensivos para a 2ªmão, não vejo qualquer possibilidade de dar a volta à eliminatória.
Sem rotação, não conseguiremos ter intensidade para discutir a eliminatória e ainda corremos sérios riscos nos jogos do campeonato.

1 Curtiu

Obrigado!

Já aqui tinha dito que gostava muito de ver a linha de fora de jogo deste lance (a oficial).

Para demonstrar um fora de jogo de 1 metro do sueco, que ninguém tinha dúvidas, a UEFA foi muito pronta. Agora para demonstrar a legalidade do lance do golo que deixa sérias dúvidas, não apresenta nada? Sempre a ser fod**** na Champions!

1 Curtiu

Apesar de sentir alguma azia, o sentimento hoje, no dia depois, é bastante diferente.

Orgulhoso do que a equipa fez contra uma equipa de anti-futebol e estou certo que o caminho é com esta equipa e com este treinador

Descansar hoje e virar fichas para a nossa Champions contra o Estrela

8 Curtiram

Eu não gosto de vitórias morais, e já lá vai o tempo em que era aceitável neste clube usar as vitórias morais para branquear outro tipo de problemas. E ainda bem, porque hoje temos um nível de exigência que nos faz, actualmente olhar olhos nos olhos para um Arsenal da vida e dizer de boca cheia que a eliminatória ainda está viva mesmo depois de perder em casa.

Mas a verdade é que não posso deixar de enaltecer a equipa e o treinador. Não havia muito mais que pudessemos exigir a este grupo e equipa técnica que preparou eximiamente este jogo, e cuja atitude em campo foi a todos os títulos exemplar. Muitos jogadores a dar tudo, a um nível elevado (Diomandé, Fresneda, Maxi, Morita, Trincão, Geny, Suarez) e acabámos prejudicados por algo que já se sabia que poderia acontecer a este nível e nesta fase da competição que era o facto de estarmos a competir contra equipas cujos planteis estão a anos luz do nosso em termos de soluções e qualidade. Se é verdade que aos dias de hoje contamos nas nossas fileiras já com muita gente habituada a estas andanças - esta nossa campanha na UCL permitiu também fazer crescer os jogadores neste tipo de ambiente e contexto - e com alguns jogadores cuja qualidade e classe rivalizam facilmente com jogadores das outras 7 equipas em competição (Diomande, Maxi, Suarez, Trincão, Morita, Fresneda são jogadores que teriam lugar no plantel de qualquer equipa deste top-8, não digo titulares, mas no plantel), é mais verdade ainda que a profundidade do plantel do Sporting em quantidade, qualidade e valorização está a anos luz dos outros 7 em competição. Ter um Martinelli e um Havertz no banco, e um Raya na baliza, foi o que fez a diferença e essa diferença é precisamente a que explica que uma equipa portuguesa como o Sporting seja sempre um outsider nesta fase da competição.

Por tudo isto, é dificil pedir mais a este grupo. Sobretudo se tivermos ainda em consideração o problema estrutural que temos com as lesões e gestão fisica dos jogadores bem como os dois ultimos mercados muito aquém das ambições desta equipa.

Se há coisa que este jogo demonstrou, em linha aliás com outros jogos que fizemos já este ano quer no campeonato quer na UCL é que esta equipa é capaz de muita coisa, mas que está claramente limitada pela falta de ambição da direcção. Eu acho mesmo que aquilo que esta época nos separa de uma época gloriosa com um tri-campeonato e uma (pelo menos) meia final da UCL (além da Taça da Liga e Taça de Portugal) é precisamente a falta de ambição que a estrutura vem demonstrando ao longo dos ultimos anos, e em especial estes ultimos dois anos. Esta equipa com uma politica de contratações mais certeira no verão e em Janeiro e provavelmente estava hoje de cadeirinha no 1º lugar do campeonato a caminho do tri e ontem se calhar teria dado um passo importante para uma inédita meia final da UCL com uma vitória sobre um Arsenal que no jogo jogado não nos foi superior.

