Leitor de ebooks

Estou a pensar comprar um, mas ainda estou a decidir qual a marca e se compro cá. O Kindle tem a desvantagem de estar dependente da Amazon, apesar de ter o design mais atraente. Será que é melhor negócio esperar mais algum tempo para os preços baixarem? Alguém já tem um? Se sim, que tal?

Na minha opinião ainda é muito cedo, estes ebooks actuais vão ficar desactualizados em menos de nada, eu esperava um pouco pela próxima geração, quando a oferta aumentar.

Podes deixar uns links com informação básica sobre os concorrentes do Kindle, para eu decidir se fundo com o tópico sobre este? Desde já obrigado.

São estes os links, por exemplo. O melhor mesmo é esperar para ver, porque os preços ainda estão muito por alto. Quando estes aparelhos estiverem em exposição nas lojas, como estão os portáteis, será mais fácil compará-los. Agora ainda é difícil encontrá-los por cá. Mas vou apostar num, daqui por uns meses, não porque vá deixar de comprar livros, mas porque há livros que escuso de comprar (embora também haja ebooks que se têm de pagar, claro) porque estão disponíveis de graça na internet (e legalmente), poupa-se espaço em casa, e depois pode-se ler confortavelmente num aparelho destes, em vez de ter de estar à frente de um ecrã de computador. Bastante mais prático.

http://www.wired.com/gadgetlab/2009/03/samsungs-new-e/

http://www.pixmania.com/perifericos-leitores-e-book/ptpt1_9_104_17733_0_0_0_00_sg.html?srcid=188&mctag=pt_15425&gclid=CM-78bn6kZ8CFVBd4wodTC6EIA

Também já considerei comprar um Kindle, uma vez que tenho comprado bastantes livros técnicos.

Seguem os pros e contras que ponderei.

Pros:

  • A rede wireless da Amazon já cobre a Europa, o que significa que podemos comprar um livro na Internet em qualquer ponto do país. Creio que o kinde também permite pesquisas na Wikipedia

  • Bons preços para os livros, vs a edição impressa

  • Já lê PDF’s

Contras:

  • Penso ser escassa ou inexistente a oferta de livros em português, tornando-o inútil para livros de ficção nacionais

  • Embora tenha um preço competitivo - 180€ - a Amazon cobra uma taxa para importação, o que eleva o preço para 240€. Só compensa comprando directamente nos EUA.

  • Não estou certo de ser mais fácil de usar que um livro. Gostava de experimentar um nas minhas mãos antes de comprar

  • A tecnologia está a dar os primeiros passos. O aparelho ficará obsoleto e provavelmente daqui a 1-2 anos teremos dispositivos melhores, a cores, etc. Note-se o novo Skiff, que será apresentado na convenção de Las Vegas: http://www.innovationsinnewspapers.com/index.php/2010/01/05/the-digital-rubber-newspaper-is-coming/

Eu vou aguardar mais um pouco. Vão ser lançados durante este ano para o mercado muitos modelos novos de diversas marcas, algumas delas bem conhecidas como a Asus, por exemplo, e os preços irão descer certamente.

O que não me atrai no kindle é o limite de formatos suportados. Tenho já muitos títulos em formatos diversos (pdf, txt, doc, lit, html, opf e djvu) e irei optar certamente pela opção que me forneça a maior compatibilidade possível.

Com diversos tablets também a serem anunciados para este ano, penso que 2010 será mesmo o ano do arranque do e-book, e aguardo a chegada das diferentes alternativas.

Um telemóvel já lê esses formatos todos… para quê comprar um leitor de e-books?

Este mundo da tecnologia anda tão depressa que depressa os produtos ficam obsoletos. Para quê um Kindle quando se pode ter um iPad, que faz tudo? :wink:

http://www.apple.com/ipad/