La Ligue

Começou ontem à noite o Campeonato Francês. Um que normalmente não passa na Sport TV.

Para quem acompanhe este Campeonto, como o compara com o Português? A idéia que tenho é que há pouco fervor da parte dos adeptos mesmo de clubes grandes / candidatos ao título, traduzido em baixas assistências, sendo o OM a excepção. Em termos de jogo, não tendo o nível técnico da La Liga ou a competitividade da Liga Inglesa, parece ter um estilo de futebol relativamente aberto e com algum “perfume” introduzido pelos jogadores africanos. Mas isto digo eu, que estou no rectângulo e não no hexágono. 8)

Para quem vive mesmo a La Ligue: qual a equipa da vossa preferência?

Apesar de não ver muito o futebol francês e não poder avaliar muito como são as equipas penso que não é um campeonato por aí além…

O Lyon é a equipa francesa que mais longe tem ido na Europa… pronto, tem lá um grande jogador que também gosto muito, o Juninho Pernambucano.

É capaz de ser a melhor equipa francesa! :wink:

Simplesmente não sabem defender…

Começou ontem, como disseste, o campeonato, e estive no Parque dos Príncipes a apoiar a minha (outra) equipa, o Paris SG, que ganhou 4-1 ao Metz. O ambiente foi fantástico e a equipa parece muito melhor do que no ano passado.

Quanto à qualidade e as assistências dos jogos, a que vcs se referiram.

Qualidade, penso que algo melhor que o campeonato português. A diferença não é assim tão grande, mas o futebol francês parece-me de facto ter muito mais profundidade e maturidade em termos tácticos (aqui, os Manuéis Cajudas e os Luíses Campos não poderiam visitar todos os clubes ao longo da carreira como fazem em Portugal ; seriam despachados com extrema rapidez), e a qualidade técnica é algo semelhante.

“Não sabem defender”, disseste, Incy. Por que dizes isto ? Sabem pois. A França é dos países em que os aspectos defensivos mais considerados. Não saber defender é coisa de Ingleses …

Quanto ao fervor e às assistências, olhem que a França tem 60 milhões de habitantes, e o fervor parece, por isso, menos importante. Mas a assistência média é muito melhor cá que em Portugal. Fiquei espantado há poucos meses ao ler os números em Portugal. Ontem, o Parque dos Príncipes estava cheio, e o estádio só dá lugar para 45 000 pessoas. Em Marselha, em Bordéus, em Lyon, em Lens, em Nantes, em Estrasburgo, o estádio está sempre muito cheio, a assistência vai dos 15-20 000 aos 45 000 espectadores. Uma assistência com números à portuguesa na Superliga (salvo os 3 grandes) é comparável com os números franceses do equivalente à IIB. Na liga de honra francesa (Ligue 2), muitas vezes há mais de 20 000 espectadores.

De qq forma, Paris começou bem o campeonato. 8)

O Pauleta foi brilhante, não marcou mas atirou ao poste e foi-lhe negado um golo (fora-de-jogo, inexistente no meu ver, mas falta-me rever as imagens). De notar que é o capitão de equipa. Grandes movimentações como ele sabe fazer. Penso que está a melhorar.

Quém quiser ver os golos : http://nichlas955.free.fr/PSG-Metz.rar

apoiar a minha (outra) equipa, o Paris SG

A esta distância, parecem-me os lampiões franceses. :sick: Se bem que na zona de Paris a escolha não seja muita.

Quanto ao fervor e às assistências, olhem que a França tem 60 milhões de habitantes, e o fervor parece, por isso, menos importante. Mas a assistência média é muito melhor cá que em Portugal. Fiquei espantado há poucos meses ao ler os números em Portugal. Ontem, o Parque dos Príncipes estava cheio, e o estádio só dá lugar para 45 000 pessoas. Em Marselha, em Bordéus, em Lyon, em Lens, em Nantes, em Estrasburgo, o estádio está sempre muito cheio, a assistência vai dos 15-20 000 aos 45 000 espectadores. Uma assistência com números à portuguesa na Superliga (salvo os 3 grandes) é comparável com os números franceses do equivalente à IIB. Na liga de honra francesa (Ligue 2), muitas vezes há mais de 20 000 espectadores.

Mesmo nos resumos que às vezes passam no Eurosport, em jogos entre equipas do meio da tabela os estádios, com a conhecida excepção do Vélodrome, parecem muito longe de estar cheios. E fazeres a comparação com a Liga portuguesa pode parecer corresponder ao que pedia na mensagem inicial, mas em termos de assistências deves olhar para cima - por exemplo para a La Liga ou a Premier League -, dado que é sabido que as assistências em Portugal são baixíssimas.

No que diz respeito à falta de fervor, a grande questão é que em França, ao contrário de Portugal, não existe só futebol, e é impensável ver 70% das páginas do L’Équipe dedicadas ao pontapé na bola, dado que muitos franceses preferem esqui, ciclismo ou andebol. No Sudoeste de França (e se calhar na Alsácia) o rugby é muito mais popular que o futebol. A falta de fervor a que aludo não é em sentido negativo, já que deriva de uma muito maior cultura desportiva em relação a Portugal.

Em relação a adeptos a França tem dos melhores grupos de apoio a um nivel Mundial … ferverosos e fiéis.

