Começou ontem, como disseste, o campeonato, e estive no Parque dos Príncipes a apoiar a minha (outra) equipa, o Paris SG, que ganhou 4-1 ao Metz. O ambiente foi fantástico e a equipa parece muito melhor do que no ano passado.
Quanto à qualidade e as assistências dos jogos, a que vcs se referiram.
Qualidade, penso que algo melhor que o campeonato português. A diferença não é assim tão grande, mas o futebol francês parece-me de facto ter muito mais profundidade e maturidade em termos tácticos (aqui, os Manuéis Cajudas e os Luíses Campos não poderiam visitar todos os clubes ao longo da carreira como fazem em Portugal ; seriam despachados com extrema rapidez), e a qualidade técnica é algo semelhante.
“Não sabem defender”, disseste, Incy. Por que dizes isto ? Sabem pois. A França é dos países em que os aspectos defensivos mais considerados. Não saber defender é coisa de Ingleses …
Quanto ao fervor e às assistências, olhem que a França tem 60 milhões de habitantes, e o fervor parece, por isso, menos importante. Mas a assistência média é muito melhor cá que em Portugal. Fiquei espantado há poucos meses ao ler os números em Portugal. Ontem, o Parque dos Príncipes estava cheio, e o estádio só dá lugar para 45 000 pessoas. Em Marselha, em Bordéus, em Lyon, em Lens, em Nantes, em Estrasburgo, o estádio está sempre muito cheio, a assistência vai dos 15-20 000 aos 45 000 espectadores. Uma assistência com números à portuguesa na Superliga (salvo os 3 grandes) é comparável com os números franceses do equivalente à IIB. Na liga de honra francesa (Ligue 2), muitas vezes há mais de 20 000 espectadores.
De qq forma, Paris começou bem o campeonato. 8)
O Pauleta foi brilhante, não marcou mas atirou ao poste e foi-lhe negado um golo (fora-de-jogo, inexistente no meu ver, mas falta-me rever as imagens). De notar que é o capitão de equipa. Grandes movimentações como ele sabe fazer. Penso que está a melhorar.
Quém quiser ver os golos : http://nichlas955.free.fr/PSG-Metz.rar