Ya, um jogo a lateral esquerdo quando já está garantido o objectivo da época vai mesmo destruí-lo.
Ele é quase ambidestro, não estou a ver o problema em experimentar.
Patrício
Cédric, Dier, Maurício, Jefferson
William Carvalho, André Martins, Vítor
Carrillo, Montero, Héldon
Banco: Marcelo, Esgaio, F. Chaby, Iuri, Capel, Mané, Slimani
Dar oportunidade a Vítor e Héldon. São jogadores que, falando por mim, ainda não consegui perceber exactamente o que é que valem. Raramente são titulares e por isso fica difícil tirar conclusões. O Vítor a aproveitar a ausência do Adrien e o Héldon a aproveitar o capital de confiança conseguido com o último golo.
No resto da equipa, não mexer muito… a equipa anda a jogar uma vez por semana, quase não tem jogos. E o plantel está longe de ser curto para quem tem tantos jogos. Deixem a malta jogar.
Com o resultado favorável, promover a estreia de pelo menos um jovem logo aí aos 60 minutos, para fazer meia-hora. Para mim seria Iuri, para rodar com o Héldon. Mas também podia ser Chaby para rodar com o Vítor.
No jogo seguinte, em casa, aí sim já promoveria a titularidade de alguns jovens (Iuri no ataque, Chaby no meio-campo e Esgaio na defesa).
Eu não. RP é um dos esteios da equipa e estes são 2 jogos para ganhar. E não deixo de pensar na possibilidade de estar a ver os últimos jogos do RP com a camisola do Sporting. Quero disfrutá-los.
O meu XI: Rui Patrício; Maurício, Dier, Cédric, Jefferson; William, Wallyson, André Martins; Carrillo, Mané, Montero.
Com Adrien - acumulação de amarelos - e também Rojo - expulso na última jornada - castigados, optaria por entregar a titularidade a Wallyson e Dier. O primeiro tem vindo a somar boas prestações ao serviço da equipa B e merece mais ser aposta que qualquer Magrão desta vida. No entanto, e tendo em conta que os «bês» têm um jogo importante frente às papoilas, perceberei se preferirem mantê-lo por lá. Quanto ao jovem inglês, nada a dizer. Para mim, já devia ser titular há muito. Mas admito que a dupla de centrais habitual (Maurício-Rojo) realizou uma época de muito bom nível.
Apostava em Carrillo e Mané para as alas. O peruano foi inexplicavelmente relegado para o banco, na última jornada. Isto, depois de na jornada anterior, frente ao Gil Vicente, ter realizado uma boa exibição, com 2 assistências para golo. Ao que parece, não foi suficiente para LJ… Enfim, depois queixam-se que o rapaz é irregular. Só poderá existir regularidade da parte do jogador, se a aposta no mesmo for, também ela, regular. O Mané também merece ser titular.
Gostava de ver Montero de regresso à titularidade, mas, para ser franco, não acredito muito nisso. Que tenha direito a uns minutinhos e que regresse aos golos. Está a precisar de ganhar confiança e a melhor maneira de o fazer seria voltando a marcar.
Gostava de ver o Shikabala jogar, ainda esta época. Conto com a presença do egípcio no lote de convocados e espero também que este tenha direito a alguns minutos de jogo. Só não convocava o Esgaio, porque domingo há derby de equipas B, na Academia.
Nada de experiências e brincadeiras, estes dois jogos são para ganhar, ainda espero um tropeção
do clube da pomba…o que fica para a história são os pontos.
Se ficarmos a 3 ou 4 pontos dos lamps ficará para sempre gravado que o Sporting disputou
o titulo , e isso é que é importante.
Teremos muito tempo para experiências no longo período entre competições.
Nem 8 nem 80. É um jogo para utilizar os melhores jogadores disponíveis mas também é um jogo para começar a dar oportunidades a alguns dos menos utilizados.
