A meu ver o derby confirmou 2,3 ideias que queria partilhar com o fórum. Antes de mais peço que vejam isto como construtivo e não como picanço.
- Saber ler os erros da arbitragem
Acho que muitos honestamente sabem que se tudo tivesse sido ao contrário muitos de nós iamos cometer o erro ridículo de alguns (muitos) lampios de se agarrarem ao penalty do nuno gomes para atenuarem a dor. Temos de saber ler os jogos e os erros. A verdade é que se esse lance poderia ser penalty a verdade do jogo é que o Sporting mereceu vencer por uns 6,7 ou mesmo 8. Quando assim é não nos devemos escudar nos erros, estes só podem ter a importância (desmedida que por vezes damos) quando o resultado tem discussão, o que por vezes não é o caso.
- O peso dos erros vs aperfeiçoamento interno
Os erros são importantes mas como este jogo demonstrou mais uma vez, com vontade, atitude, concentração e trabalho é mto complicado um apito parar uma equipa de futebol de forma sistemática. O Sporting tem de jogar mais, contratar melhor, planear melhor e certamente será muito mais complicado vencer-nos pelo apito. Para falar do que se passa fora temos de primeiro melhorar cá dentro. Infelizmente nisso o projecto não foi diferente: muitos anos a falar da envolvente (não digo que sem razão) mas pouca atenção ás melhorias internas, com os resultados que se vêem.
- Os lucros da ambição
O Sporting apanhou possivelmente este ano um benfica mais moralizado e mais seguro de si que apanhou o ano passado na visita à luz. E no entanto jogou este jogo com dois avançados de raiz, sem medos. Resultado? Prendeu defesa, manietou a manobra e a presença de dois avançados permitiu maior liberdade aos dois, com os resultados que se viu.
O ano passado por outro lado fomos à luz jogar SEM avançado num jogo fundamental. Alguém duvida de que estando o benfica como estava naquele jogo, a borrar as canetas, poderiamos ter construido a nossa pp felicidade se tivessemos tido maior coragem logo de início, mesmo sem liedson? Só por teimosia se pode dizer isso… o benfica do ano passado era bem mais fraco que este.
Falhámos uma boa oportunidade por falta de coragem. E doeu-nos muito. Paulo Bento não é para mim um súbito guru mas foi neste jogo corajoso e pragmático: é preciso não perder o comboio, joga-se com equipa para não perder o comboio. Foi recompensado o pragmatismo.