O Sílvio é ambidextro e esta é pelo menos a 3ª época dele como lateral esquerdo. Não sei se será uma boa opção. Não podemos meter a pressão sobre os meninos da academia, mas não há problema se forem meninos de fora? Quanto ao homem e jogador, se quiserem podem ler esta entrevista dele que encontrei:
Sílvio Manuel Azevedo Ferreira Sá Pereira. É este o nome do lateral esquerdo da equipa sensação da Liga Sagres, o Rio Ave, actualmente no quinto lugar da classificação. Com 22 anos, o defesa formado no Benfica vive a sua melhor época da carreira e, quando todos os olhos estão postos em João Tomás com a discussão em torno da sua chamada à selecção nacional, eis que um lateral esquerdo português começa a ganhar o seu espaço… porque não na ‘equipa de todos nós’?
FINTA & REMATA – Depois de ter feito a formação no Benfica, juntamente com presenças assíduas nas selecções jovens, a passagem ao escalão sénior não foi fácil. O que correu mal?
SÍLVIO - Devo dizer que neste caso concreto a culpa não foi toda do Benfica. O clube apresentou-me um contrato profissional e fui eu que no início decidi não assinar. Depois, quando quis, já foi tarde. A equipa B acabou, o contrato acabou por ficar sem efeito porque estava programado eu ingressar na equipa B no primeiro ano… foi o fim de um sonho. Acaba por ser sempre difícil sair da casa onde crescemos.
F&R- Depois desse contratempo teve de descer ao fundo dos campeonatos nacionais para começar a dar nas vistas. Acha que se tornou melhor jogador por jogar em competições tão distintas?
SÍLVIO – Não tenho dúvidas de que cresci mais em termos futebolísticos nos meus dois primeiros anos de sénior, quando estive no Atlético do Cacém e no Odivelas, do que nos meus 12 anos de formação no Benfica. Jogar nos escalões inferiores deu-me algum ‘calo’.
F&R- Esperava afirmar-se com tanta naturalidade na Liga Sagres?
SÍLVIO – Quando vim tinha a perfeita noção da realidade. Encontrei um concorrente directo muito experiente, o Rogério Matias, e sabia que à partida não era eu o titular. No entanto o mister João Eusébio meteu-se logo de início na primeira jornada e desde aí só saí da equipa por lesão.
F&R- Curiosamente o adversário nessa jornada inaugural era… o Benfica. O que sentiu?
SÍLVIO – É uma sensação estranha mas agradável ao mesmo tempo. Foi o clube onde nasci mas não foi por isso que deixei de correr e dar o máximo para ganhar o jogo. Estou no Rio Ave, sou do Rio Ave!
F&R- Confirma que foi num jogo da Taça de Portugal que o Rio Ave se interessou na sua contratação?
SÍLVIO – Parece que sim… vim jogar a Vila do Conde quando estava no Odivelas e acabei por fazer um bom jogo. No final dessa época fui contactado e acabei por ter esta oportunidade.
F&R- E eis que, no final da época de estreia na Liga Sagres, foi convocado para um estágio de observação da Selecção AA. Acredita que está à porta de concretizar esse sonho?
SÍLVIO – A esperança é a última a morrer! Sei que é muito difícil ir já ao Mundial de 2010, na África do Sul, mas trabalho todos os dias para alcançar esse objectivo. Se não for a este Mundial, hei-de ir noutro.
F&R- Como lateral esquerdo, ou lateral direito? Onde prefere jogar?
SÍLVIO – Gosto muito de jogar nas duas posições, habituei-me em miúdo a jogar com os dois pés e hoje em dia já nem sei qual é o melhor ou o pior. Acho que é uma vantagem pois sinto que tenho mais soluções em cada lance.
F&R- O Rio Ave é neste momento a equipa sensação da Liga. Até onde podem chegar?
SÍLVIO – Falando por mim, eu sou realista e tenho noção dos nossos objectivos, que passam apenas pela manutenção. Mas, quem sabe, a surpresa pode continuar e tornar-se uma certeza!
F&R- Qual o segredo do sucesso do Rio Ave?
SÍLVIO – Acho que o segredo está dentro do balneário. Temos um grupo fantástico, muito unido e isso reflecte-se dentro das quatro linhas. Parece um lugar comum, mas é um facto.
F&R- Quem é o Sílvio, fora dos relvados?
SÍLVIO – Sou um rapaz tranquilo, amigo do seu amigo… brincalhão! Sim, admito, sou muito brincalhão, gosto de estar com aqueles de que gosto e estou feliz quando estou com eles. Além disso, gosto de navegar na internet quando tenho algum tempo livre, vou visitando o meu Site Oficial e gosto de ver os comentários dos fãs.