Falando por mim, vejo jogadores como Marcelo Boeck, Shikabala, Eric Dier, Fredy Montero, Ricardo Esgaio e Wallyson, que não foram habituais titulares durante, pelo menos, boa parte da época, a merecerem somar minutos nesta fase.
No caso de Montero e Marcelo, talvez lhes desse a titularidade num dos jogos e que no outro ficassem no banco porque também não há motivos para colocar em risco o ritmo competitivo de Patrício e Slimani, que estarão presentes no Mundial.
A mesma coisa para Rojo. Estando castigado, pode abrir oportunidade na Madeira mas espero que regresse no jogo com o Estoril. E até pode jogar a lateral, permitindo repouso a Jefferson, ou a central, repousando Maurício e permitindo que Dier somasse mais 90 minutos.
Quanto a Esgaio, Shikabala e Wallyson, são jogadores que merecem uma oportunidade de se mostrar na equipa principal. Não digo que sejam titulares na Madeira mas que possam, pelo menos, entrar no decorrer do jogo.
PS: E repito o que disse no final do jogo em Belém. Já não estando a disputar um lugar na classificação, seria pouco inteligente levar jogadores castigados para a próxima época. Gostaria que aqueles que chegassem tapados ao jogo com o Estoril não jogassem. E até podem forçar o amarelo na Madeira para cumprirem nesse jogo.
Outra coisa importante, de que não me lembrei: manter os seleccionáves a titular estes 2 jogos, para não facilitar. Se Patrício, William e Slimani estarão seguros, ainda pode haver (nem que seja uma réstia de) esperança quanto a Cédric, Adrien, Martins, Mané e Montero.
Como tal, o meu onze (recapitulado) seria:
Rui P.
Cédric, Maurício, Dier, Jefferson
William, Martins, Vítor
Carrillo, Montero, Mané
Seria muito interessante ver Vítor ocupar o lugar de Adrien, por várias razões: a primeira seria por juntar Vítor e Martins no meio-campo (tenho curiosidade quanto a esta solução), a segunda por experimentar Martins um pouco mais recuado e a terceiro por experimentar Vítor naquela posição. Infelizmente, creio que Jardim apostará em Magrão para substituir o Adrien (Wallyson seria outra opção, mas não acredito).
Oportunidades para os jovens daria no último jogo da época, em Alvalade. Um defesa (podia ser Esgaio, passando Cédric para a esquerda - até pela questão da polivalência necessária para o Mundial, era um teste), um médio (podia ser Wallyson ou Chaby - preferia o segundo) e um avançado (Iuri) no onze. O resto equipa normal (Patrício, Rojo, William, Adrien, Mané, Montero), podendo jogar apenas o Dier no lugar do “xerife”. Mas isto para o último jogo, em casa; para este (ainda por cima pelo calendário da Equipa B) pode-se ver antes o rendimento de segundas opções (Dier, Vítor, Montero e porventura Carrillo) e manter o ritmo de outros titulares (que só jogam uma vez por semana) e que até podem ir ao Mundial.
Captain, a única diferença do meu onze para o teu é Chaby por Vítor. Eu gostava de ver o Chaby, mas não acredito muito. Ali o falso 10/segundo avançado aproxima-se sempre do flanco direito, aparece para cruzar para o PL (é um movimento típico, já fizemos golos assim). O Chaby é esquerdino e seria difícil replicar esse movimento. Jogando mais atrás parece-me que também não é tão forte (o Adrien aparece pouco no último terço, que é exactamente o espaço onde o Chaby se destaca). Parece-me mais provável jogar Martins na frente, a fazer o que costuma fazer ali sobre a direita, com o Wallyson a ajudar o William na construção e nos lançamentos. Mas gostava de ver um jogo do Vítor a titular, sobretudo com o Martins também no meio-campo. Era uma parceria que tenho curiosidade de observar, confesso. Shikabala, pelas mesmas razões do Chaby (ser esquerdino) - às quais ainda junta características de avançado e não de médio, sobretudo no futebol europeu, tanto a atacar como a defender -, não me parece igualmente que vá ser opção inicial. Mas logo veremos melhor.