Absolutamente fabuloso
[youtube=425,350]yqFZTIkJVXc[/youtube]
E isto não é racismo…? :
Continuo a preferir o lema do Pepe:
“Let’s kick diving out of football” :lol:
:arrow:
É um anúncio que não sendo brilhante é muito bem conseguido. Tem piada e percebe-se a sua mensagem.
A mensagem não é a de um senhor preto/negro (seja o que for) a falar para um branco mas vai para além disso, e não é preciso ter-se uma grande imaginação para se perceber.
Claro, por isso é que não percebo os comentários (ou falta deles) nos posts do João SCP e do blast. O anúncio é dirigido sobretudo para Inglaterra, onde é comum nos mass media referirem-se aos futebolistas pretos como “colored” em frases do género “West Ham colored scored a goal” (não sei se está correcto sintacticamente). Aliás, o termo “colored” é utilizado porque é supostamente mais simpático que os termos “nigger” ou “black”. Mas não deixa de ser hipócrita essa tentativa de se ser mais simpático, pois a questão é continuar a adjectivar alguém por causa da sua cor de pele.
Para além de que podemos traduzir “colored” para colorido. Mas que raio quer dizer isso? Que os pretos são coloridos? E se os chamam assim, quer dizer que os brancos não o são? Nem os asiáticos? Que estupidez é essa?
Mas se queremos ser fiéis à verdade, nem as pessoas de cor de pele clara são brancas nem as pessoas de cor de pele escura são negras. Mas mesmo que o fossem, não podíamos chamar nenhumas delas de “colored”, pois o preto é a ausência da cor e o branco é a união de todas as cores. Portanto, “colored” não são nem os pretos nem os brancos.
Em português também se ouve muita vez dizer “de cor”.