Apesar de quanto a fidelidade … os Portugueses serem muito bons também.

Ao nível de Campeonato penso que o nosso é ligeiramente mais competitivo.

apoiar a minha (outra) equipa, o Paris SG

A esta distância, parecem-me os lampiões franceses. :sick: Se bem que na zona de Paris a escolha não seja muita.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Também não tenho uma imagem lampiónica do PSG. Até pelo palmarés se nota que não há assim tantas semelhanças. Não sou um grande conhecedor do futebol francês, mas tenho a ideia que o PSG terá sido raras vezes campeão, até porque será um clube que não é muito antigo.

Sinceramente, não percebi esta comparação e os fundamentos da mesma. Até doeu.

Sinceramente, não percebi esta comparação e os fundamentos da mesma. Até doeu.

Eu percebi…ALLEZ L’OHAIMEEEEEE! :wink: :smiley:

Os adeptos do P.S.G. que conheci partilham uma caracterísitca genética dos adeptos lamp: a arrogância. Se calhar apanhei uma amostra enviesada. :slight_smile:

Já agora, o meu clube em França é o Toulouse, onde jogou o grande Oceano. 8)

Editado às 3h12 de Domingo: e que já começou a facturar! :smiley:

[i]Eu percebi...[size=24px][b]ALLEZ L'OHAIMEEEEEE[/b]![/size][/i] :wink: :D

Marseillais, va niquer ta mère, sur la can, can, can, cannebière … 8)

Os adeptos do P.S.G. que conheci partilham uma caracterísitca genética dos adeptos lamp: a arrogância. Se calhar apanhei uma amostra enviesada.
Conheceste uma amostra desnorteada. Se quiseres ver lampiões franceses, vai até Marselha, há lá milhares. E esses gajos já perderam ontem em casa \:D/ :whistle: \:D/ :whistle:

Toulouse é uma equipa razoável, sobe e desce, de dois em dois anos, pelo menos é a ideia que tenho. Não gosto muito desse clube, mas a cidade é estupenda :smiley:

[i]Eu percebi...[size=24px][b]ALLEZ L'OHAIMEEEEEE[/b]![/size][/i] :wink: :D

Marseillais, va niquer ta mère, sur la can, can, can, cannebière … 8)

Os adeptos do P.S.G. que conheci partilham uma caracterísitca genética dos adeptos lamp: a arrogância. Se calhar apanhei uma amostra enviesada.
Conheceste uma amostra desnorteada. Se quiseres ver lampiões franceses, vai até Marselha, há lá milhares. E esses gajos já perderam ontem em casa \:D/ :whistle: \:D/ :whistle:

Toulouse é uma equipa razoável, sobe e desce, de dois em dois anos, pelo menos é a ideia que tenho. Não gosto muito desse clube, mas a cidade é estupenda :smiley:

Afinal, tambén és mauzinho, quando queres. Vá, vá, não compares os adeptos do Marselha (sangue quente como o nosso) aos lampios incultos aqui do rectângulo.

semelhante.

“Não sabem defender”, disseste, Incy. Por que dizes isto ? Sabem pois. A França é dos países em que os aspectos defensivos mais considerados. Não saber defender é coisa de Ingleses …

Em França defende-se muito mal caro Miguel, é por isso que jogadores mediocres como Pauleta acabam por ter sucesso.

Existem bons trincos e até bons centrais, mas a forma de jogar dos clubes franceses no geral, não prima pelos acertos nas marcações, e a pressão alta a meio campo não existe (salvo raras excepções), acaba por ser bom para o espectaculo porque dá muitos golos.

Já agora, a não ser pela capacidade financeira dos clubes, não me parece que o “Championat” ou “La Ligue” seja assim tão superior ao campeonato Tuga, apenas jogam mais ao ataque, o que é de louvar.

Quanto aos meus favoritos, St Etienne logicamente :wink:

Se quiseres ver lampiões franceses, vai até Marselha, há lá milhares.

Esses para mim são os tripeiros lá do sitio. :wink:

Muitos jogadores de nível National (equivalente da IIB) ou de CFA (equivalente da III divisão) acabam por jogar em equipas da I Liga. E há vários casos de Portugueses da I Liga que acabam por jogar na Ligue 2.

Quanto à qualidade dos jogos, costumo, como é evidente, ver muitos jogos da liga francesa e muitos jogos da superliga, e reparo que o nível de qualidade é superior em França. Eu gostaria que fosse o contrário, mas não.

O Pauleta tem tido sucesso no Bordéus, agora em Paris é outra história, tem sucesso não por apontar golos, mas por jogar no apoio ao ataque. Ainda foi assim no jogo com o Metz.

(o Sporting, o Porto e o Benfica do ano passado teriam ficado entre o 5° e o 12° lugar, disso tenho a certeza ; e nem falo dos Penafiéis, Boavistas, Guimarães e Setúbais)

O os 3 grandes do ano passado é normal que ficassem nessas posições, mas em circunstancias normais limpavam isso ao fim da I volta :lol: :lol: :lol:

Agora com a redução da Liga para 16 clubes a competitividade vai aumentar de certeza, e é como te digo, é só uma questão de poder financeiro, o resto é não é assim tão diferente.