Num misto de orgulho, tristeza, frustração e indignação, confesso o meu abalo pelas incidências do último jogo da Champions League,que foi em si um carrocel de emoções e sentimentos contraditórios.
No momento da expulsão de Maurício e o golo dos alemães após uma oferta de um guarda redes que tem estado numa forma soberba, disse para mim mesmo que há coisas que só acontecem ao Sporting. Um dejá vu fatalista de longos anos de contrariedades e insucessos e de momentos que poderiam ter sido de viragem e que acabaram por ser mais um prego no caixão de um Sporting que até há pouco tempo estava numa espiral de decadência e diminuição institucional.
Esse sentimento aumenta após o Sporting sofrer o segundo e terceiro golos e a ideia de goleada começou a ganhar forma, em um jogo que na primeira meia hora tinha mostrado a superioridade do Sporting relativamente aos alemães e que parecia estar totalmente controlado.
Comecei aí e durante uns breves minutos a especular sobre quais as consequências de uma derrota pesada numa equipa que parecia estar no caminho certo, que tem demonstrado competência, solidez e talento. Temi o pior, não apenas para o jogo em causa mas para o resto da época, sendo eu adepto de um clube que tantas vezes tem vivido sob o efeito de traumas e hecatombes marcantes que não se esquecem, acredito que tal sensação tenha sido partilhada por muitos outros adeptos.
Mas o Sporting mudou. O Sporting tem mudado. Os nossos jogadores vão buscar forças quando elas pareciam ter acabado, os nossos jogadores unem-se à volta de um ideal, os nossos jogadores dão as mãos quando nos tentam abater e tudo parece correr mal, os nossos jogadores sentem a responsabilidade do peso de uma camisola centenária e gloriosa e lutam como os Leões que são e como Leões que são, não são presas mas sim predadores.
Estou convicto que este Leão de Raiva, orgulhoso, ferido mas não abatido, rugirá bem alto. Quem é competente, tem talento e não esmorece, é resiliente e persistente e acredita numa causa, só pode ser vencedor. Por vezes contra si próprio e as suas fraquezas.
Há muito tempo que os Sportinguistas mereciam este Sporting personalizado, lutador e corajoso.
E este Sporting vai dar uma resposta à altura já no próximo jogo.