Isto leva-me a uma conclusão importante, sobretudo uma reflexão para o futuro: este grupo de jogadores assim como equipa técnica nestes ultimos dois anos, demonstraram que merecem que acreditem mais neles (em especial o no técnico) e que façam um esforço maior por dotar a equipa de um bocadinho mais para dar o salto competitivo que se exige. Esta equipa vem de uma perda traumática do timoneiro em novembro de 24 (Amorim) passando por 6 semanas de ida ao Inferno com um aprendiz de feiticeiro (JP), onde perde o primeiro lugar, é humilhado em casa por este Arsenal. Aparece RB e agarra a equipa pelos ■■■■■■■, vence o panelas e tem uma segunda volta de imenso sacrificio e muito querer, com sucessivas lesões, com jogos onde andámos a jogar com miudos da B para tapar buracos, com os “opinadores” do burgo a duvidar e a achincalhar o treinador. No final revalidamos o titulo e vencemos a taça. No verão perdemos o nosso abono de familia sueco, sendo que essa foi a unica posição devidamente colmatada. Começamos a época com insucessos (perda da Supertaça e derrota em casa contra o porco) e ainda assim a equipa reage, dá a volta por cima, faz uma UCL absolutamente espetacular, mostra bom futebol, mostra ser uma máquina de fazer golos. Aqui e ali, nos pormenores fomos castigados, mas temos sempre conseguido erger-nos e voltar à luta. A coisa não se afigura fácil, mas aquela remontada épica contra o Bodo demonstrou mais uma vez a fibra de que é feito este grupo, que merece tudo de nós e sobretudo da direção que tem a obrigação de ser mais ambiciosa e competente a dar armas ao treinador.

Não há muitos momentos na História recente do Sporting, ou pelo menos desde que vejo futebol há 30 e tal anos, que possa dizer com vontade e genuinamente que tenho um orgulho enorme neste grupo, mesmo após uma derrota injusta e ingrata.

14 Curtiram

O Arsenal não é nenhum bicho papão, tem sido altamente eficaz e tem havido parcimónia com as bolas paradas deles. A nível de equipa que procura vencer títulos, tem jogado com um pragmatismo muito fora do habitual, no entanto, em posse, nota-se que não são uma equipa assim tão confiante como isso. A mim fazem-me lembrar, e muito, a equipa do Mourinho na segunda passagem pelo Chelsea, sempre todos borrados a jogar para o 1-0.

Ao vivo era notório que eles tem momentos largos de hesitação (talvez exceptuando o Rice que é um cavalão e tem muita classe) - o Ode esteve fugido das zonas interiores o jogo todo e isso demonstra a debilidade mental que a equipa deles também tem, um gajo deste nível a jogar entre os centrais porque a equipa basicamente está estática.

O Arteta tem fundamentos do tiki taka, mas, ao vivo são todos os que tornam o jogo previsível e aborrecido, tremido até, porque há pouco rasgo, não é um carrossel de posse de bola como fazem o Bayern, PSG ou o City (ou o Barcelona de outros tempos), em que procuram sempre ferir o adversário, é mais uma retenção de bola cheia de medo de qualquer contra-ataque, jogam ao máximo para poderem ganhar a segunda bola caso a percam, jogam no físico, e depois o risco vem só do jogo das alas. O Viktor anda ali feito parvo tipo um pino, a única ação positiva de jogo foi quando fugiu do Diomande, foi à ala e de repetente aparece quase do outro lado do campo tipo formula 1 - o antigo Viktor ali em ação durante 30 segundos.

O Havertz infelizmente é muito bom jogador nos espaços, e claro, aproveitou de forma sublime uma jogada de outro jogador que é muito diferenciado, o Martinelli. Outro desperdiçado pelo Arteta para jogar o pateta do Madueke (não há outra classificação para este tipo, é completamente unidimensional - não sei se não é pior que o Alisson, sinceramente).

