Leão de raiva

Num misto de orgulho, tristeza, frustração e indignação, confesso o meu abalo pelas incidências do último jogo da Champions League,que foi em si um carrocel de emoções e sentimentos contraditórios.

No momento da expulsão de Maurício e o golo dos alemães após uma oferta de um guarda redes que tem estado numa forma soberba, disse para mim mesmo que há coisas que só acontecem ao Sporting. Um dejá vu fatalista de longos anos de contrariedades e insucessos e de momentos que poderiam ter sido de viragem e que acabaram por ser mais um prego no caixão de um Sporting que até há pouco tempo estava numa espiral de decadência e diminuição institucional.

Esse sentimento aumenta após o Sporting sofrer o segundo e terceiro golos e a ideia de goleada começou a ganhar forma, em um jogo que na primeira meia hora tinha mostrado a superioridade do Sporting relativamente aos alemães e que parecia estar totalmente controlado.

Comecei aí e durante uns breves minutos a especular sobre quais as consequências de uma derrota pesada numa equipa que parecia estar no caminho certo, que tem demonstrado competência, solidez e talento. Temi o pior, não apenas para o jogo em causa mas para o resto da época, sendo eu adepto de um clube que tantas vezes tem vivido sob o efeito de traumas e hecatombes marcantes que não se esquecem, acredito que tal sensação tenha sido partilhada por muitos outros adeptos.

Mas o Sporting mudou. O Sporting tem mudado. Os nossos jogadores vão buscar forças quando elas pareciam ter acabado, os nossos jogadores unem-se à volta de um ideal, os nossos jogadores dão as mãos quando nos tentam abater e tudo parece correr mal, os nossos jogadores sentem a responsabilidade do peso de uma camisola centenária e gloriosa e lutam como os Leões que são e como Leões que são, não são presas mas sim predadores.

Estou convicto que este Leão de Raiva, orgulhoso, ferido mas não abatido, rugirá bem alto. Quem é competente, tem talento e não esmorece, é resiliente e persistente e acredita numa causa, só pode ser vencedor. Por vezes contra si próprio e as suas fraquezas.

Há muito tempo que os Sportinguistas mereciam este Sporting personalizado, lutador e corajoso.

E este Sporting vai dar uma resposta à altura já no próximo jogo.

Bom post Lion, simples e diz muito do que se tem passado :clap:

Estamos no rumo certo e para mim a voz do comundo é BDC e dentro de campo Adrien (com todo o respeito pelos outros jogadores)

Prevejo títulos neste época :great:

Excelente post! Concordo com a tua análise de um Sporting guerreiro, que não desiste de lutar pela vitória, contra tudo e contra todos.

Grande post!

Excelente por duas razões!

1. Porque é um post que acho que traduz o que vai na alma de muitos de nós. Quantos não terão pensado exactamente no mesmo, antes, durante e após o jogo terminar?

2. Porque retira da 1ª página do fórum aquele post infeliz que lá estava.

:arrow:

100% de acordo, tb senti um aperto no estomago, e posteriormente a certeza que realmente hoje temos o Sporting que que o Sporting merece!

Estamos convictos!

Grande texto Lion73! :clap: :clap: :clap:

Eh pá, fd-se! Eu não coloquei lá o tópico nem pedi que fosse lá colocado!!!

Era suposto ser um tópico na secção de ex-jogadores para que os membros participassem e dessem a opinião.

Nunca pensei naquilo como um artigo, nem perto.

O tópico estava bem afastado dos olhos “públicos”.

Nem sequer nunca chequei a saber quem o mudou de sítio.

O Sporting é assim! Quando é vitorioso é por inquestionável mérito (quase sempre), quando perde ou é por ser azelha, ou por ter azar, ou por ajudas “externas”.

E sinceramente, se pudesse escolher, entre roubar títulos a outras equipas injustamente só para ficar com o ego maior e entre ganhar com a consciência limpa e poder reclamar os meus títulos só como meus e não ter de ouvir Apito Dourado ou Gazprom acho que a escolha é óbvio.

ÓBVIO que escolhia a segunda opção. Sei que algum dia toda a esta hipócrisia do futebol, mas também a outros níveis vai cair. E nesse dia poderemos reclamar o que é nosso sem ficarmos sujeitos a sermos espoliados.