O Sílvio NÃO está adaptado, ele sempre jogou nas duas laterais por ser ambidextro. Agora está com rotina na lateral esquerda. Não estou a defender a contratação dele, mas não podemos andar a dizer coisas só porque achamos que sim. Uma coisa são factos, outra são opiniões. Sobre a posição dele, não há opinião, há FACTOS!
Também não sei nada sobre o valor deste jogador. Apenas sei que o Rio Ave é a terceira melhor defesa do campeonato a par do porto e Sporting e ele alinhou em quase todos os jogos. Se isso é positivo ou negativo não sei dizer.
eu compreendo a contratação se for por numeros muito baixos.
eu não conheço o jogador, estive a ver os dados dele, os videos…parece que ele está em alta…foi chamado para a selecçao com fim de ser observado.
eu numca digo nao a um jovem que aparenta ter talento.
o facto de jogar bem com os dois pés e estar adptado no lugar de lateral esquerdo é uma vantagem no meu entender. ( corte, passe curto e longo, centros)
Tá visto que o Grimi tem o seu lugar garantido, pelo menos até ao final desta época…apesar das quebras de forma, talvez ainda se consiga fazer algum guito com ele no final da época.
O Caneira não é nem tem as características de um lateral moderno.
O André Marques ainda tem muito pra progredir, sendo que, ponho as minhas dúvidas de que será alguma vez jogador para o Sporting.
Este Sílvio pode ser uma agradável surpresa:
Formação na capoeira, tal como o JP
Experiência de escalões menores e Superliga
Ambidextro, creio que o unico no nosso plantel
Na calha para a selecção A possivelmente
Barato (passe+ordenados)!
Em suma, prefiro este que um qualquer outro Lateral estrangeiro ou de uma equipe obscura do Brasil ou uma estrela em descrédito tipo Del Horno.
A comunicação social é mesmo um horror! :rotfl: O próprio Sílvio diz que joga indiferentemente com os dois pés, vê-se isso mesmo nos jogos, mas o jogo acha que ele só sabe jogar de pé direito:
Sílvio eleito para a esquerda
FILIPE ALEXANDRE DIAS/FILIPE PEREIRA
No mercado em busca de um lateral-esquerdo, os leões viram-se para o plano interno, onde Sílvio é o alvo escolhido para o futuro imediato. O JOGO sabe que o defesa de 22 anos, há duas temporadas ao serviço do Rio Ave, encaixa no perfil traçado pela SAD verde e branca, motivando já uma proposta, à qual os vila-condenses ainda não responderam.
Depois de adquirir João Pereira e Sinama-Pongolle a troco de um total de 9,5 milhões de euros, o Sporting dá agora primazia a um elemento mais jovem para um posto no qual apresenta carências - Grimi é o único defesa-esquerdo de raiz; André Marques está em vias de sair por empréstimo e Caneira será sempre último recurso. Embora Sílvio esteja comprometido com os vila-condenses até 2011, uma possível aquisição do atleta não exigirá, ‘a priori’, um esforço financeiro acrescido por parte dos lisboetas.
O lateral tem rubricado boas exibições em defesa do emblema nortenho no lado canhoto da defesa, pese embora se trate de um jogador destro. Rigor defensivo, fiabilidade e regularidade no rendimento são outras das imagens de marca deste jogador formado nos escalões jovens do Benfica, podendo actuar quer como lateral, quer como médio-ala sobre qualquer um dos flancos.
Curiosamente, Sílvio não foi propriamente feliz no último duelo entre Rio Ave e Sporting, disputado a 8 de Novembro passado no Estádio dos Arcos. O lateral provocou um penálti que deixou o Sporting com uma vantagem de dois golos. Porém, a reacção dos alviverdes de Vila do Conde na segunda parte acabaria por valer o 2-2 final. No entanto, a progressão do lisboeta não tem sofrido sobressaltos, agradando sobremaneira.
Hoje uma prioridade leonina, Sílvio poderá continuar a vestir de verde e branco… mas com listas horizontais. Os próximos dias prometem ser esclarecedores.
B. I.
SÍLVIO Manuel de Azevedo Ferreira Sá Pereira
Naturalidade: Lisboa
Data de nascimento: 28/10/1987 a(22 anos)
Posição: defesa-direito ou esquerdo
Altura: 1,78 m
Peso: 72 kg
Estreia na I Liga: Rio Ave-Benfica, 1-1 (24 de Agosto de 08, 90 minutos)
Treinador que o lançou: João Eusébio
Primeiro golo: ainda não marcou
Primeiro golo na I Liga: ainda não marcou
Internacionalizações: não tem
Títulos: não tem
Percurso de uma carreira
Época Clube Campeonato Taça Portugal Taça Liga Europa Supertaça