A Bosta de à uns tempos para cá está a conseguir elevar os níveis de nojo.

1 Curtiu

Nada a apontar 'a equipa nem ao treinador. Foi claro o queos ingleses foram fazer a Lisboa: tentar marcar nos últimos minutos para ganharem pela margem mínima porque sabiam que nao dava para mais.

Processado o desapontamento - só precisávamos de resistir mais um minuto, “”++'"! - acho que a eliminatória ainda está em aberto e que poderemos, pelo menos pontuar em Londres, jogo que deverá ser levado como “treino” a sério para ganharmos aos Lampioes (e eliminarmos os Andrades da TdP) e assim garantirmos a CL do ano que vem.

Forca, SPORTING.
Urge reagir, ganhando sem espinhas na Reboleira e tendo muito cuidado com Hjulmand, que está 'a bica.

Sinceramente, não sei como tem cabimento que o Arsenal e no formato e jogo Champions League, possa demorar mais que o tempo admissível na marcação de bolas paradas. É que foram várias vezes e foram paragens de jogo. Foram mesmo. Não pode existir. Não pode fazer parte do jogo.

Falar do Alisson devia dar direito a ban, chiça.

1 Curtiu

Fizemos um bom jogo, o golo foi injusto mas é o que é… esta tudo em aberto.

Se perdermos a eliminatoria fico tranquilo, com 80M no bolso e cair de pé nos quartos de final com uma excelente campanha na Champions.

Só o Rice foi comprado por mais de 100M.

Fisicamente eles são muito superiores a nós. Tecnicamente não tanto.

Jogo bastante razoável da nossa parte frente a um adversário que não sendo um mago da bola é implacavelmente resultadista.

Eu percebo os que tanto aqui malham no Arsenal, que não jogam nada, não dão show como um Barcelona ou um PSG, é certo, jogam como podem, e o que é certo é que os resultados estão lá, da nossa parte em nenhum momento conseguimos contrariar os pontos fortes deles, que diga-se estavam um bocado cheios de medo, e isso mostra o respeito que já metemos na europa do futebol.

E é preciso ver que eles vieram cá sem o melhor jogador da equipa (Saka) e ainda o Merino, que tem sido um joker no ataque.

Quanto a nós fizemos o jogo possível, temos um plantel cansado, com demasiados jogos nas pernas já, e sem alternativas para entrarem em campo. Ainda assim demos trabalho ao Raya, um dos melhores da actualidade na posição senão mesmo o melhor.

Em Londres não acho que tenhamos hipoteses, já me contento que não haja mais lesões, mas os 90 minutos a mais nas pernas já não nos tiram, e depois logo a seguir toupeiras e porcos, vai ser duro.

A nossa participação nesta edição da Champions está praticamente fechada e foi uma participaçãpo da qual nos devemos orgulhar, agora é preciso continuar a trabalhar para estarmos presentes na próxima, o que também vai ser duro.

1 Curtiu

Saibamos recrutar (meter o Scouting a trabalhar) jogadores do nível do Diomande (fisicamente e tecnicamente) e do Maxi (tecnicamente e intensidade).

São destes que temos que ter nas diferentes posições para subirmos o nosso nível.

5 Curtiram

O próprio Rui Borges já disse isso há tempos numa conferência de imprensa

Que o futebol estava cada vez mais físico e que se devem procurar jogadores assim, sem descurar a parte técnica.

Tudo dito …

4 Curtiram

O Arsenal ganha muito por isso.

Está cheio de jogadores fortes fisicamente em todas as posições. Até nos laterais.

Bayern idem.

1 Curtiu

No último minuto sofremos o golo. Não merecíamos. Eles tiveram mais bola, mas nós criamos lances de mais perigo. A diferença foi que eles tiveram o Raya na baliza (MVP). E nós temos o Rui Silva, que faz o “básico”. Temos de encontrar um GR que suba o nível e vá buscar bolas que parecem golos feitos.