Mostramos garra, mostramos maior cultura táctica, incutimos maior espírito de equipa, que acreditamos sempre independentemente das adversidades. Demos a volta a um maior pragmatismo alemão, que tanto tememos e que está nos nossos genes temer. Mas a adversidade é demasiada quando temos um jogo onde a balança e a influência estavam claramente pendidas e evidenciadas. Pergunto-me qual seria o resultado se o árbitro tivesse um comportamento isento?
O resultado poderia ter sido outro, mas não é. E isso provoca me uma enorme indignação, sentido de raiva e de injustiça. Talvez isso nos une mais enquanto sportinguistas.
Contente pelo comportamento, pelo esforço, pela dedicação e devoção que tiveram (e espero que continuem a ter), de forma a termos as glórias que tanto nos têm iludido/ausentado/retirado (de forma deliberada ou não).
Se isto servirá para alguma coisa, será para nos fortificar. Com esta atitude dentro de campo, ganharemos muitos jogos

Excelente Post. Retratas na realidade o actual estado de espírito da GRANDE FAMÍLIA SPORTINGUISTA
SL

Revejo-me em tudo, mas este trecho também me passou pela cabeça…

… 3-1 na Alemanha, com promessa de aumentar, pensei que esvaziasse logo o balão rtazido do Dragão. Mas a equipa não sucumbiu perante as fatalidades, manteve sempre o jogo em aberto (mesmo com 1-3), Carrillo inventa um penalti que nos dá vida e com aquele lance do Cedric e Adrien dei por mim a correr pela casa, a ponto de ver a mulher abanar a cabeça, como quem diz que é tudo gente tola

… infelizmente, no fim foi mais uma daquelas m§rdas inconcebíveis, que em qualquer desporto minimamente moderno e vanguardista já teriam sido erradicadas.
Quando é cada vez maior o número de desportos mainstream que recorre ao video-review para suportar ou corrigir decisões da arbitragem, só um desporto controlado por instituições tão podres quanto corruptas e decadentes, como são os casos da FIFA e da UEFA, insiste e persiste em curar feridas gangrenosas com água oxigenada e eosina.

Esta solução dos 5 árbitros ssó serve para ter mais gente a comer da mesma gamela e tê-los calados, para além do histórico proteccionismo de quem a FIA/UEFA muito bem entendem que devem ser protegidos.

Não faz sentido nenhum que uma bola daquelas, claramente na cara, seja interpretada como uma bola na mão, mas eu já vi erros destes noutros desportos. O que não vejo em mais nenhum desporto é fugir das novas tecnologias como auxiliares de arbitragem como se faz no futebol, a troco de interesses que só visam a manutenção dos estatutos dalgumas equipas, do favorecimento dos competidores mais indicados (por n.º de adeptos, por sponsors, por merchandising).

Vivemos num mundo em que o futebol é o que é pela sua natureza e matriz populares e não porque FIFA/UEFA o tenham alavancado para o que quer que seja. Pelo contrário, ou algo muda e muito rápido, ou estas instituições macabras ameaçam acabar com a pouca higiene e salubridade que restam ao desporto.

Ontem senti-me violentado.

O Facebook do Sporting publicou este texto, parabéns Lion73 :clap:

O Facebook do Sporting acabou de partilhar este texto.

E eu revejo-me totalmente nele :clap:

Quase 400 likes em 6 minutos, ENORME!

Lion73, parabéns pelo artigo! Belas palavras! :clap:

Excelente post, e merecida referencia no facebook oficial do clube!

Excelente e clarividente post.

Acho que todo o Sportinguista se sentiu e sente como tu.

Sentimos alívio de ver a mudança que se tem vindo a dar na matriz da equipa do Sporting.

Sentimos que esta equipa tem (excelentes) pernas para andar, para dar muitas alegrias aos Sportinguistas.

Temos uma equipa que se supera nas dificuldades, que joga em equipa, colmatando as falhas dos mais fracos, não baixando os braços mas lutando e suando as estopinhas para que o nome do Sporting Clube de Portugal não seja enxovalhado em nenhum palco ou Fórum.

Realmente, muita coisa mudou.

Grande, grande texto :clap:

Grande texto Lion73( como sempre ) :clap: :clap: :beer:
Revejo-me nessas palavras , acho que todos nós …

O SPORTING está em mudança sim , e essa mudança é positiva
A Equipa está com um espírito guerreiro , um espírito de LEÃO , está a honrar o lema do SPORTING
ESFORÇO , DEDICAÇÃO , DEVOÇÃO e GLORIA

Isto é SPORTING , e no meio da tristeza que sinto hoje , tenho um ENORME ORGULHO no trabalho desta Equipa
Tenho um ENORME ORGULHO de ver os nossos jogadores a entregarem-se em campo , a darem tudo por tudo para honrarem a camisola que vestem
Este é o meu SPORTING , este é o SPORTING de todos nós