Liga: Assembleia geral

in Pasquim II

A Liga aprovou, na Assembleia Geral a decorrer no Porto, [b]uma proposta que agrava o castigo aos jogadores admoestados com vários cartões ao longo da época, com um jogo de suspensão após ciclos descendentes de cinco, quatro, três, dois e um cartões amarelos.[/b]

Até agora o regulamento punia o jogador infractor com um jogo de suspensão após cada série de cinco amarelos, mas a alteração visa o agravamento do castigo com novo amarelo após ciclos cada vez menores.

A suspensão de um ou dois jogos por jogo violento também será agravada para entre um e quatro jogos.

Como inovação, a Liga sanicionará os comportamentos anti-desportivos “que levem ao prejuízo do adversário na distribuição de pontos”, ou as simulações que levem è expulsão indevida de um adversário.

“A simulação evidente que conduza à marcação de grande penalidade, à expulsão do adversário, permita marcar e evitar golos com parte proibida do corpo” que levem ao falseamento do resultado, motiva a suspensão de um jogo e, em caso de reincidência, a suspensão por duas partidas, estabelecem as novas regras.

Caso Mateus altera regulamento

O artigo 63 do Regulamento Disciplinar também foi alterado e adequado à Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, no rescaldo do Caso Mateus, passando a punir como ilícito o recurso aos tribunais comuns sobre deliberações de órgãos da estrutura desportiva acerca de questões estritamente desportivas, mas mantendo-se embora o castigo de despromoção.

Castigos a hooligans

Por outro lado, o mau comportamento colectivo do público pode resultar na interdição dos estádios dos clubes visados de um a três jogos, ou dois disputados à porta fechada, podendo a multa importar em 10.000 euros.

Já os clubes que não entreguem ao adversário a respectiva percentagem legal de bilhetes passam a pagar uma multa de até 125.000 euros

É tudo muito bonito, mas vamos a ver se na pratica a merda não e a mesma.

Nota: Não sei se já havia um tópico para isto, se havia peço desculpa à moderação, e são livres de fazerem as alterações necessárias.

ainda bem que esta decisão não veio no tempo de Sá Pinto, P. Barbosa, Rui Jorge e Beto, com todo o respeito que os jogadores merecem.

A decisão tarda, mas mais vale tarde que nunca.

Concordo sobretudo com a primeira e a última medida, embora pense que ainda é pouco.

No que diz respeito à primeira medida, nunca deveria ter sido mudada a lei que permite 5 amarelos antes do jogo de suspensão. Esta mudança é para um meio termo sendo que eu preferiria que a suspensão fosse como antigamente, ou seja, de 2 em 2 amarelos. Há que não beneficiar as equipas e jogadores faltosos. Há que fazer em que os jogadores se concentrem em jogar à bola e serem melhores que os adversários futebolisticamente e não através de faltas.

Em relação há última medida, penso que é curta, embora pense que não passa pela AG da Liga mas sim por decisões do estado. Adepto que se porte mal dentro do estádio devia de ser impedido de durante uma temporada entrar novamente num estádio de futebol. E para mim o portar mal comporta atirar objectos para dentro do campo, destruir material dos estádios (nossos ou dos adversários), entrar em confrontos com outros espectadores (do mesmo clube ou adversários), entrar em confronto com stewards ou polícias (não venham com histórias que eles é que provocam - em 22 anos que vou ao futebol nunca tive o mínimo problema com eles), entrar dentro do relvado (Sporting-Benfica de há uns anos e não só).
Quem fosse apanhado várias vezes neste comportamentos deveria ser impedido de ir ao futebol para sempre.

o benfica é contra o castigo das simulações e tal… facilmente se compreende porque. Parece que simão vai ficar suspenso varias vezes :cartao:

Deixa la que o Levezinho vai levar mto amarelo esta época…