Liedson, o melhor marcador em Portugal no século XXI

O avançado brasileiro Liedson, do Sporting, é o maior goleador do campeonato português no Século XXI, com 98 golos marcados em 172 jogos, deixando o segundo melhor, Simão Sabrosa, a 22 de distância. Além dos 98 golos marcados no campeonato português, Liedson soma mais 20 nas competições europeias, mais 15 na Taça de Portugal e mais oito na Taça da Liga, o que perfaz um total de 141 golos em 215 jogos em provas oficiais.
O Levezinho, que já conquistou duas vezes o título de melhor marcador, nas épocas 2004/05 e 2006/07, partia para a 30.ª e última jornada desta época no segundo lugar na lista, com 17 golos, a dois do avançado do Nacional Nené, que defrontava no Estádio José Alvalade. O Sporting venceu por 3-1, mas, ao ficar “em branco” e ver Nené marcar, o Levezinho perdeu a hipótese de conquistar o troféu pela terceira vez, acabando mesmo por cair para o terceiro lugar, com os mesmos 17 golos do paraguaio do Benfica Óscar Cardozo, que disputou menos jogos.
Desde que joga em Portugal, Liedson, 31 anos, bisou em 19 jogos, o que, tendo em conta os 172 jogos disputados na Liga, significa que conseguiu a proeza em mais de 10 por cento dos encontros. Liedson chegou ao fim da época em bom momento de forma, como o atestam os oito golos marcados nos últimos seis jogos na Liga, mas a sua época mais produtiva desde que chegou a Alvalade, no início de 2003 com 25 anos, proveniente do Corinthians, foi a de 2004/05. Nessa temporada facturou 25 golos só no campeonato, além de ter sido o segundo melhor marcador da Taça UEFA, com nove tentos. Em 2005/06 e 2006/07 manteve uma regularidade de 15 golos por época na Liga, só quebrada em 2007/08, com apenas 11 golos marcados, por força de uma grave lesão no joelho que o fez parar durante vários meses.
Das muitas alcunhas que lhe têm atribuído nos últimos anos, uma há, “o senhor meio golo por jogo”, que pode ser encarada em sentido literal, pois Liedson regista uma média de 0,56 golos por jogo no campeonato, a qual sobre para 0,65 contabilizadas todas as provas oficiais. Em 22 de Outubro de 2008, Liedson entrou para a história do Sporting ao tornar-se o melhor marcador de sempre nas competições europeias, ao apontar o seu 19.º golo frente ao Shaktar, na Ucrânia, em jogo da Liga dos Campeões.
Em cinco épocas em Portugal, conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças e protagonizou alguns casos polémicos, como o atraso no regresso do Brasil após o Natal e o cartão amarelo visto frente ao Vitória de Guimarães que o impediu de participar no jogo do título de 2005, na Luz com o Benfica, ganho pelos “encarnados”.

No segundo lugar do pódio dos melhores marcadores deste século está Simão Sabrosa, que marcou 76 golos no campeonato em 196 jogos com a camisola do Benfica, registando uma média de 0,3 golos por jogo, marca tanto mais notável quanto o actual jogador do Atlético de Madrid é um extremo.
O terceiro é o ponta-de-lança do Benfica Nuno Gomes, que marcou 68 golos desde o início deste século em 194 jogos com a camisola do Benfica. O actual capitão “encarnado” vai já na sua 10.ª época de águia ao peito.
No “top-5” dos melhores marcadores do campeonato português deste século posicionam-se o brasileiro Derlei, com 68 golos em 179 jogos por União de Leiria, FC Porto e Sporting, e o argentino Lisandro López, com 48 golos em 106 jogos pelo FC Porto. Logo a seguir, ambos com 47 golos, estão o camaronês Meyong, que disputou 141 jogos por Vitória de Setúbal, Belenenses e Sporting de Braga, e Zé Manel, que alinhou em 245 jogos por Paços de Ferreira, Boavista, Sporting de Braga e Leixões.

In Sportinveste Multimédia

:clap: :clap: :clap:

O Deus Liedson! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um Leão dentro de campo.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Este sim merece o vencimento que ganha e em muitos jogos, o plantel ainda devia dar uma % do ordenado de cada um ao LIEDSON.

Grande levezinho, continua cá até a reforma :smiley:

Até ao fim da carreira no Sporting! Já garantiu lugar no nosso “Hall of Fame”! :clap:

Mais um t’opico a elogiar o Liedson…que falta de criatividade. :mrgreen:
:clap:

concordo, não bastava o tópico do liedson?

Por acaso estava a brincar :), por mim este t’opico pode ficar, 'e um assunto mais espec’ifico, s’o falei em falta de imaginacao nao pelo topico mas por Liedson estar a bater recordes no clube e termos que o elogiar constantemente. :smiley:

Desculpem a escrita, mas o teclado no pc do trabalho nao tem acentos nem tils. :stuck_out_tongue:

Só podia ser o grande Liedson!!! :clap:
É pena ainda não ter conquistado o titulo nacional…

Para além dos 42 golos de Jardel em 2001-2002, quantos marcou em 2002-2003? Julgo que com o pecúlio ed 2003 consegue entrar nessa lista… superando os 47 de Zé Manel.

Marcou 11 se não me engano.

só lhe falta um campeonato pelo sporting…

Logo estaria de caras nessa lista…

Completamnte… e ainda marcou uns golitos pelo Beira-Mar e tudo!

Logo essa lista é uma treta… Sportinveste Multimédia… hummm… :whistle: :think:

EDIT: Sportinveste Multimedia, os gestores do nosso site.

Pois claro, o Jardel. Bem lembrado.

Com Jardel ou sem Jardel, o que interessa é o feito do Liedson.

Parabéns Liedson!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Ninguém para o Liedson allez-oh :victory:
Só lhe falta ser capitão :mrgreen: